Não Seja seu Ídolo
Começamos abordando acerca dos parâmetros de serviço. Pode ser que o termo “serva” tenha se tornado uma nomenclatura e não uma realidade, porque você estipulou expectativas e vive para cumpri-las, em detrimento da vontade de Deus.
Não podemos aguentar o peso de nos tornarmos o nosso próprio ídolo. Não seja servo da sua consciência. Se o deus que você diz adorar nunca discorda e nunca te confronta é bem possível que você esteja adorando uma versão idealizada de si.
A linha tênue do temor e da compreensão de uma vida excelente não é tornar-se uma carrasca de si. Deus fez a contenção da sua libertação, então, entenda algo: Você não vai surtar! São muitas demandas, mas, você consegue! Declare o governo e o controle absoluto de Deus, dizendo: Eu não vou surtar!
As cadeias estão caindo e o jugo está sendo despedaçado.
A Palavra Absoluta de Deus
- E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.
- E concebeu a mulher, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte, segundo Eliseu lhe dissera.
- E, crescendo o filho, sucedeu que um dia saiu para ter com seu pai, que estava com os segadores,
- E disse a seu pai: Ai, a minha cabeça! Ai, a minha cabeça! Então disse a um moço: Leva-o à sua mãe.
- E ele o tomou, e o levou à sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos até ao meio-dia, e morreu.
- E subiu ela, e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou a porta, e saiu.
- E chamou a seu marido, e disse: Manda-me já um dos moços, e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus, e volte.
- E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem.
- Então albardou a jumenta, e disse ao seu servo: Guia e anda, e não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser. 2 Reis 4:16-24
Sunamita é uma mulher rica e generosa. Ela servia a sua comunidade local. Seu marido, avançado em idade, não poderia dar filhos. Vemos, então, que a esterilidade está conferida ao homem, mas ela é uma mulher de princípios, que serve a Deus e honra seu marido. A hospitalidade diz respeito a quem presta e não quem recebe. Não diz respeito a quem é honrado, mas diz respeito à honradez de quem serve.
Percebemos que a mulher não se conecta ao profeta. Apesar disso, o profeta faz valer a lei da semeadura e da ceifa. Ela ofertou despretensiosamente e o profeta se sentiu constrangido por não retribuir.
Logo o profeta entrega a melhor notícia: você terá um filho! Nível de realização e respaldo na sociedade. Ele eleva a Sunamita a um alto nível de honra, por meio de uma palavra absoluta, não condicionada a nada, nem mesmo à fé da mulher. O maior profeta da época fez isso. Mas, qual foi a sua reação? Veja o texto, que não foi com gratidão imediata:
- E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva. 2 Reis 4:16
Mas, para esta ocasião, não importa a reação, pois tratava-se de uma Palavra absoluta de Deus. Por vezes, a palavra está condicionada a uma atitude nossa, mas há situações em que Deus não vai depender da nossa resposta ou qualquer atitude. Quando olhamos para Samuel, vemos algo extraordinário. A Palavra diz que nenhuma de todas as boas palavras ditas por Samuel, Deus deixou de honrar. Não era Deus que dizia e Samuel transmitia, mas o profeta falava e Deus confirmava. Isso demonstra um relacionamento de muita intimidade. Quem vive nesse nível não usa o nome de Deus, mas Deus é quem usa toda a disponibilidade do profeta.
A mulher não entendia que não existe maneira de alguém ser profeta e ser mentiroso ao mesmo tempo. Ela não recebeu Eliseu por ser profeta. Existem pessoas que amam a Deus, servem a Deus e ao próximo, mas não se relacionam com o profético. Caráter dá sustentabilidade e crédito ao ministério, não os dons. Lembra da Palavra de Jesus aos que disseram:
- … Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
- E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7: 22, 23
Dom não estipula caráter, mas caráter faz prosperar o dom.
Um homem de Deus não pode mentir, mas um mentiroso pode dizer que é homem de Deus. Apenas a palavra que sai da boca do profeta pode curar aquela mulher. Apesar da mulher ter rejeitado a palavra do profeta, ela se cumpriu. Ela não creu, mas recebeu. Achamos estranhos porque não estamos acostumados com palavras absolutas, apenas palavras condicionadas a tarefas.
Como ela recebeu? Quando um homem como Eliseu está imbuído da Palavra de Deus, essa palavra não está condicionada a nada. Ela não recebeu porque creu, mas recebeu pela autoridade de quem profetizou.
Quando estamos debaixo de uma palavra de Deus, não dependemos da fé de quem vai receber, mas apenas da palavra que está em nossa boca. Deus não é dependente daquilo que as pessoas sentem.
Pense na experiência de Tomé. Jesus ressuscitou, apareceu aos discípulos, que ficaram tomados de alegria, mas Tomé se recusou a crer. Mas, Jesus atendeu Tomé, fez nova visita e permitiu que ele visse para crer. Porque? Deus está disposto a trabalhar em uma incredulidade sincera, pois, o que Ele não suporta é uma fé falsa.
Quando a nossa fé não está à altura de fazer algo, precisamos “colar” em alguém que tenha essa fé. Por isso a importância de eventos como esse.
Seja Canal de Cura
Elias é mentor de Eliseu e Eliseu é mentor de traumatizados e feridos. Não existe nada no mundo mais atraente do que a presença de Deus!
Você é a cura dos traumatizados pelos profetas, a fim de que se relacionem novamente com o sobrenatural de Deus. Mova-se!
Mas, veja que a mulher não foi curada no momento da profecia, mas no momento do nascimento do seu filho. Ainda, quem precisava de cura era o seu marido, que sequer estava no local da profecia. Deus se move até o local onde está a pessoa que precisa de cura. Ele acha os escondidos e manifesta seus milagres!
Busque com Fé o seu Milagre. Conecte-se ao profético.
Mais tarde, o menino morre. Aquela que não se relacionava com o profético, coloca o menino na cama do profeta, no altar da ressurreição e fecha a porta do quarto. Ei, feche a porta do seu quarto quando ocorrer algo. Não publique sua dor nas redes sociais. Mantenha a calma, controle o choro, se arrume e busque a presença de Deus. Quando a mulher está enferma ela é a enfermidade, mas, quando curada, é a própria cura.
A mulher diz que está tudo bem, apesar de ter o seu filho morto na cama! Da mesma forma, Deus te dará um controle que, nas horas mais extremas, o Espirito Santo agirá e você permanecerá inalterado.
Neste momento, percebemos que, desta vez, a fé é da mulher. Ela vai buscar com fé seu milagre.
Deus diz: Palavra eu dou, não a quem quer, mas a quem busca. Se você buscar diligentemente, não há área em sua vida que não possa ressuscitar.
- Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
- E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? João 11:25,26
Se você levar o que morreu às mãos de Deus, Ele vai operar os seus milagres. Quando você tiver equilíbrio para apresentar apenas a Deus os seus problemas, não irá mais contar processos, apenas apresentará resultados.
A partir de hoje, compartilhe resultados e não processos.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo