O pastor Felipe Lacerda trouxe uma reflexão acerca do paralítico que foi levado até Jesus deitado em uma cama, através do telhado.
“Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: ‘Filho, os teus pecados estão perdoados.’” – Marcos 2:1-5
O discipulado é um lugar de tratamento das nossas vidas. O paralítico foi descido pelo telhado por pessoas que o ajudaram. Para se encontrar com Deus, devemos andar com os que andam com Ele. Nossas colheitas podem ser definidas pelas companhias que temos. Devemos decidir bem nossos relacionamentos; eles são o fator mais importante de nosso sucesso na caminhada.
Além disso, o paralítico, mesmo em sua cama, decidiu ser levado até Jesus e foi ajudado por pessoas disponíveis que se dispuseram. Tudo aquilo pelo que desejamos e que vale a pena vai exigir de nós mais que apenas o querer. O reino dos céus é tomado por esforço. O que desejamos do reino se tornará legítimo quando nos esforçamos para alcançá-lo.
Essa história nos mostra que existem desafios em nossas vidas que, mesmo sendo grandes, são necessários para nosso avanço e mudança de fase. Os gigantes de nossas vidas não deixaram de existir, as lutas e as noites difíceis também não; porém, não devemos temer o encontro com nossos problemas. Devemos resolvê-los, indo em sua direção pela força de Deus. Os exércitos de Saul foram afrontados por Golias até que Davi confrontou o inimigo e o venceu. Sempre é necessário agir como o valente mais forte que domina o mais valente.
Quando nos encontramos no caminho de nossa terra prometida, nos deparamos com inimigos e desafios que têm por objetivo nos parar. Deus, porém, pode fazer tudo ao nosso respeito, menos nossa parte. Por isso, é necessário posicionamento e coragem para decidir seguir a rota que Deus nos trilhou. Ir ao encontro de Sua palavra e direcionamentos nos permite alterar a atmosfera ao nosso redor e acessar as bênçãos disponíveis para nós.
Existe algo para cada um de nós que se torna disponível quando nos posicionamos geograficamente nos lugares onde Ele quer que estejamos.
Definir ouvir a voz de Deus e desistir das vozes que nos paralisam significa se perdoar e deixar de lado as palavras que nos paralisam em nossos erros. É necessário se permitir encontrar no caminho que foi planejado para nós. Nossos problemas não nos definem, mas nossa identidade em Cristo é o que deve nos definir.
Por: CN Conteúdo