Nós não fomos criados por nós mesmos. Uma teologia profética eficaz é algo que não pode ser mensurado em padrões humanos. O Espírito Santo é um ajudador, mas não é secundário. O empoderamento do Espírito Santo é a condição para fazermos todas as coisas no corpo de Cristo.
A profecia se manifesta tanto na atmosfera, como em nós. O Espírito Santo não quer somente encher o templo, mas nos encher com a Sua Presença. Esse é um paradigma que precisamos transcender.
Tanto na velha como na nova aliança, Deus se manifesta em amor. A velha aliança foi baseada na capacidade de Adão de permanecer conectado à Deus no jardim. Ainda que a queda adâmica tenha acontecido, Deus permanece nos amando. Isso muda a realidade profética a partir da nova aliança. Ele nos envia Jesus, para que possamos nos reconectar à Ele.
A nova aliança é uma aliança de redenção da nossa identidade e reconexão com Deus
Hailey Braun
Jesus foi crucificado e ressuscitou. Foi ao Hades, tomou as chaves do inferno e nos promete, em João 16 que nos deixaria o Espírito Santo, presença única e ilimitada.
Essa é a tônica da profecia na nova aliança. Todavia, Paulo fala que os dons não são para nós mesmos, mas para edificar à noiva. Todo dom não é para o ego humano, mas para servir à igreja. E todo dom opera a partir da ação do Espírito Santo em nós e através de nós.
Agora estamos vendo a plenitude da promessa de Joel 2, pois o Espírito de Deus não está mais limitado ao ofício ou a um chamado específico, mas está disponível à toda a carne.
Na nova aliança, a profecia não é mais para revelar uma necessidade de Deus, mas para revelar um Deus de amor. Em 1 Coríntios 14, Paulo nos fala que a profecia é para edificação da igreja. Através do povo de Deus, a vontade de Deus será revelada, apontando para o Cristo ressurreto. Cristo em nós é a esperança da Glória (Colossenses 1:27), por isso a nossa vida é a manifestação de Deus nesse tempo.
A profecia no novo testamento é para estabelecer a Sua herança, e não para apontar os defeitos do homem. A palavra profética no novo testamento aponta para a noiva de Cristo, e fala de como Jesus venceu o mundo.
1 Coríntios 12 fala sobre o batismo do Espírito Santo e aponta como precisamos ser cheios do Espírito. Deus não nos chama quando estamos prontos, e sim quando estamos disponíveis. O dom de profecia se manifesta através de uma pessoa, do Espírito Santo. A unção é uma pessoa!
Os dons não são para nós mesmos, mas para edificar à noiva de Cristo
Todo dom não é para o ego humano, mas para servir à igreja. O mundo precisa conhecer os pensamentos do Pai ao seu respeito! Quem profetiza, edifica à igreja.
Gálatas 4:6 fala que estamos edificando nesse tempo para que Jesus se manifeste em sua plenitude. Deus é um Deus de amor e em nosso coração quer revelar a Sua glória, para que o mundo veja. Nós fazemos parte do Seu plano de redenção.
Efésios 1:18-23 aborda que o apóstolo Paulo anseia que os olhos do coração sejam iluminados, para que possamos entender a esperança do nosso chamado e a riqueza da nossa herança. Isso está em nós, habitando em nós. Isso é para todos, e é um objeto de nossa busca profética.
Efésios 4:17-23, aborda:
- E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.
Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.
E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. Efésios 4:7-16
Os dons são para que a plenitude de Cristo seja manifestada na terra. Ser profeta é conectar as pessoas ao coração de Cristo, através de palavras. Ter fome de Deus é estar disponível para a Presença se manifestar através da sua vida.
por Ana Seligmann