Neste último dia do Congresso de Verão, fomos imersos na Presença de Deus, iniciando com o louvor conduzido por Gezi Monteiro.
Pastor Filipe Otoni, no momento dedicado à consagração dos dízimos e das ofertas, apontou como referência a palavra “descendência”, no contexto de Gênesis 22:15 a 19.
Neste texto, ele explica que Deus eleva a regra do seu compromisso para com aqueles que Nele creem. Deus garante o cumprimento da sua promessa.
A obediência de Abraão redirecionou seus passos ao caminho da benção.
Quando ele entrega o dízimo a Melquisedeque, recebe uma benção, mas, nesse texto, vemos um sacrifício incomum: a entrega do seu filho. Para esse ato, o céu fala à terra. Deus jura por si e torna-se o garantidor pessoal da promessa.
A nossa obediência e fidelidade a Deus abençoa a nossa descendência. Sim, a força dos nossos filhos também parte da nossa vida de obediência.
O texto afirma que Abraão habitou em Berseba (que significa: o poço dos sete juramentos). Abraão habitou nos juramentos feitos por Deus.
Consagre-se e faça dos juramentos de Deus a sua habitação.
NOVA HISTÓRIA – Bispo JB Carvalho
Na sequência, o Bispo JB Carvalho iniciou a ministração da palavra principal com a leitura do texto a seguir:
- Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. João 5:19
Erga os Olhos
Enfatizou sobre como o foco de Jesus esteve sobre o Pai, a fim de que efetuasse suas obras na terra. Isso significa que Ele não se deixou influenciar pelas pesquisas ou notícias da época. Seus ensinamentos nos mostram que devemos erguer os nossos olhos, pois a nossa redenção se aproxima. Isso significa que precisamos mudar a maneira de olhar.
Quem está interpretando a sua realidade para você?
A grande chave é ser guiado pelo Espírito Santo.
Fomos feitos seres receptores de mensagens. Por vezes, há interferências, mas nós precisamos ouvir Deus falar.
Ei, quem está interpretando a realidade para você?
A árvore do conhecimento está baseada no bem e no mal. Davi procura respostas, mas não na força do seu braço. Ele ensinou a Salomão: Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e Ele endireitará as suas veredas.
Deus está presente. Encontre-o, a fim de que Ele te leve ao outro lado. Concentre-se nas promessas. O que chama a sua atenção, chama você.
O que Deus está fazendo agora?
Os podcasts estão falando acerca dos problemas existentes no planeta, mas, quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito está dizendo. Assim, encontrarás soluções ao invés de repetir problemas.
Quando você ouvir falar de guerras, levante a sua cabeça. Concentre-se no que Deus está fazendo agora.
Quando olhamos para Esdras, vemos que ele encoraja o povo a continuar a obra de Deus. Ele é o motivador profético. Não se trata apenas do que você ouve, mas como você ouve, pois, a partir do que temos dentro de nós, interpretamos o que ouvimos.
O nosso espírito discerne, enquanto a nossa alma raciocina.
- As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
- Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
- Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
- Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:13-16
Ressignifique
Somos muito criativos e, em todo tempo, estamos contando histórias. O que nós já vivemos interpreta a realidade, mas temos o poder de definir o significado de cada experiência. Essa atribuição pode nos paralisar ou nos empolgar.
Eventos significativos nos marcam e se tornam vieses. Alguns percebem o mundo pelo viés da sua dor. Outros transformam sua dor em plataforma. Jeremias foi punido injustamente e colocado na cisterna. José foi vendido como escravo por seus próprios irmãos. Daniel foi prisioneiro na Babilônia e, provavelmente, feito eunuco. Davi foi perseguido como um animal. Todos tinham motivos para se portarem como vítimas, mas, encontraram força e motivaram outros. O que te aconteceu pode ter outra percepção, escrita pelo dedo de Deus.
O que você tem ouvido e como tem ouvido? Suas crenças formam o acordo que você faz com a vida. Alguns fizeram acordos com a solidão, com a ansiedade etc. As suas escolhas sempre moldarão os seus resultados.
Quem são os seus melhores amigos? Você precisa estar nessa lista. Você não pode respeitar as pessoas se você não se respeita. Você tem um relacionamento crítico consigo? Dê o voto de minerva a seu favor. Não alimente um pensamento diferente daquilo que o Pai pensa sobre você.
Remova a mentalidade de escassez
Para um ganhar, outro não precisa perder. Na mentalidade de Deus há espaço para todos no podium, então, não desista! Se reprograme. Como você se sente quando alguém é celebrado? Sente-se diminuído? Vire essa chave porque Deus tem a porção ideal e essa porção não vai faltar.
Eventos inseridos no processo funcionam como um drive. É uma oportunidade. Você é motivado pelas suas respostas aos acontecimentos da vida. José aprendeu a ser rei nas mínimas coisas. Deus quer te ensinar princípios. Você não está preso no tempo, mas no processo. Tenha a perspectiva de Deus durante esse período.
O líder de Davi queria matá-lo. Nesse momento, ele estava sendo treinado por Deus. Atribuía o significa correto a cada momento. Reconheça Deus a cada instante da sua história. Deus faz tudo contribuir para o nosso bem. Então, pense: como isso vai me favorecer?
Coloque Deus na sua história. Seu trabalho é ressignificar as suas memórias com a verdade de Deus. Sim, Ele pode pegar qualquer bagunça e transformá-la em uma mensagem. Espere que Deus faça com você como fez com Pedro. Atribuía nova experiência à velha experiência. Ressignifique!
Um homem esteve paralítico, no tanque de Betesda durante 38 anos. Quem descesse primeiro seria curado, mas ele repetia durante todo esse tempo a mesma história: não há ninguém que me coloque no tanque. Jesus disse: você quer ser curado? Em outras palavras: Eu tenho muitas maneiras para te abençoar.
Por vezes, Deus tira todos os nossos apoios humanos para aprendermos a confiar Nele, apenas.
Em outro momento, uma mulher que sofria de hemorragia repetia continuamente: Se apenas tocar na orla do manto, eu serei curada! Ela se moveu em fé e foi curada.
Quais histórias você está dizendo para si? Sua narrativa tem o poder de mudar a sua perspectiva. Pensamos que nada pode ser feito acerca dos fracassos do passado, mas Deus quer resgatar essa história para curar, assim como fez com Jacó e com Pedro. Jacó era estigmatizado de enganador. Esse era o significado do seu nome, por retratar essa identidade. Mas, na fenda da rocha, Deus muda seu nome para “Israel”, que significa ‘permita que Deus prevaleça’. Pedro havia negado três vezes e Deus remonta o cenário para escrever por cima, nova história. Jesus está remontando o cenário do seu evento para ressignificar o que aconteceu. O Seu conselho permanece de pé. Ele fará toda a Sua vontade.
Deus não nos olha como somos hoje, mas já enxerga o projeto que idealizou.
Procure perceber como as suas experiências podem te favorecer. Deus converte o mal em bem. Lembra de Ester? Esse é o ministério da providência.
É preciso dar sentido para cada situação. Desmonte as falsas narrativas contadas por você. Edite seus textos, conte uma nova história. Seja o seu protagonista e não coadjuvante na história das outras pessoas.
Identifique quem reafirma suas histórias negativas e remova-as do roteiro.
Paulo deu significado às suas cicatrizes:
- Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. Gálatas 6:17
Essa fala não retrata uma conversa de vítima que quer reparação histórica.
Veja Deus em sua hora mais escura. Seus acordos autorizam os seus próximos capítulos. O inimigo veio para matar, roubar e destruir, mas, Jesus veio para te dar vida abundante. Com quem você tem firmado seus acordos silenciosos?
Acordos de baixo nível produzem eventos incapacitantes. Pensamento gera sentimento. Como está aí dentro de você? Nublado ou ensolarado? Deus vai encher a sua vida de significado e propósito, mas, você terá que conquistar a montanha do “eu”. Levante-se. Se você ainda não venceu é porque ainda não chegou no final.
Seu corpo conspira com o seu diálogo interno. O que está sendo dito para você? Seus sentimentos se conectam com aquilo que chama mais a sua atenção. É você quem atribui significado aos acontecimentos.
A fisiologia de uma pessoa deprimida está voltada para baixo, diferente de um guerreiro, que anda ereto. Existe uma relação entre as suas palavras e o seu corpo. Diga o fraco: Eu sou forte! Abraão se fortaleceu dando glória a Deus! Se você crer que é possível ou não crer que é possível, em ambos os casos, você está certo.
Novos resultados são obtidos por novas crenças. Quais os livros que você lê e quais as pessoas com quem você se relaciona? Deus está enviando conexões apostólicas que te conduzirão ao seu destino.
Energia apostólica é ter a força para cumprir a sua missão.
JB Carvalho
Finanças apostólicas é ter todos os recursos que você precisa para cumprir o propósito de Deus na sua vida.
As pessoas são transformadas por novas experiências. Seja a nova experiência das pessoas, seja um instrumento de inspiração. Aumente o padrão, ative o que há de melhor dentro delas.
Quando você se coloca no caminho certo, será resistido. Sua determinação será testada.
O inferno atribui tanta importância à ação de alguns. Mas, o poder apostólico não pode ser parado. Somos provados por pensamentos do inferno. Somos uma dor de cabeça para os domínios desse mundo.
- Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
- Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
- ¹Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; 2 Coríntios 4:8-10
Deus tem um “mas” para nós. Essa é a sua hora de persistir. O Senhor vê as suas batalhas invisíveis. Libere os exércitos do céu. A herança do Senhor na sua vida não será devorada. Deus será o inimigo dos seus inimigos.
Você é parte de algo maior do que é capaz de entender. Encaixe-se, alinhe-se, encontre a sua geografia. As conexões apostólicas trarão resultados.
Comece a mudar a história contada a partir das suas experiências. Talvez, você carregue rótulos, estigmas. Deus está abrindo memórias para que o bálsamo de Gileade traga cura. Exponha-se ao Espírito Santo. Pergunte: como isso pode ajudar? Qualquer alinhamento reforçará algo. Se você mudou e se arrependeu, Deus te conduzirá a uma nova fase para exprimir o seu verdadeiro “eu”.
JB Carvalho
Mude a sua postura, a maneira como você fala, como anda, a sua forma de cumprimentar as pessoas.
Ame a Deus com todas as suas forças.
Seja um modelo para os outros. Deus está te despertando. Ele te ama tanto que não te deixará preso nesses nós. Deus está trazendo luz às suas trevas. Ascendendo a chama, Ele te fará cumprir a Sua agenda.
Pare de repetir o que o inimigo está falando e repita aquilo que está escrito na agenda de Deus.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo