Código Espiritual
Todos nós nascemos com características distintas. Possuímos um código que contém dados específicos. Assim também, como filhos de Deus, somos participantes da sua natureza divina. Temos um DNA do nosso Pai celestial, onde estão os dados do nosso destino. Mas, isso precisa ser identificado e desenvolvido. Trata-se do propósito das nossas vidas.
Existem bloqueios que tentam impedir esse desenvolvimento, contudo, quando nosso ambiente interior encontra o ambiente exterior adequado para se manifestar, entramos em um fluxo de desenvolvimento e encontramos a plenitude da nossa existência.
Seis Estágios do Desenvolvimento Humano:
Em “The Making of a Leader”, o Dr. Robert Clinton identifica seis estágios do desenvolvimento da vida:
Fundações soberanas
Há fatos acerca da nossa existência que nós não escolhemos, como, por exemplo, o período da história, o nosso sexo, a família e o local do nosso nascimento, mas, precisamos entender que tudo faz parte de um plano maior.
Você nasceu no tempo exato, na família ideal e no lugar perfeito para manifestar um propósito específico. Você é único e seus fatores externos também, pois o conjunto de todas variantes irão moldar a sua vida com a finalidade de manifestar algo único na terra. Temos ferramentas singulares para vencermos os obstáculos que precisamos. Com a consciência dessa oportunidade única, nunca mais reclame das suas origens.
Existe uma conspiração a seu favor e cada drama é uma fase do jogo. Saiba que Deus usa todos os detalhes.
Nós carregamos as marcas da vida
As principais delas ocorrem no período da infância, quando a nossa identidade está em formação. Nesta jornada, os nossos valores espirituais estão se moldando. Pessoas inseguras, na verdade, expõem a falta de afirmação. Então, passam a vida buscando o apoio que não tiveram no período devido.
Na verdade, todos os adultos são como crianças tentando ser corajosos em um mundo muito assustador. Mas, o “Pai nosso que está no céu”, pode nos conduzir a um lugar aonde não precisamos temer. Somos chamados, amados, abraçados. Ao invés da dor, precisamos levar graça, perdoar com o perdão que nos foi dado. Deus é a fonte de tudo o que precisamos nesse processo de formação.
Crescimento
A fase de crescimento é uma fase de descoberta, quando somos ativados interiormente. Nessa descoberta, percebemos dons natos e dons que passamos a desenvolver ao longo do tempo.
É um período que pode ser aproveitado, quando não consumido pela ansiedade. Nesta jornada da vida, tudo ocorrerá no seu devido tempo. A ênfase não deve estar nas suas fraquezas, mas na sua força. Quais são os seus pontos fortes? Descubra, desenvolva, invista tempo e dinheiro, pois a sua história revela o seu destino profético.
Maturidade da vida
A maturidade é alcançada pela pressão. Queremos alcançar o topo da montanha, mas, se não conseguirmos suportar o pico da pressão que aquela atmosfera carrega, iremos sucumbir. É por isso que precisamos enfrentar os pequenos desafios, pois cada passo forja o necessário para alcançarmos o nosso destino. Quanto mais pressurizados, mais hábeis estaremos para chegarmos aos lugares altos.
Enfrentamento
O enfrentamento é longo e o processo de espera faz parte da prova. Ele expõe desafios que precisam ser vencidos. O que José fez de errado para ser preso? Nada. Mas, aquela era uma fase necessária em sua escalada da vida. José não estava preso, senão ao processo de formação que o conduziria ao seu destino: Governar o mundo antigo.
No entanto, nesse processo de crescimento, podemos ter dificuldades em ultrapassar algumas fases. Por falta de compreensão, ficamos presos em eventos que nos fazem dar voltas, como que em um círculo. Esses eventos precisam ser ressignificados.
Deus, a princípio, escolheu Saul. Davi não foi a primeira escolha, mas foi a melhor escolha. Seu papel pode ter mudado com o tempo, mas o seu propósito não. Ocorre que todos os papéis de Davi foram exercidos com excelência e isso o habilitou para maiores representações.
Ei, existe um papel seguinte, para quem exerce o papel atual de forma excelente. Antes que a história acabe, há uma série de eventos nesse grande processo.
Muitos não foram a primeira escolha, mas veja como Deus usou tantos que não foram a primeira opção. Quando você passar por uma rejeição, lembre-se: O melhor de Deus está à sua frente.
Convergência
Convergência quer dizer: É isso que sou e é isso que eu nasci para fazer! Trata-se da nossa verdadeira natureza em ação. Neste lugar, acessamos níveis de realizações incomparáveis. É o lugar onde o ritmo se alinha com o céu. Nele, somos capazes de entregar o nosso melhor. Em sua zona de convergência, Davi era imbatível. Você é uma pessoa comum até que seu ambiente interior se encontra com o ambiente exterior adequado, externando aquilo que você faz de melhor.
Analise os momentos em que você é energizado, engajado, quando vivenciou períodos de pico. Nos sentimos autênticos. Então, este trabalho não te cansa, mas te renova. Sequer temos a noção do tempo. As pessoas querem mais porque você é a resposta. Você carrega as soluções que elas anseiam.
A sua assinatura é o seu crescimento
É o alinhamento dos seus compromissos com o seu destino. Existe uma esfera com favor especial, onde há fluidez na execução. Compromissos divinos ocorrem, coincidências estranhas, encontros quânticos.
Paulo nos fala sobre encontrarmos a abundância da graça e o dom da justiça. Graça é favor imerecido e o dom da justiça se manifesta quando operamos pela justiça de alguém. Esse dom da justiça nos faz justos e redimidos. Somos feitos justos pelo sangue do Cordeiro.
Entenda que tudo o que acontece tem plano, propósito e desígnio. Você transforma o seu ambiente, pois está no comando. Não é uma jogada de sorte, mas uma transcendência no centro do propósito profético de Deus.
Então, você está vivo e ativo no script do céu. Você está pisando nas páginas sagradas de Deus para a sua vida.
Mas, entrar nessa zona demanda anos de obediência. Há uma série de lutas e, cada circunstância, é uma porta para entrar em um novo nível. Tudo faz parte de um plano maior. Não é um momento, mas várias fases de microconvergências.
Daniel venceu todas as fases do processo
Não estamos presos pelas circunstâncias, mas podemos estar efetuando uma prova e demorando mais do que o tempo que deveríamos, para finalizar esta etapa. José poderia ter demorado muito ou poderia nunca ter cumprido o seu propósito, se tivesse adulterado. Davi não poderia ser rei, se tivesse matado o seu antecessor. O grande ponto é ser fiel na sua posição atual. Dê o seu melhor na posição em que está. Por mais simples que seja, faça de todo coração.
Seu chamado não é criar estratégia para o seu futuro, mas descobrir o seu chamado. No fim da vida, apenas uma coisa importa: terminar o trabalho que Deus te chamou para fazer
JB Carvalho
A grande dor da humanidade é a falta de propósito. Em nossa convergência, tudo se torna uma plataforma de promoção. Fomos chamados para resolvermos problemas específicos. Especialize-se nisso. Seja o melhor.
Abraão foi chamado de “O pai da fé”. Qual é o adjetivo que melhor preencheria seu nome? Calebe tinha 89 anos, quando disse: Dá-me a minha montanha! Ele ficava satisfeito perseguindo gigantes. Isso era o seu pão.
Encontre gigantes para matar
Medíocre é aquele que se conforma em chegar no meio da montanha. Permita que a mente de Cristo opere pontos de extensão em sua própria mente. Deixe que os pensamentos de Deus se confunda com os seus. Substitua os pensamentos de opressão pelos pensamentos de inspiração. Imagine as grandes realizações que Deus quer manifestar através de você nesse mundo. Preencha a sua mente com as visões do céu.
- No entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir. João 16:13
Deus quer nos transmitir seus desejos e ideias para nos levar aonde ninguém nunca foi. Veja esta ordem: Abraão sai da tua terra! Conecte-se a um lugar esplêndido. Seus sonhos precisam sobreviver aos seus pesadelos e sua fé precisa sobreviver aos seus medos.
- ‘Nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre todos os povos, os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Atos 2:17
Os filhos são aqueles que pertencem a uma casa. Debaixo dessa cobertura existe unção e poder para o espírito da profecia se manifestar.
Legado
Chegamos à fase do legado quando nos tornamos um modelo de possibilidade para os outros. Então, as pessoas olham para nós e desejam seguir os nossos passos. Refletindo sobre a vida de Gideão vemos que ele trabalhava duro, mas sempre era roubado. Os midianitas vinham para roubar a sua colheita. Sua família sofria por causa da idolatria a Baal, mas, se ele quisesse fazer algo grande na nação, teria que começar em sua casa.
Então, ele derrubou os postes ídolos do seu pai e levantou um altar em adoração ao Senhor. Ele ofereceu uma oferta para a libertação da sua família.
Os homens ficaram endemoninhados e pediram ao pai a destruição do seu filho. No entanto, seu pai não estava mais coberto pela névoa de engano que aquela representação transmitia:
- E aconteceu naquela mesma noite, que o Senhor lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele.
- E edifica ao Senhor teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.
- Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o Senhor lhe dissera; e sucedeu que, temendo ele a casa de seu pai, e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas fê-lo de noite.
- Levantando-se, pois, os homens daquela cidade, de madrugada, eis que estava o altar de Baal derrubado, e o bosque estava ao pé dele, cortado; e o segundo boi oferecido no altar que fora edificado.
- E uns aos outros disseram: Quem fez esta coisa? E, esquadrinhando, e inquirindo, disseram: Gideão, o filho de Joás, fez esta coisa.
- Então os homens daquela cidade disseram a Joás: Tira para fora a teu filho; para que morra; pois derribou o altar de Baal, e cortou o bosque que estava ao pé dele.
- Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender ainda esta manhã será morto; se é deus, por si mesmo contenda; pois derrubaram o seu altar.
- Por isso naquele dia lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derrubou o seu altar. Juízes 6:25-32
Até o nome de Gideão foi mudado. Ele ficou conhecido como o homem que derrubou o altar de Baal. Então, pode-se dizer: ele é o destronador de demônios, ele é aquele que trouxe um avivamento familiar. Gideão libertou a geração anterior e, após liberto, seu pai entrou em sua defesa.
Quebre os acordos geracionais estabelecidos pelo inferno em sua família
Se você entrou em harmonia com o céu, chegou a hora de transformar tudo à sua volta. Quebre para sempre as maldições. Derrube o legado de saque e construa algo novo. Todas as conquistas de Gideão decorreram da quebra do altar de Baal em sua família.
Ele ultrapassou uma linha geracional e encerrou a atuação dos demônios. Temos que encerrar a atuação do espírito de alcoolismo familiar. Ninguém pode ser cheio do Espírito Santo e bêbado.
- Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, Efésios 5:18
O inimigo não pode passar por você e oprimir os seus filhos. Deus está conosco para o bem. Alinhe-se ao plano de Deus e Ele te dará posses e poder. Construa um altar de intimidade.
- Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24:3
Nós somos abençoados para abençoar.
Edifique algo e, com sabedoria, deixarás um legado.
Profético
Esse é o mês de lucidez e clareza. Deus está reavivamento os seus sonhos, trazendo aquilo que te traz alegria. Ele está ressignificando experiências, desfazendo os nós, apostando para que você avance e construa algo inédito. Deus está colocando um caminho no deserto e rios no ermo.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
JB é a ” Metanóia em ação ” ! Simplesmente fora da curva …