O final de semana chegou trazendo a quarta noite do Profetizando 2023. O pastor Marcus Lemos abriu a noite despertando a alegria no coração de cada irmão presente. “A alegria do Senhor é a nossa força! Acredite que a sua adoração vai fazer você sair mais alegre, feliz, cheio de energia, mais motivado porque onde a alegria do Senhor está somos motivados a viver melhor”, disse.
O pastor declarou uma noite com chuva de bênçãos exponenciais onde Deus quer derramar algo novo e se manifestar em nossas vidas trazendo cura e libertação. E, para tudo isso acontecer, Ele espera de nós uma conexão através da nossa adoração e da nossa entrega.
E se a mensagem de abertura teve o intuito de despertar a alegria, a banda Luz Live começou o momento de louvor incendiando o coração de todos os presentes com a mesma ênfase. “A alegria do Senhor é a nossa força. A alegria do Senhor já está dentro de você!”, declarou Arthur Lemos seguindo com a primeira música “A alegria do Senhor é a nossa força”.
O louvor ainda reuniu as músicas “Pode morar aqui”, “A terra clama”, “Que ruja o leão”, “Onde tem lenha” criando uma atmosfera sobrenatural no Hípica Hall.
O pastor Filipe Otoni comandou o momento profético nos lembrando que Deus é amor, paz, bondade, mas direcionou o nosso olhar para uma das coisas que Deus é mas que poucas vezes lembramos: Deus é um fogo consumidor. Por vezes Ele se manifestou por meio do fogo e com intuitos diferentes.
- Uma coluna de fogo acompanhava o povo no meio do deserto trazendo proteção
- A sarça ardente revelou para Moisés qual era o seu propósito
- João Batista que Aquele que viria depois dele batizaria com fogo
A visão profética do nosso pastor enxerga o fogo de Deus em 2023 trazendo proteção para Seu povo e trazendo um despertar para o chamado de cada um de nós.
“O fogo de Deus vai evidenciar os seus dons, vai torná-los conhecidos. Você vai transcender e ter experiências nunca tidas. Eu oro para que o Senhor incendeie você, purifique você, proteja você, te dê clareza, direção, propósito e te batize. Você será incendiado para incendiar”
A palavra de oferta liderada pelo pastor Paulo Sergio cujo foco foi um princípio deixado pelo apóstolo Paulo em 2Coríntios 9:6: “Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente”. Tudo vai depender da sua semeadura. O tamanho da sua colheita será decido pela quantidade das suas sementes.
Nosso Deus é um Deus misericordioso e Ele não deixará Seus filhos na mão como Ele mesmo diz em Deuteronômio 28, porém, estaremos vivendo uma vida aquém do que poderíamos – e deveríamos. Nosso Senhor Jesus deixa claro em João 10:10 que Ele traz um modo de vida abundante; e é esse estilo de vida que precisamos buscar. Você pode escolher o modo de vida sobrevivência ou o modo de vida abundante extravagante; só depende de você!
A ministração da noite ficou nas mãos de um pastor super querido pela nossa casa: Lucinho Barreto. Baseado no livro de 1Reis capítulo 2, momento em que Davi deu as últimas instruções para seu filho Salomão antes da sua morte, Lucinho nos trouxe um direcionamento poderoso para o ano que está por vir.
- Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão: “Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem. Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for, e o Senhor manterá a promessa que me fez: ‘Se os seus descendentes cuidarem de sua conduta e se me seguirem fielmente de todo o coração e de toda a alma, você jamais ficará sem descendente no trono de Israel’.
Você sabe muito bem o que Joabe, filho de Zeruia, me fez; o que fez com os dois comandantes dos exércitos de Israel, Abner, filho de Ner, e Amasa, filho de Jéter. Ele os matou, derramando sangue em tempos de paz; agiu como se estivesse em guerra,e com aquele sangue manchou o seu cinto e as suas sandálias. Proceda com a sabedoria que você tem e não o deixe envelhecer e descer em paz à sepultura.
Mas seja bondoso com os filhos de Barzilai, de Gileade; admita-os entre os que comem à mesa com você, pois eles me apoiaram quando fugi do seu irmão Absalão.
Saiba que também está com você Simei, filho de Gera, o benjamita de Baurim. Ele lançou terríveis maldições contra mim no dia em que fui a Maanaim. Mas depois desceu ao meu encontro no Jordão e lhe prometi, jurando pelo Senhor, que não o mataria à espada. Mas, agora, não o considere inocente. Você é um homem sábio e saberá o que fazer com ele. Apesar de ele já ser idoso, faça-o descer ensanguentado à sepultura. 1Reis 2:1 -9
Logo na abertura da mensagem, Lucinho deixa claro para todos os irmãos presentes qual é o sonho de Deus: “Qual é o sonho de Deus? Que uma geração treine a outra e que a próxima seja maior que a que passou. Como Ele faz isso? Através da família!”. Lucinho ainda brinca dizendo acreditar que o diabo todos os dias acorda e, após o café da manhã, reúne os demônios para eles pensarem como vão destruir a família porque ele sabe que se abalar essa geração nós não conseguiremos gerar uma geração melhor que virá depois de nós.
Valorize os mais velhos
Existe uma cultura plástica no Brasil onde se acredita que tudo aquilo é velho não presta mais e tudo que aparece de novo é bom. Isso faz com que a gente a gente esqueça de algo muito especial que Deus colocou na família, os idosos. “Os idosos são o ouro da nossa geração. O tesouro que nós temos são os mais velhos. Neles reside a sabedoria e a experiência. As crianças precisam acolher a sabedoria e a experiência dos idosos”, pontuou.
Esse texto em 1Reis retrata exatamente o que Lucinho quis dizer, onde um homem mais velho está depositando a sabedoria no mais jovem. Além disso, retrata um chamado que Deus tem para todos nós, o de fazermos discípulos colocando dentro dos mais jovens toda a sabedoria e experiência que nos foi dada e adquirida ao longo da nossa vida.
Você é um fazedor de discípulos e 2023 tem que ser um ano onde você vai treinar aqueles que estiverem do seu lado; é tempo de expandir o Reino de Deus dentro das pessoas!
Lucinho Barreto
Então, Lucinho chega no ponto central da sua mensagem e reúne dentro desse texto os 5 principais conselhos que Davi deu à seu filho Salomão. São eles:
Conselho 1 – “Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem”.
Em outras palavras, o que Davi está dizendo para seu filho é algo como: “Vai acontecer comigo aquilo que acontece com tudo mundo, eu vou morrer. E eu não te quero abaladinho! Você pode chorar mas quero que você seja forte”. Davi estava normalizando e passando o bastão para seu filho. Então, faça como Salomão e não fique abalado com o que virá, mas seja forte e corajoso!
Conselho 2 -“Obedeça o que o Senhor seu Deus exige”.
O que Davi estava dizendo para seu filho aqui é que ele o estava emancipando e, a partir daquele dia, ele sairia da aba espiritual do pai e agora o Deus Todo-Poderoso seria não o Deus de Davi, mas o Deus de Salomão.
Lucinho deixa claro que é nosso dever treinar a próxima geração para que agora o nosso Deus seja o Deus dela; a próxima geração precisa deixar de ser filho de alguém que tem experiências com o Deus vivo, mas passarem a ser aqueles que têm as experiências com Deus. Por fim, Lucinho declara que Deus nos dará experiências mais profundas em 2023 do que em toda a nossa caminhada cristã.
Conselho 3 – “Mate Joabe”.
Joabe é a representação do perigo iminente. Joabe não é um pequeno problema, mas é o pecado; é aquilo que está prestes a nos matar. Lucinho nos direciona a eliminarmos o mal imediato antes de entrarmos em 2023! Então, pergunte para Deus: “Pai, existe algum perigo iminente em minha vida que eu ainda não vi?”. Deus te dirá e, se houver algum Joabe, ele precisa ficar em 2022.
Conselho 4 – “Mas seja bondoso com os filhos de Barzilai”.
Um problema que temos é que somos rápidos em dizer para nossos filhos matar Joabe mas não falamos para eles trazerem os filhos de Barzilai para perto. O que isso significa? Significa que criamos todas as restrições necessárias para os nossos filhos mas não dizemos o que eles podem – e devem – fazer.
Precisamos trazer para perto as pessoas que vão nos fazer bem! Temos que ter perto de nós aquelas pessoas que nos fazem crescer! A pessoa que você será daqui a 5 anos está diretamente ligada com as pessoas que estão no seu círculo mais íntimo. Além disso, precisamos trazer para perto aquilo que nos desenvolve, como o estudo. Se você não lê, você não alcançará os voos que deseja! Volte a ler, volte a estudar!
Conselho 5 – “Mate Simei”.
Sabe o que significa Simei? Significa aquele perigo que não parece tão real. São aquelas coisas que só tem farão mal no longo prazo. Simei é seu temperamento, a preguiça, entre outros pontos que te prejudicam mas você não enxerga no curto prazo. Elimine isso também antes de entrar em 2023.
Para o seu 2023 ser firmemente estabelecido
Para que o seu 2023 seja firmemente estabelecido, assim como foi o reinado de Salomão, você precisará não se abalar com nada, entender que Deus é o seu Deus, matar Joabe, ser bondoso com os filhos de Barzilai e colocar Simei para correr!
Por fim, nosso bispo JB Carvalho liberou uma palavra para 2023: Justiça! A palavra justiça significa “consertar o mundo”. Em 2023 Jesus conduzirá a Sua igreja para a vitória porque nós estamos pedindo que a justiça dos céus se manifeste na terra.
por Eduardo Favato Filho/CNConteúdo
Confira o quarto dia do Profetizando 2023 no Youtube: