- Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que, por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus.
- Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?
- Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:
- Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.
- Então Mardoqueu foi, e fez conforme a tudo quanto Ester lhe ordenou. Ester 4:13-17
Este é o mês de Purim, um tempo de alegria, momento em que podemos experimentar o favor do rei. Os decretos contra a sua vida estão sendo revogados.
No livro de Macabeus, Purim é chamado de “O Dia de Mardoqueu”. Relacionamos Purim à rainha Ester, mas, quando lemos o livro, vemos seu tio como protagonista principal. Essa história apresenta a providência de Deus, que preenche lacunas e opera quando nem percebemos.
Deus não é citado neste livro, mas está presente em cada página. Mardoqueu é impressionante. Ele foi a mente brilhante por trás da ascensão da rainha. Ele é o vigia, posicionado para vencer.
Assuma a sua posição para o avanço!
Existe uma lei própria para a oportunidade. Mardoqueu não perdia as suas oportunidades. Alguns mudam de forma tão fácil! Mudam até de família e de país. Existe uma estatística que grande parte dos considerados ricos no Brasil, procede de famílias pobres. Aqui existem milhares de oportunidades. A questão é que muitas delas são perdidas por falta de sincronia.
Tudo o que você deseja ou precisa, já existe e está presente, aguardando o seu reconhecimento.
O que você não reconhece, não pode abençoá-lo. Deus sempre entrega algo para iniciarmos uma grande história, assim como o menino que tinha cinco pães e dois peixes; assim como a farinha e o azeite entregue ao profeta; assim como as pedras de Davi, usadas para matar o gigante Golias; assim como Sanção, que tinha uma queixada de jumento; assim como Moisés, que tinha uma vara.
O que você tem em suas mãos?
Identifique e faça o que for preciso. Isso já é o bastante.
A insatisfação ocorre quando focamos aquilo que não temos. A chave do seu destino está em algo que você possui.
Mardoqueu era um vigia. Ele permanecia em vigilância. Pessoas assim eram estimadas, pois a segurança da cidade dependia delas.
- Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não haja descanso em vós,
- Nem deis a ele descanso, até que confirme, e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra. Isaías 62:6,7
Os vigias permaneciam nas torres. Alertas, eles estavam atentos a tudo o que viam e ouviam. Sim, eles se inclinavam, viam à distância, para perceberem os sinais do inimigo. Observavam dia após dia, mesmo que nada ocorresse, durante longo tempo.
Vigiar significa cuidar e proteger
Adão e Eva eram os vigias do jardim do Éden. Nós cristãos, sofremos de uma inocência excessiva e não percebemos que precisamos ser prudentes como a serpente.
- Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará. Provérbios 9:8
Adão e Eva não estavam no Éden apenas para plantar flores, mas para guardar a sua herança.
Após a queda, Deus enviou um querubim para guardar o jardim.
Olhamos para a Palavra e vemos que o próprio Deus está como guarda, para cumprir as suas promessas.
- Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. 1 Pedro 5:8,9
O que fomos chamados para guardar?
- Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3:11
Um homem precisa guardar a sua família, um empresário sua empresa. Cada um tem a sua esfera de ação.
Normalmente, guardamos muito bem aquilo que é precioso para nós. Quanto maior o valor mais se tem cuidado em proteger.
Vigias são intercessores
Eles comparecem diante do trono e viram as chaves, revogam decretos e mudam sentenças. São pessoas valiosas. São profetas que conhecem a sala do trono.
A festa de Purim comemora um importante acontecimento ocorrido na Antiga Pérsia. O Rei Assuero era o homem mais poderoso da época. No terceiro ano do seu reinado, ele fez um banquete. No sétimo dia da celebração chamou Vasti, que se recusou comparecer. Então, o rei a removeu da sua posição de rainha.
Neste ponto, aprendemos que existe a lei do protocolo. Em cada lugar existe um protocolo. Jesus foi circuncidado, Ele obedecia a seus pais, foi batizado para cumprir toda a lei.
José, antes de comparecer diante de Faraó, se preparou. Ester passou um ano se arrumando para apresentar-se ao rei. Mordecai se preparou, Ester jejuou por três dias, antes de agir.
Quem não se prepara para o sucesso, já se preparou para o fracasso
JB Carvalho
Muitos não gostam de organização, mas, quem não consegue obedecer a horários, regras, costumes, não pode ter acesso. O acesso é concedido a quem sabe se comportar.
Então, o rei, depois do que Vasti fez, recebeu conselhos para que ela fosse deposta. Na verdade, ela abriu o caminho para Ester. Em audiência, em uma noite com o rei, Ester ganhou o seu favor. No entanto, havia um Amalequita como primeiro ministro. Ele apreciava a veneração das pessoas. Então, após lembrar que Mardoqueu não o reverenciava como ele queria, tomou medidas para exterminar todo seu povo.
Deus está fazendo o que você não consegue fazer
Hamã disse ao rei: Existe uma lei! Se bem parecer, que esses rebeldes sejam mortos por um decreto. Então, o rei tirou seu anel, entregou a Hamã para que fizesse segundo o seu desejo.
O que Hitler tentou fazer, Hamã tentou primeiro. Mardoqueu, sabendo de tudo, foi procurar a Rainha. Mas, ela explica que não pode ir sem ser convidada. Não foi por quebra de protocolo que a rainha Vasti foi deposta? Mas, ele responde conforme vimos no texto inicial:
Não imagines no teu íntimo que, por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus.
Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?
Ele conhecia a promessa que Deus fez a Abraão. Sabia que Ele iria cumprir a sua palavra, de uma forma ou de outra.
Ester, com trajes reais, colocou-se diante do rei. Uma rainha foi deposta por quebrar o protocolo, mas ela foi aceita, quebrando o protocolo.
Conta a história que Ester prepara um banquete e chama o inimigo à mesa
Percebendo que ainda não era o momento para se pronunciar, marcou novo banquete. Hamã ficou irado quando olhou Mardoqueu à porta. Aceitando a sugestão da sua esposa, Hamã ordenou a construção de uma forca para matá-lo.
Então, o mistério da providência entra em curso. O rei passa a noite em claro, lê como Mardoqueu o protegeu e, assim, deseja honrá-lo. Perguntando a Hamã sobre o que ele deveria fazer ao homem que o rei desejava honrar, sugestiona honrarias diversas, pensando tratar-se dele. O rei, então, para sua surpresa, ordena que esta honra fosse dada a Mardoqueu.
No banquete marcado por Ester, o rei entrega um cheque em branco, para que ela pedisse qualquer coisa. Expondo o seu inimigo, que estava à mesa, Ester aponta Hamã como assassino do homem que protegeu o rei da morte. Alguém denuncia que havia uma forca preparada para Mardoqueu na casa de Hamã.
Imediatamente o rei ordena que ele seja morto pela forca que construiu.
Veremos a invertida de todos os planos do inimigo contra nós.
Israel sempre teve um inimigo: os amalequitas, que desejavam destruí-lo.
Enquanto Israel estava cansado no deserto, foi atacado por esses seus inimigos. Então, Moisés se posicionou no topo da colina. Ele era o intercessor que ninguém via, mas que estava sendo visto por Deus. Arão e Ur sustentavam as mãos de Moisés. Enquanto as mãos estavam sendo erguidas em equipe, os amalequitas eram destruídos. Amalequitas estão sempre tentando apontar os nossos erros, nos acusando.
À época, eram ladrões, que roubavam e assassinavam.
Deus já havia ordenado a Saul, que destruísse os amalequitas, mas, em rebeldia, poupou seu rei. Foi Mordecai que pôs fim à guerra contra Amaleque.
- Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e relata-o aos ouvidos de Josué: que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus. Êxodo 17:14
Tudo o que é mau odeia o que é bom
Há situações em que precisamos colocar a nossa força, para sermos salvos. Mardoqueu fez o que Saul não fez, ele resgatou a dignidade da sua família. Mardoqueu vigiou Ester, vigiou seu líder e descobriu o plano de morte do seu rei.
Receba unção de guarda e que seus dias de jejum tornem-se dias de festa.
- Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
- Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Isaías 41:10,11
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Assista esta ministração no Youtube: