- E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1:14,15
Este texto resume a missão de Jesus. A palavra “arrepender-se” significa “metanoia” (mudança essencial de pensamento ou de caráter).
Deseje a sabedoria mais do que o ouro, almeje isso, cresça e desenvolva-se. Seja um historiador. Produza impactos na vida das pessoas.
Metanoia é a conjunção das palavras: meta (além, acima, sobre) e noia (mente e razão). Trata-se de uma mente transcendente. Algo além da superfície. Metanoia é ver além do natural. Para crermos no evangelho, precisamos de uma Metanoia.
Metanoia em curso
Quando olhamos Jesus em ação, vemos a metanoia em curso. Ele nunca viu o mundo com o olhar da descrença e do medo. Ele percebeu as possibilidades.
- Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. João 10:37
Nadabe e Abiú fizeram algo sem estarem sob o comando de Deus e foram castigados.
Cristo é o resplendor de Deus. Ele disse que para conhecer Deus, basta olhar para Ele.
Algumas pessoas oram, buscando a vontade de Deus, quando esta vontade já está clara. Não precisamos orar para perguntar se expulsamos demônios, pois essa autoridade já nos foi entregue. Jesus nunca orou a Deus para saber se era para curar um doente, mas todos saíam curados!
Lázaro morreu e por esta não ter sido a vontade de Deus, Jesus o ressuscitou. Nem tudo é a vontade de Deus. Muito do que colhemos são consequências das nossas escolhas.
A vontade de Deus é perfeitamente vista em Jesus. Existe mais de Deus para nós, mas, para vermos com seus olhos, precisamos mudar a nossa visão
JB Carvalho
- E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
Renovando a nossa mente, desenvolvemos uma lógica de milagres, quando tudo se torna possível.
- Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. 1 Coríntios 14:14,15
Quando Pedro afundou, Jesus perguntou:
- … Homem de pouca fé, por que duvidaste? Mateus 14:31
Jesus reclamou, confrontando seus discípulos acerca da incredulidade deles. Ele desejava que fossem maduros o suficiente para se levantarem do caos, sozinhos. Foi um treinamento.
Qual a sua perspectiva? Faltam quatro meses para a ceifa? Levante seu olhar, porque a fé tem o poder de modificar o tempo da colheita. Como você está enxergando?
Nicodemos era tão intelectual, tão racional, tão restrito por uma mente helenista que, baseado em pura razão, questiona se nascer novamente significa entrar no ventre da mãe para nascer de novo. Veja como Jesus responde:
- Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? João 3:10-12
Desenvolva raciocínios sobrenaturais
Você acha que faltam quatro meses para a colheita? O tempo é relativo para quem crê. Podemos colher os frutos de dez anos naturais em apenas um ano. Há uma colheita em curso e o reino de Deus está próximo.
O rei está presente, Jesus está conosco todos os dias, mas precisamos mudar o nosso olhar. Para entendermos o que realmente ocorre, precisamos da visão certa. As mensagens precisam de contexto. Nós estamos falando acerca de um reino, que vai além da salvação.
Quebre a lógica natural e desenvolva raciocínios sobrenaturais.
- Vindicarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que eu sou o SENHOR, diz o SENHOR Deus, quando eu vindicar a minha santidade perante elas. Ezequiel 36:23
Esperamos por uma estação que pode ser adiantada, porque, para Jesus, todos os dias são dias de colheita. Então, remova a negatividade e levante o seu olhar, pois Deus pintou um quadro lindo sobre você, sua família e sua nação.
Levantar os olhos é exatamente desenvolver habilidades sobrenaturais. O mundo de Deus invadiu o nosso mundo com a encarnação de Jesus.
- Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão. Amós 9:13
O ciclo natural está acelerado. Existe um tempo em que Deus intervém! Como pode ser? Como o que lavra está diante daquele que colhe? Estações estão sendo sobrepostas! Erga seus olhos, levante o seu olhar! Ficamos deprimidos quando não enxergamos o que Deus está vendo. Desenvolva pensamentos sobrenaturais.
Una louvor à irritação.
Exerça uma metanoia prestando adoração e louvor acerca daquilo que você não entende.
- E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. Apocalipse 21:21
Pérolas são formadas por irritação e conflito
A formação natural da pérola ocorre quando um sedimento ou microrganismo penetra na inserção entre o manto e a concha, causando uma verdadeira irritação nesta região e, como proteção, o molusco produz uma camada nacarada que ficará em volta deste microrganismo ou sedimento, soldando-o na concha. Neste caso, temos a formação de uma “meia-pérola”.
A pérola verdadeira ou natural, baseia-se neste mesmo princípio. Entretanto, por alguma razão, o sedimento, microrganismos ou mesmo um pedaço celular da membrana penetra dentro do músculo ou nas gônadas (Amabis e Martho, 1947). Com isto, no interior do corpo do molusco inicia-se a formação de uma estrutura chamada de saco ou bolsa perolífera que envolverá totalmente o ser invasor (Li et al., 2018). Esta bolsa perolífera começará a depositar substâncias que irão se cristalizar formando camadas sobre o microrganismo e, desta forma, desenvolve-se a pérola.
Não importa o que você está com vontade de fazer. Diga: glória a Deus! Não seja sincero com os seus sentimentos, pois eles estão mentindo.
- E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,
E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
Assim isso lhe foi também imputado como justiça. Romanos 4:20-22
- Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15
Oferecer sacrifício de louvor é declarar a fidelidade de Deus, antes de receber a resposta. Mesmo sem entender, declare:
- Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda). Habacuque 3:17-19
- Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou ruínas, nos teus limites; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas, Louvor. Isaías 60:18
Construa portas com adoração
Em meio a conflitos e incertezas, nós podemos construir uma porta de louvor e adoração. Só assim atrairemos a presença de Deus. Ele entrará e o caos deixará de existir. Louvá-lo é chamá-lo para dentro da crise e da tempestade e, aonde Ele chega, a paz se instala, eliminando a desordem.
- O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; e aos que estavam detidos na região e sombra da morte, a luz raiou”. Daquele momento em diante Jesus passou a pregar e dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus!” Mateus 4:16,17
- Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel. Salmos 22:3
Louvor é colocar-se acima das circunstâncias, é caminhar para um local de confiança. A adoração nos coloca em posição de fé.
Mesmo sem resposta, crie uma porta de adoração para Deus entrar e alterar a situação.
- E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. Êxodo 33:12-15
Faça como Moisés: recuse-se andar sem a presença de Deus.
Responda aos impulsos espirituais
- Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a tua presença. Salmos 27:8
Moisés correu em direção à sarça, por um impulso celestial. Responda aos impulsos celestiais. Os desejos de orar, jejuar, ir ao culto, estabelecer votos, manifestam milagres.
Deus nunca se manifestará onde Ele não é reverenciado. Muitos questionam o porquê de Deus não estar presente em algumas situações. Na verdade, Ele não aparece onde precisaria aparecer, mas onde é esperado, invocado e adorado.
- Deus é muito formidável na assembléia dos santos, e para ser reverenciado por todos os que o cercam. Salmos 89:7
Adoração vai muito além de se entoar cânticos. O primeiro registro bíblico que temos acerca da adoração está em um contexto de sacrifício:
- Disse ele a seus servos: “Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos”. Gênesis 22:5
Abraão não cantou nenhuma canção. Ele foi sacrificar o seu filho e esse ato foi chamado de adoração. Sacrifício é a essência da verdadeira adoração.
Como está o seu olhar? Alguns estão tão impregnados de informações negativas, que pensam estarem perdendo o jogo.
A Marca do Cordeiro
Apocalipse 7 fala acerca da marca de Jesus:
- E vi outro anjo que subia do leste e trazia o selo do Deus vivo. Ele gritou aos quatro anjos que haviam recebido poder para danificar a terra e o mar:
“Esperem! Não façam mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos colocado o selo de Deus na testa de seus servos”. Apocalipse 7:2,3
Deus colocou uma marca em nós. Você está selado para os livramentos de Deus. A marca na testa é a marca dos pensamentos. É um selo no sistema de crenças.
- Louvarei o Senhor, que me guia; mesmo à noite meu coração me ensina.
Sei que o Senhor está sempre comigo; não serei abalado, pois ele está à minha direita.
Não é de admirar que meu coração esteja alegre e eu exulte; meu corpo repousa em segurança
Pois tu não deixarás minha alma entre os mortos, nem permitirás que teu santo apodreça no túmulo.
Tu me mostrarás o caminho da vida e me darás a alegria de tua presença e o prazer de viver contigo para sempre. Salmos 16:7-11
Eu pus o Senhor diante de mim, disse Davi. Ele estabeleceu que Deus estaria à sua frente, reconhecendo a sua presença. À nossa frente está o Todo-Poderoso, que nos ministrará durante à noite, que estará ao nosso lado, mesmo em tempos escuros. Deus está conosco como um poderoso guerreiro.
Ver não é a finalidade da nossa adoração, mas um subproduto dela. Coloque o Senhor continuamente diante de você. A presença de Deus afeta a nossa visão. A consciência da sua presença modifica a forma de viver, pois entendemos que Deus está cuidando dos mínimos detalhes das nossas vidas.
Paulo ora por espírito de sabedoria, para que os olhos do seu entendimento sejam iluminados:
- Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder. Efésios 1:16-19
Muitas vezes, não vemos com o nosso olho natural. Precisamos de uma metanoia para enxergar como Deus enxerga.
- “Respondam: Se seu filho lhe pedir pão, você lhe dará uma pedra?
Ou, se pedir um peixe, você lhe dará uma cobra?
Portanto, se vocês, que são maus, sabem dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai, que está no céu, dará bons presentes aos que lhe pedirem!” Mateus 7:9-11
É preciso discernir a realidade secundária, em detrimento da primária.
- Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas. 2 Coríntios 4:18
O espiritual e a matéria se abraçarão. O eterno invade a nossa limitação nesse momento. O céu está se encontrando com a nossa realidade. Diga: venha a nós o teu reino! Acesse as realidades do seu pai. Consegue ver os anjos se movimentando?
Jesus chama a atenção dos escribas:
- Hipócritas! Sabeis muito bem interpretar os sinais da terra e do céu. Como não conseguis discernir os sinais do tempo presente? Lucas 12:56
Quem poderá compreender?
- Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão. Daniel 12:10
O que é fé?
- Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11:1
Então, vamos crer para ver.
- Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Romanos 10:8
E:
- Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. 1Coríntios 15:19
O evangelho é sobrenatural. Em cada página das Escrituras há muitos milagres.
Jesus quebrou o raciocínio lógico dos discípulos, multiplicando mais pães para menos pessoas. Os números de Deus não são os nossos. Os pensamentos de Deus estão acima. Deus tem muitos caminhos para nos abençoar. Há uma fonte inesgotável de riquezas em glória, e:
- O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Filipenses 4:19
Erga o seu olhar, adote pensamentos altos, tenha o céu como parâmetro.
A palavra é: METANOIA!
Jesus falou sobre um reino invisível e apenas a fé pode trazer a realidade do céu.
Não reclame das suas circunstâncias, mas do seu olhar limitado. Levante a sua cabeça. Não se prenda ao olhar natural, pois tudo pode mudar. A colheita do ano que vem pode chegar esse ano, se você for capaz de crer!
Há dezenas de estações que mostram a manifestação do Espírito. A unção não é um estado, mas repousa sobre pessoas. O inimigo não persegue pessoas, mas a unção que está sobre a vida das pessoas. Pela unção, quebramos o jugo. Precisamos agir mediante o poder do Espírito Santo.
Nós não somos deste mundo. Representamos o céu na terra.
- O Espírito e a noiva dizem: “Vem!” E todo aquele que ouvir diga: “Vem!” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida. Apocalipse 22:17
Se alguém crer em mim, do seu interior fluirão rios de água viva.
A igreja é o terceiro templo, da qual sai um rio que tudo cura.
A voz da oração da igreja é a voz das muitas águas. Quando nos unimos em oração, produzimos um rio que transborda no mundo.
Desta forma, mudamos a sociedade.
Três unções:
Unção da Fonte
Percebemos esta fonte no texto da mulher samaritana.
Jesus disse:
- Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. João 7:38
Recebemos o Espírito Santo, quando nascemos de novo. Ele nos guia e aponta o pecado. Quem nasceu de novo não consegue pecar em paz, pois Ele sinaliza o erro.
Unção do Rio
Quando nos enchemos e transbordamos, este rio flui através de nós, tocando todos à nossa volta. Diz a Palavra:
- Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, Efésios 5:18
Unção da Chuva
- “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”. Joel 2:28.
Unindo a unção da chuva com a unção da fonte, temos o suficiente para nós e para as pessoas que estiverem à nossa volta.
Profético
Você está cheio do Espírito? Quanto maior a fome, mais nos encontramos com Deus.
- Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:12,13
O que precisamos fazer, não pode ser na nossa própria força. Necessitamos de Deus.
Nossa primeira missão é a intercessão.
- Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Filipenses 4:6
Ore fervorosamente. Deseje um derramar do Espírito Santo. Quanto queremos que Deus apareça?
Diga: Senhor, marca um encontro comigo!
Duas palavras específicas:
Viveremos um tempo de sinais ainda não conhecidos. Veremos muitos milagres se manifestando. Prepare-se para uma nuvem de cura e milagres sobre a sua igreja, suas finanças e sua família.
Estamos em oração e jejum. Dedique três dias para os livramentos, socorros e respostas que buscamos. Não por força, pois é a unção que despedaça o jugo.
- Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti; Isaías 60:1
por Vanessa Ribeiro/CN Conteúdo
Que mensagem poderosa!!!!