“Já são quase 50h de adoração e ministrações aqui na Comunidade das Nações, nós não paramos e não vamos parar. Prepare-se para receber mais de Deus”, foi com essas palavras e um momento de oração que o pr. Pedro Leite iniciou o culto das 20h. Em seguida, liderados pela pastora Karen Braz, contamos com o ministério de louvor da casa que impulsionou toda a igreja a entrar na atmosfera dos céus através da adoração.
Tivemos ainda durante o louvor, um momento de profético com o Pr. Pedro Leite que declarou as seguintes palavras:
“Até aqui nós o ajudamos, mas daqui pra frente é você e Deus. Existe um lugar que é só seu, que tem as suas dimensões e nenhum outro pode ocupar, é o lugar do adorador de excelência.”
“O adore, porque é isso que ele espera de você. Os olhos dele estão sobre a terra buscando por aqueles que o adorem e o adorem em espírito e em verdade. O quanto você está disposto a entregar?”
“Mova-se, se desenvolva neste lugar. Você pode ir mais fundo, se encher um pouco mais. Você pode ser liberto, pode ser curado através da adoração dos santos. Levante suas mãos e erga sua voz. O adore em espírito e em verdade!”
Após o período de oferta e oração, o Bispo JB Carvalho apresentou o pregador da noite, o Pastor Cláudio Duarte que nos trouxe uma palavra maravilhosa a respeito de como Deus entra em lugares “inapropriados” a fim de levar salvação e transformação de vida.
Pregação: Claudio Duarte:
Ao olharmos para a salvação, a proposta de Deus é nos ter perto dele.
Às vezes temos muita dificuldade em entender certas coisas. Tem gente que acha que precisa mudar primeiro antes de se aproximar de Deus e outras acham que ao se aproximar de Deus vão encontrar as forças necessárias para a mudança. Muitas vezes vamos encontrar esses modelos e essa proximidade com eles nos dará a força para tomar as decisões necessárias. Já se perguntou por que é tão difícil mudar? É porque o cérebro é programado para poupar energia. Em tudo que demanda esforço, o cérebro é impulsionado a permanecer em repouso, a manter os mesmos hábitos que já foram aprendidos, ao invés de seguir um novo caminho.
A salvação chega para pessoas que você nem imagina, esse é o tema desta palavra.
No Antigo Testamento, vemos que Moisés foi orientado por Deus a escrever sobre prostitutas, leprosos, endemoniados e todo tipo de gente que deveria ser afastada da comunidade e hoje nós pregamos o evangelho para algumas pessoas que assim como antigamente, não se sentem dignas. Não importa a classe de pessoas que somos ou como nos sentimos, Deus nos ama.
Ninguém quer ir para o inferno, mas há alguns que vão mesmo sem querer, por isso precisamos entender a respeito da salvação.
Existem 5 histórias que nos ensinam sobre como a salvação entrou em lugares inapropriados e alcançou pessoas desprezadas.
Naamã
A primeira história se refere a um comandante que ocupava um alto cargo no exército da Síria. Um homem forte, poderoso que liderou o exército que venceu o povo de Deus. Ele era o inimigo, o opressor e tinha lepra.
Ele era um homem muito importante e influente, será que não seria necessário que um grande profeta levasse a palavra de Deus a ele? A verdade é que Deus escolheu uma menina, estrangeira, escrava, que talvez, em circunstâncias normais jamais teria acesso a Naamã. Ela era uma menina desprovida de poder, liberdade e opinião. Tudo que Naamã tinha de poder e força em suas mãos, não era suficiente para livrá-lo de sua doença.
A lepra era uma doença contagiosa e às vezes, era até mesmo associada ao pecado.
Deus mandou uma garotinha para a casa de um leproso. Precisamos entender que muitas vezes, Deus vai falar conosco no momento que menos esperamos, através de pessoas que muitas vezes sequer damos crédito.
Pode ser que sejamos levados a pensar que, no Antigo Testamento, a salvação estava destinada apenas aos Judeus, mas ela alcançou assírios, os babilônicos, moabitas e muitos outros. A salvação é para todos. Deus entra em todos os lugares, até mesmo na casa de um leproso a fim de salvar pessoas.
Ao saber das palavras de uma menina escrava, Naamã viajou de Damasco até Samaria para encontrar o profeta Eliseu. O grande homem que poderia curá-lo, nem mesmo o atendeu.
Deus quer salvar os leprosos, mas talvez você diga: Eu não sou um leproso!
Raabe
No capítulo 2 do livro de Josué, conta a história de uma prostítua. É interessante notar que ao encontrar os espias, além de conhecer os milagres que Deus realizava no meio do povo, as vitórias sobre os inimigos, ela afirmou saber que Deus entregaria Jericó nas mãos dos israelitas.
Na casa de Raabe tinha pecado, mas também tinha fé. Onde tem pecado Deus está afim de entrar para levar transformação, conversão e jogar tudo no mar do esquecimento.
Os espias chegaram na casa daquela mulher e foram salvos por ela, em troca, ela requereu e alcançou salvação para ela e toda sua casa. Ela não merecia, mas aproveitou a oportunidade.
Deus quer salvar as prostitutas, mas talvez você diga: Eu não sou uma prostituta!
Zaqueu
Roma, tinha por hábito, contratar cobradores de impostos locais, provavelmente, para dificultar a sonegação. Esse cobrador não era bem visto, pois cobravam de seus próprios irmãos, ou seja, seus conterrâneos. Esse cobrador era considerado um traidor e as pessoas achavam que ele não merecia ser salvo.
Assim como a menina foi para Naamã, os espias para Raabe, Deus sempre vai usar alguém para levar salvação a alguém, até você e sua casa. No caso de Zaqueu, um cobrador de impostos nos tempos de Jesus, o que o aproximou do Mestre, não foi uma pessoa, mas uma árvore. Foi em cima dela que ele buscou visibilidade para encontrar Jesus, ao subir naquele galho, ele conseguiu vê-lo.
Assim como Raabe e Naamã, Zaqueu era mau visto. Quando Jesus passa, o chama de cima da árvore e em seguida se convida para ir à sua casa repousar. As pessoas não gostaram e discutiram com os discípulos por isso. As pessoas achavam que ele não era digno da presença de um homem como Jesus.
Pessoas não são merecedoras, por isso a graça não se alcança por mérito. O que vemos nessas histórias,é Deus visitando a casa de um leproso, de uma prostituta, de um ladrão. O que vemos é Deus oferecendo salvação.
Deus quer salvar os ladrões, mas talvez você diga: Eu não sou um ladrão!
O carcereiro de Paulo e Silas
Paulo está indo para a Macedônia e após repreender o espírito de adivinhação em uma moça, caiu numa trama que tinha por objetivo prendê-lo juntamente com Silas.
Ao lermos essa história, podemos nos perguntar o que está acontecendo com Paulo e Silas, servos do Senhor.O que está acontecendo é que Deus estava naquele momento, querendo visitar alguém e para isso precisou deslocá-los para aquele lugar.
A salvação não tem a ver somente conosco. Uma vez que somos salvos, precisamos estar dispostos a ser enviados para que a salvação chegue a outros lugares, outras pessoas.
Durante a prisão, enquanto eles oravam e cantavam louvores a Deus, um terremoto aconteceu, abrindo todas as portas e soltando todas as correntes dos presos. Essa situação desesperou o carcereiro que decidiu se matar. Naquele instante Paulo o impediu, pois nenhum dos prisioneiros havia fugido. Diante do que aconteceu, aquele carcereiro quis saber o que fazer para ser salvo.
“Creia no Senhor Jesus e será salvo você e sua casa.” (Atos 16:31)
Naquela noite, a salvação encontrou o carcereiro e toda sua família.
O carcereiro não se enquadrava como leproso, prostituta ou ladrão como nas histórias anteriores, mas ele era um pecador. Nem sempre estamos enquadrados numa classe de pessoas, mas todos nos enquadramos como pecadores.
Deus quer salvar os pecadores… Todos pecaram, por isso destituídos da glória de Deus. (Romanos 3:23)
O gadareno endemoninhado
Em Marcos 5:1, vemos o encontro de Jesus com um gadareno (ou geraseno) endemoninhado. Jesus mal havia desembarcado na cidade e este homem veio ao seu encontro, pois os demônios que o dominavam sabiam quem era Jesus.
O demônio pode agir com possessão quando ele domina sua mente ou opressão quando ele domina suas ações. Eles reconheceram o senhorio de Jesus e imploraram para que ele não os mandasse para longe e pediram para que fossem enviados aos porcos que estavam no local e assim permitiu.
Após ser livre, o homem queria seguir a Cristo, no entanto, ele mandou que voltasse para sua família e contasse o que lhe aconteceu. Naquele dia, a salvação chegou a sua casa e ele passou a anunciar tudo que viveu na região em que vivia e todos se admiravam.
A grande questão de todas essas histórias, é que elas estão no passado e aconteceram em tempos diferentes. Por que será que elas ultrapassaram o tempo e chegaram tão longe? Por que ainda são contadas nos dias de hoje? Por que a salvação chegou a lugares tão inóspitos e desfavoráveis? A resposta é que o tempo vai passando, mas o Salvador permanece o mesmo.
Ao olharmos para o hoje, quem somos nós nessas histórias:
a menina ou Naamã?
os espias ou Raabe?
a árvore ou Zaqueu?
Paulo e Silas ou o carcereiro?
Jesus ou o gadareno?
Quem somos nós hoje nessa trama?
Todas as histórias têm a ver com você e o desejo que Deus tem de se achegar e mudar a sua vida.
Mesmo que as pessoas achem que você não merece, que você não é digno de recebê-lo na sua casa ou que seu estilo de vida não é adequado, Ele quer colocar o nome dele sobre você e trazer salvação para toda sua casa.
por Thaline Sales/CNConteúdo