O capítulo quatro do livro de Neemias, apresenta as fases de execução da obra de reconstrução dos muros de Jerusalém, por ele conduzido. Do texto, podemos extrair diretrizes para o sucesso da missão.
A Palavra de Deus é espírito e vida e essas palavras não passarão, até que tudo se cumpra.
Neemias era o copeiro do rei, alguém de confiança, que preparava o seu alimento. Como um escudo, o protegia.
Em certo momento, Neemias se entristeceu profundamente. Ele recebeu a informação de que os muros de Jerusalém estavam em ruinas e o povo, em grande miséria. Reagiu com oração, jejum e clamor. Apesar de ter nascido na Babilônia, nunca perdeu a conexão com Deus. Então, ele ora, jejua e lamenta por quatro meses.
Entenda que precisamos fazer dos nossos maiores anseios, motivos de oração e não de reclamação
Filipe Otoni
Neemias prestava o seu serviço com alegria, mas, dado dia expressou muita angústia. O rei indaga o motivo e ele expõe suas razões.
Antes de dizer, orou rapidamente e pediu para ser enviado à reconstrução dos muros. Assim, achou favor aos olhos do Senhor. O rei autoriza a missão, oferta todos os recursos e determina um tempo específico para retorno.
Veja: Se entrarmos em uma caminhada sem munição, entraremos com chance de derrota. Então:
- Tenha um propósito, algo pelo qual você quer entregar a sua vida;
- Determine o período de execução, pois este é o melhor remédio contra a procrastinação. Quem adia a execução protela a recompensa.
Neemias tem consciência de que há um favor àqueles que são enviados. Por isso, requer o envio. Ele recebeu caminho livre e proteção para a jornada. Saiu, rumo ao cumprimento do seu chamado. Não queira que outros realizem aquilo que Deus te chamou para fazer.
Sambalate e Tobias eram inimigos do povo de Deus, por isso usaram táticas de desânimo, com a finalidade de impedir a reconstrução.
Sempre que nos posicionarmos diante do propósito de Deus, o inimigo tentará diminuir a nossa força pela zombaria
Filipe Otoni
O espírito de Sambalate quer colocar em xeque a nossa capacidade:
- E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus.
E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas? Neemias 4:1,2
Tobias, por sua vez, continua:
- E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra. Neemias 4:3
Em outras palavras, ele alega: é melhor nem começar, do que começar e ter que suportar a vergonha de não conseguir cumprir. Ainda que os muros se ergam, não ficarão firmes. Eles, simplesmente, desmerecem o trabalho.
Neemias, novamente, reage com um clamor aos céus:
- Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados, e torna o seu opróbrio sobre a sua cabeça, e dá-os por presa, na terra do cativeiro.
E não cubras a sua iniquidade, e não se risque de diante de ti o seu pecado, pois que te irritaram na presença dos edificadores. Neemias 4:4,5
Ele sabe operar no reino espiritual, sabia que caso desistisse, estaria desistindo da sua missão. Ele tinha ciência que pessoas e famílias inteiras dependiam do resultado da sua atitude. Quando desistimos estamos dizendo que nosso Deus não é capaz de nos levar até o fim. A desistência, definitivamente, não glorifica a Deus.
A crise da metade
- Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.
E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo,
E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento. Neemias 4:6-8
Quando estavam em meio à execução do projeto, seus inimigos se levantaram. Não há nada melhor para unir os inimigos, quando nos posicionamos em um propósito. Quando Jesus começou a confrontar o sistema deste mundo, muitos inimigos se uniram. Então, se os inimigos estão se unindo contra nós, é porque estamos no caminho certo.
Novamente, Neemias se posiciona em oração:
- Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles. Neemias 4:9
Ninguém constrói nada duradouro, sem uma vida de oração e relacionamento com Deus.
Alguns disseram: “Já desfaleceram as forças dos carregadores, e o pó é muito, e nós não poderemos edificar o muro”. Aqueles que estavam acostumados com a miséria, insistiam em desistir, pois estavam apavorados! Eles repetiram dez vezes que os seus inimigos haviam se ajuntado:
- E sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram: De todos os lugares, tornarão contra nós. Neemias 4:12
Quando chegamos na metade da obra, somos bombardeados. O desânimo e a tentação de desistir é maior, pois não temos a empolgação do início e nem vislumbramos a linha de chegada. Neste período está o maior índice de desistência.
Se você está pensando em desistir, pode ser que esteja na metade do caminho. Faça como Neemias, posicione-se!
- Então pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus ao povo pelas suas famílias com as suas espadas, com as suas lanças, e com os seus arcos.
E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas. Neemias 4:13,14
Esta foi a estratégia: lembrar-se da razão que os impulsionava. Em outras palavras: se não for por nós, seja por nossos filhos, nossas mulheres, nossas casas!
A forma de superar a crise da metade é ter em mente o motivo que nos faz agir. Uma forte razão, nos fará resistir e lutar até o fim!
Como vencer a crise da metade do caminho
- Lembre-se quem é o seu Deus. Pare de olhar para Tobias e Sambalate.
- Não dê atenção às ameaças. Nosso Deus é grande e terrível. Ele ri das conspirações daqueles que tramam contra Ele. Traga à memória, aquilo que te dá esperança. Lembre-se das promessas e de quem as prometeu.
- Tenha um motivo para lutar. Lembre-se do seu Deus e lute pela sua família. Se você não está animado por você, anime-se pelos da sua casa. Os motivos para continuar devem ser maiores do que as razões para desistir.
- Olhe sempre para frente; mantenha os olhos fixos no que está diante de você (Provérbios 4:25).
Mantenha o foco porque as ameaças do inimigo são para distração:
- E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus servos trabalhava na obra, e metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os líderes estavam por detrás de toda a casa de Judá.
Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas.
E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo. Neemias 4:16-18
Creia! Há algo grandioso para acontecer. O inimigo já revelou a sua intenção. Existem seres malignos tentando nos impedir de avançar. Cada vez que fechamos uma brecha, eles ficam furiosos
Filipe Otoni
Siga as instruções:
✅Lute por aquilo que você acredita;
✅ Sempre reaja com oração e jejum;
✅ Projete as ações e o tempo de execução da obra;
✅ Receba a benção do envio;
✅ Vença a crise da metade;
✅ Lembre-se de quem é seu Deus;
✅ Tenha uma causa e alguém por quem lutar;
✅ Esqueça o que ficou e avance para aquilo que está adiante.
Profético
Por quem e pelo que você luta?
Há um poder na oração, então diga: Senhor, revela-te aos meus inimigos. Que eles tenham um confronto com o seu poder.
- Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e intercede por nós. Romanos 8:33,34
Os nossos inimigos se ajuntam, mas os nossos olhos estão postos em Ti.
Lembra de Pedro? Amarrado, condenado à morte é liberto e conduzido por anjos até o local de oração. A intercessão dos seus irmãos mudou completamente o destino. Deus mudará o jogo do nosso destino, por causa das orações levantadas.
Se quisermos edificar algo, precisamos ter uma vida de oração, assim como vemos no exemplo da vida de Neemias.
Clame, declare a palavra de vitória! Talvez você esteja cansado. Não está conseguindo enxergar o final da jornada? Lembre-se que o seu Senhor é grande e terrível. Ele luta as suas causas. Saia cheio do Espírito, com fome para vencer e virar o jogo. Quando o medo pairar, declare a sua vitória.
Lembre-se: Um dia novo está nascendo!
- Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.
Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. Salmos 24:7-10
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo