Um momento de mesa para perguntas e respostas ocorreu na tarde do terceiro dia da Escola de Profetas, com Bethany Hicks, Lindsey Reiman e Ben Armstrong.
Como sei se estou pronto para profetizar?
Se você é crente e tem um corpo, está pronto! Joel 2:28. Deus derrama seu Espírito para que seus filhos possam profetizar. Isso se manifestou de forma plena em Atos 2. Você pode profetizar e está em suas mãos ativar esse dom. Entenda que nem sempre se sentirá pronto.
Será que vai chegar um dia que sempre me sentirei pronto para profetizar?
Mesmo nós, como profetas, nem sempre nos sentimos prontos ou queremos profetizar. Nem sempre sentimos e estamos dispostos. Sei que posso profetizar com a chave de salmo 139 que diz: os bons pensamentos de Deus a nosso respeito são tão numerosos quanto os grãos que existem na areia da praia do mar. Então, quando estamos em frente de alguém, devemos nos lembrar deste salmo. Eu peço a Deus um grão de areia de pensamento e me escoro em Seu amor. Sim, Deus tem muitos bons pensamentos sobre nós. Então temos que crer, nos apoiar no amor do Pai e darmos o primeiro passo.
Como vou saber se são meus pensamentos ou os pensamentos de Deus que estou ouvindo?
Pela prática! Ficamos preocupados com isso, mas 1 Cor. 14:3 é encorajador:
- ³ Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. 1 Coríntios 14:3
Algum momento podemos acordar e entender que precisamos de força para passar o dia. Quantos já não enfrentaram um déficit na conta bancária? Talvez você tenha enfrentado tanta dor, que não sabia como poderia suportar. Vou mostrar algumas moedas de troca que te levarão ao seu futuro: se você começar a consolar, declarar vida aonde passar, trazer conforto por for, receberá isso de volta. Essa prática demonstra que você é filho de Deus. Quanto mais colocar isso em prática, mais irá reconhecer a voz de Deus.
- ¹⁴ Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. Hebreus 5:14
Esse texto fala sobre o homem maduro que, através da prática, consegue discernir o bem e o mal. Lance fora o medo e comece a encorajar e fortalecer as pessoas.
Quando você entregou sua vida a Jesus, consagrou-se inteiramente. Como crentes, devemos dizer: poderia ser eu, mas provavelmente é Deus. Deus comprou a inteireza das nossas vidas. Lembra de Samuel? A voz de Deus lhe soava natural. Às vezes, o Senhor fala através da nossa voz. Ele sabe falar de forma que você o escute. Nem sempre o que é sobrenatural se manifesta sobrenaturalmente, mas pode se manifestar sobre o nosso natural.
A voz de Deus sempre estará alinhada com os frutos do Espírito (paz, amor, alegria). Então, quando encorajamos, fortalecemos e confortamos em amor e Deus se alegra. O Senhor não espera que sejamos infalíveis. Ele sabe nossas fraquezas e sabe falar através delas, também. Assuma o risco e coloque seu pé para fora do barco.
Quais são os primeiros passos para criar uma comunidade profética na minha igreja local?
Estamos mudando de celebridades proféticas para comunidades proféticas. Lembre-se que isso é um sonho de Deus e, de forma prática, precisamos encontrar as pessoas que são apaixonadas a equipar no profético. Também, a igreja precisa valorizar a profecia. Todos precisam estar neste barco. Precisamos aprender sobre ministérios proféticos saudáveis. Descobrimos que muitos se perguntam: se não temos profetas, como teremos ministério profético? Líderes, vocês são os guardiões dos portões. Todos adotarão o sistema de valores criado. Se de medo, será o sistema do medo, mas, se de profecia, será o sistema da profecia. A igreja precisa absorver o DNA profético dos líderes. Todos precisam passar por um modelo de treinamento assim. Desta forma, todos conhecerão os protocolos e a estrutura. Todos prestarão contas por causa de uma identidade criada.
Nós tínhamos uma cultura profética, mas não havia uma comunidade profética. Alguém que profetizada algo em um lugar estava totalmente distante de outros. Não havia conexão entre os profetas. Então, começamos com pequenos grupos que aceitavam um feedback. Pessoas que não prestam contas não podem fazer parte da comunidade. Só pode compor a equipe quem se envolve.
Temos um mandato para levantar quem irá treinar no profético e construir uma comunidade profética para criar cultura, afetando uma atmosfera, uma região, um estado, sim, o mundo inteiro.
Quando um profeta vinha à minha cidade, todos ficavam com grande expectativa. Muitos operavam para chamar a atenção. Mas, eu não tinha essa expectativa porque eu morava em uma comunidade profética. Eu poderia ser encorajada por ela. Em uma comunidade, todos levantam as mãos uns dos outros. Busque quem tem paixão para treinar e libere-os para fazer isso. Existindo um protocolo não há porque ter medo de bagunça. Busque quem quer ser treinado para treinar.
Crie uma atmosfera encorajadora para que todos aqueles que estão no mesmo lugar, desde o pastor até as pessoas ao redor, sintam essa energia, essa força. Assim você vai influenciar a comunidade e a notícia irá se espalhar. Crie uma caixinha de palavras proféticas, libere uma identidade, não apenas na igreja. Isso funciona em qualquer lugar. Comece a praticar e você crescerá em influência.
O chamado de um profeta tem que ser confirmado por um profeta ou líder externo? Alguém da minha igreja ou qualquer profeta reconhecido?
Nós não permitimos que o nosso time de ministérios declare ou reconheça o oficio de alguém. É preciso ter autoridade para expor ou comissionar alguém em qualquer ofício.
Esta formação não possui o propósito de reconhecer o ofício de profeta nas pessoas. É preciso haver um processo, pois essa é uma autoridade governamental. Precisa-se de um espaço. Enquanto isso, seja um pai e uma mãe nesse ambiente. Os profetas querem fazer tudo imediatamente e querem ver as profecias se manifestando logo. Eu tive que me apaixonar pelo processo das pessoas. Os profetas maduros empoderam as pessoas com migalhas para que eles possam crescer naquilo que Deus tem em cada momento.
Somos uma casa de profetas com poder de comissionamento. Mas, devemos perseguir ser filhos de Deus, carregados de dons. O restante, Deus mesmo cuidará de fazer.
Existem três pontos:
- Um chamado interno – você sabe que é chamado por Deus;
- Um chamado externo – seus líderes e profetas reconhecem que você carrega um chamado; e
- Uma receptividade das pessoas – as pessoas da sua comunidade reconhecem que você tem um chamado.
Pense em Davi: ele teve 16, 17 anos de processo, antes de ser recebido como rei pelo povo. A princípio, ele tinha um chamado interno, mas não havia receptividade pelas pessoas. Se você teve esse chamado interno e, talvez, até teve uma afirmação por líderes apostólicos, mas, aonde estão os seguidores? Davi defendeu os limites de Israel, derrubou gigantes. Ele não tinha título ainda, mas tinha chamado até que Deus derramou favor perante o povo. Deus abrirá a porta de favor dentro da comunidade que você deve estar.
Eu precisei me tornar quem Deus me chamou para ser. Deixe que o fruto da sua vida fale sobre o seu chamado. Busque a quem servir.
Aos líderes e pastores, digo: na sua igreja há muitos profetas, que você nem imagina. Temos profetas com esferas de influências diferentes. Não apenas na igreja, mas na ciência, na política, na arte, para que o reino de Deus possa avançar em todas as áreas da sociedade. Ajude as pessoas a encontrarem a sua esfera de influência.
Muitas vezes os comissionamentos não ocorrem na plataforma, pode ocorrer em um café, com o seu líder, por exemplo. Se você receber um profeta como profeta, receberá a recompensa do profeta. Está na hora de abraçar os profetas com a graça que eles carregam.
Na Bethel todos são atraídos para abraçar o chamado profético. Todos crescem, todos conectam futuros de forma rápida, pois desenvolvemos saúde nessa área. Sempre tem alguém ministrando uma palavra de incentivo.
Uma palavra sobre “Promoção”
Existe um modelo bíblico para promoção. Os limites no mundo existem para te controlar, mas os limites no Reino existem para te promover. O menino Samuel e, também, Jesus cresceram em favor, diante de Deus e dos homens. Escutamos sobre a infância de Samuel e Jesus e, depois, a atuação ministerial.
Não se fala sobre o processo porque não pode haver comparação entre o seu processo e o de outras pessoas. Mas, o favor é algo comum a todos nós. Limites, protocolos ajudam para que tanto a comunidade, como a liderança possam te conhecer.
Esses limites têm motivo de existirem. Eles ajudam a revelar o coração. Se você honrar bem esses limites, cada vez terá menos limites. Preparamos limites externos para enxergarmos os seus limites internos. Você precisa crescer em favor com seu líder, honrando os limites. Mas, pode ser que você tenha favor com o líder e não tenha favor com a comunidade. Ser promovido sem se submeter ao processo pode gerar desconforto para aqueles que cumpriram todas as etapas.
O caráter se vê na manifestação do fruto do Espírito. A permanência em Jesus traz esse fruto. O favor de Deus sobre a vida de alguém pode ser mensurado por essa manifestação. Precisamos tratar bem as pessoas e iniciar um avivamento, principalmente, dentro de casa.
Como alguém pode entregar uma palavra ou direção sem que a sua personalidade e cultura interfira na profecia?
Deus gosta da sua personalidade e a manifestação profética pode se parecer com você. Deus sabe o que está fazendo e gosta do pacote através do qual entrega a Sua Palavra. Ele gosta do seu senso de humor, conhece a sua experiência cultural e pode usar isso. Acessamos uma maior expressão do profético quando assumimos nossa identidade.
Podemos ver Deus nos falar através das coisas criadas. Jacó, antes de morrer, profetiza e compara cada um dos seus filhos a animais. Jesus é o Leão da Tribo de Judá. Leão e Cordeiro. Poderoso e gentil. Podemos profetizar uns aos outros por meio das coisas criadas, como os animais, por exemplo.
Como lidar com sonhos e visões de profetas que não são reconhecidos?
Se você teve o sonho e estava participando ativamente dele, provavelmente deve ser sobre você a revelação e não sobre as outras pessoas. Além disso, as pessoas podem significar, simbolicamente, o que elas representam para você. Ex. sonhar jantando com um profeta pode ser um sinal para que você se relacione mais com o profético.