O nono dia do Profetizando 2023 iniciou com a pastora Karen Braz dando boas vindas aos presentes na CN Hípica Hall. “Aumente duas expectativas porque o Senhor tem mais que o bastante e mais que o suficiente para você nesses dias. Há um espírito de profecia neste lugar, declare palavras de adoração, encha esse ambiente e dê uma resposta à presença de Jesus, pois, ele já está aqui nesta noite!“, disse.
Karen e sua banda lideram a adoração.
No momento profético, o bispo JB Carvalho questionou: “Onde está o povo que conhece o viva de júbilo? Onde está o seu brado? Onde está o seu grito?“.
Segundo JB, as pessoas comemoram um jogo de futebol, com toda sua alma, com toda sua fúria, com toda sua alma e seu coração. “O que dizer de nós, que servimos a igreja, que servimos ao Senhor? Há uma profecia sendo dita nos últimos dias, dizendo que o leão vai rugir contra o dragão. Esse rugido está no nosso peito, na nossa alma. É um som que ainda não foi manifesto. A noiva do Cordeiro, a igreja de Jesus tem um som e muitos de vocês estão sendo silenciados. Em 2023 existe um som sendo liberado sobre sua vida,uma nova canção, um novo som, uma nova música“, pontuou.
“A palavra Aleluia, segundo o Talmud, significa lançar fora o iníquo. Quando você grita Aleluia, você está expulsando os demônios da sua vida, você está impedindo as potestades de se armarem Grite Aleluia!“, finalizou o bispo.
A palavra de oferta foi ministrada pelo pastor Vitor Morais. Ele destacou que, Noé, debaixo de uma palavra, passou 100 anos construindo uma arca, numa terra que nunca havia visto chuva. Quando Deus mandou que ele construísse uma arca, foi o início de algo novo.
Segundo Vitor, Noé embarcou na arca com toda a sua família e os animais e passaram praticamente um ano vivendo ali dentro.
Sair da embarcação significava ir para um lugar novo, uma estação nova, era tempo de construir coisas novas, pois nada do que havia antes, existia mais
Vitor Morais
“Sem que Deus pedisse, ele construiu naquele novo lugar, um altar e queimou uma oferta a Deus!”
“Você está entrando em uma nova estação? Você sabe onde está o seu altar para um novo tempo? Voce constrói altares para novas estações na sua vida? Estamos em tempo de remissão de maldições, remissão de sentenças e isso começa com um altar e sua oferta queimada no altar, significa o começo de um novo tempo. 2023 é o tempo da graça abundante em que o cálice de Deus irá transbordar!“, profetizou.
Em seguida, a pastora convidada da noite, Camila Barros, abriu sua ministração lendo o texto bíblico de Mateus 25:1-14 como referência, e entendeu-se a partir dele que existem três coisas que garantem um início bem sucedido, um meio a despeito das adversidades bem preparado e a garantia de um final esplêndido: o tempo, o sono e o noivo. Essas três coisas são inevitáveis!
Inevitável é aquilo que não pode ser mudado, revertido. Diante do que não se pode evitar, não se luta contra, mas se luta “com”. É necessário fazer com que o inevitável fique a seu favor
Camila Barros
Segundo Camila, é necessário compreender que existem “coisas contra sua vida, que você não vai vencer“. “Tem muita energia sendo mal gasta, mal utilizada porque você está querendo usar para combater aquilo que Deus não te chamou para combater“, disse.
A teologia triunfalista, que diz que temos que vencer a todo tempo, tem criado crentes mimados que não sabem o poder da humilhação e do processo. Consideramos que tudo que está diante de nós é um obstáculo a ser vencido, mas nos esquecemos que nem mesmo o rio que corre para o mar, sem que possa ser impedido, considera a pedra um obstáculo, ele a contorna até chegar no seu destino final. É assim que se formam os riachos vão tomando formas mais bonitas.
Dentro dessa parábola das dez virgens há muitos ensinamentos, mas antes de continuarmos, há uma palavra profética sendo liberada: “Eu estarei anulando sentenças do inferno e estabelecendo decretos divinos e eternos, diz o Senhor. É noite de decretos, mas cabe a nós o discernimento“, pontuou.
Para a pastora, os dons, Deus distribui como quer, mas o de discernimento, é necessário buscar. (Tiago 1:5). “Você pode viver sem visão, sem variedade de línguas, mas sem discernimento, você gasta energia, queima combustível, diminui sua força motriz. A ausência do discernimento faz com que a gente se perca na nossa jornada“, explicou.
“Às vezes a gente tenta ostentar a vaidade do nosso conhecimento, mas Jesus é simples, despretensioso. Ele não tem sabedoria, ele é a própria sabedoria. Em seu tempo na terra, ele ensinava usando a linguagem e símbolos da época, como a agricultura por exemplo. Ele contava histórias para fazer o povo compreender sua mensagem. Jesus não quer mostrar o que ele sabe mas quer falar tudo que as pessoas precisam aprender“, afirmou.
Jesus, mesmo sendo mestre, não tem a expectativa de ser admirado, ele não vive sua jornada ministerial esperando admiração das pessoas ou aglomerar fãs. Ainda hoje, Ele não está criando pessoas e desenvolvendo a mentalidade de seguidores, mas discípulos. Ele não quer apenas que saibam o que ele é, mas que as pessoas construam sua identidade nele. Sua ideia nunca foi promover encontros sociais, mas criar uma forma, estabelecer um método para que pessoas fossem alcançadas, para darmos continuidade ao seu ministério. A ideia sempre foi ser superado por seus discípulos.
- Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. João 14:12
Jesus usa a simplicidade na construção de suas narrativas porque ele não quer ficar preso em mentalidades que estabelecem dia e hora para adorá-lo. Ele não quer ser como ídolos constituídos por mãos de homens. O foco de Jesus não era ser reconhecido, mas compreendido.
Quando sua ocupação for ser útil, e não ser famoso, você está seguindo os passos de Jesus
Camila Barros
Paulo ao transmitir seus ensinamentos, encontra resistência na igreja Corinto, ele sofre por uma igreja que não o ama. Ele não é amado por um povo que ele sofre por amor. As pessoas têm uma visão deturpada de amor, achando que é beijo, abraço, curtida, seguidor, festas.
O amor verdadeiro ama muito mais ser útil do que aplaudido
- Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que odeia são enganosos. Provérbios 27:6
Paulo não trabalhava com a expectativa de Corinto a seu respeito, mas sobre o chamado que estava sobre ele. “Se você está em obediência ao seu chamado, a opinião pública perde o poder que ela tem sobre a sua vida. Se livre da desobediência, do jugo, da expectativa alheia. O amor vale mais que a expectativa e a aparência“, disse.
Se Moisés amasse mais o reconhecimento que a obediência, tudo teria falhado e o povo jamais teria sobrevivido ao deserto. Toda a expectativa do Reino de Deus, não funciona sobre a ideia que sucesso é o apoio e os aplausos da maioria. Quando Moisés bateu na rocha e dela saiu água, o povo ficou maravilhado, mas Deus estava insatisfeito com a forma que as coisas foram conduzidas. Não é porque está funcionando que significa que está agradando a Deus. Quando começamos a comprometer nossa responsabilidade com Deus por causa da opinião das pessoas, estamos em desobediência. (Tiago 4:4).
Se o Deus que você adora nunca discorda de você, é possível que você esteja adorando uma versão idealizada de si mesmo
Timothy Keller
Se você não é confrontado por Deus e vive achando que para assumir algo, precisa estar 100% pronto, você está adorando uma versão idealizada de si mesmo
Jesus em toda sua caminhada, estava desobrigado a suprir expectativas. “Você vai se tornar conhecido e relevante quando se desobrigar das expectativas de agradar os outros. Tem pessoas que tem tudo para virar 2023 ainda em 2022. Você não vai precisar do dia 31/12 para sua virada quando desobrigar-se“, declarou.
Rompa com você mesmo e com suas próprias expectativas a seu respeito
Você está pressionado, não é por causa do que Deus te confiou, mas porque você é mais exigente do que Deus. Você se tornou carrasco de si mesmo porque se comprometeu com seu padrão de sucesso e perfeição. Hoje Deus está te encorajando a romper com seu padrão, pois a régua é dele
Camila Barros
Ele nos convida a segui-lo e ver as coisas sob a sua ótica, assim, viveremos coisas impressionantes, que por mérito jamais teríamos acesso, mas por graça, Ele vai entregar nas nossas mãos. Você precisa se desobrigar da necessidade de agradar todo mundo.
Camila destacou ainda que, é feio quando profetas se tornam bajuladores, quando líderes deixam liderados em seu lugar, quando filhos começam ensinar aos pais. “Assuma o seu papel e não seja bajulador de pessoas. Não tenha medo de não assumir obrigações que não te cabem. Entregue tudo que você tem a Deus, pois, quem já entregou tudo que tem, não tem medo de perder mais nada. Deus não está levantando covardes, mas destemidos“, ressaltou.
- Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 2 Timóteo 1:7
Tem gente que vive com medo, mas não fomos chamados para isto.
- Diga o fraco, eu sou forte. Joel 3:10
Firma teus pés no chão e não tenha medo
- Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena. Provérbios 24:10
Busca o Reino do Céu e a sua Justiça e você não vai temer a maldade dos homens.
A neutralidade abre um ralo emocional na sua vida
Quem disse que você tem que segurar todas as tensões emocionais da família? Você não é responsável pelo que fala a boca do outro. Se puder ajudar, ajude, mas não se mate por isso. Desobrigue-se da necessidade de ser amado por todo mundo. Querer resolver tudo e a vida de todo mundo, muitas vezes, é orgulho travestido de humildade.
Dentro dessa perspectiva da desobrigação, Jesus nos ensina que há possibilidade de ser simples sem ser raso. Seja simples mas não seja raso! É nessa simplicidade que aprendemos através da parábola das 10 virgens. Todas eram castas, puras, virgens, mas nem todas vão participar das bodas. Não é como a gente começa que determina, mas como termina.
Jesus não se autodenomina como começo e fim, ele diz ser o caminho. O que garante uma boa chegada, não é saber o destino, mas o caminho percorrido
Camila Barros
O pai de Abraão, quando decide partir para Canaã, sabia onde estava, onde queria chegar, e porque queria sair, mas a caminho do seu destino, ele arma tendas e se instala na cidade que tinha o nome de seu filho morto, Arã. Ele faz habitação em meio a sua dor. Você não está pronto para superar aquilo que te fez fugir para não morrer, portanto, não encare de frente, desvie do perigo.
A vida não é apenas ter a rota de onde se quer chegar, é necessário saber se está pronto para enfrentar a caminhada e por isso Jesus afirma ser o caminho! É na caminhada que você é provado, podado, ensinado, levantado, sustentado. Na caminhada descobrimos como vamos chegar aonde queremos
Camila Barros
Segundo Camila, o que conta não é a partida ou a chegada, mas o caminho. “Jesus é o caminho. Não desanime! Ele é a bússola e o norte, o apontamento do seu destino. O segredo da jornada, é que Jesus não está te esperando do outro lado, mas fazendo questão de trilhar o caminho com você“, declarou.
A parábola das virgens nos diz que elas eram dez à espera do noivo e das bodas, mas somente a metade chegou ao destino. O obstáculo que as impediu foi: o tempo, o sono e o noivo.
Já de cara, o texto destaca que são cinco sábias e cinco loucas. As loucas, não são chamadas assim por terem algum tipo de dificuldade cognitiva, mas por não se preparem devidamente para as bodas. As loucas, na verdade, são imprudentes por não considerarem o tempo da espera, os imprevistos. As sábias, porém, carregavam azeite reserva. Elas pensaram em possibilidades que poderiam fazê-las perder o azeite. Sem azeite não tem chama, sem chama, a lamparina não serve para nada, perde totalmente sua função.
Quem não leva em consideração o tempo da espera, é como se fosse louco. Esperar é se preparar
Não é possível contornar o tempo, mas é preciso estar preparado para viver nele. O louco acha que tudo está sob seu controle, ele não considera o fator tempo, não está pronto para esperar. Quem não está pronto para a espera, não vai conseguir chegar ao destino final. No entanto, Quem se prepara para esperar, tem um futuro diferenciado.
O tempo é impositivo para todos, mas a forma como passamos pela espera é opcional. Nós definimos nosso comportamento enquanto esperamos. Uns reclamam, outros fazem coisas úteis neste período
Camila Barros
Para a pastora, quando Deus entrega uma promessa, sempre haverá o fator tempo, pois é ele que prepara, experimenta, esconde, ensina, aprimora, dá paciência, e amadurece. “Não espere murmurando, reclamando, rejeitando, agindo como um louco”, disse.
Onde já se viu uma mulher que vai casar e vai escolher o vestido no dia? Se tem o fator tempo, tem o fator espera. Isso não é castigo, é possibilidade. Escolha, defina, projete e use o tempo a seu favor.
Se tem algo que atrai os olhos de Deus enquanto esperamos, é a postura que adotamos nesse período. O salmista nos ensina que o segredo está na paciência, pois, por causa disto, Deus se inclina a seu favor.
- Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Salmos 40:1
João Batista esteve nos desertos, escondido, até a hora de revelar-se para Israel
Quando Deus mandou José proteger Jesus de Herodes, ele mandou que se escondessem no Egito. Quando Elias profetizou um filho na vida da sunamita, ele disse que isso aconteceria no tempo determinado. “O que Deus quer nos ensinar com isso, é que no tempo da espera somos escondidos e é neste tempo, enquanto passamos pelo processo da esterilidade, que devemos escolher o nome do filho. Qual o nome dos filhos, planos e projetos que nascerão de você?“, questionou.
Se não fosse pela espera, você não estaria onde está
“Imagina se tudo que você tem hoje, te fosse entregue quando tinha 18 anos… O tempo é para fazer você frutificar. O tempo é seu aliado e não inimigo. Ele vai te melhorar, te fazer crescer, fazer progredir, abastecer os seus celeiros. Neste tempo, se prepare, escolha melhor seus amigos, trabalhe por seus projetos. O tempo é lixa, é tesoura na ponta da videira para te podar e fazer frutificar“, disse.
Quando você estiver escondido, vivendo à espera, é necessário ter em mente, o “e se?” E se for antes? E se demorar mais? E se a sociedade romper? Considere o tempo, pois é impositivo a todos e inevitável. Aprenda a discernir os tempos e caminhe no compasso.
Enquanto esperavam o noivo, todas as virgens dormiram. “Só existe uma coisa mais forte que a fome, o sono. Já ouviu a expressão “dorme que passa”? O sono é inevitável e não dá para lutar contra ele“, ressaltou.
Em Mateus 13:24-48, Jesus conta outra parábola, em que após um tempo de trabalho, os servos de uma plantação foram dormir, como paga pelo que fizeram, enquanto todos dormiam, o inimigo entrou e semeou o joio em meio ao trigo. Ao ver crescendo o trigo, se desesperaram por não terem notado o que havia acontecido, no entanto, o dono da plantação sabia e lhes explicou o ocorrido. O servo administra, mas o dono do campo, sabe de tudo, ele vê todas as coisas. “Mesmo quando não vemos, não percebemos o que acontece bem debaixo do nosso nariz, o Senhor vê, ele é o único que não dorme. Este é o tempo de aumentar o azeite, aumentar suas reservas. Quando você se prepara, Deus aumenta o seu sono, seu descanso, sua qualidade de vida“, disse.
O sono é um jeito de Deus nos mostrar que não temos controle de nada. Ele tem o controle de todas as coisas
Quando as virgens acordaram, as prudentes se arrumam e foram para as bodas. As loucas, não tinham azeite suficiente para clarear o caminho. “Tem gente que tá sem azeite hoje, não por falta de busca, mas porque não entendeu a premissa do Reino de Deus, não aplica a justiça“, alertou.
- Porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17
O justo faz o que tem que ser feito
As virgens imprudentes pediram azeite àquelas que estavam preparadas e tinham suas reservas, mas se elas dessem, todas ficariam sem. Temos que ouvir quando Deus nos diz que 50% dos nossos problemas dependem da ação dele e os outros 50% do nosso não. Diante disso, as virgens que estavam sem azeite, saíram para comprar e neste período, o noivo veio e não as encontrou.
Preparados ou não, o noivo vem. Para quem acredita ou não, ele vem. Para quem está pronto ou não, ele vem
Camila Barros
O noivo independe da forma como esperamos, precisamos ter consciência de que ele vem. É a sua espera é que vai determinar como vai estar diante dele no dia das bodas.
Quem não aguenta esperar o cumprimento de uma promessa terrana, está pronto para entrar na eternidade? Se você crê que está pronto para o dia das bodas, use o tempo, o sono e o noivo a seu favor!
Prepare-se! Tenha a vida no altar e o azeite no estoque mesmo quando não precisar.
- Sobre o tempo: Não busque só em tempos de guerra, mas em tempos de paz. Não busque apenas em dias de aflição, mas em tempos de alegria. Esteja sempre pronto e tenha azeite na reserva!
- Sobre o sono: Em momentos que você vai precisar perder o controle, para Deus restaurar o governo dele na sua vida. Quando chegar a hora de dormir, ou seja, de não ter o controle sobre algumas enfermidades, algumas dificuldades, não entre em guerra, coloque nas mãos de quem tem o controle e nunca dorme.
- Sobre o noivo: Se o noivo vem, pare de querer agradar as pessoas e comece a agradar o único que tem poder de decidir quem vai entrar nas bodas e quem vai ficar de fora. Quem vai entrar? Quem se preparou!
A pastora Camila finalizou a noite declarando que Jesus não está vindo, “ele vem”. “Não espere o dia mal chegar, aumente seu azeite hoje e mantenha a lamparina acesa mesmo quando você estiver apagado.
Aí vem o noivo! A resplandecente estrela da manhã, o leão da tribo de judá, aquele que foi entregue como cordeiro mas ressuscitou como leão, o alfa e o ômega, o primeiro e o último. Ele vem…”, profetizou.
por Thaline Sales/CNConteúdo
Assista esta ministração do nono dia do Profetizando 2023 no Youtube: