O Bispo JB Carvalho iniciou a ministração com uma palavra baseada no texto que relata a ressurreição de Lázaro.
Provou que o livro não apresenta uma ordem cronológica dos fatos, pois o texto bíblico de João 11 refere-se a um acontecimento passado, relatado no capítulo 12, como descreve: “Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos”.
Qual lição nós podemos aprender? Mesmo que os acontecimentos não estejam na ordem cronológica que esperávamos, Deus permanece no controle, porque Ele é o Senhor do tempo.
Veja, também, que após Jesus tomar conhecimento da situação de Lázaro, permaneceu no mesmo lugar por dois dias. Todos temos algo que morreu, contudo, não pense que Deus está atrasado. Tenho uma boa notícia: em 2023, haverá ressurreição.
Muitos poderiam ficar decepcionados, com a atitude inicial de Jesus.
A maneira como processamos a decepção, define a forma do fim. A falta de fé e compreensão, pode fazer surgir um sentimento perverso de incredulidade. Frustrados, podemos abraçar a decepção
JB Carvalho
Para os discípulos, Jesus disse que iria terminar bem, apesar de tudo não estar bem. Não importa o que esteja acontecendo, porque ainda que o atestado de óbito tenha sido assinado, esse ocorrido não é para morte.
Jesus sabia que não morreria, antes de cumprir o seu propósito. Nós não morreremos sem cumprir o nosso propósito!
Pode ser que a sua fé, sua empresa, seu casamento tenham morrido. Não importa, Deus sempre chega na hora. Se Ele ainda não chegou, é porque a hora não chegou.
Jesus projetou algo dramático para realizar
Ele chegou apenas depois de quatro dias após a morte, pois este foi o tempo propício ao milagre. Ninguém poderia contestar esse fato extraordinário.
Por vezes, o homem endurece o coração, por outras, o coração do homem é endurecido por Deus, a fim de que Ele opere os seus milagres, como vemos no antigo testamento. Deus endureceu o coração de Faraó por duas vezes, para materializar os seus propósitos.
Quando a expectativa acabou, Jesus chegou à casa de Lázaro e fez uma festa, movido de compaixão por suas ovelhas. Não pense que o inimigo venceu. Na verdade, esta é a hora de Jesus se manifestar. Nunca acredite que Deus está insensível, sem querer resolver a situação.
Marta declara: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires”. Em outras palavras, ela diz: apesar do senhor chegar atrasado, eu creio. De pronto, Jesus não se apresenta como um operador de milagres, mas demonstra quem Ele é: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?“
A crise concede a oportunidade de revelar quem Deus é
JB Carvalho
Todos temos uma linguagem de amor. Significa que nos sentimos amados por meio de determinada forma. A linguagem de amor de Deus é a manifestação da fé. É necessário que quem se aproxima de Deus, creia que Ele existe. Quem crê, tem um crédito em depósito.
Mas, o que você vai fazer com a decepção? Muitos se demonizaram. Perderam a fé, a ternura, a doçura. Até qual ponto você acha que pode controlar os resultados? Esta será a altura da sua decepção!
Marta deixou Jesus no portão, porque Ele sempre permanecerá na distância que nós o deixarmos. Faça como Maria, quede-se aos pés do Mestre.
Deus se importa. Se é importante para você, é importante para Ele
Jesus quis ser conduzido ao lugar onde Lázaro morreu. Por vezes, precisamos levar Jesus ao lugar onde a morte se encontra, precisamos levar Jesus até a decepção. Agora, tirar a pedra é seu trabalho. Mesmo que cheire mal, ela precisa ser removida.
Deus ama ser confiado e, por vezes, nos faz esperar para colocarmos nosso crédito de fé. Deus tem o poder de criar momentos certos, a partir dos cacos quebrados.
A despeito de todas as circunstâncias, apesar da decepção, Jesus diz: eu vou chegar no tempo certo. Ele disse ao Pai: obrigado porque sempre me ouves! Não é para morte, mas para a glória de Deus. Ele será glorificado em qualquer circunstância. Ele tem as chaves para abrir os túmulos. Tire a pedra da indiferença, remova a pedra do pecado. Conduza Jesus até o túmulo. Os mortos sairão, quando abrirmos os quartos escondidos da nossa alma.
Deus sempre chega no tempo certo
Tome algumas decisões:
Abandone a decepção, removendo a pedra do perverso sentimento de incredulidade. Espere alguns meses, pois Deus está fazendo algo poderoso. Creia e você verá a glória de Deus
JB Carvalho
Liberamos o milagre daquele que diz: Eu sou a ressurreição e a vida!
Existem duas pedras que precisam rolar:
A pedra do orgulho, por ser um entrave que impede a saída dos mortos. Para que a libertação ocorra, a humildade precisa se fazer presente. A pedra do medo, por ser a raiz da incredulidade e da infidelidade.
Neste ano de 2023, Deus está ressuscitando sonhos e projetos.
Por Vanessa Ribeiro/CN Conteúdo