Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.
Romanos 8: 28 – 30
Convergência é o que somos e o que nascemos para fazer.
Agostinho nos concedeu o que viria a ser a psicologia. Ele nos coloca em um divã com Deus, para profunda análise da alma.
Quem é você?
Quem eu sou? De onde vim? Para onde vou? O que estou fazendo aqui? Essas são perguntas que não querem calar. Oitenta por cento das pessoas estão infelizes com suas vidas. Aquelas que se consideram felizes conseguiram responder, minimamente, essas perguntas.
Muitos vivem desapontados, divididos e indefinidos. Qual o seu propósito na vida? Temos tantos livros, cursos e seminários que falam sobre o assunto. Aprender o propósito começa por descobrir quem somos. Trata-se da nossa identidade. Diga o seu nome. Isso é um bom começo.
O que você gosta muito de fazer? Escrever, ensinar, vender? O que queima dentro de você? Como pode ajudar as pessoas a serem e se sentirem melhores? Encontre o seu propósito e se divirta com isso.
Quem é o alvo do seu esforço?
Agora pense para quem você faz o que faz. Alguns trabalham e imprimem esforços a quem sequer as considera. Seja pelas pessoas que são por você.
Como o seu público-alvo recebe o que você entrega?
Como as pessoas são beneficiadas por aquilo que você entrega? Elas devem ser melhores por causa da sua existência.
Leia essa história: Havia três pedreiros em uma construção. Alguém perguntou: O que você está fazendo? O primeiro respondeu: eu estou colocando um tijolo em cima do outro. O segundo disse: estou construindo um muro. O terceiro: estou construindo uma grande catedral para Deus.
Este último tinha a visão final daquilo que estava sendo feito. Quando temos um desenho da razão pela qual sofremos e nos esforçamos, nosso empenho alcançará o melhor nível.
Desenvolva-se
Se queremos entregar o melhor de nós, precisamos nos desenvolver. A tarefa mais importante trata-se de quem estamos nos tornando. Muitos de nós irão deixar de se tornar o melhor que poderiam. Estamos esculpindo hoje o que nos tornaremos no futuro. Muitos de afundaram em amarguras ou se tornaram vulneráveis, entregues aos prazeres e sem solidez.
José viu o que iria se tornar e teve treze anos para se desenvolver até ser o governador do Egito. Não subimos ao topo, mas crescemos até o topo.
Quantos estão presos em estações e hábitos. A pessoa que quer crescer não pode ter uma mentalidade de vítima.
Evolua tanto a ponto de as pessoas precisarem conhecer você novamente. Há um você melhor dentro de você.
Pessoas sem disciplinas não se tornarão quem devem ser. As guerras exploram o que há de melhor ou de pior dentro de nós. Você decide se o obstáculo pode virar trampolim. Para Deus, todos somos importantes. Ele nos customizou para corrermos a passos largos ao nosso destino.
Deus tem o nosso melhor retrato. Somos chamados para sermos parecidos conosco, como protagonistas da nossa história. Ninguém mais, além de nós, pode dar sentido àquilo que está acontecendo.
Vítimas sempre procuram culpados pelos seus fracassos, então, reinterprete os acontecimentos da sua vida pelo olhar de Deus. Qual a opinião de Deus sobre o que aconteceu? Sua dor conta uma história de superação.
Nossa paixão está conectada e moldada pela nossa dor. Depois de ter vencido, superado e ajudado as pessoas a superar as mesmas dores, dê o crédito ao ofensor. Se não fosse por ele, nada disso teria acontecido.
Homens que foram grandemente usados por Deus, superaram muitas dores. Qualquer bagunça em sua vida há de se tornar um testemunho.
Acordos
Seus acordos autorizam os seus próximos capítulos. As experiências moldam aquilo que acreditamos.
Todos temos um desígnio profético, mas precisamos ajustar as nossas histórias àquela que nascemos para viver. Assim, cumpriremos o pergaminho que está escrito no céu.
Deus programou o seu nascimento antes que fosse programado pelos seus pais. Fomos desenhados para um propósito e precisamos abraçar o nosso destino.
Você se sente confuso sobre o que Deus te chamou para fazer? Volte ao seu lugar de força, ó preso pela esperança. A esperança faz com que o futuro altere o presente. A maneira como acredito no futuro muda a forma como me porto hoje.
Corrija a trajetória do seu destino: os teus olhos viram a minha substância ainda informe, diz a Palavra. Todos os dias foram determinados e escritos. Tudo tem a ver com o propósito de vida.
Algumas partes são dolorosas e precisam ser reeditadas. A dor pode nos paralisar ou nos elevar. Jacó ressignificou a sua história de enganador. Pedro também teve a sua traição ressignificada. Deus é especialista em trabalhar com as pessoas que falharam. Seus erros nunca pegam Deus de surpresa.
Procure, em cada contexto de dor, o que vai te favorecer. Essa situação pode trazer graça e propósito. Lembre-se de Ester, Rute e tantos outros.
Você é autor dos textos em que irá atuar. Adote o script de Deus e rejeite as propostas para os papéis que não são seus. Além disso, demita algumas pessoas que não colaboram para o cumprimento do seu destino.
Conte as histórias que Deus quer contar através da sua vida. Vítimas não querem assumir o protagonismo. A nossa jornada é como a jornada dos heróis da fé. Toda história tem um grande vilão. Para todo Elias tem uma Jezabel; para todo Davi tem um Golias. Na verdade, o tamanho dos seus inimigos define a altura que você alcançou.
Vozes Internas
Como você está lidando com as vozes internas? Cuidado para não se sabotar. Na hora certa, tudo vai fazer sentido.
Você não compreende agora, mais tarde entenderá. Cuidado, há vozes internas que podem impedir o seu destino. Não se pode abraçar a fé e a decepção ao mesmo tempo.
“Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.”
Romanos 15:13
Canta alegremente ó estéril. Celebre antes do milagre acontecer. Crer é entrar em acordo com Deus e a esperança é um acordo mental. Cada pessoa concede um significado para cada acontecimento. Dê um novo significado àquilo que aconteceu. Levante o escudo da fé porque, quando você acreditar, estará protegido.
Você não é vitima do ambiente, nem do destino. Não se renda às circunstâncias, mas dê forma, seja um modelador cultural.
Qual o sonho que o seu Pai tem sobre você? O que você acredita gera uma autorização interna sobre o que acontece à sua volta.
Agora é hora de se assumir a responsabilidade pelo futuro.
Mudança é a grande chave.
Página em branco
Deus está te entregando uma página em branco. Seja o autor da sua história. As pessoas de sucesso se concentram mais nos outros do que em si. Elas fazem questão de fazer os outros felizes. O mundo foi desenhado para que sejam cuidados aqueles que cuidam. Quão poderoso é alguém que pode amar sem contrapartida.
O importante é quem você está se tornando
Assuma a responsabilidade. Decida o que não deseja ser. Alguns tornaram-se críticos, promíscuos, dissimulados, outros, amáveis e puros. Você nunca se torna melhor do que pode ser se o foco estiver em si. Quanto mais se preocupa com sua própria satisfação, menos satisfação terá. Somos felizes tornando os outros felizes.
Nossa maior alegria é, depois de cumprir tudo, passar o bastão.
Seja um cumpridor de sonhos, ajude as pessoas.
Lide com quem finge ser
Ame quem você é. Narcisistas não amam a si, mas são carentes de amor. As pessoas que não se amam machucam muito as outras pessoas. Quando cresço para me tornar quem sou me liberto de quem finjo ser.
Muitos estão tentando vender uma falsa imagem. Fingir dá muito trabalho e muitos personagens têm surgido.
Lide com o “eu” que deveria ser
Abrace o plano de Deus. Práticas devocionais devem ser espontâneas. Não se trata de obedecer às regras, mas de uma relação pessoal com Deus. A vida cristã é um prazer e não uma obrigação.
Devemos ter uma vida devocional ao invés de um tempo devocional.
Lide com aquilo que os outros desejam que você seja
Você é sem igual, é singular. Jesus nos trata de forma customizada. Deus não trabalha com tamanhos únicos. Amar alguém é permitir que a pessoa possa ser a melhor pessoa que poderia ser. Ser bonito é ser você!
Escolha seu ambiente
Há lugares que não conseguimos crescer. Os justos florescerão como a palmeira. A função da árvore não é tentar dar frutos, mas estar perto do rio. Precisamos permanecer no lugar onde poderemos ser frutíferos.
Quem crer em mim, disse Jesus, do seu interior fluirão rios de água viva. Precisamos nos tornar a pessoa que Deus nos criou para ser. Invista em uma relação profunda com Deus. Experimente-o.
Na nova aliança temos uma bússola dentro de nós. Sabemos discernir, pois os filhos de Deus são guiados pelo Espírito Santo. Mais do que conhecer a bíblia é ter um relacionamento com o autor.
Receba duas palavras:
O Espirito Santo é a sua bússola, para te nortear. Assim, você saberá o que fazer e quando fazer. Entenderá a necessidade daquilo que é urgente e o que pode esperar. Será como os da tribo de Issacar, com discernimento de ciclos.
O Espírito Santo te dá poder para vencer disfuncionalidades, dores, tentações, lutas e sugestões desalinhadas.
Deus está trazendo novidades. Você está encontrando o seu propósito, o seu time, o seu ambiente.
Por: Vanessa Ribeiro / CN Conteúdo