- ⁷ E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. ⁸ Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. ⁹ Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra? ¹⁰ Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas. ¹¹ E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, ¹² com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, ¹³ até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, Efésios 4:7-13
Hoje iremos falar especificamente sobre o ofício de profeta. A cada um de nós foi dada a medida segundo a Graça do dom de Cristo. Misericórdia significa não receber o que eu mereço. Graça dignifica o que eu não mereço. Graça é o poder operacional de Deus.
A graça te dá a habilidade para fazer aquilo que não conseguimos fazer, um segundo que seja antes de receber o dom gratuito de Deus.
Kris Vallotton
A profecia é um dom que flui da Graça
A única coisa que faz uma profecia acontecer genuinamente é o fluxo da graça. Através da Graça, coisas extraordinárias podem ser reais. “O que torna uma profecia uma profecia, é o fato de existir azul no vermelho”. A cada um de nós, Ele deu dom aos homens.
Paulo está explicando no verso 11 que fala que Jesus deu uns para profetas, outros para mestres, outros para evangelistas, outros para Deus nos deu aquilo que chamamos 5 ministérios, para equipar os santos para a obra do ministério.
O principal propósito de um profeta na nova aliança é equipar os santos para a obra do ministério, ou seja, edificar o corpo de Cristo até a plenitude do varão perfeito e à estatura de Cristo.
Kris Vallotton
Portanto, apóstolos e profetas continuam existindo. O dom de profecia é um dom do Espírito Santo; todavia, o ofício de profeta é um dom dado ao corpo de Cristo por Jesus.
Cada um dos 5 ministérios é um dom dado por Jesus, que implica não naquilo que se faz, mas aquilo que sou, minha identidade.
Nossa identidade está em nosso chamado
Precisamos de três coisas para termos um ministério: dom, chamado e unção:
O seu dom te dá habilidade (o que você faz), o seu chamado te dá identidade (o que você é) e a sua unção te dá o seu propósito (o que te motiva).
Os 5 ministérios são um chamado (kaleo) e expressam uma identidade. Os dons e chamados de Deus são irrevogáveis. Uma vez que Deus nos chamou, isso nunca é perdido. Todavia, a unção, conforme Isaías 61, está sobre nós. Isaías diz que a unção do Espírito Santo está sobre mim (falando sobre Jesus). A unção vem do Espírito Santo, e isso é determinado pelo seu relacionamento. A unção flui ou não, a partir da sua intimidade com o Espírito.
O Espírito está em mim para o meu bem; o espírito está sobre mim para o bem dos outros. Deus deu a cada um de nós a Graça de acordo com a medida do dom de Cristo. Isso significa que o equipar dos santos requer GRAÇA.
Romanos 12:6 nos fala que temos dons segundo a Graça que nos foi dada, e que devemos exercê-los segundo a medida de fé. Cristo nos deu Graça, mas Deus distribui a administração da Graça. A Graça é multiforme, tem muitos sabores, e, portanto, o dom é exercício conforme a fé.
Ao pensar nos 5 ministérios, temos a percepção de que cada um dos indivíduos que flui na sua identidade entrega Graça segundo o seu próprio dom, ou seja, o seu metron. Todos que conhecem a Cristo deveriam querer profetizar.
Um profeta é parte do governo de Deus para a igreja, segundo Efésios 2:20. Como eu sei que sou um profeta: eu preciso ter um encontro pessoal com Deus e reconhecimento público disso. Os encontros particulares são confirmados por um reconhecimento público dessa condição, em termos de exercício. Ao ser ungido por Deus há um processo, para que haja a ativação disso no corpo de Cristo, na condição de liderança para ter favor dos homens.
Encontro privado + Unção pública = Ministério ou Ofício Profético
Existem três partes da profecia: revelação, interpretação e aplicação. Pessoas proféticas são responsáveis pela revelação. A revelação Deus dá aos homens, para ser compartilhada. A interpretação pertence ao Senhor, e Ele dá a quem quer. O valor que você deposita em uma palavra significa o quanto ela flui com Graça e eficácia em sua própria vida.
Profecia é sempre sobre o futuro; já palavras de conhecimento são sempre sobre condições pré-existentes, Palavra de conhecimento é sobre uma informação recebida pelo Espírito, ou seja, algo que existe atualmente.
A profecia cria o futuro. É importante que criemos uma atmosfera de fé nas pessoas, para que elas tenham fé nas declarações proféticas sobre elas.
Kris Vallotton
Profetas podem corrigir e conduzir pessoas, pois eles têm responsabilidade como parte do governo da igreja. Já a profecia, sempre consola, exorta e edifica. Não faça com a profecia o que deveria ser feito com relacionamento.
Há pessoas que tentam fazer com a palavra profética coisas que devem ser feitas com discipulado. Precisamos entender que a profecia tem a finalidade de convidar as pessoas para que possam discernir a palavra profética através de um relacionamento com Deus. Ágabo pega o cinto de Paulo e tenta impedir Paulo de ir à Jerusalém.
A aplicação da palavra profética de Ágabo não estava certa. Profetas não podem substituir o papel de seu relacionamento com Deus. A profecia não é uma caixa mágica para o posicionamento com Cristo. Nosso relacionamento com pessoas proféticas jamais deve substituir a nossa responsabilidade de ouvir a Deus por nós mesmos. O objetivo de uma cultura profética madura é que as pessoas que não são profetas possam ser edificadas em seus dons e talentos com naturalidade e maturidade.
por Ana Seligmann/CNConteúdo