“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.”
Salmos 91:1-16
Ouça o podcast O LUGAR MAIS SEGURO DO MUNDO
Qual é o lugar mais seguro do mundo? As pessoas cercam-se de todos os tipos de seguro, seguro de vida, seguro para o carro, seguro para o imóvel. Todas estas coisas são boas, mas saiba do seguinte: nossa segurança real está no Senhor.
O salmo 127 em seus versículos 1 e 2 nos diz que é Deus quem cuida de tudo que é concernente à nossa vida. Preste atenção: a despeito de tudo e de todos, Deus está trabalhando por nós!
Nos últimos dias, tenho me perguntado onde estão os profetas nesses tempos de crise? As pessoas comuns simplesmente leem a realidade ou até as pioram. Boa parte de nós começou a fazer coro com as vozes do pessimismo, mas o profeta é um modelador cultural, alguém que chama à existência uma nova realidade.
Os profetas são o som de Deus na terra! Por meio das palavras do profeta, Deus cria um novo tempo e nos remove da crise, da situação de pânico.
O salmo 91 nos mostra o lugar mais seguro do mundo: o esconderijo do Altíssimo. É lá onde encontramos segurança e proteção. O Talmude se refere a este salmo como uma canção contra as pragas. A expressão de confiança que este salmo demonstra traz uma nova perspectiva e muda a atmosfera ao nosso redor.
“Pois eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor, e para glória estarei no meio dela.”
Zacarias 2:5
Esta passagem do livro de Zacarias nos diz que Deus será um muro de fogo ao nosso redor, por isso, creia: somente o que ele permitir nos atingirá! Ele usa qualquer coisa em benefício dos que o amam. Todas as coisas têm um propósito e de tudo Deus extrai fatores positivos para nós.
Em breve venceremos a crise do coronavírus. Sairemos desta situação melhores do que nela entramos! Deus está em primeiro lugar, então não viva à margem de suas promessas, mas tenha certeza que a nossa segurança e nossa fé Nele nos protegem.
Agora, vamos até o Novo Testamento e vejamos um outro texto:
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
Hebreus 11:6
Para agradarmos a Deus é necessário termos fé nele e buscá-lo. Como recompensa, receberemos dele o Seu galardão.
“Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.”
Salmo 27:5
O salmo 27 nos mostra que o Senhor nos protegerá em dias difíceis. Lembre-se que Ele é socorro bem presente na hora da tribulação! Agora faça uma pausa e leia o Salmo 46, aquiete o seu coração e tenha a certeza de que nada nos abalará enquanto estivermos sob a sombra do Altíssimo.
Mas voltemos ao Salmo 91 e vejamos que há promessas de livramento para nós e nossas famílias. Acidentes, pestilência e calamidades não nos atingirão! Creia!
Primeiro, vamos falar sobre cinco os cinco inimigos listados no salmo em epígrafe:
1. O laço do passarinheiro:
Esta metáfora faz alusão às armadilhas que encontramos ao nosso redor. Quando estamos debaixo da proteção do Senhor, Ele livra os nossos pés de pisarem em falso e nos guarda do homem mau.
2. A peste que se propaga nas trevas
São espíritos malignos que atuam na escuridão roubando, matando e destruindo. O salmo 121 diz que aquele que nos guarda não dorme, creia que você e sua família serão protegidos contra calamidades, acidentes e quaisquer outras coisas que tentem lhes atingir.
3. O terror da noite
Aqui o texto se refere a Lilith, o espírito de loucura e medo, que não tem poder sobre nós. Não se assuste com a propaganda do diabo sobre ele mesmo. Não creia nos publicitários de satanás. O fato é consumado: a Luz veio ao mundo e as trevas não prevaleceram e não prevalecerão sobre ela.
4. A seta que voa de dia:
Símbolo da violência de guerra, as flechas atingiam os homens de modo sorrateiro, enfraquecendo-os e abalando suas defesas. O escudo da fé é nossa proteção contra as setas do maligno: depressão, falta de esperança e qualquer outra coisa que signifique que você está sob o domínio de um espírito de engano.
Há pessoas especialistas em trabalhar no mundo espiritual de modo subversivo, não lhes dê crédito! A boca é uma arma de guerra, que chama à realidade a vida ou a morte. O corpo de Jesus na terra somos nós. Somos responsáveis por trazer a vontade Dele aqui para a terra!
Reflita: suas palavras estão transmitindo graça ou pavor?
Agora leia Ezequiel 37 e perceba que Deus ordenou a Ezequiel que desse uma palavra de vida ao exército de ossos secos. Deus não falou diretamente aos ossos porque nós somos a boca dele! Entenda de uma vez: o ministério profético produz uma nova realidade!
5. Destruição que fere ao meio dia:
Aqui o salmista está falando de uma companhia de demônios que agia ao meio dia destruindo a vegetação, secando os rios e deixando os homens famintos e desesperados. O deus Pã – entidade que atuava nos bosques, rebanho e campos, cujo nome deu origem a palavras como pandemia e pânico – se irava durante o dia e trazia a destruição.
A chave é: “não te assustarás!”. Não se ajunte aos desesperados, mas traga uma palavra de esperança! Há uma palavra de livramento (mil cairão ao teu lado…). Creia que nós seremos poupados!
Finalizando o estudo do Salmo 91, vamos agora abordar duas significativas promessas que nele encontramos:
1. Pisaremos o leão e a áspide
Os anjos do Senhor nos protegerão para que não tropecemos e nada nos causará dano. Temos autoridade sobre os demônios e a ajuda dos anjos!
Infelizmente, nós atuamos muito pouco no mundo espiritual. Isso acontece porque não nos sintonizamos com a voz de Deus. Os profetas são chamados a escutar a voz de Deus, não fazendo coro com a calamidade, mas dando corpo à vontade do Senhor ao chamar à existência uma nova realidade!
Leia em II Reis 4 a história de Eliseu e a Sulamita. Preste atenção no seguinte: A criança nunca iria nascer se Eliseu não houvesse chamado a mulher e perguntado o que lhe faltava. O profeta atua transformando a realidade! Aquela criança veio a existir por meio de uma profecia e também foi ressuscitada pela atuação do profeta! Temos a palavra do Senhor a nosso favor, vamos usá-la para chamar à realidade as coisas que estão no Céu e transformar o ambiente ao nosso redor?
2. Teremos longevidade e receberemos a salvação
Nos versos 15 e 16 vemos que o Senhor atende ao nosso chamado e nos concede uma vida longa. Creia que não morreremos nesta crise, mas viveremos para dar testemunho das obras do Senhor!
Antes, no verso 14 percebemos que mais do que o livramento das obras do inferno, receberemos a salvação completa e perfeita, com saúde e vida longa.
Salmo 121
“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.”
Salmos 121:1-8
Vemos o seguinte cenário: um homem cercado e intimidado, diante de obstáculos enormes e inimigos. Ao elevar os olhos, este mesmo homem vê que o seu socorro virá do Senhor, o nosso Deus que criou os céus e a terra. Percebemos que o salmista auto lidera-se, ele questiona, ele clama e ele mesmo encontra a resposta quando se prostra diante de Deus.
Vejamos agora sete palavras proféticas deste salmo:
Ele guardará os teus pés e te livrará de doenças, armadilhas e inimigos.
- Deus guardará a sua alma: Deus protegerá sua personalidade e quem você é. Ele sarará suas emoções.
- O eterno não fechará os olhos para você: ele é uma sentinela fiel, que não fica exausto e não cochila, mas nos permite descansar enquanto Ele trabalha. Hoje os anjos de Deus estão recebendo ordens para irem trabalhar onde não podemos ir.
- Deus estará bem perto de você: Ele nos guarda com sua sombra e seu abrigo. Deus é Emanuel, Deus conosco.
- Emanuel te livrará das previsões malignas que visam perturbar sua alma. O salmista está dizendo que Deus te guardará de maus agouros e de profecias inspiradas no maligno.
- O onipotente te guardará na guerra. “Guardar a saída e a entrada” era um termo de guerra. Deus nos guardará no nosso trabalho, nas nossas férias, nos nossos empreendimentos. Qualquer atividade que executarmos será guardada por Deus. Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!! O sangue de Jesus tem poder. Lembre-se da Páscoa: o sangue nos umbrais impedia o anjo da morte de agir.
- Yahweh Tzevaot: o Senhor dos Exércitos nos guardará não somente hoje, mas desde agora e para sempre!
Salmo 67
“Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.)
Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação.
Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.
Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com eqüidade, e governarás as nações sobre a terra. (Selá.)
Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.
Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará.
Deus nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão.”
Salmos 67:1-7
Que o rosto de Deus resplandeça no nosso e as pessoas vejam Deus em nós! É a bondade do Senhor que levará as pessoas ao arrependimento (Oseias 3). Veja bem: é a bondade do Senhor, não nossa ameaça ou o dedo em riste.
Deus hoje quer te dar uma benção que se estenderá a outras pessoas. Deus quer nos dar um cálice transbordante, que encha outros cálices! Deus é um Deus mais que abundante!
Depois da crise que estamos enfrentando, viveremos um tempo de restituição e transformação. Deus derramará em 2020 sua bondade de modo sobrenatural. Há uma grande colheita de Deus chegando até nós.
Abandone o evangelho gnosticista, que convida as pessoas para uma cerimônia fúnebre. Deus não tem um clube religioso exclusivo, mas abre as portas para que todo o mundo participe da festa de alegria do Rei!
Somos profetas da esperança! Que tipo de água que está jorrando da sua vida? Da mesma fonte não pode sair água doce e amarga (Tiago 3:11)!
Há um fruto de vida chegando depois desta tempestade! Deus não perdeu o controle de nada, mas tudo está sob suas mãos e sob seu governo.
O fato de sermos abençoados traz um resultado especial sobre todas as nações da terra. Saiba que nós levantamos a consciência moral de uma sociedade por meio do modo que vivemos. Deus nos abençoará, a terra dará o seu fruto e as nações temerão. Na Bíblia, a alegria vem por causa da justiça! O Rei está vindo!
O trono de Deus é edificado sob justiça e juízo. Há um julgamento de Deus acontecendo. Ele virá sobre os poderes das trevas e quem a elas estiver aliado será atingido. Por isso, todo aquele que invoca o nome do Senhor deve apartar-se do mal (Efésios 5:11). Há coisas que não fazem parte da sua natureza!
O Senhor quer destruir a raiz da ansiedade e o medo com relação à provisão do futuro! Ele está conosco!
A ansiedade mata a criatividade e esta são os seus sonhos. Quando estou com medo, minha energia é gasta em sobrevivência em vez de ser usada para avançar. O medo é concordar com o inimigo, já a fé é concordar com Deus. Escolha concordar com os planos de vida abundante do Pai!
Pergunto novamente: onde estão os profetas? Onde estão os filhos de Deus? A natureza aguarda a nossa manifestação!
Deus, em Cristo, nos comprou do mercado da escravidão e nos redimiu, nos libertou por meio da verdade! Deus trará juízo sobre as obras do mal. Tome uma posição hoje, pois a colheita está chegando.
Que o Senhor possa lhe confiar a sua benção e que você viva a Sua vitória. Lembre-se sempre que você é a ilustração daquilo que prega. Deus quer demonstrar a mensagem do evangelho com as nossas vidas, por meio das nossas vitórias.
Nosso estilo de vida mostrará que Deus é quem diz ser. Não podemos ser cristãos e ao mesmo tempo vivermos presos pelo medo e pelo pânico. Convide a todos para participar das bênçãos que Deus tem te dado. No meio da tempestade temos um lugar seguro!
Quando dizemos que o Senhor é o nosso Deus, invocamos a Sua proteção. Somos chamados para mudar atmosferas e não para nos conformarmos a elas.
Texto transcrito e adaptado por Anna Caroline Pacheco Cintra.
Anna é membro da Comunidade das Nações desde 2017, concluiu todos os módulos da Academia das Nações em 2019, oportunidade em que firmou seu propósito de contribuir para a expansão do Reino atuando no Monte da Educação, entendendo que tem como missão aplainar os caminhos do conhecimento para que o povo de Deus seja instrumento para trazer o Céu à Terra. É professora de finanças, estudante de pedagogia e atua no mercado financeiro há mais de 10 anos.