Nessa manhã de Liderança do Século, fomos impactados pela ministração assertiva e disruptiva acerca de liderança trazida por John C. Maxwell.
“Estou no Brasil porque valorizo cada um de vocês. Vocês foram criados por Deus para realizar grandes feitos. Ele os formou à Sua imagem, concedendo-lhes dons que os equipam e empoderam para grandes realizações. Deus já declarou isso sobre suas vidas, e meu objetivo aqui é reafirmar essa verdade.
Acredito profundamente no potencial que vocês possuem. Amo o Brasil e o seu povo, porque vejo em vocês um potencial inexplorado. Sempre que visito o país, isso se torna ainda mais evidente. Ao deixar o Brasil, costumo dizer que o povo brasileiro é especial e que sempre sinto o desejo de voltar. Vocês não precisam mudar sua essência, pois há algo único em cada um de vocês. ”
Inicialmente, nos foi trazido o entendimento de que todo o ensino compartilhado tem o objetivo de ajudar pessoas a reconhecer suas próprias possibilidades, e ressaltar o valor profundo que elas têm em Deus; o objetivo de treinamentos de liderança é tornar as pessoas multiplicadoras dos princípios aprendidos, para que os mesmos possam ser aplicados na vida de cada um e apresentado a outros.
O objetivo final não é apenas o entendimento teórico, mas a aplicação prática do que foi ensinado. Cada indivíduo posicionado em Deus têm a capacidade de agregar valor a outras pessoas.
Para a liderança, mais importante do que ter a visão é saber como comunicar ou difundir a visão. Líderes são pessoas de valor, que empoderam pessoas com o valor que elas têm em Deus. As pessoas não seguem o que ouvem, elas seguem o que elas veem; portanto, cada líder é um exemplo, um modelo, um arquétipo.
Nós não nos elevamos ao nível de nossas crenças, e sim ao nível de nossa autovalorização. O senso de valor pessoal é decisivo para que possamos nos desenvolver ao máximo potencial de nossas possibilidades. A maior chave para a criação de um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento de liderança é a comunicação.
Precisamos ser comunicadores de possibilidades. Precisamos subir o teto e possibilitar que as pessoas pensem e sonhem mais alto do que jamais imaginaram.
Aplicar e multiplicar princípios de liderança comunicacional são a base para o desenvolvimento de uma visão.
Um educador pega algo simples e transforma em algo complicado.
Um comunicador pega algo complicado e torna em algo simples.
Líderes comunicadores se importam com pessoas e as valorizam. Em uma comunicação eficaz, quatro perguntas essenciais devem ser consideradas para garantir clareza e impacto no processo de ensino ou liderança.
Essas questões ajudam a direcionar a mensagem e a criar uma conexão significativa com o público e desempenham um papel fundamental no aprendizado. A experiência de ensino deve despertar emoções que reforcem a mensagem, tornando-a mais envolvente e memorável.
Nesse sentido, há quatro perguntas essenciais que líderes precisam ter em mente para serem treinadores do Reino de Deus:
- O que eu quero que as pessoas vejam?
O objetivo principal é definir com clareza o que os participantes precisam perceber ao final da comunicação. A mensagem central deve ser visível e compreensível para todos.
- O que eu quero que as pessoas sintam?
As emoções no conectam com os interlocutores, fazendo com que a mensagem seja fixada.
- O que eu quero que as pessoas saibam?
A informação essencial precisa ser transmitida de forma clara e objetiva, garantindo que o público saia com um entendimento sólido e confiável sobre o tema abordado.
- O que eu quero que as pessoas façam?
O propósito final da comunicação é incentivar a ação. Os ouvintes devem ser capazes de aplicar o que aprenderam de forma prática e relevante.
Sempre que ensinamos, ou difundimos uma visão para uma equipe ou time, precisamos retirar de dentro de nós mesmos as respostas para essas perguntas.
Precisamos ser assertivos na compreensão de princípios – isso fala sobre categorizar e discernir quais são as prioridades vitais. Praticar as prioridades as torna um hábito e metas.
Essas perguntas formam a base para qualquer apresentação ou treinamento eficaz, auxiliando o comunicador a transmitir sua mensagem de maneira clara, emocionalmente conectada e voltada para a ação.
O período de aprendizado deve sempre trazer consigo um aumento do senso de valor próprio, da fé, da dedicação e da alegria. Essa mudança não deve se limitar ao pensamento, mas ser algo vivido de forma prática. O princípio central é claro: as pessoas não se elevam apenas ao nível de suas crenças, mas sim ao nível do valor que atribuem a si mesmas. Compreender isso é a chave para o crescimento.
Durante uma palestra ou sessão de ensino, organizar e priorizar as anotações é uma forma eficaz de transformar o aprendizado em ação. Abaixo, é apresentado um método sugerido para ajudar a categorizar o conteúdo e focar no que pode ser aplicado, modificado e ensinado.
Sistema de Notação – Legenda de aprendizagem:
1. Aplicação Prática (A):
Aplicar à minha vida. Sempre que algo for ensinado e você identificar que pode aplicar diretamente em sua vida, marque essa nota com a letra “A”. Isso indicará que é uma ação prática que deve ser implementada.
2. Mudança Necessária (M):
Mudar em minha vida. Se o que for ensinado exigir algum tipo de mudança ou ajuste em sua vida, marque com a letra “M”, para lembrar que há algo que precisa ser modificado.
3. Ensinar a Outros (E):
Ensinar e reproduzir. Caso o conteúdo seja relevante para compartilhar com sua equipe ou outras pessoas, marque com a letra “E”, indicando que deve ser ensinado a outros.
Priorização e Ação:
Após categorizar suas anotações, o próximo passo é priorizá-las. Nossas prioridades definem as nossas ações.
Revise os itens marcados como “A” (aplicação prática) e identifique qual deles é o mais importante para começar a aplicar imediatamente.
Faça o mesmo com os itens marcados como “M” (mudança) e “E” (ensinar a outros), decidindo qual é a principal mudança e qual o ensinamento mais urgente a ser compartilhado.
Implementação Diária:
Uma vez categorizadas as anotações por ordem de prioridade, siga este princípio: escolha o item mais importante de cada categoria, ou seja, A1, M1 e E1. Aplique-os de forma prática nas próximas 24 horas.
Durante um mês, concentre-se nesses três pontos, garantindo que eles sejam praticados de maneira consistente. Esse foco vai ajudá-lo a internalizar o aprendizado e implementar mudanças efetivas em sua vida.
No mês seguinte, repita o processo com as próximas três prioridades: A2, M2 e E2, e assim por diante. Esse método cria um ciclo contínuo de aprendizado, aplicação e transformação, resultando em melhorias significativas e podendo ser aplicado longo de toda uma vida, gerando transformação real e tangível.
Líderes discernem prioridades. Precisamos aprender a detectar o que deve se tornar uma prioridade ou uma “lei”. Leis de liderança são fundacionais, servindo de parâmetro de aplicabilidade para atitudes e bússola moral.
Para que uma ideia ou axioma se torne uma lei, temos que observar alguns requisitos básicos:
- Universalidade da aplicação (não pode ser fundamentada em cultura local, gênero ou percepção individual).
- Atemporalidade (aplicabilidade ao longo do tempo)
- Consequências da aplicabilidade do princípio (a importância de uma lei não é dada por sua concordância ou aceitação genérica, mas a partir dos efeitos de sua aplicação).
Os princípios universais discutidos em meus livros sobre liderança, trabalho em equipe e crescimento pessoal são fundamentais para alcançar sucesso e transformação. Esses princípios são mais do que boas ideias; eles são leis que têm se mostrado eficazes ao longo do tempo e em diversas culturas.
Leis de liderança funcionam! Há benefícios práticos da adoção e aplicabilidade das Leis. A prática das leis universais pode levar a melhorias significativas em várias áreas da vida.
Embora a comunicação e outros aspectos possam ser desafiadores, estabelecer uma base sólida é crucial para o desenvolvimento pessoal e profissional, impactando em áreas essenciais, a saber:
● Comunicação:
A comunicação eficaz é fundamental para o sucesso e para estabelecer relacionamentos produtivos.
● Trabalho em Equipe:
Desenvolver habilidades para trabalhar bem em equipe é crucial para alcançar objetivos comuns.
● Crescimento Pessoal:
O crescimento contínuo é necessário para a evolução pessoal e profissional.
Em seguida, foram explanadas algumas das principais leis de liderança elaboradas e ensinadas ao longo de anos de palestras e dezenas de livros publicados:
1 – A LEI DA TAMPA
A Lei da Tampa e seu Impacto na Liderança é crucial. Esta lei destaca que o sucesso de qualquer empreendimento é limitado pelo nível de liderança disponível. Segundo essa lei, a liderança é a chave para o sucesso em qualquer área. Uma liderança eficaz leva ao sucesso, enquanto uma liderança deficiente limita o alcance do sucesso. Isso se aplica a negócios, governo, educação e outros campos. A qualidade da liderança é determinante para a prosperidade de uma organização. Diferentes culturas e comunidades confirmam a seguinte observação: organizações com boa liderança prosperam, enquanto aquelas com liderança fraca enfrentam dificuldades.
Para se tornar um bom líder e promover a prosperidade de sua organização, duas ações principais devem ser realizadas:
1. Aprender e Praticar Habilidades de Liderança:
É essencial dominar habilidades específicas para se tornar um líder eficaz. Ao longo dos anos, foram identificadas 10 habilidades essenciais para líderes, e o desenvolvimento dessas habilidades é fundamental para o sucesso.
2. Desenvolvimento Contínuo:
A liderança pode ser desenvolvida. Contrariando a crença de que líderes nascem prontos, hoje é amplamente aceito que a liderança pode ser aprendida e aprimorada.
A resposta à pergunta se líderes nascem ou se tornam líderes é que eles podem ser desenvolvidos através do aprendizado e da prática.
Ao refletir sobre o mundo, é evidente que nenhum líder possui todas as habilidades necessárias desde o início. Na realidade, mesmo os líderes mais renomados continuam desenvolvendo suas capacidades ao longo de suas jornadas. É crucial entender que qualquer pessoa pode aprimorar suas habilidades de liderança.
O primeiro passo para o sucesso é aprender e aplicar habilidades de liderança. Além disso, é fundamental ter bons valores, que são essenciais para o desenvolvimento eficaz da liderança. Valores sólidos são a base para construir organizações melhores e ajudar na resolução de problemas em diversos.
Todos os líderes bem-sucedidos compartilham valores essenciais que são universais e atemporais. Esses valores são fundamentais para todas as grandes conquistas e permitem que os líderes visualizem oportunidades e a “grande cena” mais rapidamente.
Líderes eficazes têm a capacidade de perceber e ver oportunidades antes dos outros. Essa visão antecipada oferece uma vantagem, permitindo que os líderes ajam de forma mais eficaz e estratégica. A verdadeira liderança não utiliza a visão antecipada apenas para benefício próprio, mas para beneficiar e abençoar os outros.
2- LEI DO PROCESSO
Líderes se desenvolvem diariamente e não em um dia. Grandes líderes são comprometidos com o processo. Cursos de impacto não geram lideranças efetivas. Liderança leva tempo. Líderes e treinamentos de liderança não podem ser gerados rapidamente (não é cozimento em micro-ondas). Líderes de relevância são comprometidos com o processo.
Lideramos sem linha de chegada. Líderes aprendem pela vida inteira. Aprender a vida inteira deve ser a meta de quem almeja liderança. A liderança não é um ponto de chegada, mas um processo contínuo de desenvolvimento. A
Lei do Processo afirma que a liderança é uma jornada constante de aprimoramento, e não algo que se conquista de uma vez por todas.
Consistência compensa!
A verdadeira liderança é construída ao longo do tempo por meio de um compromisso diário com o crescimento e o desenvolvimento.
Para expandir o potencial de sua equipe, é crucial aumentar o seu próprio nível de liderança.
O aumento do nível de liderança não acontece através de uma única grande mudança, mas sim por meio de um processo diário de aprimoramento. O contínuo é essencial.
A cada avanço, Maxwell compreendeu que havia ainda mais a aprender, o que o motivava a continuar seu aprendizado. Mesmo aos 77 anos, após ter escrito 90 livros, ele continua a reconhecer que o conhecimento é uma jornada sem fim.
Portanto, é crucial nunca parar de aprender. O crescimento é um processo contínuo e compromisso com o aprendizado constante é o que mantém a liderança relevante e eficaz.
A verdadeira transformação ocorre quando o interesse se volta para o processo de crescimento, ao invés de se preocupar com o tempo necessário para alcançar um determinado nível de expertise.
Além disso, a experiência pessoal de Maxwell reforça a importância de manter o compromisso com o crescimento. Seu pai, por exemplo, trabalhou até os 95 anos e, aos 92, acreditava que ainda tinha muito a viver. Esse espírito de aprendizado e crescimento contínuo deve ser um modelo a ser seguido.
Maxwell também observa que há pessoas que, ao alcançar um determinado status ou sucesso, pensam que o processo acabou, o que ele chama de “lei da chegada auto imposta”. Em vez disso, o verdadeiro sucesso está em continuar aprendendo e expandindo seus conhecimentos, independentemente de onde você esteja na vida.
O exemplo de vida de John Maxwell é uma poderosa ilustração do compromisso com o crescimento contínuo
” Essa mentalidade reflete um compromisso inabalável com o aprendizado e o desenvolvimento, independente da idade ou das circunstâncias. “
John Maxwell compartilha uma perspectiva poderosa sobre o crescimento e o desenvolvimento pessoal, refletindo sobre sua própria jornada.
Maxwell enfatiza que o potencial de cada pessoa é ilimitado. A situação atual não define o que é possível alcançar. O que você faz e sabe agora não é o limite do que você pode fazer.
Só há uma razão para liderar: SERVIR PESSOAS E FAZER A VIDA DELAS MELHOR.
por Ana Seligmann/CNConteúdo