- Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:1-5
Existem regras para subirmos uma montanha. Nunca deveríamos subir uma montanha sozinhos, pois apenas em equipe chegaremos longe. O risco de morte diminui consideravelmente, quando estamos em grupo.
O clima muda rápido e é impossível viver no topo, porque homens não foram feitos para viver à essa altura, sob pressão. A nossa estrutura não comporta. É preciso descansar, pois o músculo que não descansa, rompe.
Pessoas que vivem apenas na vertical, prejudicam suas relações horizontais. Alguns, perdem a noção da vida real, porque é difícil respirar no topo. Quanto mais longe formos, menos coisas poderemos levar.
Precisamos de um guia, assim como todos os componentes necessários. Mas, alguns sobem, alcançam o topo e descobrem que subiram a montanha errada. Precisamos da direção correta.
As raízes são aprofundadas pela prática da Palavra
Para subir ao topo é preciso ter fundamento, raízes e alicerces.
- Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. Mateus 7:24-27
O contexto desse texto é o sermão da montanha. A metáfora usada é uma casa. Significa que a nossa vida sempre começa dentro de casa. Jesus opera o seu primeiro milagre em uma festa de casamento. Deus abençoou a casa, a partir da família de Abraão e, assim, todas as famílias da terra.
Dentro de casa somos conhecidos como realmente somos. Todas as famílias têm os seus alicerces testados. Temos visto isso. Há uma sensação de terra arrasada. Quantos perderam o equilíbrio emocional! Essa estação das chuvas é normal. Quem de nós não está sofrendo e passando por provas?
- Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33
O nosso problema não se relaciona com tempestades, mas com os nossos alicerces, os nossos princípios. Se a casa está fundada na Palavra, ela permanecerá firme. Aquilo sobre o qual construímos as nossas vidas, precisa ter consistência. A escolha do fundamento é essencial. Muitas estão edificadas sobre moralismos, sob ameaça, mutilação emocional, agendas secretas, humanismo, materialismo… e o vento sopra e essa casa cai!
Você pode comprar uma casa com dinheiro, mas nunca poderá comprar um lar. Não se trata do quanto se conhece as Escrituras, mas o quanto se pratica. O homem prudente pratica a Palavra e sua estrutura é forte.
As raízes são aprofundadas na intimidade
Devemos ser guardadores das promessas de Deus. É preciso ter uma vida privada em consonância com a vida pública. Quando há uma disparidade entre o que parece e o que de fato é, a casa cai.
Devemos ter um altar escondido no secreto e um altar público, revelado.
Profetas têm segredos com Deus. Sim, existem segredos. Nós iremos receber um nome, que apenas nós saberemos. Aquele que expõe a sua consagração o tempo todo, já recebeu a recompensa
JB Carvalho
Lide com a vida de bastidor
Davi, para proteger os negócios do seu pai, lutou contra um urso e um leão, para depois derrotar Golias. Nos preparemos no secreto primeiro.
- Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:1-3
Alguém plantado junto às fontes é poderoso. Fomos criados para algo especial, fomos feitos para produzir frutos que permanecem. Sem Jesus, nada podemos fazer. Trata-se significância, legado, destino profético e isso resulta de vivermos Nele.
Hoje, ficamos focados no que fazer e nos esquecemos sobre o que devemos ser. O conteúdo precisa representar a embalagem, caso contrário, é propaganda enganosa.
Uma árvore precisa ter raízes profundas para se sustentar. Um edifício precisa de alicerces, para manter-se intacto. Caso contrário, qualquer tremor o derruba.
Eu não estou impressionado com a altura dos seus edifícios, mas com a profundidade dos seus alicerces.
Um homem deveria sempre ter uma resposta para as crises que a família passa. Casamento não é para diversão e prazer, mas para legado. Um egoísta jamais deveria casar e ter filhos.
O segredo não está em parecer uma árvore bonita, mas nas raízes, no processo. Existe um processo para que sementes se tornem frutos
JB Carvalho
Alguém com raízes, ainda que o tempo não seja favorável, não deixa de produzir frutos. Ela está perto das águas e produz muito fruto permanente.
- Que as tuas realizações se manifestem aos teus servos, e a teus filhos, a tua maravilhosa Que a graça do Senhor, nosso Deus, pouse sobre nós; faze prosperar as obras das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos! Salmos 90:17
Fruto que permanece é um fruto que vai atingir as próximas gerações. Elas se lembrarão de você como alguém que fez diferença.
Não se julga alguém pela aparência. Há muitos cheios de capacidades, que precisam ser revelados. Há uma grande transformação acontecendo.
O maior título que podemos ter é de filhos
Não se preocupe tanto com o resultado, porque se você tem raízes, os frutos virão.
Com o amadurecimento, tomamos decisões a longo prazo. Efetue contas: verifique aonde as suas escolhas te levarão.
- Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”. Salmo 91:1-2
Jeú foi ungido no secreto, assim como Davi. Aquilo que aconteceu na sala interna trouxe capacitação para destronar Jezabel.
Prepare-se. Lembre-se das vasilhas vazias. Fecha a porta do seu quarto, entre na tenda do encontro. Deus quer te plantar no solo da intimidade.
Davi era devoto às Escrituras
Cuide da sua alma no lugar secreto. Medita na Palavra dia e noite. Amor profundo não surge de poços rasos. Mergulhe mais fundo.
Seu corpo se conecta com a sua espiritualidade, logo, sexo também toca o espírito. Preserve-se. A família é um solo sagrado, não entre nessa geografia radioativa. Não macule a santidade guardada por Deus. Para você ser feliz de fato, mantenha-se longe dela.
As raízes são aprofundadas pelo serviço
Se você deseja ser grande, sirva. Davi era instrumentista do governante de Israel, mesmo após a sua unção. Ele não reivindicou a posição que sabia que já tinha. Foi tocar uma harpa para aquele que desejava matá-lo. Não se vingou, mas esperou o momento para se sentar no trono. Ele estava criando raízes.
As pessoas mais felizes são as que mais servem, pois preenchem a sua posição no universo. É preciso gerar frutos que permaneçam.
As raízes são aprofundadas pela união
Nosso sistema de raízes cresce quando estamos plantados, em união, na Casa do Senhor.
O melhor amigo de Davi o protegeu da morte. Tenha amigos assim, não bajuladores. Ninguém quer encarar um “pai leão”, que está disposto a fazer qualquer coisa pela sua prole.
Uma planta seca fora do vaso. Fora do corpo de Cristo o indivíduo seca. Davi foi plantado no serviço e na comunidade. Vamos ser aprovados e cumprir o nosso propósito se tivermos raízes profundas.
A palavra “divórcio” não deve ser proferida em uma casa. Não submeta seus filhos a um ambiente de insegurança.
Muitos são discipulados na marginalidade. Uma boa teologia é seguida de sinais e milagres.
Para alguns cristãos, a ação social correta é a referência. Mas, se queremos transformar o mundo, precisamos começar em casa.
Devemos julgar as Palavras proféticas. Orgulho e profecia não se misturam, então, proteja-se das falsas profecias.
Vivemos em um mundo líquido. Geração de pessoas rasas, que apresentam texturas. São estéticas, “perfeitas” demais. Falta-nos uma profunda transformação. Vemos muita fachada porque fomos moldados na superficialidade.
Seus dons te levam até certo ponto, mas, para chegar ao final da jornada é preciso ter um caráter profundo. Precisamos desenvolver raízes e sermos profundos em tudo o que fizermos.
Profético
Viveremos uma era de colheitas. A tempestade passou. Muitos foram os ventos, mas, Deus está soprando um tempo de refrigério e recompensa. Famílias fortes estão emergindo, famílias saudáveis. O DNA da grandeza está plantado entre aqueles que servem. Deus está aprofundando as raízes da verdade. Há uma unção que despedaça o jugo. Você está sendo liberto.
Há um ciclo germinal acionado. Você está sendo ativado. Deus está fazendo o que você não pode fazer. Seus inimigos estão retrocedendo, tropeçando e caindo. Toda língua que ousa em juízo contra você, está sendo condenada.
Estamos em posição de avanço: Sandálias nos pés, cajado na mão, prontos para partir.
Estamos sendo enraizados no corpo, no serviço e na intimidade com Cristo! Estamos escondidos com Cristo em Deus!
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Assista no canal da CN no Youtube: