- Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos Efésios 6:11-18
Este livro descortina o mundo espiritual. O nosso mundo é habitado por forças invisíveis.
No livro de 1 Coríntios 12, Paulo nos adverte para não sermos ignorantes, quanto a isso. Ignorar a batalha é o mesmo que perdê-la. Muitas vezes, atribuímos aspectos físicos a situações espirituais, mas, faz-se necessário um discernimento. Alguns estão presos por seres espirituais.
Jesus nos conferiu autoridade e declarou que, pela expulsão de demônios, o reino de Deus é chegado.
Mas, quem são essas forças espirituais da maldade?
A nossa luta é contra os principados (matrizes invisíveis que se manifestam visivelmente. São referenciais que as pessoas imitam). A nossa luta se dá contra moldes falsificados, que transmitem pensamentos e reproduzem-se
JB Carvalho
Jesus é o verdadeiro modelo de homem, que todos devemos ser.
Potestades – espíritos que governam sobre determinada geografia. Seu comportamento é reproduzido e sua vontade manifesta através de algumas pessoas.
Ao vencedor, darei autoridade sobre as nações, disse Jesus.
Dominadores desse mundo tenebroso – governador do mundo.
Este “mundo”, a que nos referimos, é a Babilônia, a representação de todo mal. Vivemos em uma era de desinformação e o seu trabalho é reproduzir estruturas que impeçam a transmissão da verdade.
A geração atual se apresenta por meio de texturas e imagens. Se o rótulo não corresponde ao conteúdo, trata-se de uma fraude.
Existe uma névoa, que cega o entendimento. Desta forma, as pessoas acabam por não discernirem a verdade, apesar de óbvia.
Hostes espirituais da maldade – é uma atividade de natureza ruim, que ocorre por meio de uma transmissão.
“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.
A chave para vencermos essa guerra encontra-se no “revestir-se de toda a armadura de Deus”.
Vale lembrar que não existe proteção para as costas, pois, retroceder, não é uma opção.
Para cada ocasião da vida, existe uma vestimenta apropriada. Também, precisamos estar devidamente vestidos, para a luta espiritual.
Cinturão da Verdade
Nesta guerra, é preciso ser autêntico. Nada se fixa, sem a verdade. Sem ela, tudo fica sem forma. Não conseguimos ver, mas sabemos que existe algo errado. Contudo, a verdade nos liberta.
A jurisdição do inimigo é a escuridão e, desta forma, ele atua. Cuidado, pois suas roupas podem cair por falta de verdade. Tenha relacionamentos profundos, confesse seus pecados e seja autêntico.
Couraça da Justiça
A couraça da justiça fala da justiça de Deus a nós incutida. Diabolo é aquele que se coloca no meio, para dividir. Mas, a justiça é a nossa bandeira.
Em Cristo nós somos sabedoria, justiça, santificação e redenção. Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós. Nós somos a justiça de Deus. Jesus já pagou o preço completo, de todos os pecados, apenas, precisamos recorrer à justiça que nos está disponível.
“Purifica-me com hissopo e ficarei limpo, lava-me e ficarei mais alvo que a neve”.
Vista-se com a justiça daquele que nunca pecou. A capa de Jesus está sobre nós. Nós somos a justiça de Deus.
A palavra “coberto” significa “propiciação”. A cobertura, a proteção de Jesus está sobre nós. Jesus perdoou a iniquidade do nosso pecado.
Já, a palavra “justificar”, significa ser declarado justo. Nós somos a justiça de Deus, então, devemos agir de acordo com a sua força, para vencermos o pecado. Jesus abriu um novo e vivo caminho.
Calçados da Preparação do Evangelho da Paz
Quando Jesus disse: “Paz seja convosco”, Ele quis dizer: o que você carrega, pode influenciar qualquer ambiente. O que está dentro de nós é maior do que o que está fora de nós. A paz de Deus deve reinar em nossos corações.
A “paz romana” foi conquistada pela guerra. A palavra significa: “força que conquista e domina todas as áreas da vida”.
Não é ausência de conflito, mas autoridade sobre o caos. Danny Silk
Devemos ter paz com todos, pois ela nos protege, como uma armadura.
Escudo da Fé
Os romanos montavam a formação de um testudo (como casco de tartaruga), tornando-se irresistíveis na guerra, fechando em bloco, para proteção. Isso permitia mobilidade. Eles avançavam, conquistando territórios. Seus sapatos, com pontos longos como uma chuteira, fixavam seus pés na formação. Era como um campo de força, para protegerem-se das flechas.
Palavras são como flechas. Há muitos bruxos que operam de forma eficiente, para dispararem suas flechas, amaldiçoando as pessoas, assim como fez Jezabel, que lançou setas sobre Elias e o colocou oprimido dentro de uma caverna. Muitas vezes, lutamos contra Jezabel, por conta de ameaças.
Precisamos da teologia da fé, para nos proteger. A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra. Essa é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Nós devemos combater o bom combate da fé, pois o que Deus disse, prevalecerá.
Aprenda a não confiar nas suas emoções, mas confie na Palavra inabalável, a despeito das suas emoções. Cristo é a teologia perfeita.
Guarde-se dos jogadores de setas. Embrace esse escudo da fé.
Capacete da Salvação
Blinde a sua mente, suas sinapses, seus caminhos neurais. Quando a cabeça é ferida, todo o corpo sente. É um adoecimento mental, que acredita em mentiras. O capacete é para salvação. Isso quer dizer que se formos afetados em nossos pensamentos, podemos nos perder por completo.
Insira a esperança em sua mente. Entenda que tudo pode cooperar para o seu bem. Deus é um bom pai, que possui recursos ilimitados e os coloca à nossa disposição. As ferramentas de cada batalha que teremos, já foram preparadas. Existem soluções para os problemas que sequer chegaram.
Confie em Deus naturalmente, pois Ele é altamente confiável.
Espada do Espírito
Os romanos também se destacavam, por conta da sua armadura. Suas espadas eram uma espécie de adaga. Não eram grandes e pesadas, assim, permitiam rapidez e precisão.
Balaque subornou Balaão para lançar palavras contra Israel. O princípio diz: “Cri, por isso, falei”. Também: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação”.
Língua e boca são descritas como navalhas e espadas penetrantes
Vemos isso em diversos textos bíblicos. Todavia, nós somos “inamaldiçoados”. Quer dizer que não podemos ser amaldiçoados.
Tomar a espada do Espírito, significa manter firme a nossa confissão. Se ainda não estiver no coração, profira com a boca até que seja interiorizada.
Para um caminho próspero e bem sucedido, não cesses de falar do livro da Lei. Confesse esta Palavra, acredite, pois Deus sempre honra a sua palavra e honra aqueles que creem. Guarde firme a confissão da esperança. Quem fez a promessa é fiel para cumpri-la.
Veja o verso: “Dize-lhes: Pela minha vida, diz o Senhor, certamente conforme o que vos ouvi falar, assim vos hei de fazer”.
Nunca teremos uma fé maior do que as palavras que saem das nossas bocas
Vista-se para o sucesso, coloque a sua armadura, porque Deus está entregando os seus inimigos em suas mãos. Não perca a esperança, pois há uma promessa. O que Deus disse vai prevalecer, então, levante-se e revista-se da armadura. Use a espada do Espírito, declarando as verdades de Deus.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Assista essa ministração no Youtube:
Paz não é ausência de conflito é a autoridade sobre o caos. Danny Silk
Esta frase é de algum livro de Danny Silk?