- O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.
Edificarão os lugares antigamente assolados, restaurarão os de antes destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração.
Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?
Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? Isaías 58: 6-14
Quando o Espírito Santo vem sobre nós, Ele vem para hospedar a força, o conselho, a sabedoria de Deus em nós. Fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, e somos habitação de Deus.
Estamos vivendo o tempo de Pentecostes. Isso fala sobre termos o Espírito da liberdade e sobre não temer nada, que não ao Senhor. O Espírito Santo vem sobre as nossas vidas para nos fazer preenchidas pela atmosfera do céu, tendo visões do futuro.
O Espírito vem sobre nós para profetizarmos um novo tempo. A bondade de Deus será sobre nós, quebrando a preocupação e ansiedade.
Elias estava em uma atmosfera de medo e ansiedade, e Deus se manifestou à ele como um sussurro. Nós muitas vezes estamos como o profeta, e falamos que alguma área na nossa vida está acabada, que determinado assunto terminou. Após ter vencido uma grande batalha espiritual contra os profetas de Baal, Elias teve medo. Muitas vezes pomos um ponto final em áreas que o Senhor não colocou. O Espírito do Senhor vem sobre Elias, na caverna, nessa situação, encorajando-o. Quando o Espírito Santo vem sobre nós, faremos coisas que não somos capazes de fazer no lugar comum.
Esse é um tempo em que a força humana será substituída pela força de Deus. O Senhor está dizendo a cada coração: “Vá no meu poder!”
Dirce Carvalho
O Espírito Santo vem em nossas vidas para nos conduzir aquilo que Deus nos chamou. Faremos como Davi, em 1 Samuel 30: 29-30 e nos reanimaremos Nele.
Em Isaías 61 diz que o Espírito Santo nos envia em uma missão específica. Somos hospedeiros da Presença. No versículo 5, vemos que, ao dizermos sim para o chamado de Deus, recebemos recompensas celestiais: estranhos se apresentarão e apascentarão os vossos rebanhos; estrangeiros serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.
O texto afirma ainda, que seremos chamados sacerdotes do Senhor, e nos chamarão ministros de nosso Deus; comeremos as riquezas das nações e na glória de Deus nos gloriaremos.
Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria – essa é a promessa para nós
Dirce Carvalho
O Espírito Santo vem sobre nós, não somente para sermos cheios, mas para que possamos, mesmo diante da dor, afronta, vergonha e injustiça, apregoar o ano aceitável do Senhor. É uma missão de anunciar as boas novas do Senhor, de profetizar um novo tempo.
O medo, a tristeza, a angústia, a escassez nos afrontam, gerando inquietação e senso de incapacidade. Deus está nos chamando para restaurar o mundo caído ao nosso redor. Somos aquelas que tem o compromisso com Deus de restaurar as pessoas.
Isaias 58 fala sobre o jejum que é aceitável ao Senhor. Assim afirma a passagem bíblica: “Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?”
Após fazermos isso, cuidarmos do próximo, vemos que clamaremos e o Senhor nos responderá. Por vezes estamos jejuando para ouvir a voz de Deus, e Ele nos aponta no texto lido sobre retirarmos o jugo do nosso meio, retirarmos o dedo acusador e ajudarmos as almas aflitas. Quando formos em auxílio das pessoas, nós seremos aquelas que hospedam o Espírito Santo.
Deus nos fala sobre andarmos na Presença e no poder do Espírito Santo, sendo uma fábrica de paz, amor, perdão e compaixão
Dirce Carvalho
O mundo ao nosso redor está ferido e precisamos noticiar os céus! Isso fala sobre falarmos sobre o Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos. Nós vamos restaurar os lugares que estão destruídos, e trazer, através do Espírito, e declarar que há esperança para o futuro.
Nós não estamos sozinhas!
Todas as vezes que eu abro a minha alma e mente para serem visitada pelo Espírito Santo, Ele agirá. Podemos pedir ao Espírito que leve cativo a obediência de Cristo nossos pensamentos e sentimentos.
Temos esse exemplo na história de Daniel. Ele estava vivendo na Babilônia, e o cenário em que ele vivia era terrível. Havia caos no mundo e ele estava no palácio para servir. Por todo o tempo em que ele estaca cativo, o Espírito Santo era seu parceiro. Por isso, era Daniel que mudava a atmosfera daquele lugar.
Todas as vezes que vemos a visita a santidade de Deus no universo, há um aparente caos. Isso ocorre por termos sido chamadas a sermos agentes da ordem e da paz celestial na terra. É a nossa missão!
Esse é um tempo de dizermos como Jesus que viemos para os perdidos. Quando nos envolvermos com o que é importante para Deus, na força do Espírito, sarando a nossa sociedade, Ele estará conosco.
Deus quer visitar as pessoas nesse tempo, e Ele está nos enviando como representantes dEle nesse tempo. Toda boa nova vem do Pai das luzes. A bondade de Deus estendida sobre a terra é a cura de Deus sobre a terra.
Estamos sendo chamadas a fabricar a atmosfera do céu na terra. Ao vermos o caos, pessoas feridas, desesperança, somos aquelas que se levantam para trazer o Reino.
Quando olhamos para João 4, na passagem da mulher samaritana, vemos uma mulher que era ferida tendo um diálogo com Jesus. O Espírito Santo a capacitou, a despeito de suas dores e contou às pessoas sobre o encontro com Jesus.
Davi, enquanto passava pelo deserto e era fugitivo de Saul treinou um exército. Ele não ficou parado pelas circunstâncias, mas se moveu. Enquanto ele andava fugitivo e ferido, Deus trabalhava a seu favor.
Nós não podemos parar por conta da dor, ou do tamanho dos desafios. Não devemos fazer das dificuldades o nosso foco, mas antes, eu e você somos agentes de cura para esse mundo.
Devemos olhar para as situações que estamos vivendo como ensinamentos da parte de Deus. Essa humildade de reconhecer a Presença em situações adversas fala sobre novidade de vida.
Precisamos reajustar o nosso olhar sobre as situações de nossas vidas, retirando o foco de nós mesmas e adorando ao Senhor com um perfeito louvor
Dirce Carvalho
Deus está nos chamando para um “lugar de adoração”, apesar das circunstâncias. A compaixão, a misericórdia, a graça nos atingem quando estamos vivendo em situações de desafios.
Mesmo em tempos desafiadores, conforme Isaías 58, precisamos ter o nosso descanso, o nosso sábado. Essa passagem fala sobre contemplar a beleza de Deus, e termos na Presença o nosso verdadeiro lar.
A Presença rompe com o medo e as emoções que estão fora do lugar. A nossa alma é acalmada através de Jesus, Temos que temer somente a Deus. Deus não nos deu espírito de medo, mas de ousadia, amor e equilíbrio.
Isaias 11 fala que : “Repousará sobre ele o Espírito do Senhor , o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso. A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins.”
Seremos capacitadas, segundo esse texto pela sabedoria de Deus, através do repousar do Espírito Santo.
Somos o tabernáculo de Deus. O Espírito Santo habita em nós e através de tudo que fazemos estamos manifestando a Presença. Somos responsáveis por fazer o Espírito Santo pairar sobre a terra, trazendo ordem e paz em meio ao caos.
Aguardamos no Espírito Santo nesse tempo, para que Ele venha sobre nós, para que possamos provar mais dEle nesse tempo.
por Ana Seligmann/CNConteúdo