- Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
- Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
- Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
- Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
- Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
- E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.
- A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém. 1 Pedro 5:5-11
Esse é um texto clássico, que mostra como estamos na mira do inimigo. Nascemos em meio à guerra e, por vezes, nos encontramos sob ataque.
No entanto, Deus tem um plano. É Ele que nos protege.
Podemos identificar que estamos sob ataque quando nos encontramos ansiosos, intimidados e com medo. O medo tem o poder de nos controlar.
O inimigo vem como um leão que ruge, apesar de não ser. Vem com uma estratégia convincente de marketing, infiltrando ideias em nossa mente, contudo, a Palavra diz para resistirmos firmes na fé.
Mas, como vencer a estratégia do inimigo?
Humilhe-se debaixo da mão de Deus
Voltemos ao texto:
- “Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros”
O respeito àqueles que vieram antes demonstra humildade e a humildade é um ordenamento. Cingir-se de humildade nos faz relembrar uma cena: O Mestre pegando uma toalha e se abaixando para lavar os pés dos seus discípulos. A princípio, Pedro ficou constrangido e reagiu de forma impulsiva, mas, depois, se sujeitou.
A fé cristã traz a humildade como uma grande virtude. Outros pecados fogem de Deus, mas o orgulho se opõe a Ele.
JB Carvalho
- Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tiago 4:6
Nós teremos a graça suficiente se formos humildes. Humildade não é ausência de ambição de crescimento ou o não reconhecimento dos dons e habilidades, mas a maior das graças.
- A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra. Provérbios 29:23
- Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 1 Pedro 5:6
Essa mão poderosa quer cobrir aquele que dobra a sua cerviz.
Alguns passam por tantas lutas e nunca se dobram, nunca se entregam. A poderosa mão ferida de Deus na cruz quer tocar todos os que não foram feridos pelo ódio. Se você está sob ataque, coloque-se debaixo da poderosa mão de Deus, pois a fé não vem da luta, mas da rendição.
A dependência nos coloca nessa posição de humildade
Não se permita estar sob ataque nas mãos do inimigo, mas esteja nas mãos de Deus. Esta é outra jurisdição. Creia que Deus desfará os decretos ímpios contra você.
Pedro estava pisando no mar, quando, de repente, reparou a força do vento, teve medo e começou a afundar. Mas, Jesus o tomou pela mão, perguntando: homem de pequena fé, porque duvidaste?
Muitos estão afundando assim. Você pode ter duvidado, pode ter afundado, mas a mão poderosa de Jesus está estendida para te salvar. Essa forte mão está trabalhando por você.
A expressão “mão de Deus” fala do seu poder trabalhando por nós. Deus tem todo o poder para nos ajudar na hora certa. Não tenha medo, Deus é contigo. Não te assombre, Ele te ajuda e te sustenta com a sua mão poderosa.
Ponha-se sob essa mão poderosa, tome seu fardo suave e leve. Humilhe-se sob a poderosa mão de Deus, para que em tempo devido Ele te exalte. Seu tempo está chegando. É um período da visitação da sua misericórdia.
Arremesse a sua ansiedade
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
A ansiedade nos faz viver a angústia daquilo que não aconteceu. Ela nos faz crer que todo o mal que tememos nos alcançará. Muitos fazem planos para quando der errado. Isso não é fé, mas descrença.
Vivemos no tempo mais ansioso de todas as épocas. O tema “ansiedade” tem sido alvo de muitas obras acadêmicas e literárias. Traz a sensação de que não daremos conta do que virá. É algo incerto e sem objeto, diz Froid.
O futuro assusta
O motivo da preocupação diz respeito a um futuro que nossas mãos não chegam, provocando um estado de alerta constante. O corpo reage a essa ameaça. Mas, a Palavra ordena: Arremesse a sua ansiedade.
Você não está por conta própria. Deus tem cuidado de você. A sua situação e suas circunstâncias são importantes para Ele. Sim, Deus se importa!
- Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Salmos 56:3
“Lançar” indica um único ato intencional e com concentração de esforço, para atingir o alvo pretendido. Lance o mais longe que puder e coloque como alvo o Senhor.
Confie os teus cuidados ao Senhor. Ele não permite que o justo seja abalado. Dê seu grito de socorro e conclua a oração com agradecimento. Agradeça a Deus, pois Ele trabalha por aqueles que Nele esperam. Não serão envergonhados os que Nele confiam.
Distração é a palavra grega para ansiedade
Pedro afundou porque perdeu o alvo, se distraiu da meta, do objetivo. Começou a olhar as circunstâncias.
Quando estou ansioso, pergunto: onde perdi a minha paz?
Bill Johnson
Seja capaz de dizer aquilo que Deus está dizendo a seu respeito. Seja, assim, seu próprio profeta. Deus trabalha por aqueles que nele esperam. Leve todos os seus problemas e aflições. Diga: Volta ao teu sossego oh minha alma. O Senhor tem te feito muito bem!
Quando a ansiedade atacar, busque a poderosa mão de Deus
Humilhe-se e lance a sua ansiedade. Não tem como lançar a ansiedade e manter o orgulho. Isso é impossível. O orgulho é a raiz e a ansiedade é o fruto. Cada um tem pensado apenas em si. Tome uma atitude e saia do centro.
Pedro esteve no lugar do fracasso e da frustração, mas foi resgatado por Jesus. Jesus o chamou pelo nome porque o conselho de Deus permanece de pé, Ele faz toda a sua vontade.
Pedro estava ensimesmado. Ele disse: ainda que todos te deixem, eu não te deixarei. Apesar de Jesus ter avisado, Pedro não se humilhou. Entenda que humildade é reconhecer os limites.
Sede sóbrios e vigilantes, o diabo anda como leão procurando alguém para devorar. O termo “diabo”, no texto, tem dois significados:
Opositor – aquele que se opõe;
Divisor – aquele que divide.
Mas, o Salmo 27 afirma:
- Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria. Salmos 27:3
Pedro diz:
- Resisti-lhe, permanecendo firmes na fé, conscientes de que os irmãos que tendes em todo o mundo estão atravessando os mesmos sofrimentos. 1 Pedro 5:9
O leão está na coleira. Isso significa que ele não pode ir além do que o Senhor permitir.
- Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 1Pedro 5:10
Quanto mais rápido nos humilharmos, mais rápido chegará o nosso tempo.
Santa Ceia
Este é o mês de Purim, mês em que os inimigos armam laços e são pegos por eles.
Nós estamos convidando o inimigo para sentar-se à mesa. Ele não pode se recusar a vir. O salmo 23 afirma:
- Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Salmos 23:5
Vamos ao trono da graça para acusar o acusador.
Este é o culto mais importante. Nós estamos à mesa onde Jesus está, lugar onde podemos requerer o julgamento dos nossos inimigos. A forca preparada por eles, será usada para destruí-los.
Diante do tribunal da corte do calvário, onde o sangue de Jesus foi derramado, diante do Cordeiro, nós não temeremos. Denunciamos o mal que tem sido pretendido. Denunciamos todos os que têm tentado nos destruir!
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Assista esta ministração no Youtube