No último sábado (30), no campus Sia, sede da Comunidade das Nações em Brasília, aconteceu a segunda edição do CREATIVE WORKSHOP, promovido pela agência criativa da CN, a Linkar.
Profissionais e apaixonados por comunicação puderam participar de uma série de oficinas e palestras dos mais variados nichos, dentre eles: mídia, marketing digital, produção e gravação de vídeos, copywriting, fotografia, entre outros.
Os participantes receberam conteúdos incríveis e ferramentas infalíveis que farão seus empreendimentos e ministérios crescerem no digital. O evento também ativou os presentes em sua identidade, sonhos e consequentemente, a criatividade. E assim, manifestarem seus dons e habilidades.
O Creative também é uma maneira de capacitar os voluntários da CN com as atualizações do mercado de comunicação.
Confira abaixo o resumo das palestras e oficinas
Palestra 1 – O Poder do Voluntariado: Semeando suas habilidades e dons no Reino (Pra. Insana)
“Ser voluntário é pensar além de você para resolver um problema. Um voluntário é uma agente de milagres. Na multiplicação de pães e peixes, o menino foi agente do milagre. Um ato voluntário, a intencionalidade coloca você no seu lugar de destino. Diga sim. O Senhor está te chamando“, declarou Pastora Insana.
Palestra 2 – Como ganhar até R$ 26.000,00 por mês no Youtube (Rodolfo Romez)
“Para tudo que se vai fazer, é preciso alinhar as expectativas, pois toda criatividade tem eixo de expectativa de resultado. Para iniciar hoje, no mercado do Youtube, não é necessário uma imagem perfeita, não é necessário ser especialista no assunto, ou “revisar pixels”, ou seja, demandar perfeccionismo para lançar vídeos no Youtube“, disse.
O que é necessário: Networking de amigos, compreender se o Youtube faz sentido para o seu tipo de conteúdo e lançamento e ter mentalidade de aprendiz e abundância.
Uma das chaves é ter um conteúdo excepcional
Como identificar um conteúdo fora de série: as pessoas pedem mais, o desejo das pessoas de pagar pelo conteúdo consumido e a didática (conteúdo entregável). Para começar a vender um conteúdo no Youtube, comece pelo final. O primeiro passo é ter um objetivo mensurável.
O que eu quero vender?
Planejar diversos produtos e tickets: valor baixo, valor médio e valor alto. Outro passo prático fundamental é fazer uma imersão na concorrência, ajudando na construção do conteúdo dos vídeos no mercado.
É preciso nesse contexto construir ativos
Construir ativos é entender que o Youtube é uma ferramenta de pesquisa. Apontar para a simplicidade, e para ter constância. A abordagem prática é ter um conteúdo excepcional, não dependendo do algoritmo, em face do investimento em Tumblr (capa) e recursos entregáveis. Crie uma conexão entre os views e a comunidade.
Ativação da Criatividade (Marcia Godinho)
“O tempo de hoje foi registrado! Hoje temos uma incubadora de projetos. Hoje é o dia de destravar! Fomos criados à imagem de um Deus profundamente criativo. Precisamos tirar de dentro de nós as barreiras, mitos, mentiras e travamentos. Criatividade é ser capaz de pensar soluções e ter projetos para resolver problemas. Deus nos criou para solucionar problemas. Toda criatividade parte de uma necessidade. Dessa forma. Temos que convidar o Espírito santo para ter parceria conosco. Deus tem ideias e soluções para todos os problemas. Somos solucionadores de problemas. Todas as vezes que limitamos o nosso poder criativo, estamos gerando uma “caixa”. Sair da caixa é gerar ideias. Deus é criativo e tem sonhos. Ele os convida a fazer parcerias com Ele“, destacou Marcia.
Palestra 3 – O efeito Rebeca nas redes sociais (Ísis Moreira)
Existem leis universais na industria 4.0 – O mundo mudou. Como fazer as suas mídias se tornarem uma fábrica de engajamento e novos seguidores todos os dias?
Se buscarmos nas redes de pesquisa, como o Google, podemos observar que temos na internet todas as informações disponíveis. Então a questão não é informação ou dados, mas entender o que é relevante.
O efeito Rebeca se relaciona ao personagem bíblico com o mesmo nome. Rebeca estava buscando água da fonte. Mas o que isso significa?
Rebeca estava disposta a ir. O resultado só vem em movimento. Fazer coisas reiteradamente nos leva à prática.
Rebeca foi escolhida porque ofereceu água a um homem idoso e aos seus camelos, não porque era bonita. Não tem a ver com estética. O homem pediu um gole de água e Rebeca ofereceu um jarro. A intenção é essa: tirar água da fonte e distribuir. Ela era um instrumento; ela sabia a fonte da água.
Rebeca matou a sede de 10 camelos. Ou seja: ela trabalhou muito!
Ela não chamou a atenção da forma errada. Ela não dependia de ninguém, só de Deus.
Ser criativo é ser único, é não ser uma cópia de ninguém
Isis Moreira
Você é um sinal de Deus na vida de alguém. Quanto mais damos, mais recebemos. Deus já me escolheu.
Rebeca é o arquétipo do antiegocentrismo
Rebeca escolheu viver para os outros. Quanto mais fazemos pelo outro, mais recebemos. Existem chaves a serem viradas no mundo espiritual. Onde tem espírito de sobrevivência não há espírito de expansão, de aumento.
Você é uma fonte, um rio de água viva que matará a sede de uma multidão. Sonhar grande faz a diferença. Deus nos fez para a abundância. Deus está pronto para atender os nossos desejos, conforme a intenção do nosso coração.
Três passos básicos: Escolha um tema, transborde e seja útil todos os dias e poste todos os dias.
Só tem medo de falar na internet quem não tem a identidade curada
Isis Moreira
Davi não era, aparentente a melhor escolha para matar à Golias. Mas ele era vulnerável e decidiu dizer sim! Então, IDE!
Oficina 1 – Criar nunca foi tão fácil (Rodrigo Dantas)
Criar é entender a mente do seu cliente
Rodrigo Dantas
Rodrigo contou um pouco da sua trajetória como editor de vídeo e trouxe ferramentas e apps simples e gratuitos para criação e edição de vídeos e imagens (Vídeo Stabilizer, Inshot, Vita, VN Video editor, Cap cut, Quik) e para computadores (Audio Library, Photopea, Davinci Resolve, Shotcut)
Oficina 2 – Aumente seu engajamento e atraia o público certo para o seu negócio usando copywriting
(Mayara Basílio)
Copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor à realizar uma ação específica. É usar palavras para fazer com que as pessoas percebam que tem a necessidade de algo. Isso se faz através de framing, ou seja: gera-se um quadro neural, gerar uma ideia.
A intenção de toda copy é fazer o público enxergar um único ponto, ao invés de muitas variáveis.
Geramos quadros neurais através de diversos mecanismos: contamos histórias, exploramos dor e felicidade e usamos provas sociais
Mayara Basilio
Só é possível vender algo se tivermos resultados e testemunhos. Pessoas se conectam com pessoas.
Copywriting é relacionamento
Existem técnicas sobre como se relacionar com o público-alvo da copy. Primeiro é preciso entender a dor do seu público. O segundo passo é criar conexão com base na pesquisa. Essa conexão vai lhe levar a gerar conteúdos que respondam à dor, tendo mais efetividade e resultados.
Palestra 4 – Os desafios da reportagem na prática (Luiz Fara Monteiro)
Luiz Fara mostrou como funciona o processo de construção de uma reportagem. Desde como coletar, investigar e transmitir informações verídicas ao público, e transformar grandes experiências em coberturas marcantes. Fara ainda comentou como o telejornalismo tem se adaptado mediante o crescimento das redes sociais.
“Aquilo que é fácil, todos fazem. Por isso é necessário potencializar o que fazemos, tendo objetividade e foco. Quando se tem paixão pelo que se faz, tudo coopera. Jornalismo é acesso e percepção!“, disse Luiz Fara Monteiro.
Fotografia na prática (Léo Bark)
Léo mostrou como composição e profundidade de campo podem ajudar a fazer fotos impactantes, além de ensinar a fazer ajustes no obturador, diafragma e ISO para melhor exposição de fotografias nos cultos e eventos.
“Sempre faça como se estivesse fazendo para Deus. Para tudo que vamos fazer, a dedicação intencional é a chave. O próximo passo somente será dado quando decidirmos! Qual é a sua bagagem? Tudo que vivemos e viveremos tem significado. Tudo que consumimos faz diferença para o resultado de entrega criativa“, disse Léo.
O grande poder dos pequenos vídeos (André Dias)
André mostrou o mindset por trás dos vídeos curtos que são tendência e dominaram as mídias sociais (Tiktok, Reels e Shorts). Ele ensinou técnicas e indicou ferramentas para fazer o algoritmo priorizar a entrega de conteúdo usando apenas o celular.
“Existe um tempo no céu para cada coisa. Existe uma sinergia no momento em que estamos vivendo. Para não perder o timing, precisamos entender a linguagem da comunicação“, disse.
Melhores práticas: Criatividade, Organização, Iluminação, Ângulos, Movimento, Transição, Áudio. Ferramentas: Prequel, Inshot, Capcut, Canva, Tokboard.com, Tagsfinder.com, Answerthepublic.com
Comunicação e Conexão – Lavando a roupa suja entre comunicadores de mídia (Dani Prata)
No momento em que vivemos, percebemos um excesso de informações e distrações. Mas será que estamos verdadeiramente conectados?
Todo conflito é uma oportunidade para resolver relacionamentos e crescer
Dani Prata
O Salmo 34:12-13 fala da nossa comunicação, e nos fala de que guardar a língua do mal é a chave para amar a vida e viver dias felizes.
Comunicar não é só falar, e vai bem além das informações. Muitos se comunicam, mas poucos se conectam. Há poder nas palavras! Em Provérbios 13:2-3 fala sobre como a nossa má comunicação pode destruir ou construir nossos relacionamentos.
Na vida somos eternos aprendizes, mas somos mestres naquilo que já vencemos
Precisamos nos comunicar em um mundo que mudou. Todavia temos os mesmos sentimentos!
É preciso discernir a comunicação. O princípio da criação, temos a comunicação. Deus é relacional e comunicador. Precisamos cuidar do nosso jardim, que é o nosso coração. Provérbios 4:23 fala sobre o zelo em guardarmos o nosso coração.
Em provérbios 10 fala que a boca dos justos é manancial de vida.
Temos diversas ferramentas comunicacionais que podemos utilizar. A primeira delas é o feedback, o retorno da informação. A comunicação é a chave para uma vida plena em Cristo. A nossa conexão com Deus é a chave de toda comunicação!
Imagine, crie e materialize!
Confira o highlights dessa edição
- Todo o conteúdo da segunda edição do Creative Workshop estará disponível na plataforma de streaming CN PLAY.
- Caso você queira integrar ao nosso time de voluntários na Comunicação da CN, nas frentes de: Copywriting, Fotografia, Filmagem e Mídia, preencha o formulário no site CNCREATIVE.COM.BR
- Fique por dentro desse movimento e receba todas as novidades através do canal no Telegram ou pelo Instagram da Agência Linkar
por Ana Seligmann
edição Tiago da Silva