Joel 2:28 diz que Deus derramou o Seu Espírito sobre toda carne. Somos programados para ouvir e sentir a voz de Deus. Toda profecia precisa ser julgada e examinada.
O simples fato de alguém ser profeta não pode ser uma “carta branca” para que a profecia não seja julgada. Nossa responsabilidade é julgar toda profecia.
1 Tessalonicenses 5:20-21 diz que devemos examinar cuidadosamente toda profecia, retendo cuidadosamente aquilo que é bom.
Temos a responsabilidade como receptores da palavra
Não ignore a profecia por medo. Não despreze a profecia porque ela não faz sentido. Escute as palavras e retenha o que é bom. O mais interessante nessa passagem é que podemos receber uma palavra que não seja completamente boa.
A responsabilidade está no receptor da palavra para julgar. Maturidade não está em entregar uma palavra, mas sim em sua rapidez em receber aquilo que vem da parte de Deus.
No Novo Testamento, estamos percebendo a palavra de Deus, pois temos o Espírito Santo dentro de nós, o que é diferente do Velho Testamento. O espírito de profecia estava falado no Velho Testamento; já na nova aliança, o que vem sobre nós é o dom de profecia.
1Co 14:29 traz que, numa troca profética, quem recebe a palavra é tão importante quanto a pessoa que entrega a palavra. Em primeiro lugar, devemos julgar a fonte da profecia. Deus é incapaz de mentir, então quando Ele fala, devemos procurar a voz de Deus naquilo que está sendo liberado.
Se você recebe uma palavra profética e ela não é de boa procedência, devemos simplesmente descartá-la. Temos responsabilidade como receptores para permitir que aqueles que entregam a palavra amadureçam, mesmo quando erram.
1Co 13:9 diz que conhecemos em parte e profetizamos em parte. Ninguém tem a imagem completa de tudo. Deus ama fazer as coisas em comunidade.
Quer que recebamos de outros, pois somos um corpo.
Quatro diretrizes de como julgar profecias:
1 – A palavra recebida não pode contradizer o caráter e a natureza de Deus.
2 – A palavra nunca irá contradizer a palavra escrita de Deus, as Escrituras.
3 – A palavra liberada sempre irá ressoar em nosso espírito.
4- Julgar em comunidade, principalmente quando se trata de direções e orientações.
Quando somos partes de uma comunidade profética, precisamos de líderes e mentores que nos auxiliem a discernir. Julgar palavras direcionais é sempre feito com auxílio de liderança, para que não haja confusão.
Toda palavra profética recebida é um convite para uma conversa mais profunda com Deus. Não podemos aceitar automaticamente as palavras recebidas, colocando-as imediatamente em nossas circunstâncias. A profecia não é apenas para líderes ou para um grupo específico; é para todo aquele que crê.
A responsabilidade de ativar esse dom é individual. Não é algo que você pode trabalhar e receber como recompensa ou por merecimento; é recebido em amor. Tudo o que você quer receber, precisa entregar. Profecia é sempre sobre outra pessoa. Sua habilidade em profetizar não quer dizer que você é um profeta, mas que você é um crente. O dom é para aquele que crê. Você está programado para ouvir a voz de Deus.
A intimidade determina o quão rápido você responde à voz de Deus, pois a profecia é um dom.
Chaves para receber o dom de profecia:
1 – Deseje profetizar. Não há obstáculos que Deus queira pôr para que possamos receber o dom de profecia. Temos que pedir pelo dom de profecia e por sua ativação.
2 – Batismo do Espírito Santo
3 – Impartição ou transferência de unção. A Impartição é como o airdrop celestial. A Graça é o poder operacional da profecia. A Graça é a habilidade de Deus para fazer cumprir uma Palavra do céu na terra. A Graça de um rei foi liberada na vida de Davi através da palavra profética liberada pela unção de Samuel sobre ele, ainda quando criança.
Analogia do chá: a água sempre é o Espírito Santo. O sabor dos chás faz com que haja sabores diferentes, a partir de diferentes chás. O tamanho da nossa fé define ainda aquilo que viveremos. Podemos nos achegar a Deus com pequenas ou grandes porções, nos posicionando para aquilo que Deus já falou. Não importa o quão boa a palavra é; independente disso, a nossa fé precisa estar atrelada ao cumprimento da promessa.
Atualmente, você está se movendo na velocidade da sua obediência.
O dom de profecia precisa ser exercitado. O dom pode ser treinado, exercitado de maneira vigorosa. Como podemos exercitar o dom profético:
1 – Comece a se ativar
2 – Treine o dom profético
3 – Procure escolas de treinamento
por Ana Seligmann/CNConteúdo