- E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi.
- E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.
- Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.
- E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba.
- Mas, tendo eles saído, divulgaram a sua fama por toda aquela terra.
- E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado.
- E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel.
- Mas os fariseus diziam: Ele expulsa os demônios pelo príncipe dos demônios. Mateus 9:27-34
Mateus, um dos doze apóstolos escolhidos, nem sempre foi um homem de fé. Como cobrador de impostos, era tido por usurpador. Essas pessoas eram consideradas pecadoras, assim como Zaqueu, pois estipulavam o próprio salário, a partir das cobranças que realizavam. Tornavam a vida das pessoas mais pesada.
Mas, apesar de tudo, Jesus chamou Mateus para segui-lo, usando uma expressão, que poderia ser traduzido por um convite de honra. Ele viu em Mateus um verdadeiro discípulo, viu o que ninguém mais enxergava.
Deus nos manda orar pelos nossos inimigos, porque Ele enxerga além do que podemos ver
Filipe Otoni
Lembra de como Saulo se comportava, antes da sua conversão? Mas, quando ele teve um encontro com o Senhor, tornou-se o maior evangelista do seu tempo.
Jesus não nos chamou baseado naquilo que nós vemos ou pensamos de nós, mas de acordo com o que Ele viu e pensa a nosso respeito
Filipe Otoni
Então, Mateus deixou tudo e seguiu para uma nova vida com Cristo. Quando Mateus chamou Jesus para ir à sua casa, Ele estava abrindo a sua vida, para que Jesus entrasse. O evangelho de Mateus é o registro daquilo que Ele viveu. Convide Jesus para cear e compartilhe sua fé com outras pessoas. Só quem anda com Cristo, tem testemunho para contar. Nossos filhos precisam saber das nossas experiências e da nossa intimidade com Jesus. Então, ande com Ele, leve-o para a sua casa, assim, você terá histórias extraordinárias para contar.
Isso ocorreu com Mateus e ele viu o poder de Deus em manifestação. Presenciou a cura de dois cegos, a cura da mulher do fluxo de sangue, além da ressurreição da filha de Jairo.
- E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi. Mateus 9:27
Esses dois cegos, deveriam saber dos outros milagres que Jesus havia realizado. O que eles ouviram acerca de Jesus, fez com que acreditassem em seu poder. A Palavra diz que eles clamaram! Nós apenas clamamos porque acreditamos na possibilidade de resposta. Sim, existe algo digno de ser imitado nesses homens!
Determinação
Em primeiro lugar, eles estavam determinados. Seja determinado para ver o seu milagre, pois Deus está atento ao seu clamor.
O clamor denota algo urgente
Quem tem urgência não permanece calmo e parado. Clamar é suplicar com determinação, energia e emoção. Eles estavam sedentos pela cura, então, não ficaram estagnados, mas colocaram-se em movimento.
Nunca desista, continue sempre, porque Deus não te chamou para a estagnação
Filipe Otoni
Aqueles homens esforçaram-se para alcançar o que consideravam ser importante. O grau de importância do nosso clamor, vai demandar determinada energia.
Apesar dos muitos motivos que os cegos tinham para reclamar, eles se movimentaram, fazendo algo por aquilo que acreditavam. Vamos nos movimentar, porque somos daqueles que fazem as coisas acontecerem.
Não basta concordar com o que Jesus pode fazer
É preciso tomar uma posição, pôr-se em movimento. Deus não tarda em cumprir a sua promessa. Até onde você está disposto a ir? Determine-se, mude a sua realidade, reverta o histórico de maldição da sua família. Que tipo de experiência você quer ter, qual testemunho você quer dar?
Vale ressaltar que essa poderia ser a única oportunidade desses homens. Eles não sabiam se Jesus passaria por ali novamente. Assim como os cegos foram despertados, a área parada da sua vida está recebendo um despertamento, para novas oportunidades. Não as perca.
Perseverança
Mas, a determinação gera perseverança. Se somos determinados, nós perseveramos. Jesus falou sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer. Por serem assim, os cegos foram perseverantes e seguiram Jesus. Apesar de não conseguirem enxergar, seus ouvidos estavam atentos.
Quanto você está disposto a se esforçar, para não ficar distante de Jesus?
Jesus sabia o que aqueles cegos queriam, pois eles estavam com seus objetivos fixos. Logo, Jesus vira uma chave, indagando: Vocês creem que sou capaz de fazer isso? Veja que no caso de Bartimeu, Ele perguntou: O que você quer que eu te faça? Jesus parou para atender Bartimeu, mas demorou para receber aqueles dois cegos. Porque Deus age de forma distinta, diante de pessoas diferentes, que carregam o mesmo problema? Será que a razão dos dois cegos não terem sido atendidos imediatamente, foi para que eles se colocassem em movimento?
Saia do comodismo, pois a comodidade provoca cegueira
Filipe Otoni
Responda para Jesus: Você crê que eu posso fazer isso?
Por vezes, Jesus disse: seja feito conforme a sua fé. Desta vez, Jesus quis conhecer o nível de fé existente. Aqueles que se aproximam de Deus, devem crer que Ele existe e que é galardoador daqueles que o buscam.
A pergunta foi: Você crê que eu posso fazer isso? Talvez essa seja a pergunta que Jesus está fazendo aqui. Ei, você crê que eu posso fazer isso?
A fé sempre será o início de grandes realizações.
Filipe Otoni
Apresente as suas necessidades
Apresente aquilo que tem tirado a sua paz e responda a pergunta: Você crê que eu posso fazer isso? Jesus quer manifestar o seu poder, quer curar o seu corpo, prosperar a sua empresa, restaurar o seu relacionamento. Ele quer que você conte os bons e grandes testemunhos, mas você precisa liberar a sua fé.
Qual tem sido a sua súplica? Esse é o assunto em questão. Você acredita que Ele pode fazer esse milagre?
Os cegos não podiam ver, mas quanto mais eles ouviam de Cristo, mais acreditavam. Apresente as suas demandas e depois responda se você crê que Ele é capaz.
Tenha uma companhia
Os dois cegos andavam juntos. Talvez você ainda não venceu esta área, porque tem andado sozinho. Andar com alguém nos fortalece para vencer. Tenha a quem prestar contas.
Jesus mandou os discípulos de dois em dois. Algumas curas só ocorrem quando estivermos com alguém, para lutar conosco.
Além disso, o Espírito do Senhor intercede por nós, com gemidos inexprimíveis, e nos ajuda em nossa fraqueza.
As pessoas dirão: nunca se viu nada assim! Seu testemunho aumentará a fé nas pessoas ao seu redor!
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Confira esta ministração também no Youtube: