A Pastora Karen Braz deu início à celebração da noite em que comemoramos o aniversário do ministério pastoral dos Bispos presidentes da Comunidade das Nações, Bispo JB Carvalho e Bispa Dirce Carvalho.
Chamando o estabelecimento do Reino de Deus, entregamos a honra e a glória a quem são devidas. O Pr. Júnior Neguebe nos conduziu em louvor, agradecendo a bondade de Deus, que se manifesta em todo o tempo.
Em tom profético, a cantora Aline Silva declarou que os reinos do mundo se rederam ao chão. O poder do nome de Jesus encheu o ambiente. A glória foi entregue em honra.
Bispo Fabrício Miguel
Após o louvor, o Bispo Fabrício Miguel conduziu a congregação a orar com intensidade, novamente exaltando o Senhor.
Como as pessoas podem se beneficiar do ministério pastoral? Perguntou o Bispo Fabrício. Em Jeremias 3:15 temos descrita a importância desse ministério pastoral. Precisamos entender que um pastor é um presente de Deus para nós. Os Bispos da Casa nos pastoreiam com ciência e com conhecimento, declarou. Celebro a Deus pela vida, por este pastoreio com ciência e sabedoria do alto.
O pastor é colocado como aquele que conduz o povo de um lugar para outro. O Bispo JB tem nos transportado a um lugar melhor ao longo desses anos. Ele olha para o futuro, gosta do que vê e corre para lá! Apenas quem caminha com ele percebe o quanto é generoso, amigo e preciso. Horamos a vida do Bispo JB, pela sua entrega e sua liderança, concluiu.
Pr. Coty
Em seguida, o Pr, Coty, amigo estimado do casal aniversariante, iniciou uma ministração dizendo: Falar das virtudes é difícil porque são muitas, mas, é fácil porque são extremamente evidentes, como, por exemplo, o senso de identidade/convicção. A bíblia fala de João Batista: que saístes a ver no deserto? Assim como quando olhamos para o João da bíblia, quando olho para a CN vejo uma identidade única. O Bispo JB anda no rastro do Espírito Santo. Ele carrega a erudição messiânica de Isaías e a realeza de Salomão.
Hoje vou trazer uma palavra de reflexão para os líderes presentes. Olho para o B. JB e vejo muitos líderes nele representados. Essa é uma igreja disruptiva, sempre está se reinventando.
Moisés ora para alcançar um coração sábio. Tiago alerta sobre a brevidade dos nossos dias, mas, Jesus eterniza a restauração da igreja e o seu impacto na terra. Ali, Ele assegura a redenção de todas as coisas. Jesus não aliviou a mensagem para os pastores das igrejas em apocalipse. A resposta das igrejas à essas cartas determinaria o futuro. Depois de 60 anos de igreja, ela precisava de um realinhamento.
ALGUNS TÓPICOS DAS ESTRUTURAS DAS IGREJAS DA ÁSIA
Lembrar os Feitos.
Os feitos estabelecem os fundamentos. São processos longos, que devem ser conduzidos por princípios corretos, a fim de gerar um caráter confiável. Isso incentiva intensidade, refina nosso dom, faz lembrar o nosso chamado, produz alegria e esperança. Reforça o grande valor que sempre precisa ser dado aos primeiros momentos. Deus fala a todas as igrejas: Eu conheço as tuas obras! As nossas obras são levadas em consideração diante de Deus, pois Ele é um Deus memorial.
Avaliar a história
Trata-se de uma conversa séria com a nossa consciência. Em dado momento precisamos avaliar o que foi feito de bom e de ruim. Isaías fala em restaurar os lugares antigamente assolados. Lidar com perdas, fracassos, cisões, memórias dolorosas, frustrações devem fazer parte e isso exige muita coragem e humildade. Alguns se perdem. Jacó ficou perdido até chegar no vale de Jaboque e ali ter uma experiência com Deus. Alguns extinguem a unção, como Saul. Em qual lugar o seu machado afundou? Avaliar a história trata-se de um propósito de reconciliação. À igreja de Tiatira, Deus diz: “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria”. Vemos que à cada igreja Deus aponta algo. Todas tiveram suas histórias avaliadas.
Amar a correção e corrigir o coração
Examine-se o homem a si mesmo, a Palavra fala. A única alternativa é a reconciliação. Se você precisa consertar algo, conserte. Não se cogita a possibilidade de se examinar, identificar algo e não tomar a ceia, mas, deve-se examinar, se reconciliar e tomar a ceia.
Alguns tentam prosseguir sem resolverem situações críticas. Um pequeno desvio no início reflete uma distância enorme lá na frente. É necessário retornar ao caminho e converter o coração. Tentar navegar com o barco ancorado exige esforço demais, por isso, muitos se esgotam. Cansaço é diferente de estresse. Lembra-te de onde caíste, caso contrário, a sua lâmpada irá se apagar. Então, não se ofenda com a correção, ao contrário, ame a correção.
Cultivar o caráter
Precisamos nos proteger, pois o caráter é a nossa musculatura moral. Construa a sua vida com ênfase na responsividade.
Projetar o futuro
Toda promessa no contexto das sete igrejas carrega a condição: Ao que vencer…
Deus nunca deixa de nos amar, mas, as suas promessas são condicionais. A cada igreja Deus promete algo. O futuro deve ser projetado com sensibilidade profética, senso de destino, inovação, entendendo a visão de forma profética e funcional, com princípios e estratégias.
Quais são os princípios que precisamos imutabilizar? Quando arquitetamos o futuro, de forma proposital e inteligente, temos o cuidado de calcular o preço. À igreja de Esmirna Deus aponta o alto preço que enfrentariam. Adversários sempre haverá. Olhe para Neemias e perceba a resistência. À igreja de Tiatira Jesus mostra o preço da verdade. À Laodiceia, o preço da prosperidade. Precisamos ser pessoas que estão dispostas a calcular o preço, como ocorreu com Paulo. Essa ciência nos prepara para o enfrentamento:
Tínhamos chegado há vários dias quando um profeta chamado Ágabo chegou da Judeia. Ele veio para perto de nós, tirou o cinto de Paulo e, amarrando seus próprios pés e mãos, disse:
—Assim diz o Espírito Santo: O dono deste cinto será amarrado desta maneira pelos judeus em Jerusalém e será entregue nas mãos dos que não são judeus. Quando ouvimos isto, tanto nós como os daquele lugar insistimos com Paulo para que ele não fosse para Jerusalém. Paulo, porém, disse:
—O que vocês pretendem chorando desse jeito e me entristecendo? Eu não só estou pronto para ser amarrado como também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Atos 21:10-13
Discernir o Tempo
O discernimento permite uma compreensão dinâmica do tempo espiritual. O coração sábio discerne o tempo e o modo. Pai, é chegada a hora, disse Jesus. Os discípulos se dispersaram porque não entenderam o momento, mas, quem entende o momento, consegue suportar melhor. Diante daquele entendimento, Jesus orou e a sua oração o sustentou para cumprir o propósito.
Embaixador de Israel
Depois desta incrível ministração do Pr. Coty, o embaixador de Israel no Brasil Daniel Zohar Zonshine trouxe uma palavra: Estar no Brasil como embaixador nesses tempos têm sido um desafio, mas, aqui na CN, nos sentimos em casa. Minha função é de alta responsabilidade. Tenho que me conectar com o povo de Israel e com o povo brasileiro.
Tenho uma amizade de verdade com o Bispo JB Carvalho e o seu conhecimento acerca de Israel nos uniu.
Esse amor por Israel é muito importante para nós.
Vamos juntos continuar promovendo boas relações entre Brasil e Israel.
Ministro André Mendonça
O Ministro André Mendonça também esteve presente e ressaltou: É muito bom voltar a esse espaço para celebrar.
Três aspectos posso destacar no senhor, Bispo JB:
Sabedoria. É mais do que inteligência ou conhecimento, mas, é fruto de um dom concedido por Deus.
Caráter. Pelo caráter, o senhor é leal a Deus, à igreja e aos amigos.
Coragem. Deus o fez um homem de coragem. Coragem para dar os passos que o Senhor deu até aqui. Essa coragem nos faz ir além dos nossos limites, vencer barreiras e ter autoconfiança. Para o cristão, essa autoconfiança é baseada em Deus.
Outros trinta anos virão e quero desafiá-lo. Relembramos os ritos e a história, mas, também, projetamos a história para frente. Gostaria que o senhor refizesse os votos do início da jornada, declarou. O que Deus será para este novo tempo? Busque o futuro, pois Deus já tem tudo preparado. Essa rendição que temos testemunhado se multiplique, se potencialize. Goze a plenitude do tempo que ainda virá!
Que Deus lhe multiplique a sabedoria, fortaleça o seu caráter e faça abundar a sua coragem na condução deste ministério.
Senador Carlos Viana
Representando o Congresso Nacional, o Senador Carlos Viana também trouxe uma palavra: Tenho como função o mandato e a presidência da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional brasileiro. Deixamos claros os nossos posicionamentos. Sabemos que as igrejas não são partidos políticos. Nosso poder vem de Deus e manifestamos a grandeza do evangelho.
Nós não seremos perseguidos, como muitos afirmam, porque, durante esses trinta anos, homens de Deus construíram suas casas sobre a rocha, que é Jesus. Tenham paz, pois Deus nos deu força e ocupamos um espaço que é nosso. Somos respeitados por isso.
Entregamos, em nome da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, uma placa, reconhecendo que o senhor, durante esses trinta anos, tem construído sobre a rocha.
Deputado Federal Gilvan Máximo
Agora, representando a Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados, o Deputado Gilvan Máximo declarou: O Bispo JB nos enche de orgulho. Que o Espírito Santo o fortaleça a cada dia. Entregamos essa placa em nome de todos os Deputados da FPE, em especial o Deputado Eli Borges, presidente da Frente, muito gratos por esse Ministério.
Bispa Dirce
A Bispa Dirce agradeceu a presença de todos e destacou uma qualidade do Bispo JB: A capacidade de esticar pessoas. Ele é incansável, crendo sempre que o ser humano pode produzir além, declarou. Ele sempre extrai algo melhor de cada um. Quem está próximo dele, tem que ser um aprendiz.
Pr. Marinho Sena
O Pastor Márcio Marinho foi quem batizou o Bispo JB Carvalho nas águas e, também, o introduziu no Ministério. Logo, agradeceu pela resiliência e esse poder para esticar as pessoas. Concluiu chamando a congregação a liberar uma palavra profética.
Bispo JB Carvalho
Ao final deste culto, o Bispo JB Carvalho assumiu a palavra, dizendo: Cada empresa pode crescer ou empacar por causa da atualização ou a falta dela por parte do líder. Este pode impedir o desenvolvimento dos seus liderados. Voltai para a rocha da onde foram cortados, foi a palavra que recebi. Minha atualização é voltar ao mesmo espírito de busca inicial. Tive uma experiência forte de intercessão e entendo que tempos difíceis exigem pessoas fortes.
O meu chamado é para todos. Vamos voltar ao quarto para orar, vamos ficar alegres em jejuar. Estou faminto por Deus, pois quero viver mais 30 anos de avivamento.
Transforme a dor em uma história, transforme o sofrimento em uma mensagem. Eu encontrei minha identidade desde o início. Aprendi a lutar por algo até encontrar respostas. Aprendi a queimar as pontes com o passado e andar para frente.
Chorarão por aqueles a quem traspassaram, diz a Palavra. Virá um espírito de intercessão para nos possuir. Subir é o nosso chamado.
Daniel, sozinho, fez as placas tectônicas do céu se mexerem. Fez a profecia se materializar.
Chegou o tempo de provocarmos as estruturas celestes, promovendo a agenda do céu na terra e manifestando o cumprimento da promessa.
por Vanessa Ribeiro/CN Conteúdo