O mesmo Deus que te sustentou no passado é o mesmo Deus que irá te sustentar novamente. Então, não pare de lutar, concluiu.
Como preletor da penúltima ministração da noite, o Pastor Coty, amigo da Casa, iniciou sua fala trazendo o texto de Lamentações 4:
1 Como se escureceu o ouro! Como se mudou o ouro puro e bom! Como estão espalhadas as pedras do santuário sobre cada rua!
2 Os preciosos filhos de Sião, avaliados a puro ouro, como são agora reputados por vasos de barro, obra das mãos do oleiro!
Prosseguindo na ministração, o pastor explicou que esse texto retrata uma crise moral, que levou o povo para o cativeiro.
Iniciou, então, com algumas considerações:
É necessário nascer de novo. O paradigma é transformar pessoas espiritualmente mortas em pessoas espiritualmente vivas.
Nós não fazemos a obra de Deus, mas somos a sua obra. Estamos em constante construção, em renovação. Esta é a lei do processo.
Jesus nos alerta sobre um equívoco: Deus não coloca vinho novo em odres velhos. No processo de fermentação, esse odre velho, essa alma ferida, a identidade deformada, as manias religiosas que negam a eficácia da vida espiritual genuína, irá romper com o vinho novo.
Se Jesus disse isso é porque muitos ainda insistem nesse erro.
Veja: Unção sem caráter é o desperdício da tarefa.
Devemos enxergar o futuro pelo agora. Nossas escolhas determinam o nosso futuro. Suas escolhas não podem colocar em xeque o seu caráter.
O caráter de Deus em nós é o principal ponto na vida e no ministério cristão. Você consegue acreditar em alguém sem caráter? Não existe confiança sem manifestação de caráter.
Caráter é a nossa musculatura moral. Trata-se da determinação espiritual sobre a inclinação carnal.
Escolha e destino são inseparáveis.
O caráter se manifesta em grandes momentos, mas se treina nos pequenos.
O verdadeiro caráter se manifesta nos momentos das provas e das tentações. Ao recebermos poder, por exemplo, revelamos nosso caráter. Como reagimos quando não estamos sendo vigiados?
O ato profundo de adoração da mulher do vaso de alabastro expôs o caráter de Judas. Ananias e Safira também foram expostos em momento de prova.
Tiago fala sobre as pessoas de duplo ânimo, mas, em determinado ponto, tudo se revela.
Tenha a consciência da presença espiritual. Ninguém nunca está espiritualmente sozinho. Calvino fala que os céus estão nos assistindo. Sim, somos um espetáculo para os anjos.
Abaixo podemos identificar aquilo que NÃO É caráter:
Temperamento – esse é a nossa pré-disposição temperamental, emocional;
Personalidade – é como nos apresentamos aos outros. Essa é uma máscara social;
Boa reputação – essa é a forma como somos conhecidos pelos outros. Caráter é o que somos, mas a reputação fala sobre o que as pessoas pensam de nós;
Carisma – a forma como impressionamos com as nossas habilidades;
Conversão – o novo nascimento é um grande passo espiritual, mas pequeno quando em direção ao caráter;
Eloquência – trata-se da nossa capacidade de oratória. Muitos não estão comprometidos a viver o que pregam. O conhecimento, quando apresentado com eloquência, pode até convencer, mas não é suficiente;
Dons espirituais – a manifestação de dons, apesar de atrair a atenção de muitos, não revela o caráter das pessoas.
Crescimento ministerial – não podemos medir o caráter de uma pessoa pelo crescimento do seu ministério;
Perfeição – todos pecamos, mas aquele que tem caráter evita o erro, reconhece quando erra e repara, quando possível. Lembra de Zaqueu?
Fraqueza é uma área de predisposição ao pecado que, geralmente, ocorre quando nos distanciamos de Deus. Pode decorrer de um alto nível de estresse, de um ativismo muito grande, de uma vida precária com Deus. Quantos fazem a obra de Deus sem o Deus da obra!
Atenção à frustração. Aprenda a não demorar nela. Liberte-se rapidamente para não crescer e nem se transformar em amargura.
O sucesso também pode ser uma armadilha. Cuidado.
Esses são momentos que exigem vigilância.
Olhamos para a bíblia e podemos perceber as fraquezas de grandes homens de Deus. Eles foram restaurados, mas pagaram altos preços.
Ei, Deus não tem problemas em usar as pessoas que falham.
Trata-se de cativeiros espirituais. Alguns parecem estar em lugar de sequestro moral. Esses cedem a áreas fracas, optam por não reagir e vivem em um ciclo – pecando e confessando o pecado. Isso pode estar vinculado a manias de compulsão ou fuga.
São pessoas rebeldes, que sempre estão acompanhados de amargura, como Caim e Saul. Eles não mantêm uma vida oculta pecaminosa. Apenas escolhem endurecer. É a junção de uma fraqueza moral e a intenção aberta para violar os princípios divinos. Pode ser uma vingança, um sentimento de inferioridade. Pode ser o medo de perder o controle sobre as situações.
Essa pode ser uma das piores falhas do caráter. Talvez seja um processo de “desconversão”. A pessoa acrescenta rebelião à sua dissimulação. A lisonja denuncia uma manipulação rebelde. Negação crônica, não admite ou admite apenas para obter vantagens. Aplica a comparação, colocando como referência o mau comportamento de outros.
Muitos entraram por esse caminho. De todas as debilidades, essa é a mais perigosa. Jesus usou o fermento dos fariseus e de Herodes para fazer essa comparação.
Trata-se da alma viciada na passividade e na autopiedade. Ela desenvolve uma introspecção crônica, vinculando a problemas de aceitação.
Temos que ter uma mente positiva acerca do futuro, mas precisamos esclarecer quais são as suas prerrogativas.
Dificuldade com transparência, fuga das oportunidades de tratamento. A pessoa dissimula, mente, foge. O ajudador não pode querer a cura de alguém mais do que o doente. O doente precisa estar consciente da sua necessidade e desejar sua cura mais do que ninguém.
Uma consciência cauterizada acaba brincando com o sagrado. Trata-se da inversão de valores. Pessoas que resistiram o amor à verdade, insistindo no erro, ficaram assim.
Passos para a Restauração de um Caráter Ferido
Todos estamos crescendo. Nesse processo, precisamos de outros que nos ajudem a nos enxergar.
Sofrimento construtivo. Esse passo traz purificação. Somos herdeiros do sofrimento de Cristo. No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo! A bíblia associa o sofrimento à transformação do caráter.
Cura das feridas emocionais – o maior gigante que o homem irá enfrentar é ele mesmo. Falamos da fragmentação da alma, as injustiças, as dores e saldos de amarguras. Toda rejeição é uma falsa profecia, que precisa julgada. Ninguém pode te ferir sem o seu consentimento;
Escolhas certas mediante as provas. As provações revelam lugares que precisam ser curados. As fraquezas são potencializadas nesse momento e, aqui, se exige uma obediência completa. A palavra “decidir” vem de “cidir” que é matar… Matar as demais possibilidades. é a escolha de obedecer.
Amizades profundas e mentoriamento. Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. A prestação de contas está no nível mais elevado de liderança. Todo relacionamento envolve riscos, mas, nela, desenvolvemos habilidades e um coração perdoador. A perfeição se desenvolve na liderança
Atitudes radicais – esse é o poder da restituição. Não é apenas pedir perdão, mas reparar o dano que você causou. A perseverança é a matéria-prima do caráter. Sim, a lei da imunidade está na perseverança.
Pastor Coty concluiu sua ministração com uma profunda declaração:
O seu caráter precisa ser maior do que o seu sucesso porque, senão, você será a vítima do seu próprio sucesso. Pr. Coty
por Thaline Sales/CNConteúdo