Regozije-se no Senhor e glorifique o Seu Nome!
Nome de Deus
Cada nome de Deus nas Escrituras revela Seu caráter, suas qualidades e alguma atividade pela qual Ele quer ser conhecido. Todos os nomes de Deus representam algum atributo que Ele tem.
Nomes definem a natureza de Deus! Como Yahweh, que é a expressão do Deus auto-existente ou eterno, que existe por si só. Também como Yahweh Jiré (O Deus da minha provisão), Yahweh Nissi (O Senhor da minha bandeira), Yahweh Rafá (O Senhor que me sara), Yahweh Shallom ( O Deus da minha paz), Yahweh Shamah (O Deus que está presente), Yahweh Tsidquenu (O Deus da minha justiça), Yahweh Tsbaó (O Senhor dos Exércitos), Jesus, o Salvador, e Cristo, o Ungido.
El Shaddai, o mais que o suficiente, mostra que faz parte do caráter de Deus a abundância, a fartura e a prosperidade. Você não tem um Deus Pai miserável, mas um Deus abundante: El Shaddai é o que multiplica!
Em Genesis 17: 1-6, vemos que: “quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso (EL SHADDAI); anda na minha presença e sê perfeito. ²Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. ³Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: ⁴Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. ⁵Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí. ⁶Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti.”
Quando Ele promete algo, Ele derrama: Derramarei do meu Espírito! Isso é El Shaddai: O mais que o suficiente! O mais que o bastante! Ele quer te encher de uma maneira que não falte! Ele quer te fazer perfeito nEle, e ser perfeito não é a ausência de defeito, mas é ser completo, ser maduro, ser alguém que floresceu, em constante desenvolvimento e plenitude.
É preciso subir a frequência e aumentar o nível da fé
Para andar na Presença e Deus e ser perfeito, é preciso subir a frequência, aumentando o nível de fé. Ser santo é Hagaio: aquele que é consagrado para o uso exclusivo, de dedicação exclusiva. No Senhor tudo existe e sem Ele nada subsiste, nEle, para Ele e por meio dEle são todas as coisas, a Ele seja a glória!
Ele é o Preservador
A Palavra declara que Ele é autor e preservador: o Senhor enviou José ao Egito antes mesmo da fome vir, Ele se antecipou! Deus tem uma solução antes mesmo do problema surgir! Já havia um Cordeiro morto antes da fundação do mundo! Em Jó 34:14-15, vemos que: “se Deus pensasse apenas em si mesmo
E para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó.”
É Ele quem nos energiza, quem sustenta toda a vida. Ele mantém os corações latejando, o sangue correndo, a fotossíntese dos vegetais, as órbitas planetárias, El Shaddai é quem mantém toda a vida!
El Shaddai vem de Shadde (Seio): Ele alimenta em si toda a vida. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem dEle, e nada temos que dos céus não nos seja dado! É Ele quem dá a chuva e faz nascer o sol. O Senhor não apenas criou, mas continua mantendo, renovando e criando dentro da criação.
Ele é também o Provedor
Ele providencia suprimento e provisão para sua criação:
- Tu fazes rebentar fontes no vale, cujas águas correm entre os montes;
¹¹ dão de beber a todos os animais do campo; os jumentos selvagens matam a sua sede.
¹² Junto delas têm as aves do céu o seu pouso e, por entre a ramagem, desferem o seu canto.
¹³ Do alto de tua morada, regas os montes; a terra farta-se do fruto de tuas obras.
¹⁴ Fazes crescer a relva para os animais e as plantas, para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão,¹⁵ o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o alimento, que lhe sustém as forças.¹⁶ Avigoram-se as árvores do Senhor e os cedros do Líbano que ele plantou,¹⁷ em que as aves fazem seus ninhos; quanto à cegonha, a sua casa é nos ciprestes.¹⁸ Os altos montes são das cabras montesinhas, e as rochas, o refúgio dos arganazes.¹⁹ Fez a lua para marcar o tempo; o sol conhece a hora do seu ocaso.²⁰ Dispões as trevas, e vem a noite, na qual vagueiam os animais da selva.²¹ Os leõezinhos rugem pela presa e buscam de Deus o sustento;²² em vindo o sol, eles se recolhem e se acomodam nos seus covis.²³ Sai o homem para o seu trabalho e para o seu encargo até à tarde.²⁴ Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.²⁵ Eis o mar vasto, imenso, no qual se movem seres sem conta, animais pequenos e grandes.²⁶ Por ele transitam os navios e o monstro marinho que formaste para nele folgar.²⁷ Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo.²⁸ Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens.²⁹ Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó.³⁰ Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra. (Salmos 104:10-30)
A Harmonia, ordem e consonância de todo o universo é obra do Espírito de El Shaddai! O Senhor é o Sustentador: aquele que toma em Sua mão forte. Não é atlas quem segura o planeta nas costas, pois El Shaddai faz isso com seu dedo mínimo! Shadah vem de derramar, e Ele dá de maneira rica e abundante, Ele é o Deus de toda suficiência, de modo que as eiras se enchem de trigo e os lagares transbordem de óleo e vinho.
A questão sempre foi: a quem agradecer?
O ateu não possui ninguém para agradecer, a não ser a ele mesmo, já o pagão agradece à pessoa errada. A batalha, afinal é por adoração. Desde os primórdios da humanidade temos uma batalha entre a adoração de Deus e da deusa, em que os pagãos acreditavam que a deusa mãe era o todo, onde tudo que existia fazia parte dela. No entanto, sabemos bem que somente Deus é o Senhor! E a Ele agradeceremos! Entoe uma canção de ações de graças, um agradecimento musical, uma celebração pela colheita abundante, um voto pelo livramento, pela cura, pela libertação e pela vida: “¹²Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?¹³ Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor.¹⁴ Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo.” (Salmos 116:12-14) O voto consistia em uma oferta de ações de graças por um livramento ou uma benção. Era um sacrifício para realçar o pedido de perdão ou cura como também para agradecer pelas orações atendidas. Quando Israel fazia petições ao Senhor, com frequência elas eram acompanhadas de sacrifícios.
Gratidão
A senha de acesso é a gratidão e, para entrar pelas portas do Santo dos Santos, ela é essencial: “Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome” (Sl 100:4) O Senhor está atrás de corações gratos, de modo que precisamos viver com uma atitude de contentamento. “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5:18).
O Pai procura por verdadeiros adoradores, e filhos gratos, procura por aqueles que o agradecem pela intimidade e comunhão, por aqueles que correspondam ao chamado feito por Ele. Portanto, regozije-se no Senhor, santifique-se e alegre-se nEle, entre na Presença dEle com ações de graça, e o agradeça pelos seus poderosos e tremendos feitos na terra, e pela abundante colheita. Seja grato!
por Guilherme Mariano/CNConteúdo
Assista esta ministração no Youtube