1 Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;
2 Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. 3 E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
4 Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes já se ajuntaram, e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado.
5 Então o verás, e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas dos gentios virão a ti.
Isaías 60:1,5
O avivamento é mais do que expressões carismáticas de dons, habilidades ou adorações extravagantes; ele é mais do que reuniões onde experimentamos a presença de Deus. O avivamento é quando a luz sai das quatro paredes da igreja e brilha na sociedade onde há escuridão. Ele deve transbordar no nosso meio e invadir a sociedade. As Escrituras dizem que, se você crer, do seu interior fluirão rios de águas vivas. O rio transborda e sai rumo às ruas, praças, repartições públicas, escolas; ele vai alcançando toda a sociedade e curando tudo o que toca. Isso é o que a igreja deve ser: esse lugar que transborda, onde a bênção e o Espírito nos enchem, e essa experiência não deve ficar confinada à religião. Essa atmosfera precisa sair do domingo e alcançar a semana inteira, não pode se limitar à geografia dos templos; ela deve te acompanhar onde você pisar. Você deve fazer do lugar onde está um ambiente em que Deus toca o mundo, sendo um agente transformador que produz mudança onde chega. Esse é o papel do cristão.
Avivamento é quando a luz atinge o ambiente moral da comunidade, da nação. Ouvimos falar de lugares onde os índices de cristãos são altos, mas os índices de criminalidade permanecem os mesmos, a corrupção e a miséria continuam. Esse não é o evangelho de Jesus. O evangelho de Jesus promove uma transformação real, quebrando a imoralidade sexual, o espírito de miséria e a perversão dos corações dos homens. Alguns cristãos ainda precisam de uma experiência real com Jesus.
O avivamento lida com as injustiças e cura as feridas da sociedade. Lembre-se de John Knox, Calvino, Lutero, Wesley. Vimos uma reforma que não somente tocou pessoas, mas tocou nações. Países inteiros foram tocados pela chama do avivamento. O verdadeiro avivamento muda a maneira como trabalhamos, estudamos, nos comportamos, falamos, negociamos, como existimos!
O avivamento salvou a Inglaterra de uma revolução sangrenta, por meio de John Wesley. A Inglaterra, antes do avivamento, era assolada por pirataria, corrupção, tráfico escravagista, suborno, bebedeira, prostituição, pobreza. A verdade bíblica foi minada, e as escrituras fechadas. Mas a história mostra que, quando chegamos ao limite, o Senhor aparece. O que não for purificado pelo sangue de Jesus será purificado pelo fogo do juízo. Nesse caso, a Inglaterra foi visitada pelo fogo do avivamento. A escravidão foi abolida, e a corrupção também foi extinta por meio de uma legislação bem construída, servindo de modelo para outros países.
Na Alemanha, escolas foram abertas, a Bíblia foi traduzida para o idioma popular, e a sociedade foi impactada por uma moral elevada e princípios altos.
Nos EUA, quando eram as 13 colônias, um avivamento varreu a nação. Eles estavam à beira de serem destruídos pela corrupção moral, mas, num momento crítico, foram salvos por meio de um avivamento.
A história é cíclica, com ciclos que vão avançando. Há um desenvolvimento, uma inteligência por trás da história. O Cordeiro, que é digno de abrir o livro e desatar o selo, está conduzindo a história para seu ápice.
Acompanhamos o avivamento liderado por Jonathan Edwards, trazendo o princípio do governo interior — liderar-se, porque, quando temos pessoas desgovernadas em suas emoções e apetites carnais, temos um problema a ser resolvido.
Um avivamento pode iniciar a transformação de uma nação, mas, se ele não sair das quatro paredes da igreja, não afeta a nação. Algumas igrejas no Brasil vivem um avivamento, mas é necessário que esse movimento invada a sociedade.
Existem dois estágios para um avivamento chegar a uma nação: primeiro, devemos purificar o culto e a adoração. Depois, devemos reconstruir e purificar a nação e suas instituições. Não deve existir essa dicotomia que passou a existir após a Revolução Francesa, a ideia de que a cultura cristã não se mistura com os aspectos da sociedade, como política, economia, cultura, etc. Enquanto eles falam isso, inserem suas religiões políticas, como o marxismo cultural, o positivismo, o nazismo — tudo isso são religiões políticas. Por isso, a igreja deve brilhar lá fora, onde há escuridão. Se o mundo está escuro, é porque a luz se omitiu de brilhar. O estado de degradação da sociedade não significa presença de demônios, mas ausência da glória. Quando a glória não está, o inimigo chega e se sente confortável. Se a glória não está em sua casa, ela será habitada por outros seres. Eles não aguentam ficar em um lugar onde existe o fogo do Espírito, um lugar puro e santo.
Precisamos recolher o lixo e jogá-lo fora, ou seja, mudar a postura e o comportamento. Caso contrário, se o ambiente permanecer do mesmo jeito, haverá uma base legal para o inimigo permanecer.
Alguns avivamentos deram origem a instituições de caridade, como o Exército da Salvação e a Cruz Vermelha, que são instituições cristãs formadas a partir de um movimento espiritual que nasceu no coração de Deus e se manifestou no mundo. Mas, se as leis e as instituições políticas ficam intocadas, os movimentos espirituais impactam apenas uma geração.
Veja a Genebra de Calvino, quando toda a cidade aderiu à Reforma Protestante. Posteriormente, no período iluminista, eles construíram o templo da razão, da reflexão. Filósofos, que, ao invés de se moverem com o Espírito Santo, escolheram questionar as coisas do alto. O templo de Calvino se tornou um templo iluminista. Porque, após a morte de Calvino, não aconteceu uma sucessão apostólica ministerial, e o movimento que começou em Genebra e se espalhou por diversas nações se estagnou. Há muitos ministérios onde o candeeiro se moveu, onde foi retirada a luz. Algo que começa com o fogo de Deus se transforma em fogo estranho.
Há muitos ministérios onde o candeeiro se apaga. O brilho, a glória que existia, já não é mais percebido. O que começou com o fogo de Deus se tornou fogo estranho. O que se torna instrumento de bênção em uma geração se torna pedra de tropeço em outra.
Pessoas que sentem saudades de sua espiritualidade do passado estão doentes. O termômetro é o hoje. Você não tem mais busca, paixão, fôlego, chama, fogo na alma. O profeta Jeremias diz que, se o ímpio deixar a impiedade e começar a andar na justiça e na verdade, sua injustiça não será lembrada. E, se o justo deixar sua verdade e começar a entrar na iniquidade do pecado, a sua justiça não será lembrada. Não é como você começa, mas como você termina.
Reforma é o avivamento que entrou nas instituições, gerando novas leis, criando uma nova visão de mundo, assim como aconteceu na Inglaterra e na Escócia. A reforma saiu do âmbito religioso e entrou fortemente na sociedade.
John Knox, na Escócia, provocou um movimento espiritual tão poderoso que mudou a legislação de toda a nação. A reforma saiu do âmbito religioso e entrou fortemente na sociedade.
O avivamento de Charles Finney conta que, em Rochester, as prisões foram esvaziadas porque não aconteciam novos crimes. Os bares fecharam. Rochester foi considerada a cidade mais generosa da América, com a maior proporção de doações para os necessitados.
O avivamento lida com as injustiças e cura as feridas da sociedade.
O encontro com Jesus muda nossa vida, ou foi só um encontro com a religião?
A igreja do século XXI assumiu um estilo de vida consumista. Estamos atrás de satisfação instantânea, aderimos ao espírito do tempo e passamos a ver a igreja como um bem de consumo. As pessoas dão notas às pregações, avaliam o culto, sendo que o culto é destinado a Jesus. A Bíblia diz que nós somos a resposta.
Dispõe-te: A Igreja é uma Incubadora de Destinos
A igreja é uma incubadora de destinos, destinada a capacitar as pessoas a descobrir seus dons, talentos e um chamado para este mundo. A igreja é o plano A de Deus, não existe um plano B. Um avivamento profundo leva as pessoas a se arrependerem profundamente de seus pecados e deve trazer justiça e restituição. Não são a adoração e a intercessão que trarão a reforma, mas um encontro profundo com Deus.
Depois de um encontro com Deus, a pessoa começa a andar de maneira diferente.
Jesus não é apenas o Senhor do tempo, mas também da eternidade. Ele não é apenas o Senhor da sua vida, mas o da sua família, da sua alma, do seu dinheiro. Tomar a palavra de Deus como autoridade não é apenas para a igreja, mas para a nação. A palavra de Deus é a verdade sobre todas as esferas. A Bíblia não é apenas um livro para cultuar a Deus, mas também sobre relacionamento, sobre leis, juros, impostos, criação de filhos, código sanitário. A mensagem do evangelho ensina as pessoas como devem viver, qual é o estilo de vida de um cristão, viver como Jesus viveu. Viver segundo as escrituras é dizer aos banqueiros que não devem cobrar tantos juros. Ela fala sobre imigração, discurso de ódio, valorização da família, da educação, da dignidade humana e do trabalho duro. Um livro que pode ser aplicado em todos os âmbitos da sociedade. Esse tipo de sociedade apareceu após a reforma protestante.
Ensinar as pessoas a viver significa dizer que cada pessoa é importante, inclusive aquelas que ainda não nasceram. Cada indivíduo foi criado à imagem e semelhança de Deus, tornando cada um valioso. A dignidade humana nasce da fé cristã. A dignidade humana é o fato de que Deus se fez um de nós. Existe um homem assentado no trono do universo.
Deus se fez homem, foi como nós. Ele nos deu dignidade. Deus nos fez à Sua imagem e semelhança, e se pudéssemos recomeçar e construir tudo à luz da palavra, como seria o mundo? Como criaríamos os filhos, acolheríamos os refugiados, cuidaríamos dos doentes e órfãos, e enfrentaríamos as tribulações e tentações?
Como as famílias deveriam funcionar? Quais são as responsabilidades dos pais e das mães?
Estamos expandindo, estamos em modo de avançar. Se você está fazendo algo em desacordo com a palavra de Deus, é momento de fazer uma curva. Você só tem hoje para fazer isso.
É tempo de viver dias de refrigério, de confirmação das obras de suas mãos, dias em que a luz vai brilhar, e a glória do Senhor resplandecerá sobre nós.
Este ano não pode terminar sem que cada um de nós tenha uma experiência pessoal com Jesus. Faça um propósito de buscar a Deus, busque encontrar Sua face. Ele nos convida a uma intimidade, a um relacionamento. Faça deste tempo um tempo de busca: acorde de madrugada, peça a revelação do Espírito. E, com certeza, você mudará radicalmente, e as pessoas saberão que você esteve com Ele, pois você se tornará diferente na maneira de viver. Então, aceite o desafio de buscar todos os dias, e assim terá muitas histórias poderosas para contar, encontrando um novo estilo de viver que marcará sua geração. Prepare-se para viver os dias mais poderosos, pois a vida que merece ser vivida é a vida cheia do Espírito Santo.
Dispõe-te, resplandece: chegou o momento de brilhar.