Hoje é domingo de ressurreição e as bençãos que decorrem da ressurreição de Jesus são incontáveis. É frustrante morrer sem desfrutar tudo o que Jesus conquistou. Nós já fomos abençoados!
- ³ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Efésios 1:3
Jesus já nos abençoou, mas, nossa incapacidade de receber limita o nosso acesso.
Perceba que todos nós nascemos com um cérebro receptível ao recebimento. A expectativa de cuidado e suprimento é natural. Desde a infância nos sentimos merecedores ao ponto de acharmos que tudo é nosso. Meu filho de apenas cinco anos, disse o Bispo Fabrício, age como se tudo o que está disponível ao seu redor fosse para o seu uso. Claro que, conforme o tempo avança, isso precisa de certo calibre, mas nós perdemos tanto disso, à medida que crescemos, que pendemos para outro extremo. E isso é tão importante porque quase tudo no Reino de Deus tem a ver com a nossa capacidade de receber.
Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creem no seu nome, deu‑lhes a autoridade de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem pela vontade da carne, nem pela vontade de homem algum, mas nasceram de Deus. João 1:11-13
Quando Jesus esteve aqui, todos os que concederam abertura, puderam receber. O caráter de Deus é doador. A Palavra afirma que aos seus amados o Senhor dá enquanto dormem.
- Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Mateus 7:11
- Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32
Deus não é tomador, mas, doador e nós precisamos ativar a nossa capacidade de receber. Todos os dias há algo direcionado e acessível para nós. O nosso relacionamento com Deus é um relacionamento de duas pessoas que se amam. que trocam dádivas, presentes.
O seu dia deve ser um dia de interação. Deus concede acesso, graça, provisão, saúde, favor, perspectiva, visão nova, esclarecimento, uma ponte, uma graça para vivermos o que precisamos viver.
Então, procure interagir melhor. Lembra da parábola do filho pródigo? Muitos têm a síndrome do filho que ficou. Mas, veja o que o pai respondeu:
- E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; Lucas 15:31
Tudo é nosso, mas, quantas vezes, não conseguimos identificar o que está disponível! Não entrar na colheita, não acessar aquilo que já é nosso é algo tão frustrante!
Muitos sofrem solitários porque não acessam o amor. Quantas vezes nos sentimos fracos e não acessamos a força. Ei, a plenitude mental está disponível, a saúde perfeita também. A alegria está disponível a qualquer tempo.
O problema não é a circunstância desfavorável em si, mas, a falta de movimento para acessarmos o que está disponível. Você tem andado ansioso? Receba a dádiva da paz. A cada dia, identifique o que está disponível e aprenda a receber.
Certa vez. Jeremias chora, lamenta pela destruição de Jerusalém, mas, percebe que há algo disponível e declara:
- ²² As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Lamentações 3:22
Após a ressurreição de Jesus, durante quarenta dias, Ele andou entre os homens na terra. Estamos entrando em um período de quarenta dias de jejum e, neste período, Jesus andará no meio da sua igreja, concedendo acessos.
A Bíblia fala para buscarmos os melhores dons. Tenha uma disposição para receber.
- ¹⁷ E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. Lucas 14:17
Na parábola das bodas, Jesus fala que o reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho e enviou os seus servos a chamar os convidados. Estes, porém, não quiseram ir e começaram a apresentar desculpas. Quantas vezes pensamos que aquilo que estamos perseguindo é maior do que aquilo que está disponível por Deus para nós!
²³ E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
²⁴ Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia. Lucas 14:23,24
Tantos passam anos nos cultos da igreja e não conhecem a graça. Outros chegam e logo acessam tanto favor! A fome determina a medida. Ela precisa ser intensa. Quando achamos que não merecemos tamanha graça, estamos dizendo que Sua morte não foi suficiente. Então, estabelecemos uma distância entre nós e aquilo que Deus quer nos dar. Mas, a verdade é que a morte foi suficiente e nada pode nos separar do seu amor, a não ser nós mesmos.
A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce. Provérbios 27:7
Quando estamos fartos perdemos a sensibilidade da presença de Deus. Precisamos encontrar o lugar onde a nossa sede é despertada. Deus sempre recompensará aquele que deseja ardentemente a sua presença.
O que nos Atrapalha em Receber
Não recebemos o que não reconhecemos
Quando Jesus foi assunto ao céu, Ele disse:
- E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Advogado, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele vive convosco e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. João 14: 16 – 18
Os discípulos reconheceram o cumprimento dessa Palavra, como verificamos no livro de Atos 2. Viva a vitória de forma antecipada. Vista-se com seu destino. Comece a pensar como as pessoas do seu destino pensam. Não poderemos acessar aquilo que não conseguirmos reconhecer.
Não recebemos quando nos fechamos para receber.
Jacó, antes de se encontrar com seu irmão, enviou presentes para tornar sua recepção acessível. Tudo o que vem de Deus nos transforma. Quando Deus nos dá algo é extintivo nos movermos em gratidão. Somos reis e, entre os reis, a troca de presentes é natural. Existe a promoção pela honra. Deus quer nos dar tanto, a ponto de nos constranger. Pessoas que mudam por medo de perder, mudam apenas por um tempo determinado, mas, a dádiva constrangedora tem o potencial de promover uma mudança permanente. Como não sermos gratos diante de tanto amor, tanta entrega, tantas dádivas? Algo interessante: Deus esconde dádivas em pessoas com quem não temos tantas afinidades. Geralmente, pessoas mais difíceis possuem e designam presentes.
Não recebemos quando queremos proteger a nossa intimidade.
Os líderes do templo não queriam receber de Jesus, pois isso poderia comprometer a reputação e a função que exerciam.
Não recebemos quando nos sentimos indignos.
A punição autoimposta nos afasta do favor, mas, nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus. Nós somos filhos de Deus!
Não recebemos quando temos medo de perder o controle.
Quando recebemos de Deus, temos que abrir mão da nossa vontade. Temos que levantar a nossa vela e deixar o vento soprar o barco para onde quiser. Você pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. O que Deus tem planejado é muito maior, é mais poderoso.
Não recebemos porque somos orgulhosos.
Não deixe que o orgulho te mantenha distante.
- ⁷ Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido. 1 Coríntios 4:7
O nosso Pai tem desejo de nos abençoar. Quando começamos a receber de Deus, o nosso orgulho é quebrado. Você percebe que é Deus que te dá a saúde, as posses, o trabalho e a força. Tudo é Dele e para Ele. Por vezes, como a Sunamita, tardamos em receber porque determinamos por quem queremos receber. Neste caso, não podemos escolher porque Deus usa quem Ele quiser. O ser humano nunca se sentirá merecedor daquilo que não conquistou e, por isso, acabamos nos boicotando. Mas, quando identificamos a colheita e olhamos para a cruz, entendemos que não é por nossa causa, mas por decisão divina.
Apesar de você ser assim diferente, Deus decidiu fazer de você um espetáculo para o mundo. Não é por sua causa, mas pelo amor de Deus, pelo alto preço pago por você na cruz.
Deus está te empoderando, então, persiga as promessas. Mantenha o seu foco em Deus.
Para receber, esteja completamente presente e seja grato de forma instantânea. Aceite o fato de que Deus está trabalhando. Jesus veio para te dar vida em abundância;
- Sim, o SENHOR nos trará bênçãos, e a nossa terra dará a sua colheita. Salmos 85:12
A graça é um presente de Deus. A sua capacidade de suporte não será suficiente para recepcionar as abundâncias das dádivas de Deus. Enquanto o seu coração estiver disponível para receber, a graça continuará sendo derramada.
O céu foi aberto para receber Jesus e nunca mais se fechou. Neste momento, receba um coração totalmente receptível, receba um coração de filho.
Bispo JB Carvalho
Precisamos aprender a andar no favor, no “imerecimento”. O senso de indignidade pode atrapalhar, mas, estamos no dia da ressurreição. Jesus foi julgado em nosso lugar. Deus é um doador extravagante e suas dádivas estão repletas na criação. Olhe o universo e perceba que Deus é um doador extraordinário. Nós podemos nos achegar ao trono da graça com ousadia, a fim de recebermos graça em ocasião oportuna. Recebemos graça e socorro!
A graça é de graça, mas custou muito caro. O que Jesus pagou é o preço que valemos.
O que daremos em troca de todos os benefícios que o Senhor tem nos feito? O salmista declarou: Beberei totalmente o cálice da salvação!
O que Deus tem disponível neste mês de abril?
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Assista esta mensagem no Youtube