O Pastor Bill Johnson iniciou a mensagem demonstrando a sua felicidade em estar presente, com pessoas famintas por Deus. Explicou que não foi chamado ao ministério, mas, na verdade, apenas se voluntariava para servir na igreja, onde os seus pais pastoreavam.
Depois de vários anos fazendo isso, senti que deveria continuar, até chegar aqui, afirmou. Então, não tive um encontro com um chamado, mas, apesar disso, acredito que todos somos chamados.
Se Deus habita em nosso louvor, quem será que habita em nossas reclamações? Quem deve habitar em nossas críticas? Palavras são convites, elas convidam uma presença, uma manifestação de realidades.
Bill Johnson
Não podemos criar qualquer mundo, mas a vida e a morte estão no poder da nossa língua, diz a Palavra. Veja que nós podemos ser alimentados pelo poder que a palavra produz e, como tem o poder de nos nutrir, tem o poder de determinar o estado da nossa saúde.
O que estamos experimentando neste derramar do Espírito é algo maravilhoso. Criamos expectativas, que sequer conseguimos responder à altura.
A verdade é que nada acontece no reino espiritual sem que antes seja falado. Os mundos foram formados pela Palavra declarada por Deus. Ele liberou a Sua Palavra e curou.
Bill Johnson
Lembra da passagem do centurião? Jesus disse: Vá, teu servo vive! Como funciona? Nós aprendemos com o coração do Pai, aprendemos a ouvir a Sua voz e decretamos o que Ele está dizendo.
Veja algo: Os anjos prestam atenção à Palavra e à voz de Deus. Então, quando o Senhor decreta, o anjo reconhece que o cumprimento da Sua Palavra é a sua missão. Mas, por vezes, Deus não fala acerca de uma situação, mas fala ao seu povo. Os anjos não reconhecem a ordem de missão, até que seja declarado. O diabo é chamado de “O Senhor das Moscas”. As moscas são atraídas pelo odor do lixo.
Por exemplo: Eu tinha um freezer na minha garagem. Na minha comunidade, nós levamos o lixo a determinado local. Depois que o lixo era jogado fora, o cheiro sumia. Mas, um dia, cheguei e vi meu freezer cheio de carne estragada, a janela preta, cheio de moscas. Jogamos tudo fora, freezer com o que tinha dentro, pois não havia mais como reparar.
Cuidado, demônios são atraídos à decadência daquilo que sai da nossa boca.
No âmbito angelical, os anjos reconhecem a sua missão pela fragrância que sai da boca de Deus.
Paulo fala a Timóteo que ele precisa se engajar em batalha, usando corretamente a palavra profética:
- Não deixes de desenvolver o dom que há em ti, que te foi outorgado por mensagem profética, com imposição de mãos por parte dos presbíteros. 1 Timóteo 4:14
Se não fizermos isso, ou seja, se não nos engajarmos em batalhas usando as palavras proféticas corretas, não alcançaremos o destino que Deus tem para nós.
Certo amigo declarou: Deus mantém as suas promessas, mas não está obrigado a manter o nosso potencial. Deus não deseja que ninguém pereça, mas, porque alguns perecem? As promessas nos convidam ao cumprimento de um destino.
Temos aspectos da vontade de Deus, expressos por duas palavras gregas, que significam:
Vontade absoluta de Deus – quer dizer que a vontade de Deus vai acontecer, não importa o que eu faça;
Vontade revelada de Deus – trata-se de um convite para sermos agentes da vontade do coração de Deus. Neste caso, somos cooperadores com Deus, para que seus sonhos sejam cumpridos.
A Israel foi dada a promessa da terra prometida. Dois milhões de israelitas, que viviam no Egito, foram ao deserto, mas, apenas 2 pessoas, em meio a 2 milhões de pessoas, conseguiram entrar na terra. Deus preparou tudo para que todos experimentassem a promessa. Deus levantou um líder ousado. Moisés enviou os melhores líderes para espiar a terra e trazer os encorajamentos proféticos que eles precisavam. Mas, eles se impressionaram com os gigantes.
Perceba que nós não temos relatos bíblicos de eventuais batalhas com gigantes. Determinados, devemos ter a consciência de que estamos totalmente equipados para o cumprimento de uma missão.
Havia doze líderes respeitados em Israel, que foram enviados ao futuro, para trazerem boas notícias. Mas, inseriram suas próprias palavras em meio ao relatório. Todos sabemos que as notícias ruins vendem mais.
As pessoas não compram boas notícias. Há um apetite por rumores e fofocas, por informações das quais nem deveríamos ter acesso.
O relatório ruim dos espias tornou-se contagioso. Quando cremos em algo negativo, essa palavra torna-se em uma profecia que se cumpre. O medo se mascara de discernimento. Outros acharam que eles não deveriam entrar na terra prometida, pensando, ainda, que estavam protegendo suas famílias. O coração e a confiança de dois milhões de pessoas colapsou por causa do relatório de dez líderes.
Perceba que nós devemos amar a todas as pessoas, mas tenha cuidado com aqueles que podem afetar o seu coração. Não somos obrigados a aceitar tudo, de qualquer pessoa. Posso amar as pessoas sem conceder acesso. Nosso coração é um jardim e ninguém mais tem a responsabilidade de tirar a erva daninha que foi plantada. Alguns tentam jogar sementes por cima da cerca. O inimigo usa as suas sugestões de medo para nos afastar de Deus, desafiando a nossa afeição. Não podemos estar em um lugar de adoração profunda e em um lugar de medo ao mesmo tempo. A intenção do inimigo é desafiar o alvo da nossa afeição.
Calebe fez o povo se calar, dizendo: Eia, subamos e possuamos a terra!
Preste atenção: a obediência tardia é desobediência. Sabe qual é o problema? Nós gostamos de compreender, antes de obedecer. Então, vinculamos a nossa obediência à nossa inteligência e não à nossa rendição.
A Bíblia nos ensina a perseguir sabedoria e entendimento, mas a nossa fé não vem pela luta, mas pela rendição. Deve ser da nossa natureza crer em Deus. Podemos fazer muitas coisas para bloquear a natureza de Deus em nós, mas ser adorador nos ajuda a manter uma vida de rendição porque aprendemos a responder à Presença manifesta de Deus.
O louvor é a resposta à Sua manifestação. Vamos além das obras e acessamos a natureza. Moisés queria conhecer a natureza de Deus. Os milagres nos levam à dedicação? Sim, em parte. Olhe para o povo de Israel. Os milagres ocorriam todos os dias, mas eles se tornaram indiferentes às manifestações. Se não existem sinais na estrada em que você está, talvez esteja em outro caminho, porque quando começamos a nos tornar frios, não percebemos mais os milagres.
Sim, temos sinais no caminho, que apontam o lugar e a pessoa de Deus. Mas, Israel nunca se conectou à pessoa de Deus e, assim, os sinais tornaram-se entretenimento. Não, Deus não quer nos entreter, mas nos atrair a um profundo relacionamento com Ele.
Os milagres de Jesus não ocorreram para mostrar o que Ele poderia fazer, mas aquilo que um homem, em relacionamento correto com o Pai, pode fazer. Jesus é eternamente Deus, mas fez o que fez como homem.
- ³¹ Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
- ³² E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
- ³³ Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos. Números 13:31-33
Notícias negativas deformam a nossa autopercepção. Perdemos de vista quem somos porque perdemos de vista quem Ele é. Veja: Fomos feitos à imagem de Deus e todas as vezes que Ele se revela a nós, revela a si e, também, revela o nosso potencial.
Por natureza somos pessoas com compaixão. Um povo rebelde chorou a noite inteira, diz o texto. Muitos tipos pastorais isolariam os rebeldes do agir de Deus porque eles estavam chorando. Não podemos dar suporte à estupidez. Alguém que cai miseravelmente, não pode ser respaldado. Fique junto, ame, mas não dê suporte porque compaixão não oferece suporte ao pecado.
Veja que as lágrimas não santificadas são seguidas de reclamação e sempre começam a procurar culpados. Quando não assumimos a responsabilidade do erro, não temos do que nos arrepender. Mas, o que nos recalibra é o arrependimento. Não existe recuperação sem arrependimento.
- ¹ Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite.
- ² E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto! Números 14:1,2
- ⁵ Então Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos perante toda a congregação dos filhos de Israel.
- ⁶ E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
- ⁷ E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
- ⁸ Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Números 14:5-8
Preste atenção nesse versículo chave:
- ⁹ Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais. Números 14:9
Diante de milhões de pessoas e diante dos líderes negativos, Josué e Calebe disseram: comeremos os nossos inimigos como se come o pão. A sua força será encontrada no alimento da batalha presente. Deus disse que nós seremos fortalecidos na guerra.
Eu disse: eu não quero ter nenhum pensamento em minha mente que não esteja na mente de Deus a meu respeito.
No salmo 23 vemos que Deus prepara uma mesa, para nós, na presença dos nossos inimigos. A mesa é lugar de nutrição, de relação, de intimidade, de encorajamento. O que o salmo diz? Deus cria uma atmosfera para mim, em meio aos meus acusadores. Podemos decidir perceber os inimigos ou decidir perceber o cuidado do Pai, nesse momento de nutrição. O inimigo sempre tenta atrair a nossa atenção ao problema, para não percebermos a presença de Deus.
Deus é um bom Pai!
Sansão matou um leão com as suas mãos e achou um favo de mel dentro dele. Ele se nutre, então, da carcaça do seu último inimigo. Mel é o único alimento que não tem data de validade. Ele nunca se estraga. Então, Sansão se alimentou e, ainda, levou para que a sua família fosse nutrida do fruto da sua última vitória. Sua vitória e nutrição estão na sua batalha.
Que horas são? Hora em que os reis estão indo para a batalha. Onde está Davi? No lugar errado, fora da batalha. Ele pecou feio e só depois de se arrepender até o pó, foi atingido pela graça. Quando Davi não se engajou com a sua razão de existir, decaiu da graça de Deus. Sua missão era expandir as fronteiras de Israel na terra prometida, mas evitou essa guerra, que era seu propósito, entrando em outra guerra. Nesta, foi tentado e seduzido em sua carne. Porque ele pecou com Betseba? Porque a graça só oferece suporte para as batalhas que fomos chamados a enfrentar.
Deus nos posicionou como guerreiros do Senhor, para correspondermos ao coração do Pai, aprendermos a fazer o que Ele está fazendo e dizer o que Ele está dizendo.
Bill Johnson
Não reaja às ações do inimigo. Não vemos Jesus reagindo ao inimigo, mas apenas correspondendo ao Pai. Quando reagimos, precisamos de um evangelho de resgate, mas, quando correspondemos ao Pai, temos um evangelho que transforma.
Deus foi ao nosso futuro e trouxe toda a informação necessária que precisamos de lá. Esperança não é um desejo, mas a alegre expectativa da bondade de Deus. Ela nos concede acesso a uma alegria de esperança cumprida, antes que ela se cumpra.
Ore por esperança, pois ela nos permite encontrar mel na carcaça do leão e enxergar os gigantes como pão, concluiu.
Cobertura especial VOA Brazil 2023 – Voz dos Apóstolos
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo