- ¹³ Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
- ¹⁴ Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
- ¹⁵ Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
- ¹⁶ Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
- ¹⁷ Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
- ¹⁸ Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Tiago 3:13-18
Acerca do tema “sabedoria”, Tiago também afirma: quem tem falta de sabedoria peça a Deus, não com duplo ânimo porque quem duvida é como a onda do mar.
Vivemos em uma era quando as pessoas falam sem o conhecimento dos fatos. A internet colocou diversas pessoas em palanques, mas, vazias de conteúdo, totalmente superficiais. Muitos vomitam suas insatisfações, nesta praça pública virtual. Claramente, este não é o foro apropriado para tal prática.
Perceba que a sabedoria não corresponde ao QI de uma pessoa, mas corresponde ao nível de humildade que ela possui. O saber ensoberbece, mas o amor edifica. O sentimento faccioso é o sintoma da falta de sabedoria. Manipulação e desonestidade é o oposto da sabedoria.
A sabedoria é pura
A sabedoria deve ser pura, sem elementos adicionais, sem mistura.
- Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o unguento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia. Eclesiastes 10:1
Um pouco de estultícia compromete todo o óleo. Pureza é sinônimo de autenticidade. Então, vamos acabar com o baile de máscaras? Não há como se esconder, pois vivemos em um tempo de muita clareza. Neste período de guerra, os nazistas saíram do porão. Não! Nós não podemos justificar o injustificável!
Autenticidade é ter apenas uma vida, no público e no privado. É ser sem misturas.
- E se és homem de grande apetite, põe uma faca à tua garganta. Provérbios 23:2
Um homem capaz será posto perante o rei e não perante a plebe. A excelência o coloca à mesa dos príncipes, mas cuidado porque esse ambiente é cercado de tentações. Não seja distraído pelas riquezas do rei.
A sabedoria é relacional
Não troque a sua oportunidade de influenciar pessoas por benefícios pessoais. Tenha solidez moral!
Vivemos em uma sociedade líquida, com pessoas defraudadas e prostituídas moralmente. A dissolução dilui o ser. A deformação da personalidade é a consequência da imoralidade sexual.
Ao contrário, a integridade nos faz ser uma peça única. O íntegro é assim, compacto e estável. Tudo está presente. Ser puro é cuidar das pequenas coisas da vida, por exemplo, como lidamos com a prestação de contas em centavos. Precisamos ser fieis às pequenas ordens. Algumas delas possuem recompensas imensas. Não espere novas ordenanças se você não foi obediente nas pequenas ordens. Esses são princípios, que nos alinham ao nosso destino.
Davi foi fiel com seu pequeno rebanho. Ele não abandonou suas atribuições. Viveu o seu propósito, rejeitando muitas propostas.
José foi testado como ´bom mordomo’ e, depois, na prisão, antes de ser o governador do Egito.
Não despreze os dias dos pequenos começos, pois eles te capacitam para as grandes missões.
Integridade é dizer “não” o mais rápido que puder. Não flerte com o pecado. Não inicie o que você não é capaz de enfrentar. Não namore a transgressão!
José não se entreteve, não demorou. Sim, ele tinha instinto, paixão e desejo, então, quando percebeu o risco de deslize, correu. O diabo nós resistimos, mas, da prostituição, precisamos fugir.
Saul explicou que sua desobediência ocorreu por causa das circunstâncias. Ele disse que o povo estava se dispersando. Eh, ele sempre tinha uma desculpa.
Toda a relação no mundo espiritual passa pelo caminho, pela verdade e pela vida. Só Jesus é nosso intermediador. Não brinque com fogo, não brinque com o mundo espiritual. Não comemore o “Dia das Bruxas”. A nossa conexão deve ser com o Pai e com Seu Filho.
O caminho da apostasia é marcado por justificativas, por folhas de figueiras, como fez Adão e Eva. Não, nós não temos condições de justificar os nossos pecados, mas, em Jesus, fomos redimidos.
A sabedoria é pura porque admite seus erros. O reconhecimento do pecado limpa os céus da sua influência. Veja que o inimigo opera nas sombras. O que está na escuridão, está sob a sua jurisdição, mas, o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Assumir a responsabilidade é a grande chave para destravar portas. Apenas o rebelde habita em terra estéril. Se alguém reclama, deve reclamar dos seus próprios pecados, pois do coração procedem as fontes da vida. Sobre o que confessamos, obtemos poder, mas, sobre o que escondemos não, pois está sob outra jurisdição.
Existem feedbacks negativos transmitidos por olhares críticos, mas precisamos de pessoas sinceras e que nos amam para dizer as verdades que não enxergamos.
A sabedoria é moderada, tratável
Muitas tratativas tornaram-se deselegantes. Ei, discorde com elegância. O que fazem os tratáveis? Fazem perguntas e pedem orientação. Os tratáveis ouvem e aprendem com seus erros. Sim, eles conhecem as suas limitações.
Se não nos permitirmos ser questionados é porque a nossa razão é fraca. Mas, pela razão da nossa fé, temos firme fundamento. Deus sempre tem uma resposta à cada contrariedade. As pessoas tendem a acreditar que são indispensáveis, mas, a vida continua, independente de nós.
Vivemos uma crise de bom senso e a falta dela gera desrespeito. A bíblia fala para abordarmos os mais velhos, aqueles que possuem autoridade, com respeito.
- Não repreendas o idoso com aspereza, mas admoesta-o como a um pai; bem como aos jovens, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às jovens, como a irmãs, com toda a pureza. 1 Timóteo 5:1, 2
Desrespeito é buzinar no tráfego intenso, é tomar a vaga de alguém que está manobrando para estacionar, é sair do templo no meio da pregação.
Olhamos para o “Talmude” (uma coletânea de livros sagrados dos judeus) e vemos que ele traz uma etiqueta espiritual.
A sabedoria é pacífica
Um homem de paz carrega paz em seu coração e a guerra só é justificada para se estabelecer a paz. Então, não entre em uma guerra sem recompensas. Algumas lutas matam a todos. Mas, bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus. Eles aprenderam a administrar os seus próprios corações.
A palavra “paz” fala sobre humor e humildade. Há muitos rígidos e perfeccionistas. Às vezes, precisamos rir de nós. Algumas situações não merecem seriedade. Então, desarme-se!
Nós refletimos a imagem do nosso ambiente. Ló mudou para as campinas de Sodoma e ali foi oprimido pelo ambiente, foi afetado por ele. Apenas alguns conseguem ser arquitetos culturais, conseguem moldar a atmosfera. Um líder deve ser assim, moldar as circunstâncias ao invés de se adaptar a elas.
A crítica aponta para as nossas falhas e a correção para o nosso potencial. Assim, o papel do líder é ativar a melhor versão das pessoas.
Para Jesus, a sabedoria mora com a humildade. Humildade fala de completa dependência. Não é impotência, mas poder administrado com um objetivo. Bem-aventurados os mansos (aqueles que tem o controle sobre o poder. Sim, eles possuem poder e não se corrompem por ele).
Muitos recebem uma incumbência e tornam-se tiranos. Humildade não tem a ver com posição, riqueza ou pobreza. Há ricos humildes e pobres arrogantes. A humildade é provada em meio ao sucesso.
Humildes de espírito são aqueles que sabem se dobrar. Para os inseguros, segurança torna-se arrogância. Arrogância não é pensar muito sobre si, mas pensar menos acerca dos outros. Nunca se compare com outros, colocando-os por baixo.
Jamais crescemos acima da necessidade que temos da graça de Deus. Davi é uma imagem clara que expressa a graça de Deus. A bravura de Davi expressa a graça de Deus. Ele ensinou a sua geração a valorizar a graça. Ele corrigiu sua trajetória. Sua paixão definia o padrão. Precisamos ser como um leão para com os inimigos e carinhosos para com os outros. Este é o retrato do Leão e do Cordeiro.
Quando adoramos, chamamos Deus para as nossas circunstâncias. Davi é o único homem chamado “segundo o coração de Deus”. Deus não quer sacrifícios, mas um coração rendido. Ele procura verdadeiros adoradores, pois no encontro com Deus as nossas vidas são mudadas.
A sabedoria é cheia de misericórdia!
O que perdoa a transgressão busca amizade, mas, têm pessoas com arquivos de rancor e vivem atrás de vingança.
Três coisas faz a terra tremer: o servo que governa é um deles. Nesta posição, ele pode querer se vingar de todos. José estava pronto para o governo, pois tinha um coração limpo.
As pessoas odeiam quem as lembra de seus fracassos. Não traga à memória uma falsa acusação. Você pode enterrar um casamento com muitas pequenas críticas. Não enfatize os erros. A resposta vem de quem as perguntas são direcionadas. Fale com o tolo e o tolo responderá. Fale com o rei e o rei te responderá. Apenas diga: isso não combina com você!
Não fira mais o que já foi ferido. Não esmague a cana quebrada. A verdade precisa ser dita com amor. Ninguém suportaria a verdade sobre si sem a graça de Deus, mas a misericórdia triunfa sobre o juízo. Quem opera uma reconciliação acha o favor. Lembre-se:
O sábio é aquele que aprende com qualquer um;
O sábio é aquele capaz de dominar sua força, e;
Rico é aquele que se contenta com a sua parte.
Viver com sabedoria é a chave para a riqueza. Um homem sábio encontra, no caminho, riqueza e honra. O uso efetivo do conhecimento o tornará sábio.
Deixe que a sabedoria batize seu coração com ternura, com pureza, com integridade e com misericórdia.
Seja você, sem qualquer sequela pecaminosa. Que o seu verdadeiro “eu”, desenhado por Deus, apareça! Seja abençoado com sonhos, visões e profecias. Receba uma capacitação sobrenatural para viver em vitória!
por Vanessa Ribeiro/Conteúdo
Assista esta ministração no Youtube: