Essa passagem nos apresenta o problema de capacidade de receber, pois o odre velho já não tem capacidade de receber. Muitas vezes, pessoas que já tem uma caminhada na fé tem a capacidade de receber diminuída. Quando se é oferecido algo a alguém, e ela não recebe, a tendência é parar de ser oferecido. E para voltar a receber, o que outrora foi oferecido, será necessário pedir. Ou seja, cada vez que você não recebe o que está disponível no ambiente, menos ficará disponível para você.
O cérebro humano foi construído para receber, uma criança recebe cuidado e alimento, há uma expectativa mental para receber. As crianças costumam pensar que tudo que está disponível é delas. Esse sentimento vai sendo calibrado com os “nãos” que vão recebendo. Ao longo da vida se perde essa essência de receber.
Jesus diz que aqueles para quem Ele veio, não O receberam, mas todos quanto O receber serão feitos filhos de Deus. O reino de Deus está ligado a saber receber.O caráter de Deus é doador, aos seus amados ele dá enquanto dormem. Jesus disse que nós que somos maus sabemos dar coisas boas aos nossos filhos, quem dirá o Pai. O nosso Pai é um bom doador. Tudo que diz respeito a Deus está ligado a nossa capacidade de receber.
Por vezes nos sentimos ansiosos e sem recursos, isso acontece porque não percebemos o que já está acessível para nós; a questão é: saber receber. Pode até parecer simples, mas nós vamos desaprendendo a receber as graças disponíveis de Deus.
O Pai declara que tudo está pronto e nos convida a estar à mesa com o noivo, o banquete está servido, mas começam a surgir as desculpas: eu estou ocupado, casei, um boi caiu; de alguma maneira estamos indisponíveis para receber o que Ele já preparou. Os convidados recusaram o banquete, mas alguns, que primeiramente não tinham acesso ao banquete, receberam e aceitaram o convite, e esses desfrutaram.
A minoria das pessoas recebem em plenitude as bênçãos que estão disponíveis durante o culto, pois estamos desaprendendo a receber. E acontece de pessoas mais jovens na fé desfrutarem mais rápido de diversas bênçãos por simplesmente conseguirem receber.
Cada vez que você recusa os presentes, mais você deixará de receber.
É preciso estar no estado de receber, estar acessível às bênçãos de Deus, e pedir.Para receber o que está pedindo é necessário: pedir orando, crer, e assim, receber.
Declare: Eu estou aprendendo a receber!
O que nos atrapalha a receber depois de um tempo:
1- Você não consegue receber o que não consegue reconhecer. O que você não consegue reconhecer numa atmosfera, num ambiente, numa pessoa você não pode receber. É o caso da Sulamita que não reconheceu o enviado de Geazi. Quando perdemos a atitude de receber passamos muito mais tempo sem receber as graças. É interessante que um ladrão reconheceu Jesus e o outro não. Um homem reconheceu uma pedra de muito valor e comprou. Os que conseguiram reconhecer a benção a receberam. Nós perdemos a capacidade de reconhecer as coisas que estão acessíveis no mundo espiritual. Existe cura, prosperidade e bênçãos disponíveis para quem sabe receber.
2- A habituação nos atrapalha a receber. Ao se acostumar com algo, paramos de valorizar. A gente não entende a sacralidade dos momentos. Vamos a tantos cultos e ambientes espirituais, o que era para ser sagrado, passa a ser comum e nossa mente nos boicota na capacidade de receber. Tudo pelo que você é grato se multiplica. Ao receber uma medida de favor, a graça aumenta. Primeiro receber o que está disponível, para depois, receber o que queremos.
3- É difícil receber porque nós não queremos mudar. Receber de Deus significa mudar, transformar, não aceitar receber é uma defesa contra a intimidade. Os presentes nos ajudam a ganhar amigos. Ao presentear você tem acesso a alma das pessoas, e muitas pessoas não querem receber de Deus, pois a medida que recebem não querem se comprometer a mudar. Receber de Jesus significa se comprometer com Ele.
4- Não recebemos, por orgulho. Aceite o fato que Deus quer te abençoar que existem coisas disponíveis para você. Às vezes por orgulho pensamos que perdemos o favor, mas ele dura uma vida inteira, Deus está continuamente procurando meios para te abençoar, mas você precisa procurar meios para receber.
A pergunta não é se Jesus já te abençoou, mas se você está disposto a receber.
Uns reconhecerão a unção, e receberão, enquanto outros ficarão inertes. Os odres precisam se esticar para receber o vinho novo. E existe algo que já está liberado no céu para você.
Muitas vezes estamos tão focados no que queremos e deixamos de receber o que está disponível. Nossa mente está focada na falta. Havia um homem na porta do templo pedindo dinheiro e Pedro não tinha o que ele queria, mas Pedro tinha algo disponível que tinha o poder de mudar a sua vida.
No antigo testamento logo após o povo passar o mar vermelho aparece uma nuvem sobre o povo de Israel e eles a seguem debaixo do comando de Deus. O povo segue essa nuvem a vários lugares, passando por desertos, vales, montes, rios. Durante 40 anos eles iam atrás da nuvem recebendo o que estava disponível, enquanto você recebe o que está disponível, você se prepara para receber o que deseja. Você passa de fase quando segue o Senhor por muito tempo, e então, você está preparado para colocar a Presença no ombro, a começar a carregar a arca da aliança, assim a Presença começa a seguir você.
Mova-se com Deus até que Deus comece a se mover com você. Receba o que está disponível até que você comece a receber o que é seu por herança.
Além do favor de Deus, precisamos também dos favores dos homens. Eles estão interligados. Se você é ruim de relacionamento, prepare-se para muitas portas fechadas. Pessoas são portas de Deus em sua vida. Reconheça as pessoas que Deus tem te enviado, não feche as portas que o Senhor abriu.
Existe um favor imerecido para que você seja abençoado e a arrogância nos impede de acessá-lo. Pessoas que se enchem de desculpas, aplicam uma autopunição, um senso de justiça desajustado, pessoas que têm dificuldade de ver as áreas de suas vidas que precisam de mudança. Essas são características que nos impedem de ter acesso ao favor de Deus.
Favor é quando uma pessoa menos qualificada é escolhida para receber independente do que fez, mas recebe por estar mais pronto para receber, pois se apoia na graça de Deus. O favor é quando Deus responde suas orações, quando consegue sucesso com pouco esforço e colhe coisas que não plantou. O favor de Deus vai apontar você no meio dos outros. Existem colheitas que serão frutos de orações de outras pessoas.
Declare: Eu quero ser a vítima do favor de Deus.
Existe 3 imposições das mãos e cada uma delas tem um significado:
As mãos levantadas para frente que significam rendição a Deus.
As mãos para cima significam que entregar algo para Deus
As mãos com as palmas voltadas para cima significam receber.
As nossas expressões trazem significados. O ato de pedir e receber muitas vezes é caracterizado por uma atitude de humilhação e dependência diante daquele que pode te abençoar. Essas atitudes são difíceis de encontrar, pois vamos as perdendo por orgulho, o que nos impede de receber as graças do Senhor.
Coloque-se numa posição de humildade e receba o favor e a benção. Mesmo não merecendo, não fazendo o suficiente, mas receba a benção da intimidade. Não se trata do que foi feito, mas do que está disponível. Escolha transcender no Espírito. Tome posse da cura, de um novo nível de unção,um maior nível de autoridade espiritual. Não baseado no que você conquistou, mas naquilo que Deus tem disponível.
Desista do que quer receber e escolha receber o que o Deus quer te dar. Reconheça a grandeza de Deus, a sua glória e a sua misericórdia, não há ninguém como Ele. Louve ao Senhor!
Reconheça, entregue, abençoe e conecte-se às pessoas, aceite os presentes do Senhor!
por Ana Seligmann/CNConteúdo