O Pr. Filipe Otoni iniciou a ministração principal baseado no evangelho de Lucas, capítulo 24, passagem que relata acerca dos dois discípulos a caminho de Emaús. Este texto é cheio de chaves, princípios e reflexões.
A Palavra diz no verso 13: “Naquele mesmo dia”. Mas, qual foi esse dia? O dia da ressurreição. À mulher no sepulcro, foi feita uma pergunta: Porque procura dentre os mortos, aquele que vive?
Por vezes, não achamos o que queremos, porque estamos procurando no lugar errado.
Os dois discípulos do texto, estavam voltando para o pequeno lugar da onde haviam saído. A cidade de Jerusalém ainda estava em alvoroço, por causa da crucificação de Jesus. Pedro correu ao túmulo, mas só haviam os panos que cobriram o corpo de Jesus.
Jesus replicou àqueles discípulos: não era necessário que isso ocorresse? O que vocês vêm conversando no caminho? Como são essas conversas? Será que são diálogos que apenas expressam frustrações?
Neste caminho de Emaús, aqueles homens não perceberam que Jesus estava ali. Muitas vezes, as frustrações decorrentes de aparentes derrotas, nos impedem de perceber a presença daquele que nunca nos deixou.
A expressão da frustração foi: “Nós acreditávamos que Ele era a salvação!” Eles perderam a esperança porque a história não se desenrolou como esperavam. Mas, nem sempre ocorre da forma como nós esperamos.
Eles conheciam a fala das mulheres, pois argumentaram.
- “É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram”. Lucas 24:22-24
A experiência da morte de Jesus trouxe uma enorme frustração, barrando a percepção acerca dos novos acontecimentos, capazes de renovar as suas esperanças. Eles estacionaram na angústia, não se atualizaram. Ei, existe um próximo milagre, uma atualização divina ocorrendo.
Então, Jesus questiona a tristeza. Dominados pelas informações passadas, estavam vazios das experiências no presente.
Quando na sinagoga, Jesus apresentou uma atualização nos acontecimentos, quando declarou:
- “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor… Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos”. Lucas 4:18,19; 21. No entanto, eles se recusaram às novas que surgiram: “E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem”. Lucas 4:28,29
Os discípulos que estavam a caminho de Emaús, foram atualizados, durante o partir do pão. Neste ano, leve Jesus à sua mesa e mantenha-se atualizado.
Antes, aflitos, descrentes e amedrontados, aqueles homens foram impedidos de reconhecerem Jesus. Neste ano, precisamos colocar os nossos olhos naquilo que vai acontecer. Precisamos de novas experiências.
Jesus pergunta: O que vos preocupa?
Preocupações excessivas minam nossas percepções
Deus abrirá os olhos de muitos, nos próximos dias. A preocupação é uma brecha, para que a dúvida se instale, mas, o Senhor opera pela fé. Tudo o que pedirdes pela oração, crendo, recebereis. Deus é galardoador daqueles que o buscam. Ao aleijado que desceu pelo telhado, Jesus operou o milagre e perdoou seus pecados, porque testemunhou a fé daqueles homens.
A decepção apequena as pessoas e a dúvida mina a fé
Em que você deixou de acreditar? O senhor não te abandonou, Jesus está contigo, este é um tempo de ressurreição e tudo faz parte do Seu plano. Aquilo que não nos mata, nos torna mais fortes. Não há evangelho sem cruz e não há evangelho sem ressurreição.
Atualize-se, busque a Deus, conecte-se a Ele. O túmulo vazio de Cristo, foi o berço da igreja. A maior prova da ressurreição é o nascimento dela
Filipe Otoni
Logo verificamos que Jesus inicia o resgaste, porque Ele não permite que seus filhos morram frustrados. Nós não morreremos em nossas frustrações, mas cresceremos e prosperaremos. Hoje começa o nosso resgaste.
Aqueles homens tornaram-se verdadeiras testemunhas. A nossa maior frustração será o nosso maior testemunho.
No resgate da fé, Jesus traz à memória as Escrituras
Mostra que tudo fazia parte de um plano maior. Nós precisamos nos lembrar o que a Palavra diz a nosso respeito, então, traga à memória aquilo que te dá esperança.
Naquela caminhada, Jesus fez que iria adiante: “E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe”. Lucas 24:28
Você precisa entender algo importante: Jesus espera ser convidado para entrar em determinadas áreas das nossas vidas. Ele só está esperando um convite, para adentrar os quartos escuros das nossas almas.
Convide Jesus para entrar no seu casamento, na sua vida emocional, na sua vida financeira. Se for para perder o controle, que seja para Jesus.
Logo, em casa e em meio à comunhão, Jesus se revela. Quantas vezes pedimos uma solução, mas não paramos para comungar, não escutamos a sua voz.
Estamos em um período de resgate da fé
Você dará testemunho, acerca de como Deus muda as realidades. Não desista por causa de uma decepção, caso contrário, o inimigo sempre usará essa tática para te paralisar.
Não desista do propósito. Tudo o que está acontecendo, tornar-se-á um grande testemunho.
Na mesma hora, diz o texto, eles voltaram para Jerusalém: “E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém…” Lucas 24:30-33
Nossos encontros com Deus, nos colocarão em ação
É um compromisso com a diligência. Tome uma decisão: vou parar de pensar naquilo que deu errado e me posicionar imediatamente.
Mais tarde, quando os discípulos estavam reunidos a portas fechadas e cheios de medo, Jesus entrou. Sabe porque os anjos removeram a pedra do sepulcro? Não foi porque Jesus não era capaz de sair sem que a pedra fosse retirada, mas para deixar evidências da sua saída.
Creia na ressurreição, não apenas na de Cristo, mas na ressurreição da sua família e de todos os seus sonhos. Tire os olhos das notícias velhas. Retorne para Jerusalém, retorne para o seu propósito
Filipe Otoni
- “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.” Jó 14:7-9
Você tem sede? Jesus afirma: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”. João 7:37,38
Volte para Jerusalém!
Estamos em um tempo de resgate e ressurreição. Atente às palavras proféticas. O que tem te impedido de reconhecê-lo? Abandone o lugar da frustração.
A prostração não é um destino, mas uma escolha. O filho pródigo decidiu voltar. Ele abandonou aquele lugar de perda. Entregue a você uma nova chance, acredite novamente. Perto está o Senhor de todos os que o invocam, então, diga: o Senhor é o meu refúgio, aquele que responde a minha oração.
Vamos! Saia de Emaús e dê seus primeiros passos a Jerusalém.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo