A Perfeição da Natureza Criada
- Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:19-23
Sobre a abolição do homem, bem aborda CS Lewis:
Nós fazemos homens sem peito e esperamos deles virtude e empreendimento. Nós rimos da honra e ficamos chocados ao encontrarmos traidores em nosso meio. Castramos o animal e pedimos que sejam fecundos.
A sociedade moderna cria homens que não tem virilidade. O referido autor descreve a perda da virtude masculina e a forma como isso ocorre.
Há algum tempo, nossas reações emocionais concordavam ou não com o universo. Jesus falou com as montanhas, a figueira, a tempestade e o vento. Ordenou alinhamento.
Os céus deveriam provocar em nós um sentimento de humildade; a criança, um sentimento de pureza; a morte, empatia; a gentileza, gratidão. A natureza das respostas emocionais deveria ser automática, pois fomos feitos assim
JB Carvalho
Reinventar a natureza é distorcer a ordem natural, que faz tudo permanecer em equilíbrio. Os homens devem ser viris, defendendo as crianças e as mulheres.
Paulo explica como essa insistência em manipular a natureza, trabalha a inércia das reações naturais, tornando nossa mente cauterizada. Remove-se a afeição natural. A prática de conceitos nessa linha, tem ocorrido. Por exemplo, a execução do bebê, dentro da barriga da mãe, é uma violência contra o instinto materno. A consequência natural desse ato será uma eterna memória de dor. Mas, a mente pode tentar amenizar essa dor, buscando anestesiar o instinto natural, com a adoção de desculpas ideológicas. No fundo, sabe-se que não foi o certo a se fazer.
- Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Hebreus 3:12,13
A amargura tem o poder de nos tornar hostis. Uma pessoa amargurada pode ser comparada a alguém machucado, que, com sua ferida aberta, recusa o tratamento. Ela sangra e expele secreção, contaminando todos os que estão à volta. Então, alguns militantes recrutam todos os feridos da sociedade, para lutar contra os bem-sucedidos
JB Carvalho
A ordem natural, ainda exige uma resposta.
- Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.
Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Salmos 8:1-5
Deus nos fez um pouco menor que os anjos.
O universo incrível que conhecemos, onde tudo funciona sob uma sintonia fina, exige um Criador, uma mente superior que planejou tudo, nos mínimos detalhes.
Deus intencionou te trazer para Brasília. Ele está preparando o caminho, cuidando de cada detalhe. Deus está trabalhando por esta pátria.
Eu acredito no futuro que vi, que gostei e estou correndo para lá.
- Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:21-25
Esta é a definição do que denominamos “humanismo”. A troca do Criador, pela criatura. Esta criatura, que agora está no centro, é a elite que escraviza todos nós.
Conexões Quebradas no Jardim do Éden
No livro “Conexão” Larry Crabb aponta as quatro conexões que foram quebradas no Eden.
Conexão com:
Deus: temos medo de ouvir a voz de Deus porque no Éden essa conexão foi quebrada. Adão disse: Ouvi a tua voz, tive medo e me escondi!
A natureza: a conexão com a natureza foi rompida quando o homem pecou. Na verdade, ela caiu com o homem e toda a natureza ficou sujeita à vaidade;
O próximo: com a queda, a conexão com o próximo foi quebrada. Vemos que logo Adão colocou a culpa em sua mulher. Ali nasceu a culpa, a guerra e o homicídio;
Consigo: o homem disse: me escondi e tive medo porque estava nu. Quando perdemos a conexão com Deus, perdemos a conexão conosco.
Reconexão
As escrituras mostram a natureza de Deus, como algo selvagem. Deus se revela do céu de forma grandiosa, pela natureza.
- Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;
Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor. Mateus 23:37-39
Jesus explica, por meio desta metáfora, como deseja cuidar de nós. Salomão fala acerca da garra que tem a ursa, para defender seus filhotes.
ATENÇÃO: fique longe dos filhotes de Deus.
Apesar de chamarmos Deus de Pai, Isaias descreve seu cuidado materno:
- Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim. Isaías 49:15,16
A amamentação cria uma profunda conexão entre mãe e filho. A conexão que Deus quer restaurar conosco é mais profunda do que essa ligação.
- Mas tu, Senhor, és o Altíssimo para sempre.
Pois eis que os teus inimigos, Senhor, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade.
Porém tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco.
Os meus olhos verão o meu desejo sobre os meus inimigos, e os meus ouvidos ouvirão o meu desejo acerca dos malfeitores que se levantam contra mim. Salmos 92:8-11
Existe uma unção que nos concede a força do boi selvagem. É a garra para lutar, até vencer. A Bíblia fala que devemos ser simples como as pombas e prudentes como as serpentes. Nele, nos tornamos fortes e fazemos proezas.
Veja a benção que Jacó libera sobre Benjamim:
- Benjamim é um lobo predador; ao alvorecer ele devora sua presa e ao pôr-do-sol divide o despojo! Gênesis 49:27
Os lobos têm grande importância ecológica. Ao serem removidos de alguns ambientes, causam problemas no ecossistema. Eles têm hierarquia e tem força. Marcam o território e não são confiáveis. Mas, existe uma redenção para o lobo:
- O lobo e o cordeiro se alimentarão juntos. Isaías 65:25
Ninguém pode ver a glória de Deus de forma direta. Veja o que Deus disse a Moisés:
- Não poderás ver a minha face, porque o ser humano não pode ver-me e permanecer vivo! Êxodo 33:20
Então, como podemos conhecer a glória de Deus? Pelas coisas criadas:
- Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19:1
- Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas. Romanos 1:20
Deus se revela, tanto através da natureza, como por meio do homem. Nós, seres humanos, manifestamos a glória de Deus, quando expressamos a plenitude daquilo que Ele nos criou para ser. Se assim, viver aquém de tudo o que foi projetado, é roubar a glória de Deus.
Por exemplo: Uma semente só pode expressar a sua glória de forma plena, quando se expande, tornando-se o que ela foi feita para ser. Da mesma forma nós. Se não crescermos, nunca seremos capazes de exibir a glória do grande Deus que nos criou.
- Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas, Assim só o Senhor o guiou. Deuteronômio 32:11,12
A águia mãe, faz seu ninho nas alturas do penhasco, com gravetos espinhos, voltados para fora, a fim de ser um lugar confortável, seguro e com visão privilegiada para os seus filhotes. O mundo dessas pequenas águias será ali, por um tempo.
À época certa, os espinhos que estavam voltados para fora, se voltam para dentro, tornando aquele ambiente um lugar incômodo para os filhotes, a fim de serem despertados ao desenvolvimento. Então, o ninho confortável, torna-se pequeno e incômodo.
As águias nascem nas alturas e criam seus filhotes para as alturas.
O texto que lemos, explica que Deus lida conosco, como uma águia lida com sua ninhada. Ele nos chama às alturas e deseja que os nossos relacionamentos sejam definidos dessa forma.
Esta é a hora de acordar a sua natureza celestial.
- Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina… 2 Pedro 1:3,4
Deus nos criou como filhos e filhos têm o DNA do pai. Ele quer que manifestemos a sua natureza.
O Cordeiro e o Leão – Acorde a sua natureza!
Esses dois animais apresentam personalidades distintas. Se, por um lado, o leão é selvagem, primitivo, indomável e feroz, o cordeiro é dócil, meigo e belo.
A ovelha não enfrenta, ela sequer tem garras. Os leões são reis e rainhas em seus territórios, assim como os tigres e as onças.
Apesar da distinção, nós somos comparados com a ovelha:
- Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Salmos 100:3
E, também, somos comparados com o leão:
- Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão. Provérbios 28:1
- Eis que o povo se levantará como leoa, e se erguerá como leão; não se deitará até que coma a presa, e beba o sangue dos mortos. Números 23:24
Deus nos chama a agirmos com humildade e força, ousadia e quebrantamento.
Quando um leão se levanta, aciona a savana inteira. Não se deitará novamente, até que devore a presa. Se eles ficam inquietos, não haverá descanso para ninguém. Mas hoje, há muitos da tribo de Judá, intimidados.
Acorde a sua natureza, pois ela pode estar dormindo. Esta é a hora de se levantar, para ser tudo o que você foi criado para ser.
Entenda algo: Leões não se importam com a opinião da zebra. Leões só andam com leões. São inteligentes, pois trabalham em equipe.
As leoas apenas se movem no momento certo. Caçam em bando, coordenadamente. Se expressam com aceitação e inclusão, através das suas lambidas. Elas se conhecem pelo cheiro. Saudações calorosas as tiram da defensiva.
Maria não reconheceu Jesus, até ter seu nome mencionado, pois as ovelhas reconhecem o pastor pela sua voz.
- Todos os irmãos daqui vos saúdam! Cumprimentai-vos uns aos outros com o costumeiro beijo santo! 1 Coríntios 16:20
O beijo santo, a imposição de mãos, o toque, produz conexão. As leoas se limpam com suas lambidas e os lobos se curam com suas salivas.
As palavras têm o poder de emanar cura
- Eu pus as minhas palavras na tua boca, te cubro com a sombra da minha destra, para estender novos céus e nova terra. Isaías 51:16
Deus está dizendo que criará um mundo novo com as palavras da sua boca. A palavra profética tanto pode prever o futuro, como pode criá-lo. Toda palavra profética procedente de Deus apresenta um caminho de escape. Abra a sua boca e entre em concordância com Deus
JB Carvalho
Obs. Alguns captam frequências malignas. Cuidado para não receber insinuações do inimigo.
Jesus disse para lavarmos os pés uns dos outros. Trata-se de comunhão e cuidado. Entenda que falar contra os membros de uma comunhão na qual você está inserido, é falar mal de si. Busque um grupo de amigos capazes de se sacrificar, honrar e que sejam leais.
O relacionamento entre as irmãs, provavelmente, é o relacionamento mais competitivo dentro da família, mas, quando as irmãs crescem, torna-se o relacionamento mais forte
Margareth Mead
No bando das leoas, o filho de um é filho de todos. Nós precisamos de mais alianças e menos contratos.
Precisamos ser como as corujas, que conseguem enxergar, mesmo em meio a escuridão. A criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
Agora é dia e vai anoitecendo ou é noite e vai amanhecer?
- E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12
Profético
Existe algo começando a nascer, dentro de você. Sua natureza adormecida está despertando e ela te surpreenderá!
Desenvolva-se, desenrole-se, remova as escamas do pecado que te encobrem, viva o seu verdadeiro “eu” em santidade.
Há uma voz dentro de você, que precisa ecoar. Há um “você” superior.
Quem é essa que vem surgindo como o sol? Uma igreja com capacidade incomum, para lidar com o mal.
Apresente-se como resposta. Mergulhe nesses rios e entre mais fundo no que Deus te chamou. Escolha uma vida de impacto e de poder. Ele está te revestindo com uma capa nova. Existe uma capacitação sendo entregue ao povo que se chama pelo nome de Deus.
Dentro de uma semente existe uma floresta e dentro de um homem existe uma nação. O que existe dentro de você, que ainda não foi mostrado?
Todos aguardamos a redenção dos nossos corpos, que manifestará a plenitude do que devemos ser:
- Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. 1 João 3:2
por Vanessa Ribeiro
Tenho um grande chamado por almas, e tenho buscado muito por sabedoria para isso, o senhor tem falado ao meu espírito o Ide e pregai ao evangelho pelas nações, não tenho muito conhecimento, mas Deus capacita os escolhidos pois a Seara e grande e pouco os ceifeiros. Podemos gastar tempo em dinheiro e pregar a base da sabedoria humana; mas a educação por si só mantém o povo de Deus na pobreza, Deus não quer sabedoria mundana , nem busca a aprovação humana, o que precisamos e abandonarmos o pecado, pois é o Espírito Santo quem revifica a nossa alma, Deus não aceita adoração idólatra nem se curva ao domínio do homem.
Nenhuma inovação dos homens , nem habilidade, nem arte alguma pode conferir-nos o arrependimento ou quebrantar o coração do pescador.
Mas podemos gloriar-nos em conhecimentos, lindas músicas, grandes sucessos, ótimo equipamentos, o que há de melhor.
Mas nada disso nos pode abençoar, pois Deus quer vasos puros e limpos, lábios ungidos pela verdade, homens e mulheres cheios do espírito santo que anunciem sua mensagem, como ferro em brasa queimando por Almas.
Deus abençoe
Att: Gilmara Fronza Gomes, Curitiba/Paraná, Ministra de Dança da igreja do evangelho Quadrangular, xaxim – Pastor Franz Alex, cordenador ✝️