Neste momento, é importante destacar a cultura profética e os problemas relacionados a esse tema no Brasil. Sinto-me à vontade para abordar esse assunto, pois cresci em um ambiente pentecostal, onde testemunhei o certo e o errado, desenvolvi discernimento, conheci pessoas ungidas e outras cujas ações não se alinhavam corretamente.
Existem bruxos e profetas que atuam no mundo espiritual, e alguns bruxos se autodenominam cristãos. Cruzar uma linha define se um profeta se torna um bruxo, uma linha tênue entre um pastor e um mercenário. Um princípio que carrego nessa jornada é:
- ¹⁸ “Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.” (João 7:18)
Em última instância, esse princípio define quem foi enviado por Deus, pois há aqueles que vêm em nome de Cristo, mas estão agindo por conta própria.
Minha experiência nos últimos anos foi um tanto dolorosa em relação ao ministério profético, pois já recebi muitas profecias falsas. Ao recebê-las, oro e repreendo, mas imagine esse tipo de seta sendo lançada para novos convertidos. Não abra sua frequência para esse tipo de comunicação. Somos um país com histórico de despachos, oferendas, sacrifícios, e há uma proibição dessas práticas na Bíblia.
- ⁹ “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. ¹⁰ Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; ¹¹ Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; ¹² Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.” (Deuteronômio 18:9-12)
Cada pessoa que se envolveu com essas práticas precisa renunciar a essas ligações, mas algumas pessoas não querem abdicar, continuam usando seus dons espíritas e mantendo relações com outros espíritos.
A Cultura do céu
- ⁹ “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. ¹⁰ Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; ¹¹ Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; ¹² Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.” (Deuteronômio 18:9-12)
Paulo está na Macedônia, a Macedônia de Alexandre o Grande, do helenismo e dos colonizadores culturais. Grécia e Roma enviavam seus apóstolos para reproduzir o modelo cultural, chamado de “helenismo dos gregos” ou “pax romana”, objetivando ter uma única cultura em todo o mundo. Nesse tempo, há a invasão da cultura do céu. Um anjo aparece para Paulo e diz: “Passa à Macedônia,” começando assim nossa história no mundo ocidental, que começa a mudar naquela noite, quando Deus fala com o apóstolo Paulo: “Invada e colonize os colonizadores culturais.” Ao chegar na Macedônia, Paulo é abordado, identificado pelo espírito territorial, recebendo uma contraofensiva, encontrando-se com a píton, a serpente.
O inimigo é apresentado como uma serpente, e toda a tragédia da nossa história começou com uma conversa com a serpente. As cobras injetam um veneno mortal em suas presas; às vezes encontro pessoas que foram envenenadas. A Bíblia diz que, se transpassar um muro, uma cobra o morderá. No caso de Atos 16, era o espírito de uma píton, diferente de uma serpente, ela não tem veneno, mas sufoca suas vítimas. A píton do século XXI é semelhante à de Atos 16, uma jovem possessa de um espírito adivinhador.
Paulo e Silas estavam indo para o lugar de oração e foram interrompidos. Era uma distração insistente, uma tentativa de mudar o foco; os elogios eram frequentes. Hoje, algumas pessoas não vão ao lugar de oração, pois ficam procurando por profetas, substituindo uma vida de oração com Deus pela busca por profecias. A píton está sempre direcionando as pessoas para o outro lado, mostrando um caminho errado, em nome de Jesus.
Uma píton fêmea pode chocar mais de 100 ovos de uma vez. Ovos de serpente, por vezes, contaminam nosso sistema de crenças, pois o inimigo os implanta em nossa mente, em nosso sistema de fé; são mentiras que acreditamos. Paulo descreve a batalha que acontece em nossa mente. Ela começa em você e deveria parar também em você.
- ³ “Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. ⁴ Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; ⁵ Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;” (2 Coríntios 10:3-5)
Há sempre dois caminhos quando erramos: o caminho do quebrantamento, arrependimento e humilhação, ou o caminho da amargura, que é a hemorragia da alma, vivendo sangrando, sendo hipersensível.
O plano do inimigo é tornar cada um de nós cristãos miseráveis. A velha serpente quer se enrolar em torno da sua vida até que você não tenha como respirar, perdendo a sua voz.
Escolha quais acordos você fará
Jesus disse: o inimigo veio para matar, roubar e destruir, mas eu vim para que tenham vida, e vida em abundância. Tudo isso é um acordo, mas muitas vezes estamos fazendo um acordo com o ladrão em vez de fazer um acordo com a vida abundante. Isso é um acordo ímpio, tóxico e silencioso. Você pensa em 1.500 palavras por minuto, são conversas silenciosas, e o inimigo está atrás de uma permissão. Nós viemos aqui hoje para desfazer esses acordos com Satanás, se aceitamos uma subvida, subsistência, uma permissão que demos para ele nos derrotar. Hoje dizemos sim para a vida abundante que Jesus tem para nós. Você atrai as coisas que estão vibrando na mesma frequência do seu estado emocional dominante.
Você precisa examinar suas conversas internas, há uma batalha em nossos pensamentos. Nossa matemática não é a dos céus, deixe que Deus te diga o que realmente está acontecendo. Há milhares de narrativas sobre você.
JB Carvalho
Como seria sua história se um inimigo a contasse? E como seria se quem a contasse fosse um amigo?
- ¹¹ “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11)
Profetizar sobre alguém é pegar um pensamento de Deus e entregá-lo à pessoa. Suas crenças formam seus acordos; veja a Bíblia, Deus sempre aparece para fazer as pessoas acreditarem em si mesmas. Alegria em acreditar, você celebra as coisas antes de acontecerem, pois sabe que seu Pai tem bons pensamentos a seu respeito. Crer é entrar em um acordo com Deus.
Elias estava cansado, e quando você está cansado, algumas palavras encontram pouso em seu coração, momento em que o inimigo ataca. Nessa hora, você precisa de uma comunidade profética, mas cuidado com os intercessores do 2º céu, aqueles que identificam a batalha, mas nunca trazem soluções; eles só querem comunicar que a luta está acontecendo.
Portanto, examine sua frequência, e quando não tiver ninguém para profetizar, profetize você mesmo. Davi falava consigo mesmo o tempo todo, animando-se, encorajando-se.
Podemos edificar somente depois de lançar os fundamentos certos, então, precisamos ir mais fundo hoje. Se queremos uma comunidade profética, precisamos aprender a lidar com o espírito de manipulação. Jezabel estava morta, mas aparece na igreja de Tiatira, era o mesmo espírito em que ela operava.
- ²⁰ “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria. ²¹ E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.” (Apocalipse 2:20,21)
Jezabel é um espírito que atua tanto em mulheres quanto em homens. Quando as mulheres se abrem para essa entidade, ela trata o marido como filho, e o filho como marido. Significa também usurpação de autoridade, além de ser manipulação e controle, o feitiço da imposição da vontade de uma pessoa sobre outra, trata-se de uma irresistível influência.
- ²⁵ “Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.” (1 Reis 21:25)
É preciso discernir os espíritos, hoje ainda temos esse espírito presente nas igrejas. É preciso desmascarar o falso, revelando o verdadeiro. Deus disse que os vencedores em Tiatira teriam autoridade sobre as nações, e a medida da sua autoridade é a medida do seu serviço. Arquétipos são comportamentos que se repetem, o mesmo espírito em outra pessoa, como uma capa. Balaão amou o prêmio da injustiça, e há profetas que foram comprados, quando os presentes corrompem o dom de Deus. Agentes que pegam uma informação comum e transformam em profecia e em confusão. Eles estão atrás de publicidade pessoal.
É tempo de rugir
Se vamos lutar contra a serpente, precisamos acordar o Leão. Em toda a história humana, os leões foram símbolos de poder. Na Bíblia, eles aparecem várias vezes; negativamente, surgem duas vezes: como Satanás que estava ao derredor procurando alguém para tragar. No entanto, o leão é o símbolo bíblico da coragem, como diz: “O justo é corajoso como o leão”. Você sairá daqui com coragem!
Judá vai adiante, ele ruge. O rugido do leão representa sua força; ele pode ser ouvido a 8 km de distância e em todas as direções. Seu rugido revela muito sobre si mesmo, se é jovem, forte ou está bem de saúde. Como está o seu rugido? Jesus é o Leão de Judá que vive em nós; Ele está rugindo dos céus. O rugido do filhote é ouvido, e os pais sabem se ele precisa de ajuda, pois no rugido tem o som da fome, da alegria, da esperança, do desespero. Quando você encontra seu choro, o clamor exige resposta imediata. Deus está enviando resposta aos pedidos de socorro dos seus filhos; então, é hora de provocar o rugido do Leão dos céus. Nós temos autoridade para liberar através do nosso som, da nossa oração, e quando o inimigo ouve o som de Deus em você, ele fugirá. Este é o tempo do Senhor rugir; Ele virá com resposta!
O toque de trombeta e o grito de guerra fazem os inimigos se devorarem. A palavra “aleluia” é uma arma de guerra; existe um som que faz as nações tremerem e traz juízo contra os inimigos.
- ¹⁰ Andarão após o Senhor; ele rugirá como leão; rugindo, pois, ele, os filhos do ocidente tremerão. Oséias 11:10
Existe um som reprimido dentro de você que será liberado esta noite. Onde está o povo que conhece os gritos de júbilo?
Há algo nascendo em você neste evento. Quem você é vai aparecer, sua melhor versão aparecerá; quem está pronto para se reinventar hoje? Há coisas que estão se encerrando; existem inimigos que você nunca mais verá. Deus vai colocar um fim a um ciclo e te colocará no novo. Ande com Jesus e você verá as vitórias Dele em você! Deus está dizendo: Encontre a sua voz, o seu som, o seu rugido; levante-se e deixe que esse rugido triunfante saia de dentro de você.
por Crislaine Mendes/CNConteúdo