Kris Vallotton prosseguiu com uma introdução à palavra que mais tarde estaria ministrando. Ele relatou alguns eventos de manifestações sobrenaturais do Espírito Santo, que proporcionaram novos níveis de autoridade e poder nas vidas de algumas pessoas e na sua própria vida. Iniciou dizendo:
Estamos experimentando uma transferência nesse lugar.
Nossos seniores haviam ido para uma conferência. Eram seis senhores. Depois da conferência, esses seis casais se alinharam para orar pelas pessoas. Quando olhei, todos por quem eles oravam caíam no Espírito. Para mim era algo estranho, não estava acostumado. Então, pedi para que orassem por nós, para que recebêssemos também. Então, no período de oração, as pessoas começaram a receber a mesma unção. Deus nos entregou um sinal de que algo estava acontecendo, difícil de explicar, mas fácil de se experimentar. O Senhor estava nos ensinando.
Bill e Bene viajaram para Toronto. No domingo, quando voltou, não falou muito, mas, em meio ao louvor, minha esposa começou a rir vigorosamente. Todos ficaram espantados. Ela ficou sob esse impacto por três dias.
Em outro ambiente, um colega foi possuído por um tremor, depois de parecer que algo caíra sobre ele.
Depois de cada experiência, notamos uma fluência em autoridade e poder. Sim, algo aconteceu.
Após essa introdução, ministrou acerca do OFÍCIO E PROPÓSITO DO PROFETA.
A importância do relacionamento na companhia dos Profetas
Três dimensões do ministério profético
“Insight” – dimensão para entender a intenção das pessoas por inspiração de Deus. Ele não apenas vê o fruto, mas entende a raiz. Eles podem não discernir muito bem o futuro, mas podem enxergar a estrutura das condições espirituais.
“Oversight” – esses têm um olho como um telescópio. Eles predizem o futuro.
“Visão profética sobre” – a habilidade de entender as estruturas do ecossistema, contextos, posições de serviços e perspectivas. São posicionados para entender contextos e atuam como administradores proféticos. Tendem a colocar as pessoas nos seus devidos lugares. Quase sempre enxergam a organização e entendem quem deve estar aonde. Eles entendem como as coisas devem funcionar e como colocar tudo em ordem.
Nós vemos em parte, mas a companhia de profetas deve caminhar junta para agir de forma correta. Cada um carrega uma lente diferente e apenas o conjunto das visões pode trazer a plenitude. É incrível uma atmosfera profética, mas a falta de relacionamento impede a manifestação do sobrenatural por causa da falta de conexão. Sem o fruto do Espírito não conseguimos permanecer em um time. Precisamos aprender a nos relacionar.
De “Companhia de Profetas” para “Filhos dos Profetas”
Elias correu de Jezabel e acabou dentro de uma caverna. Deus ordenou: você vai ungir um rei e vai ungir Elizeu, como filho espiritual, para que ele ocupe o seu lugar. Antes de 1 Reis 19 os profetas eram chamados de “A companhia dos profetas”. Depois disso, eles passaram a ser chamados de “filhos dos profetas”. Elias saiu da caverna como um pai.
Quando Elias está prestes a subir ao céu, fala em tom de despedida com Eliseu. Eles passeiam por cidades aonde estavam os profetas. Depois da primeira cidade, os filhos dos profetas saíam ao seu encontro. Os profetas conheciam seus passos por causa do espírito de Elias, que estava sobre Eliseu e sobre todos os seus filhos profetas.
Você pode ter uma companhia de profetas e não ter uma família. Mas a herança se transfere em família, quando recebemos até o que não é ensinado, porque os filhos absorvem dos pais o seu espírito. O que se vê, se absorve, se recebe naturalmente. Mais do que receber um ensino é absorver a mensagem vivenciada pelas pessoas.
DEUS PROTEGE QUEM PROMOVE
- Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Amós 3:7
Do texto, podemos extrair três lições:
Deus sempre fala aos seus profetas o que Ele vai fazer;
Os profetas precisam ter a permissão de Deus para falar;
Deus considera os profetas como servos.
Nem sempre sinto quando faço, Bethany disse. Você pode perder muito se se mover apenas quando sentir.
Os profetas são conhecidos na terra pelo que compartilham, mas, no céu, pelo que conseguem manter em segredo. Por vezes, tudo o que você precisa fazer com alguma informação é orar.
O inimigo pode compartilhar algo para transmitir medo. Mas, você deve posicionar os anjos. O inimigo quer alguém que tenha autoridade para declarar e materializar seus planos. Não seja seu agente!
Não toque nos ungidos e não maltratem meus profetas, diz o Senhor. Quem Deus promove, Ele protege.
Lembra quando Elias precisou orar para que Eliseu enxergasse o exército de anjos ao redor deles? Quando o Senhor te promove, Ele te protege. Mas, quando você se promove acima da cobertura que Deus designou, ficará exposto. Deus te protegerá pelo nível de influência que Ele te concedeu.
Vivemos um período de autopromoção. O número de seguidores nas redes sociais não determina seu nível de unção.
Em Genesis 20, um rei tomou a esposa de Abraão para ter relação sexual com ela. Mas, parte disso era culpa de Abraão. Em sonho, Deus fala ao rei que ele morreria se tocasse em Sara. Sim, Deus te protege e você tem o seu favor. Viva debaixo do favor que possui.
O PAPEL DOS PROFETAS
O papel dos profetas é equipar os santos para fazer o trabalho do Senhor. Preste atenção: profetas equipam os santos!
PROFETAS EQUIPAM REIS E PROTEGEM NAÇÕES
Nabucodonosor destrói o templo, leva Israel cativo para a Babilônia. Daniel serviu a quatro reis na Babilônia. O ultimo foi chamado de Ciro. Antes deste nascer, Jeremias disse que eles permaneceriam na Babilônia por 70 anos e depois, Ciro liberaria o povo e determinaria a reconstrução do templo. Durante esses 70 anos, Daniel, três vezes ao dia, proclamava a palavra de Jeremias em oração. Daniel recebe o favor. Quando percebe que os setenta anos se completaram, foi ao rei Ciro e comunicou a profecia. Ciro fica tocado pela palavra do seu amigo e liberta todos os cativos. Mas, Ciro fez algo que não estava na profecia de Jeremias. Ele financiou a reconstrução do templo. Ele fez mais do que Deus profetizou. A carta de Direitos Humanos, que hoje está na ONU, foi escrita pelo rei Ciro e quem ensinou esses direitos para Ciro foi Daniel.
Ciro morreu em meio à construção. O novo rei tentou interromper, mas quando encontraram o decreto de Ciro, determinando a reconstrução, retomaram a obra.
- ¹⁴ E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia. Esdras 6:14
Todos unidos para construir algo poderoso. Os profetas estavam trabalhando em conjunto com os reis.
- ¹ Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;
- ² Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
- ³ E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
- ⁴ Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes já se ajuntaram, e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado.
- ⁵ Então o verás, e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas dos gentios virão a ti.
- ⁶ A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá; todos virão de Sabá; ouro e incenso trarão, e publicarão os louvores do Senhor.
- ⁷ Todas as ovelhas de Quedar se congregarão a ti; os carneiros de Nebaiote te servirão; com agrado subirão ao meu altar, e eu glorificarei a casa da minha glória. Isaías 60:1-7
Os reis lideram essa procissão. Eles estão chegando. Deus me disse: crie uma estrutura de treinamento para os reis. Precisamos aprender a sermos e nos relacionarmos com os reis.
Desde que nasceu, Salomão foi criado para ser rei e o livro de provérbios foi o texto de dever de casa da vida de Salomão. Se queremos discipular nações, precisamos saber caminhar com reis.
Profetas colocam os líderes em seus lugares e liberam unções para que governem. Deus levanta profetas com nível de autoridade para ungir pessoas ao reinado. Profetas estão vindo para serem comissionados como reis.
Os profetas não apenas são protegidos, mas eles protegem nações. Somos como armas secretas contra os intentos do inimigo.
Você recebeu uma transferência. Quando você recebe um profeta, na qualidade de profeta, receberá o galardão de profeta. Isso é uma impartição. Quando você recebe um pai, como um pai, você receberá uma herança.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo