No terceiro dia da Escola de Profetas, Lindsey Reiman iniciou a manhã com grande encorajamento acerca do que o Senhor está para revelar a seus filhos: “Vocês estão prontos para explorar as linguagens de Deus hoje? Para desvendar os mistérios de Deus hoje? Então, vamos nos apoiar no amor de Deus!”, disse.
Finalizando os fundamentos, podemos partir para a edificação juntos! Esta é uma escola de profetas, não apenas uma escola de profecia ou profética, mas uma Escola de Profetas, iniciou Dan McCollam.
O que os profetas fazem, qual é a função deles? Houve um tempo em que Kris Vallotton chegou até ele para iniciar uma escola de profetas, convidando Dan para ensinar, mesmo que Dan não acreditasse que seria um bom profeta. Por que muitos são chamados de pastores, mas a mesma intensidade não é utilizada para denominar também os profetas?
A palavra “profeta” aparece mais nas escrituras do que as expressões “apóstolos”, “bispos”, entre outras expressões juntas. O profeta não é mais importante, pois é tão relevante quanto esses, mas existe um medo de denominar as pessoas como profetas. No entanto, para estarmos alinhados, é tempo de abrir os nossos olhos e perceber que existem muitos profetas entre nós e criar o caminho para esses profetas.
Kris foi chamado para ser profeta 20 anos antes que qualquer pessoa o chamasse de profeta. Existe uma diferença entre o chamado do profeta e o ofício do profeta, e essa diferença é o dom do tempo, para o propósito do desenvolvimento. Então, não podemos negligenciar essa distância, mas usá-la para o nosso próprio desenvolvimento pessoal.
Davi foi ungido rei por um profeta 17 anos antes de se assentar no trono. Mas Davi não precisava de um trono para agir como rei. Ele fez tudo o que um rei faria antes mesmo de subir ao trono. Expulsou os inimigos, esteve no deserto sem recursos ou finanças, juntou pessoas, equipou e as capacitou, levantando um dos maiores exércitos da história, defendendo os interesses de seu povo e se encontrando com líderes governamentais.
Ele fez tudo isso antes mesmo de ter um trono. Da mesma forma, muitos esperam um púlpito, um reconhecimento ou uma posição para agir como profeta. Você pode não ter o ofício do profeta, mas pode estar na graça e na unção desse chamado. Mas ainda assim, precisamos saber o que é que estamos fazendo.
O Ofício do Profeta
É importante que esteja presente o interno de Deus e o externo de um apóstolo ou profeta. Alguém que já faz parte do fundamento da Igreja, já estabelecido, é a confirmação externa do profeta, havendo, então, a receptividade do povo.
Kris já compartilhou como é ter o favor de Deus e não ter o dos homens, e não ter o favor de Deus mas ter o dos homens: ambos são necessários. Um profeta é um dom para as pessoas, sendo preciso praticar essa ideia de ser um dom para as pessoas.
“Cada um de nós deve usar o dom que recebeu, para servir uns aos outros, ministrando a graça de Deus”.
Cada dom existe para servir as pessoas e mostrar o amor para com elas. Não se deve pensar no profeta com base nas pessoas que estão abaixo da sua liderança, mas com relação a quem eles foram chamados. Como Natã, que foi um profeta para o rei Davi, que, até onde sabemos, profetizou apenas para ele.
Existiam profetas que proclamavam às nações, aos exilados, através da música, das artes, sendo profetas específicos para pessoas diferentes, permitindo existir muitos profetas em um mesmo lugar! Há profetas que trouxeram poucas mensagens verbais, mas que trouxeram grandes atos proféticos, com maravilhas e sinais: a profecia é muito mais do que falar! Precisamos de profetas de adoração nas artes. Profetas já realizaram atos proféticos até mesmo para cessar suicídios em comunidades!
Um Ofício impactante
Dan estava certa vez em adoração em sua igreja, quando tiveram um “peso” por uma determinada nação, quando teve o direcionamento de utilizar um tambor com baquetas, orando por aquela nação com o som daquela nação, o que eles não sabiam era que naquele tempo estava ocorrendo uma espécie de rebelião naquela nação, com um homem com uma arma apontada na cabeça do respectivo presidente daquela nação.
O profeta então recebeu um número de telefone aleatoriamente, ligou e profetizou que algo estava para acontecer, que algo estava prestes a acabar com a nação: era o número do homem que estava com a arma apontada para o presidente. O profeta não fazia ideia de quem ele tinha ligado, pois não sabia se tratar do homem que estava com a arma apontada para o presidente, de modo que, ao receber a palavra, o homem cessou o crime que estava para cometer contra o presidente daquela nação!
Muitas profecias têm sido usadas para encontrar crianças desaparecidas: utilizando-se de cartazes dessas crianças, começaram a orar sobre elas, e os veículos aos quais elas estavam sendo levadas, tiveram seus dados revelados, como placa do carro, cor. Então oraram para que uma das crianças fosse descoberta, e semanas depois, ela conseguiu escapar. É isso que os profetas fazem, eles libertam os cativos! O sargento da região descobriu o que aconteceu, e relatou que ainda haviam duas crianças que desapareceram, que utilizavam medicações para sobreviver, e clamaram por ajuda para tentar encontrá-las.
Um dos membros da equipe de Dan disse sobre “amigos da família, casa verde e a letra que começava o nome da rua”. Então os policiais foram conversar com ele, e foram na casa que tinha sido relatada, e lá encontraram as crianças, que foram resgatadas dentro de 24 horas, de modo que a polícia continuou pedindo para ajudá-los.
Existiam muitos profetas, e eles não ficavam competindo entre eles, não brigavam pelo microfone, porque tinham um propósito maior! Não disputavam por posições. Então precisamos abrir nossos olhos e nossos corações e entender que existem desígnios diferentes, possibilitando a existência de vários profetas em um mesmo lugar, com profetas intercedendo pelas nações, na área do governo, resgatando crianças, profetas na ecologia, como quando a Califórnia passava por uma terrível seca, quando o Senhor falou na comunidade para parar de orar pedindo chuva, e começarem a determinar quando a chuva deveria chegar!
E, ao determinarem profeticamente, a chuva chegou e a seca foi quebrada, e é isso que profetas fazem! Precisamos de profetas em diferentes áreas! Em um evento de liderança da Bethel, haviam artistas pintando na adoração, quando Dan viu uma mulher pintando um cenário de um lindo mar, com um céu de cores brilhantes, e durante a adoração ela começou a pintar um muro bem no meio daquele cenário, com uma onda gigante em direção ao muro, quando recebeu um telefonema de uma equipe de cura no Pacífico Sul, e recebeu uma palavra de uma onda que estava em direção àquele evento. Sendo uma ilha pequena, não tinham condições de enfrentar aquela onda.
Quando de repente Bill vira em direção ao quadro e diz: “Esta é a resposta de Deus!”. Minutos depois, na BBC News, a onda de repente parou no mar, como se ela estivesse batido no muro! É isso que profetas fazem!
Ressurreição
O centro do cristianismo era a ressurreição. Será que os profetas não devem clamar para restaurar esta área dentro da Igreja. Em uma certa situação, Dan estava pregando no púlpito quando uma mulher no meio da multidão caiu literalmente morta.
Dan correu para trás da plataforma e ligou para o serviço de emergência. Quando ele voltou, havia uma adolescente de pé sobre a cadeira orando sobre aquele corpo, gritando o mais alto que ela podia, e isso não era uma cultura normal naquela época dentro da igreja e, para Dan, estava sendo o pior culto de todos.
Dan foi até a adolescente e descobriu que se tratava da avó dela, e disse que estaria tudo bem, que ela estaria no céu, quando a menina o repreendeu “para trás de mim, satanás!”. Ela continuou gritando para aquele corpo por mais de vinte minutos. A igreja estava confusa, quando de repente ouve-se o som de uma sirene, com a brigada de emergência empurrando uma espécie de maca. Quando perguntaram “cadê o corpo?”, a avó tossiu e despertou! Algo aconteceu com Dan naquele dia, pois naquele dia ele o conheceu como aquele que é a Ressurreição e a Vida! No Antigo Testamento, somente os profetas ressuscitaram os mortos. E se isso se tornar algo normal no Brasil? Por isso, batalhamos para isso. Não é difícil ressuscitar os mortos, pois são os mais fáceis de orar, eles recebem muito bem. É desafiador pegar alguém que esteja disposto a voltar! Não precisamos de profetas para ministrar simplesmente dentro da igreja, mas de profetas nas cidades, no governo, na música, que sejam os maiores evangelistas da terra!
Não tenha medo de errar!
Quando Dan era jovem, foi enviado para a Suécia sozinho, sem mesmo entender a língua deles. Em cinco dias de ensino em uma escola de missões, terminando esses cinco dias, os alunos disseram para irem à rua e fazer evangelismo, e foram para um shopping, em uma área em que haviam muitos moradores de ruas.
Ao encontrar um homem alto meio estranho, ateu e muito inteligente, Dan começou a conversar com ele defendendo sua fé. Muitos estavam à volta quando Dan sentiu uma dor no coração, como uma faca entrando em seu peito, quando recebeu uma palavra de conhecimento sobre um problema de coração na vida daquele homem que eles encontraram. Dan, não querendo errar, com medo, não disse nada, quando de repente o homem disse que tinha um coração com problemas e que não tinha muito tempo de vida, e, ao dizer isso, o homem saiu correndo.
Dan estava com o sangue daquele homem em suas mãos, e se arrependeu de não ter dito que existe um Deus que sabia o que estava acontecendo com ele, e se arrependeu de seu orgulho e medo de errar. “Se eu errar, eu quero errar tentando acertar, errar por obedecer”. Cremos que Deus está fazendo algo no Brasil! E Não é uma disputa por púlpito ou microfone, mas uma luta pelo Reino de Deus e pela Glória de Jesus Cristo! Peça ao Senhor não para ser reconhecido como profeta, mas para onde o Senhor quer que você sirva! Você não precisa de um trono para agir como um rei, nem um púlpito para agir como profeta. Deus está restaurando fundamentos dos apóstolos e profetas, e o Brasil é parte dessa restauração!
por Guilherme Mariano/Conteúdo