Existe uma diferença notável entre ser salvo e ser um discípulo. Quando acreditamos em Jesus apenas como Salvador, temos a convicção de nossa salvação eterna, mas vivemos nossas vidas da maneira que desejamos.
Quando apresentamos Jesus somente como Salvador e não como Senhor, estamos fazendo conversos, mas não discípulos! Não é simplesmente possível adicionar Jesus à sua vida. O Evangelho é uma resposta ao chamado de Deus para que você se junte à Sua vida. Então, quantos de vocês sabem que Jesus não é apenas nosso Salvador, mas também nosso Senhor?
Jesus não quer escravos; Ele não vai forçá-lo a fazer Sua vontade. Ele deseja filhos que O sigam por escolha própria. Quando você diz SIM para Jesus, Ele vem habitar em você, mas Ele não o forçará a ser obediente. Jesus, o Deus do universo, que o criou e sabe o que é melhor para você, aguarda que você se renda a Ele.
- Jesus dizia aos judeus que criam Nele: “Se vocês permanecerem na Minha Palavra, verdadeiramente serão Meus discípulos.” João 8:31
A responsabilidade de permanecer obediente à Palavra de Deus é sua
A submissão é voluntária, e não escravidão. Jesus está enfatizando que crer não é o bastante; para ser um discípulo, você precisa ouvir Sua Palavra e permitir que ela determine a maneira como você vive.
Para se tornar um discípulo, você precisa superar a idolatria de si mesmo. Sinto que Deus está levantando um exército de cristãos que estão dispostos a entregar suas vidas para Jesus. Estou certo de que estou diante de pessoas que dizem: “Não quero fazer as coisas à minha maneira; quero seguir o meu Deus e fazer o que Ele deseja.”
Mateus 14:16-19 – Jesus disse: “Não é necessário que vão embora; deem-lhes vocês de comer.” Os discípulos responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes aqui.” Jesus disse: “Tragam-nos aqui para mim.” E, após fazer a multidão sentar-se na grama, Ele pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu, os abençoou e, partindo-os, deu-os aos discípulos, que distribuíram à multidão.
Neste trecho, os discípulos foram a Jesus dizendo: “Jesus, você precisa fazer algo!” Mas Jesus respondeu: “Vocês precisam fazer algo! Vão e alimentem-nos.” Isso ocorreu por duas razões:
- Jesus queria determinar qual voz governaria a vida deles: a voz da razão ou a voz da verdade.
- Ele queria que os discípulos encontrassem provisão em Sua voz, porque o que você tem é tudo o que Ele precisa.
Se você quer ser um discípulo, precisa vencer a voz da razão e adotar a voz da inspiração e da verdade. Jesus instruiu os discípulos a trazerem o que tinham, mas a multiplicação não ocorreu nas mãos de Jesus, mas nas mãos dos discípulos. Quando Jesus os enviou para alimentar a multidão, eles não viram onde encontrar a provisão necessária, mas escolheram confiar na voz que os enviou.
Muitos de nós querem a provisão antes de começar a agir, mas Jesus quer que comecemos a agir para que a provisão venha.
William Wood
Você nunca descobrirá o que tem em Jesus até dar o que você tem. Quando você entrega a Ele o que tem, passa a ter acesso ao que nem sabia que possuía.
A única exigência que temos é receber a Palavra e permanecer nela. Quando Pedro foi chamado por Jesus a sair do barco, ele conseguiu andar sobre a água enquanto mantinha o foco em Jesus. No entanto, ao olhar para as circunstâncias, começou a afundar. Sair da Palavra é perigoso, e você nunca sabe o quanto a Palavra profética o protege.
Quando você se afasta da Palavra, antes que seja corrigido, Jesus o restaura. Essa é a graça de Deus.
- “A fé vem pelo ouvir da mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Cristo.” Romanos 10:17 –
A Bíblia nos ensina que a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus. Portanto, assim como a fé vem pelo ouvir, a incredulidade também vem pela voz da razão. No caso de Pedro, a voz da razão começou a plantar dúvidas em sua mente. Em vez de tentar agir por conta própria, identifique a voz de Deus e siga-a.
A coisa que mais ofende a Deus é viver uma vida abaixo do padrão para a qual Ele morreu para te proporcionar.
Cresci como um ateu e acreditava que o que os cristãos viviam era bobagem. Isso acontecia porque nunca tinha encontrado um verdadeiro cristão. Se Deus é real, Seu povo deveria viver como se Ele fosse real. Os cristãos deveriam afirmar que Jesus não é apenas nosso Salvador, mas o Senhor de nossa vontade.
A coisa que mais ofende a Deus é viver uma vida inferior ao padrão para o qual Ele morreu para te proporcionar. Se deseja ser um discípulo, não apenas creia em Jesus, mas creia Nele. Não devemos fazer com que nossa história seja um farol do nosso destino; Deus pega nossa história e a transforma em Sua história, na qual somos justos e podemos nos apresentar diante d’Ele limpos como Jesus.
Você não é uma versão melhorada de seu passado, mas uma nova criação!
A chamada para você hoje é: Você está disposto a entregar tudo hoje? Está disposto a fazer as coisas do seu próprio jeito?
Cobertura especial VOA Brazil 2023 – Voz dos Apóstolos
por Eduardo F Filho/CNConteúdo