Se a motivação é pura e se estamos sendo guiados pelo Espírito Santo, podemos e devemos fazer orações ousadas. Sonhar com coisas grandes na vida ministerial não é errado. Todavia, para sermos grandes diante de Deus, três pontos são importantes:
- Receba de Deus uma palavra específica para sua vida e seu ministério.
- Entenda que para crescer por fora, é necessário primeiro crescer por dentro. O crescimento exterior é consequência de um saudável amadurecimento interior. Por isso, é importante permitir que sejamos esticados interiormente. Devemos gostar da ‘dor do crescimento’, que representa a ampliação de limites. Sem sofrimento, não há crescimento.
- Para abrir espaço dentro de nós e crescer em nosso interior, precisamos nos livrar de todo entulho que está nos impedindo de crescer. Nesse caso, entulho são crenças limitadoras que impedem que possamos crescer, mentiras interiores ou tatuagens ministeriais ou marcas internas.
Hebreus 5:13-14 fala de como o inimigo consegue nos tatuar interiormente: ‘Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.’
Para discernirmos o bem do mal, precisamos ser maduros. A estratégia do inimigo é nos deixar infantilizados, e até mesmo sem discernimento.
2 Coríntios 10:4-5 fala que temos que levar todo pensamento cativo a Cristo. O maligno inicia com um pensamento desalinhado, que não se conecta com as verdades de Deus. À medida que não discernimos as mentiras, elas vão aumentando e se sobrepondo cotidianamente, a ponto de se tornar altivez.
Altivez, no grego, significa ‘upsomas’ e significa algo elevado e alto. O inimigo passa a construir um padrão de pensamento limitante e continuado, acerca das coisas do alto. Vários pensamentos de altivez geram um sofisma, que é um conjunto de ‘upsomas’, ou seja, mentiras que se elevam em nosso pensamento.
Um sofisma estruturado e fortalecido vira uma fortaleza espiritual, que quando não tratada se torna uma ‘tatuagem ministerial’. Uma das frases mais tatuadas no mundo natural é: ‘Eu nasci para o fracasso’. Primeiro, a tatuagem é marcada na vida das pessoas pelo maligno sob a forma de mentiras reiteradas.
Precisamos ter uma paixão intensa em alcançar vidas para Jesus. Números para Deus são importantes. No livro de Atos, são citados os 3.000 que se converteram, depois fala dos 5.000, e completa dizendo que dia após dia outros iam sendo acrescentados.
A Bíblia mostra que Deus se importa com quantidade e qualidade. Cada número representa um ser humano que vai viver eternamente no céu. As tatuagens espirituais são apagadas à medida que substituímos as mentiras do inimigo pelas verdades de Deus, sendo lavados pelo sangue do Cordeiro.
Apocalipse 12:11 nos afirma: ‘Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro.’ O Sangue de Cristo tem uma poderosa força para apagar as marcas espirituais e tatuagens limitadoras. Romanos 1:16 afirma que Paulo não se envergonha do Evangelho, que é o poder de Deus para todo aquele que crê e para a salvação.
Salvação nesse contexto fala sobre libertação, cura e transformação real da vida espiritual. O principal segredo espiritual para transformar famílias, mudar a vida das pessoas é não se envergonhar do evangelho e ter um posicionamento firme em Cristo.
Em outras palavras, através da fé nos apropriamos do poder transformador do Evangelho. Isso ocorre porque fomos feitos justiça de Deus na terra, conforme 1 Coríntios 5:21. Nesse contexto, nos apropriamos de nossa identidade em Cristo, entendendo que o pecado não tem mais poder de nos fazer cativos, pois o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Isaías 54 nos fala: ‘Canta. Ó estéril!’. Para acabar com a esterilidade espiritual, é necessário adorar, cantar, confessar a Palavra, mesmo quando a condição estéril ainda é a única realidade vista.
Quando isso acontece, o futuro começa a se materializar, independente das circunstâncias. A Palavra é o laser que Deus usa para apagar as tatuagens espirituais que o inimigo coloca em nossa vida. Aplicar a fé corretamente é, ainda, perseverar na fé. Hebreus 6:13 nos fala que é preciso ter fé e perseverança para alcançar a promessa. A promessa se materializa quando nos mantemos com a ‘tomada’ do Espírito Santo conectada, permanecendo em fé.
Por vezes, as pessoas ao nosso redor nos terão por malucos, pois não visualizam a promessa. Mas se perseverarmos, veremos a materialização de cada palavra profética. Precisamos cuidar de nós primeiramente, apoiar nossa identidade em Cristo e ter uma paixão intensa em alcançar vidas para Jesus.
Cobertura especial VOA Brazil 2023 – Voz dos Apóstolos
por Ana Seligmann/CNConteúdo