- E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
- Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua fornicação, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
- E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
- E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!
- E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
- E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
- Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
- E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
- E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
- E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
- E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
- E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
- E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
- E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
- E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
- E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:1-16
Deus Reina!
Nosso Deus não está perdendo a guerra, apesar de tantos desafios! Há mais pessoas nascendo de novo do que as pessoas que nascem biologicamente. Crescemos mais de 100 milhões por ano. Existe uma mudança no rosto do cristianismo no mundo.
Em números oficiais, o Brasil é o país mais cristão do mundo e somos mais apaixonados, emocionais e mais centrados no Espírito Santo hoje. Mas, como chegamos a esses revezes, que sofremos nos últimos tempos? Como chegamos nesse gap, a partir do século XIX, quando o cristianismo deixou de liderar conquistas em todo mundo? Como temos uma escatologia de fuga?
No século XVII e XVIII, na Europa e na América, havia um espírito otimista. A esperança puritana era baseada no lema: “Na terra como nos céus! ”
Descobrimos a escatologia de uma época por sua hinologia. O que se cantava no século XVII e XVIII? Aleluia de Handel: Aleluia! Onipotente Reina! O Reino deste mundo se tornou o Reino de nosso Senhor e do seu Cristo! Celebra-se o Reino de Deus reinando sobre todo mundo. Para eles, o nosso mundo seria o Reino de Deus.
Mas, no final do século XVIII, vimos a revolução francesa, guerras, nova visão. Começa-se a questionar até a existência acerca de Jesus, depois de séculos. A pregação mudou para, apenas, irmos ao céu. O Reino, então, parecia não ser mais do Senhor e seu Cristo.
Veja: Quando Jesus disse: meu Reino não é deste mundo, ou vocês não são deste mundo, Ele se referia ao não pertencimento desse sistema.
Surgiu o deísmo, o dualismo, o secularismo. Não havia diferença entre o secular e o sagrado, até este momento. A ideia da modernidade foi tirar Deus da educação, das artes, da política. Banir Deus ao céu, mantendo o mundo norteado por suas próprias agendas. Então, surge um novo evangelho social, apenas para ajudar os pobres. Aparece a teologia da libertação ou, para os protestantes, a teologia da missão integral.
Perceba algo: a ressureição não é a vida após a morte, mas é a vida depois da vida após a morte.
Alimentar famintos não é a mensagem central. Isso faz parte da nossa natureza. Se vivermos uma fé cristã, essa prática será natural. Mas, muitos acreditam que precisamos fugir, escapar desse mundo mau.
Overview
Precisamos ter uma visão completa, um overview do evangelho.
A macro narrativa começa em Gênesis 1:27,28:
- Assim, Deus criou os seres humanos à sua própria imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou.
- Então Deus os abençoou e disse: “Sejam férteis e multipliquem-se. Encham e governem a terra. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que rastejam pelo chão”. Gênesis 1:27,28
Será que Deus alterou a comissão cultural? Não!
- Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
- Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19,20
Esse texto equivale a uma comissão de exercício de domínio. Todas as Escrituras apontam uma progressão vitoriosa de Deus ao longo da história.
Apocalipse descreve a destruição do império das trevas, afirmando como será a nossa vitória. Então, leia e se alegre!
- Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; Gênesis 22:17
- Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu Reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. Isaías 9:7
A Palavra aponta para uma igreja vitoriosa. O que Deus intencionou, desde de Gênesis? Vemos nas parábolas que Deus transmite a ideia de uma progressão, na tomada do Reino.
- Com toda a certeza vos afirmo que alguns dos que aqui se encontram não experimentarão a morte até que vejam o Filho do homem vindo em seu Reino. Mateus 16:28
Jesus não mentiu? O Reino de Deus foi visto e chegou com muito poder. A igreja não estava intimidada. Houve um grande movimento. Hoje, estamos aqui, como milhares em toda a história.
A minha narrativa não é sobre o que o diabo está fazendo, mas sobre o que Deus está fazendo. O sinal é a noiva adornada, pessoas comprometidas, crentes de verdade.
O túmulo se abriu, a morte foi derrotada. A era vindoura mescla-se com a era presente. Declaramos o domínio de Deus sobre as suas circunstâncias, sobre a sua família. O Reino de Deus na terra como no céu.
- Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Isaías 60:1-5
O inimigo não precisa de mais publicidade. Nós estamos em uma curva e vamos sair do outro lado. Volte alguns anos, sobrevivemos a tantas confusões!
O rosto da fé cristã está sendo mudado. Um povo incrível está surgindo. O Espírito do Senhor está sobre alguém para que esse alguém faça algo extraordinário!
Estamos na transição de uma mensagem de depravação total e indignidade humana para uma pregação da futura glória e poder da nossa espécie. Temos a cidadania da terra e, também, da nova Jerusalém.
O arrependimento e a chegada do Reino de Deus são duas mensagens que se casam. Nosso evangelho não é de sofrimento.
Vimos a modernidade expulsar Deus de todas as esferas, mas, existe uma nova canção para esse tempo. Essa é uma nova estação.
Trocamos: assim na terra como no céu para: assim na terra como no céu no milênio. Adotamos o dualismo e pregamos Platão, ao invés do evangelho. Mas, esse é um tempo de atualização.
É um privilégio viver em dias como os nossos. O pensamento do Reino é sobre testemunhar todos os dias, não apenas no domingo. Existe uma atualização sem precedentes!
Deus hoje é considerado por muitos como distante. Mas, espere para ver a manifestação de Deus em todas as áreas da sociedade. Toda a terra será cheia da glória do Senhor!
A Promessa da Revelação de Deus ao Mundo
A promessa é que Deus há de se revelar ao mundo pelo seu povo. O mal resistirá, mas as nações serão atraídas pela beleza.
- Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará. Salmos 67:6
Deus nos abençoará e todos os confins da terra O temerão. Estamos na idade da restauração de todas as coisas, a era do renascimento. Pessoas apostólicas
- O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. Atos 3:21
Jesus está no céu aguardando este tempo de restauração, quando o estado de tudo volta ao original. O estado final há de ficar melhor do que quando começou. A igreja está cantando uma nova canção do domínio de Deus sobre toda criação.
A manifestação de Deus é a aparição de quem já está em movimento.
- Então virá o fim, quando Ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, potestade e poder. 25Porque é necessário que Ele reine até que absolutamente todos os seus inimigos sejam prostrados debaixo de seus pés. 1 Coríntios 15:25
O livro de apocalipse é a descrição de como os inimigos são postos aos pés. Secretamente, Deus está agindo até que seu poder se manifeste em glória!
- Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, Hebreus 10:12
Vemos as parábolas que demonstram o crescimento do Reino. A parábola do joio ensina que o crescimento do Reino ocorre de forma simultânea ao crescimento do mal. Também, na parábola da rede, do grão de mostarda e na do fermento. O fermento invisível, fraco, desprezado, leveda a massa inteira. É a conspiração de Deus na história. Quando o inimigo vir, estará tudo dominado.
Existe um Moisés no palácio! O crescimento, no entanto, é acompanhado por crises. A terra foi confiada ao homem redimido. Deus não criou a terra para ser um caos, mas, para ser habitada.
- Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens. Salmos 115:16
Uma Linda Herança
Sim, Deus favorece aos seus filhos. Ele está entregando uma herança:
- Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
- E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o Reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu Reino tal, que não será destruído.
- Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o Reino.
- Disse assim: O quarto animal será o quarto Reino na terra, o qual será diferente de todos os Reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.
- E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo Reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.
- E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.
- Mas o juízo será estabelecido, e eles tirarão o seu domínio, para o destruir e para o desfazer até ao fim.
- E o Reino, e o domínio, e a majestade dos Reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu Reino será um Reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Daniel 7:13,14,22-27
Nabucodonosor sonhou com uma estátua e pediu para que os bruxos apresentassem uma revelação. Daniel não dormiu e, no dia seguinte, entregou a resposta. Deus está levantando novos “Danieis”.
- Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um Reino que não será jamais destruído; e este Reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses Reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, Daniel 2:44
- Então o rei Nabucodonosor caiu sobre a sua face, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação e perfumes suaves.
- Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério. Daniel 2:46,47
Quando Daniel foi lançado na cova dos leões, o rei ficou à porta, jejuando por ele. Ciro financiou o projeto da construção do templo, depois que Daniel teve uma audiência com o céu. Uma pedra, que derruba o governo das gentes surgiria.
- E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 4:3
O Avanço do Reino
Deus tem uma paixão pelas nações: Pede-me e te darei as nações por herança, Ele diz.
- A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.
- Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança
- de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Romanos 8:19-21
A era presente está sendo substituída. O céu e o inferno querem cumprir suas agendas na terra e essa batalha manifesta-se em nossa realidade.
Então, ocorre um nascimento: Jesus chegou. Houve uma mudança de era com convulsões. A era presente está sendo substituída. A colisão de poderes está ocorrendo, mas, o príncipe deste mundo já foi julgado.
Os derrotados nas guerras, eram expostos ao desprezo, nus, despojados e levados em procissão. Sim, os demônios foram expostos ao desprezo.
O avanço do Reino é a apropriação dos despojos.
- Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem. Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava e reparte os seus despojos. Lucas 11:21
Declare a vitória do Cordeiro contra todas as forças infernais. A mensagem central bíblica é: O Reino de Deus chegou!
- O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1:15
- Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do Reino de Deus; porque para isso fui enviado. Lucas 4:43
Discípulos passaram 40 dias com Jesus, que ministrava acerca do Reino. Paulo ensinava acerca do Reino de Deus. Hoje anunciamos o domínio de Deus.
- O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor;
- Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; Colossenses 1:13,14
A igreja está entrando em uma atualização, quando ocorrerão manifestações do poder de Deus, sem precedentes.
- Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino. Lucas 12:32
Ascenda Sua Luz Interior
Este é o momento em que estamos entrando em uma nova esfera de autoridade, ascendendo a nossa luz interna.
- Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
- Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
- Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
- Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:13-16
Ser luz significa andar em discernimento. Um coração puro, para não falsificar. Esta é a hora de ascender uma luz interior.
- Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar. Habacuque 2:14
Hoje, anuncio o domínio de Deus e tudo o que é parte do outro reino será subjugado! Declare o domínio de Deus em cada área da sua vida!
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Confira esta mensagem no Youtube