- Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.
- Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós. Josué 3:4,5
Esse texto fala acerca de um caminho novo, que nunca foi trilhado. São veredas não conhecidas. Neste novo lugar, tudo se torna novo. Então, no lugar de maná e água da rocha haverá leite e mel, assim como água de ribeiros e riachos. Trata-se da posse da terra prometida, que demanda nova autoridade e apresenta novos inimigos. Mas, a transição de uma fase a outra exigiu certo esforço.
Um dos nossos maiores desafios é sair de uma fase e passar para outra, pois o momento de transição nos torna mais vulneráveis. Todos somos testados. Jesus foi testado no deserto, antes de iniciar o seu ministério e foi testado no Getsêmani, antes da crucificação.
Algumas perguntas importantes nesta travessia:
Quem preciso ser, que nunca fui antes? Quais novas habilidades preciso?
O que preciso fazer, que nunca fiz antes? Quais são as novas atitudes a tomar?
Quem Deus é para mim, nesta temporada? Quais aspectos de Deus preciso buscar?
Equilíbrio Emocional
Uma das batalhas é permanecer no estado emocional necessário para sermos quem precisamos ser. Vivemos em uma sociedade líquida e muitos não fazem a transição porque não empenham a força necessária para chegar lá. Não há prova maior do que o teste de suas forças.
Jesus disse: no mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo. Manter o ânimo nas adversidades demonstra a capacidade de se apresentar forte para o próximo nível.
Um líder não pode abdicar. Se um empresário desiste, a empresa vai à falência. Se um pai desiste, sua família desaba. A persistência traz seus resultados.
Reposicione o seu foco
Muitos são paralisados pelo desânimo. Ele expõe a falta de força. Por vezes, não empregamos todo o esforço que poderíamos. Quando não queremos pagar o preço para vencermos, damos diversas desculpas.
Ei, todos temos motivos para desistir, mas os motivos não são determinantes. Neste momento, redirecione o seu foco. O autocentrado torna-se fracassado, mas o adorador entende que Deus está no centro e, por isso, não tomará decisões de forma arbitrária.
Mude seu foco rendendo graças. Isso te reposicionará e direcionará o seu coração. Lembre-se: O que te chama a atenção, te chama.
Alguns são corajosos, mas tímidos em expressar os seus sentimentos. Importante confessar as suas faltas, não com cúmplices, mas com quem possa confrontar o seu pecado. A primeira ordem do fundo do poço é: Pare de cavar!
Ninguém é corajoso se não sentir medo. Como? O corajoso não permite ser controlado pelo medo. Quando avançamos em direção àquilo que tememos, expandimos. Quando fazemos o que precisamos e a cada barreira rompida, crescemos.
O que você pensa sobre você? Quais os contratos da sua consciência? Rompa! Cada recompensa na vida está ligada ao seu desenvolvimento pessoal!
Como você tem sido transformado? Tem percebido melhoras como pai, líder, empreendedor? Você adquiriu ferramentas novas? Ser quem você nunca foi é explorar partes nunca desenvolvidas. Seu propósito é se desenvolver, aproximando-se de quem você é, de fato. Você se expande estendendo o seu “eu” autêntico.
Uma nova fase requer nova apresentação. Ficar parado em um mundo em movimento é tornar-se arcaico. Extraia o máximo do que você já aprendeu e explore novos espaços. Neste ponto, o mundo espiritual fará de tudo para que você permaneça no estágio atual, mas, novas decisões podem revolucionar a sua história.
Perceba como as figuras bíblicas foram alvos de ataques. Os críticos de Paulo o chamavam de tagarela.
Chamaram Jesus de “belzebu”! Quando começamos a nos movimentar, fazendo a diferença nesse mundo, a oposição surge. As pessoas só não criticam os mortos, então, não deixe que a resistência o impeça de seguir em frente.
Alguns se prendem em discussões e são como meninos imaturos, que precisam de leite. Não podem suportar alimento sólido, diz Paulo.
Aqueles que Israel não expulsou da terra, tornaram-se uma pedra de tropeço:
- Mas se não lançardes fora os moradores da terra de diante de vós, então os que deixardes ficar vos serão por espinhos nos vossos olhos, e por aguilhões nas vossas virilhas, e apertar-vos-ão na terra em que habitardes. Números 33:55
Israel deveria expulsar todos os inimigos: os heteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus, os jebuseus e os girgaseus.
Quantos “eus” você ainda não expulsou da terra?
As obras da carne são conhecidas. Dentre elas temos a feitiçaria:
- Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Gálatas 5:19-21
A raiz da bruxaria é o controle e o poder de influenciar pessoas. Aqueles que operam em um espírito de controle acham que sabe o que Deus quer fazer. Essas obras movidas pela alma e convergem a um espírito falso. Algumas palavras partem de um coração orgulhoso e, em nome de “profecia”, proferem maldição.
Seja seu cooperador. Não se sabote!
Nada é mais frustrante do que chegar a um ponto de avanço e depois retroceder. Mas, temos uma promessa: acessar um lugar que ainda não estivemos. Por vezes, não vencemos porque nós nos atacamos.
Veja: Há resistências externas, que ocorrem quando o inimigo usa elementos externos para nos atacar, mas, a sua ação preferida é usar elementos internos, fragilidades internas, para nos convencer à auto sabotagem. De onde aqueles espiões tiraram a ideia de que eles eram gafanhotos? Quem falou isso? O inimigo quer que nós concordemos com ele para que pensemos da forma como ele quer. Quando concordamos com pensamentos malignos, podemos nos tornar aquilo que não devemos ser nem fazer, moldando as nossas vidas à forma apresentada por ele: limitados, incapazes, frágeis, vítimas etc.
A Bíblia nos respalda na caminhada, dizendo: Nada vos causará dano.
Quando estamos em meio à travessia, o inimigo faz ressurgir velhos medos, ansiedades e, de repente, pessoas antigas começam a cruzar o nosso caminho. O cerco do inimigo se arma porque as portas do seu destino se abriram. Cães da destruição estão nas portas do seu destino, mas seja persistente porque você vai cruzar essa linha!
Jesus disse aos discípulos: vigiai e orai. Vigiar é perceber o que está surgindo em você e o que está crescendo em seu ambiente. Seu homem espiritual quer fazer a coisa certa, mas alguns são governados pelos sentimentos. Permaneça na torre e não abandone a sua posição. Não desista da transição. Há uma palavra de vitória sobre você.
Conecte-se ao corpo de Cristo
Você não conseguirá vencer sozinho. Aprenda com as oliveiras: elas se nutrem pela conexão. Nós somos uma comunidade de aliança e Deus odeia o repúdio, Deus odeia a quebra de alianças. Ao contrário, Deus ama a ideia de pais e mães que entregam suas vidas pelos seus filhos, de filhos que se submetem aos pais, de pessoas que se sacrificam por causa de uma aliança. Nós temos uma aliança com superiores promessas.
Existe um tempo de refrigério. As festas bíblicas se apresentam como ciclos, através dos quais a história de Israel passa. A casa, o núcleo familiar era o “oikos”, um lugar de profunda conexão.
Deus quer nos fazer prosperar, em harmonia, pois, uma família unida é imparável. A menor unidade de uma sociedade não é o indivíduo, mas a família. Tão importante a conexão que a quebra dela tem o poder de impedir as orações. O homem deve amar a sua esposa como a própria vida e a esposa deve respeitar o seu marido.
Seus relacionamentos abrigam a sua colheita. Você precisa das pessoas certas em sua vida, onde possa existir um campo quântico de causa e efeito. Saia da roda dos escarnecedores, não propicie um esgotamento com pessoas que não colaboram com o seu chamado. Remova os embaraços do caminho.
Um líder tem pessoas que nele se inspiram. Declare veto à fofoca, aos comentários negativos, que te desconectam do ambiente dos milagres. Desfaça as velhas alianças erradas, caso contrário, perderá recursos, inclusive de tempo.
Cuidado com os ressentidos, aqueles repletos de ódio contra os bem-sucedidos. Não gaste o seu capital social com pessoas cheias de raivas não resolvidas. Estão febris, pois possuem um estado de espírito que leva ao delírio, uma mente maquinadora em busca de vingança. O iracundo enxerga realidades distorcidas. Com a lente da raiva, fazemos bobagens.
Diálogos internos precisam ser bem administrados. Controle seu clima interior transformando irritações em oportunidades. Encontre propósito em sua irritação. Deus nos ajuda a crescer dando-nos desafios que vão além das nossas habilidades.
Esse é o nosso propósito de amadurecimento. Pode ser que o irritante esteja na sua vida até que ele não te irrite mais. Se algo te afeta, isso continuará acontecendo.
Uma vez que os caminhos do homem agradam a Deus, Ele faz até com que seus inimigos tenham paz com ele. Flexível e gentil você encontrará favor. O orgulhoso nunca tem relacionamentos profundos e de longo prazo.
O inferno convoca todos os inimigos para te impedirem de ultrapassar de fase e conquistar a nova terra, mas Deus tem uma promessa: o caminho que estás para conquistar, você nunca passou por ele antes.
Desplugue!
Uma das peças da armadura é o capacete da salvação, que tem o objetivo de proteger a sua saúde mental. A tarefa do inimigo é te contaminar com ideias, a fim de te manipular. O amargurado é uma fonte de veneno, que contamina todos ao redor.
- Nós, no entanto, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da armadura da fé e do amor, tendo por capacete a esperança da salvação. 1 Tessalonicenses 5:8
A esperança protege a mente contra todos os elementos tóxicos. É uma torre interior que aponta a conquista. O cérebro se convence de tudo o que percebe à volta, por isso, precisamos filtrar os conteúdos a que nos expomos. Então, quando somos expostos a uma imensa quantidade de notícias ruins, somos alimentados pelo medo, dominados por eventos externos. Nós não temos estrutura para processarmos essa quantidade de informações, por isso, vivemos uma montanha russa emocional.
Para ser estável é preciso ter controle acerca de tudo o que possa te influenciar: pessoas à volta, conteúdos assimilados. Ei, desplugue! Pare de curtir tudo! Administre seu coração.
Celebre o sucesso e seja um sucesso!
Inveja é o desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem. A bíblia fala da inveja amargurada:
- Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Tiago 3:14
Se você vir alguém tendo sucesso, mas não tomou as mesmas medidas para chegar lá, pode ser alvo da inveja. O inimigo quer te manter concentrado naquilo que você não é e naquilo que você não tem. A comparação é a morte da autenticidade. Desenvolva a sua própria capacidade, pois você pode conquistar o que deseja. Celebre e aprenda com o sucesso dos outros, com os exemplos. Estude e peça conselhos.
Faça as seguintes perguntas: A quem estou criticando? Qual o motivo por detrás da crítica? Posso ouvir e ver alguém ser celebrado sem me ressentir? Sou capaz de celebrar junto?
Entenda algo: Você é especial e tem uma tarefa única, que precisa ser desempenhada. Descubra e atue em seu próprio campo de ação. Ouça a Deus acerca de quem você deve ser.
Quem Deus será para você nesta temporada? Deus é tudo o que você precisa, na hora que você precisar:
El Elyon – Deus Altíssimo (literalmente, o mais forte dos fortes, Is 14.13,14)
El Roi – o Deus que vê (Gn 16.13)
El Shaddai – Deus Todo-Poderoso (Gn 17.1-20)
El Olam – o eterno Deus (Is 40.28)
Yaweh Jireh – o Senhor Proverá (Gn 22.13,14)
Yahweh Nissi – o Senhor é minha bandeira (Ex 17.15)
Yahweh Shalom – o Senhor é paz (Jz 6.24)
Yahweh Sabbaoth – o Senhor dos exércitos (1Sm 1,3)
Yahweh Maccadeshcem – o Senhor que vos santifica (Ex 31.13)
Yahweh Raah – o Senhor é o meu pastor (Sl 23.1)
Yahweh Tsidkenu – o Senhor justiça nossa (Jr 23.6)
Yaweh El Gmolah – o Senhor Deus que recompensa (Jr 51.56)
Yahweh Nakeh – o Senhor que fere (Ez 7.9)
Yahweh Shammah – o Senhor está ali (Ez 48.35)
Yahweh Rafá – o Senhor que sara (Ex 15.26)
Existe uma canção que há de quebrar as amarras e te levar adiante.
Tome atitudes: Seja você, faça o que nunca fez e Deus te levará a lugares aonde você nunca esteve.
Profético
Deus está colocando um novo cântico para que você chegue aonde Ele quer te levar. Nós e barreiras existem por causa das nossas decisões erradas. Abandone as amizades ruins, as conversas tolas. Decida de acordo com o futuro que Deus planejou e seja um modelo aonde estiver.
Mantenha o seu lugar secreto, a parede do seu futuro. Tire um dia de jejum de 24 horas essa semana. Refaça as suas alianças, honre a sua família, peça perdão, se preciso. Não critique o seu marido, respeite, honre e abençoe o príncipe que existe, porque ele vai aparecer.
Alguns estão saindo da fase da dívida, da escassez, do ressentimento, da crítica, do ódio, da intriga. Você está recebendo um empurrão, para entrar no seu destino. Você está entrando na terra, tomando posse, adorando o Senhor, tirando o foco de si. Seu coração está agradecido. Então, receba o avanço, rumo ao seu destino!
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Assista esta ministração no Youtube: