Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim. Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso; apartai-vos, pois, de mim, homens de sangue. Eles se rebelam insidiosamente contra ti e como teus inimigos falam malícia. Não aborreço eu, Senhor, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? Aborreço-os com ódio consumado; para mim são inimigos de fato. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:1-24
Fundações Soberanas
Segundo o modelo atômico de Dalton o universo material é constituído de pequenas partículas chamadas de átomos. O átomo seria uma partícula esférica, maciça e indivisível. A ciência conseguiu identificar e caracterizar a menor partícula do universo, assim como conseguiu descobrir que existe um código genético, uma identidade única em cada ser humano. Nós possuímos um DNA, que nos conecta ao nosso destino.
Você é incrivelmente singular e esconde tesouros em um lugar onde ninguém pode roubar: dentro de você! Nosso chamado é nos conhecermos, pois, autoconhecimento é poder. Ninguém pode nos conhecer mais do que nós mesmos. Temos um inimigo que há milhares de anos luta contra os homens. Ele conhece a força e a fraqueza das pessoas e, geralmente, ataca naquilo em que somos bons, a fim de nos enfraquecer.
É importante nos visitar, nos conhecer, nos conectar conosco. Um estudo de vinte anos acerca do “destino” foi realizado. Seu resultado apontou que os primeiros estágios na jornada do conhecimento, rumo ao destino, são as suas fundações soberanas, ou seja, as características inerentes e inalteráveis, com as quais você nasceu: Seu sexo, sua cor, seu tempo na história. Deus planejou você de maneira individual!
- Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10
Existe um plano perfeito e tentar negar o que foi planejado vai quebrar o funcionamento e impedir a plena realização daquilo que você nasceu para ser e fazer. Seu projeto de vida está pronto e as fundações soberanas estão nela. Tudo é nosso, diz a Palavra de Deus, e todas as coisas existem por nossa causa.
Deus nos conheceu ainda quando éramos um embrião e quer nos fazer assumir o nosso script.
Formação Espiritual
- Não sejais como o cavalo ou a mula, que não possuem compreensão, mas precisam ser controlados com o uso de freios e rédeas, caso contrário, não poderiam obedecer. Muitos são os sofrimentos do ímpio, mas a bondade do SENHOR protegerá quem nele confia. Salmos 32:9-10
Somos missionários, enviados a esse mundo e todos temos os recursos para investir em nossa vocação. Por vezes, resistimos ao processo, mas, quanto maior o impacto do nosso destino, maior a pressão do preparo.
A formação espiritual é a nossa próxima etapa na jornada. Podemos perceber porque nosso senso de propósito e destino nos atrai como um imã.
Todos buscamos uma causa para viver, uma razão para lutar e somos inseridos nesse processo, mas, em meio ao caminho, podemos ser tentados a distrações que deformam o caráter e desvirtuam o propósito.
Nesse ponto, devemos ter consciência das consequências futuras das nossas decisões e seguir a orientação da nossa bússola moral. Se optamos por infringir a voz da consciência, enfraquecemos seu poder orientador, nossa mente fica cauterizada e nos tornamos mais vulneráveis ao erro, retardando o percurso do nosso destino.
Desenvolvendo seus dons
Temos habilidades e descobrimos o que fazemos bem feito de acordo com esse designer. Aprendemos as disciplinas e os mecanismos do ofício. A intersecção do designer com o propósito é a nossa missão. Trata-se da combinação de como Deus nos moldou para ser e o que fazemos.
Davi foi treinado e equipado. Se tornou músico. Teve uma jornada de treinamento para se tornar quem deveria ser, o homem segundo o coração de Deus.
José tinha um retrato do seu futuro. Até lá haviam muitos eventos controversos, até ser nomeado governador do Egito.
Daniel resolvia todos os problemas difíceis e isso chegou aos ouvidos do Rei. Aliás, todos fomos chamados a resolver os problemas das outras pessoas. A prosperidade decorre das soluções que apresentamos.
Em cada estágio, precisamos ser transformados pela renovação da nossa mente, pois propostas de plágios irão surgir, planos diversos irão desafiar a nossa integridade moral. Precisaremos vencer cada tentação.
Tenha um Motivo para Avançar
Faça um acordo consigo. Precisamos de um voto, um “porque” para avançar ao futuro. Aprenda a fazer contas, calculando aonde cada decisão irá te levar. Tenha em mente os resultados, pois as suas escolhas te definem.
O ser humano tem atribuições singulares e nós temos o poder de nos julgar, para não sermos julgados por Deus. O tempo mostrará o resultado das sementes que você está plantando.
Um “porque” poderoso nos ajuda a suportar as contradições do presente.
Jesus tinha uma proposta de recompensa. Estamos falando da conexão entre a alegria do resultado e a resistência do processo. São as designações e contradições. Fomos designados, mas precisamos superar as contradições do caminho, descobrindo Deus em cada etapa do processo. Jesus suportou tamanha oposição, pois viu o resultado e tinha em mente aonde queria chegar. Só assim pôde ser tão resistente.
O que permitiu Jesus não ceder à contradição foi a alegria da recompensa. Ele fez as contas:
- Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
- Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
- Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Hebreus 12:1-3
Muitos se assustam com a oposição, mas, entenda algo: Se você decidiu brilhar, tentarão apagar a sua luz. Apenas os vencedores suportam a contradição do processo. Jesus disse: tende bom ânimo, ou seja, seja focado, seja obstinado. A sua ansiedade, seus medos querem te congelar. Mas o universo se curva para acomodar a autoridade por Deus concedida.
Mantenha os olhos no resultado. Se José não tivesse em mente a fotografia do seu futuro, jamais conseguiria alcançar o seu destino. A resistência ocorre porque você é vocacionado.
- Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Hebreus 10:36
Diga: Confiança e perseverança! O segredo é executar a sua corrida. Vença os críticos da arquibancada, persevere e ultrapasse a fase do desenvolvimento.
- Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Hebreus 11:8
Quando sabemos o resultado, não nos preocupamos com as estratégias. Na hora certa, o instrumento certo aparecerá. Você matará o seus gigantes e não precisa saber como.
Esse é o poder da intencionalidade em ação. Poder do ensaio mental, tão usado por quem pratica esportes. É preciso enxergar o lugar que se deseja estar. Fique de olho naquilo que foi profetizado e não no processo.
Houve tarde e manhã até o sexto dia da criação. Deus conhece o fim desde o princípio. Jesus é o Cordeiro morto antes da fundação do mundo. Deus primeiro te coloca no futuro e depois vem ao presente para profetizar o destino aonde você deve chegar. Quando Ananias estava em oração, Deus falou para que ele fosse orar por Paulo, que era um terrorista perseguidor de cristãos. Enquanto isso, Deus falou para Paulo que Ananias estava chegando para orar por ele. Deus está promovendo encontros quânticos para o cumprimento do seu propósito.
Amadurecimento
O próximo estágio é o amadurecimento. Quantas vezes a idade chega e a maturidade não! O criador do Universo estava fazendo um trabalho simples de carpinteiro, submetendo-se ao processo. Abrace o processo, pois qualquer trabalho, por mais simples que pareça, pode promover amadurecimento.
Paulo foi um apóstolo incrível, escritor de, praticamente, metade do Novo Testamento, mas teve que se submeter a um processo de formação, durante três anos no deserto. Podemos não entender o que está acontecendo, mas Deus está nos conformando à nossa suprema vocação. No estágio “amadurecimento” somos submetidos a um trabalho preparatório.
Como portadores de vocações ministeriais, como o de Mestres e Profetas, devemos possuir duas características: conhecer profundamente a Palavra de Deus e nos mover na direção do seu Espírito.
Veja o amadurecimento de Paulo. A princípio, o pronunciamento foi nesta ordem:
- Enquanto serviam, adoravam e jejuavam ao Senhor, o Espírito Santo lhes ordenou: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. Atos 13:2
Um pouco mais adiante, a ordem parece ter sido invertida:
- Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger varões de entre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia… Atos 15:22
Alguns provocam mal testemunho e envergonham o nome de Cristo. Paulo se desenvolveu e nós devemos ser assim.
Você não está andando em círculos, mas em ciclos, que te levam ao pico. Quanto mais alinhado, mais rápido o trajeto.
Faça um acordo com o seu futuro, pois esses acordos determinam a sua vida. Escolha pessoas que te deem feedback´s. Se casado, determine a sua história em conjunto, pois acordos entre um homem e uma mulher em aliança são poderosos! Se solteiro, alinhe-se com um amigo de confiança ou um mentor que concorde com o seu futuro. Enfrente a realidade e trace planos de alinhamento.
Há pessoas que nunca aprendem. Alguns, quando confrontados, ajuntam insultos em sua cabeça. Não confronte um escarnecedor porque ele vai te odiar, afirma a Palavra. Alguns querem apenas alguém para concordar com seus erros e lamúrias. Sem confissão não existe restauração. Esquivar-se do erro é permanecer nele, mas pessoas sábias aceitam a correção. A dor de não mudar é maior do que a dor de mudar agora.
Se enfrentamos as contradições temos autoridade para ministrar a pessoas que estão na mesma situação.
Para vencermos as contradições, precisamos lidar com as necessidades essenciais. Por exemplo: toda pessoa possui três necessidades essenciais: amor, aceitação e compreensão. Os que não foram aceitos podem ser tentados a usurpar da aceitação dos outros pela opressão. Jesus tinha uma necessidade legítima e essencial: a de se alimentar, mas Ele foi tentado a usar o seu poder de forma errada, para transformar as pedras em pães. Poder, governo e liderança são necessidades essenciais, mas a forma como conquistamos isso pode nos legitimar ou não à função.
Convergência
No ponto de convergência, coincidências misteriosas e compromissos divinos acontecem. Não existem distrações. Há foco fixo e agendas alinhadas.
Neste ponto mais alto nos entregamos completamente. O espírito está alinhado com o céu, os dons e as habilidades estão em ação.
Deus apostou em você. Deus te amou quando você ainda era pecador e veja agora, tornou-se alguém bem melhor. Mas, Ele ainda aposta no seu futuro, pois existe um melhor você lá. Deus aposta na sua melhor versão. Ele escreveu seus dias quando nenhum deles havia. Isso é o que você deve ser e se tornar.
Legado
Quando estamos vivos, sabemos que somos um modelo de possibilidade para os outros. Tocamos e geramos impactos aos que estão atrás nós. Tudo é produto de um grande propósito de conspiração maior. Faça as pazes com o espelho. A formação espiritual é o seu treinamento e a zona de convergência é o ponto mais alto.
Lembre-se: O tempo de um homem não é contado pelo tempo que respirou, mas pelas vezes que ele perdeu o fôlego.
Profético
Existe um propósito pleno. Cale as vozes das contradições. Essa é a hora do seu salto, este é o momento do ponto de virada para você viver o que ainda não viveu! O meu conselho permanece em pé, diz o Senhor, farei toda a minha vontade.
Deus te levanta para ser uma testemunha daquilo que Ele pode fazer, usando as suas experiências pedagógicas para o encontro de um propósito. Tenha um “porque” forte para alcançar o seu alvo.
Arrependa-se, ajuste o seu caminho. Essa é a estrada da convergência, mas é preciso terminar a sua graduação. Seu amadurecimento trará contemplação e legitimidade para o ministério. Deus permite a tentação para te atestar. Livre-se do homem carnal, da rebeldia, da indiferença, da crítica, da fofoca, da velha versão. Deus aposta que você será capaz de mostrar às futuras gerações aquilo que Ele pode fazer com alguém quebrantado em Sua presença.
Alinhe-se à sua fundação soberana. Celebre as suas habilidades, seus dons, seu temperamento. Celebre a maneira como você foi feito, pois Deus te celebra assim. Ajuste as distorções, as mazelas, o vitimismo, a dor e as rebeliões. Busque em Deus o reforço da sua identidade e seja o que Deus te formou para ser.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Assista esta mensagem no Youtube: