Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós. Josué 3:5
Essa é uma frase dita por Josué, em Gilgal, que ecoa ainda hoje. O povo estava se preparando para atravessar o rio Jordão, rumo à terra prometida. Eles teriam que se mover em fé.
Hoje, estamos em uma jornada de conquista e podemos aprender com essa história. Abaixo seguem algumas atitudes fundamentais, para alcançarmos o nosso destino.
Atitudes para conquistar
1ª Atitude – Prepare-se
A primeira conclamação, antes de uma conquista, é a preparação. Deus tem uma benção pesada para nós e, por isso, precisamos estar preparados para recebê-la, a fim de que ela não nos esmague.
Sim, existe um tempo apropriado e todas as provas que suportamos são para nos equipar. A benção que estamos procurando, está procurando por nós.
Antes de qualquer ministério acontecer, existe uma preparação oculta. Veja os exemplos bíblicos: Paulo sai de Damasco e passa três anos e meio no deserto das Arábias. Ele era alguém capaz, mas precisava quebrar os vícios das escolas judaicas e ser afinado para exercer o ministério. Moisés passou anos no deserto, em lugar solitário e sem barulho, para que pudesse ouvir a voz de Deus. Elias, antes de começar o seu ministério, ficou 40 dias de jejum. José passa por longo expediente de prova. Davi, antes de ocupar o lugar do seu destino, sofre levantes do rei. Ele foi treinado, seu exército também foi treinado na caverna de Adulão. De medrosos e fracassados tornaram-se poderosos valentes de guerra. Tão valiosos que um deles, valia por centenas.
Todos se prepararam a vida inteira para aquela audiência única. Faraó se impressionou com os pronunciamentos de José. Estar pronto para assumir determinada posição significa ter qualidades superiores às tarefas que serão exercidas. No Brasil, faltam profissionais qualificados para comandar os altos postos nas diversas áreas da ciência. Precisamos ser equipados.
Vigiar significa permanecer acordado e preparado.
A águia sabe que se colocada em posição contrária ao vento, pode alcançar alturas maiores, a partir do ângulo correto. Sua atitude define sua altitude. Precisamos alinhar as nossas posturas, pois esse é um momento de muita oportunidade. Há grandes feitos a serem realizados. O povo que conhece o seu Deus se tornará forte e fará proezas.
Santificar-se é preparar-se. Separe seu quarto de guerra, prepare o quadro do futuro, projete o que quer alcançar porque seu cérebro precisa ser exercitado com fé.
2ª Atitude – Dê o primeiro passo
A segunda atitude é colocar o pé no rio. Escolha a sua equipe, os seus amigos de jornada, alinhe-se e dê o primeiro passo. Os líderes sempre vão à frente, atrás de Deus e à frente do povo.
O que Deus está falando? Uma nova geração está se erguendo, um povo incrível está se levantando. São pessoas que creem e têm uma atitude de fé. Deus sempre aponta e paga a conta. Creia e diga: Dá-me a minha montanha!
Mova-se para o seu futuro. Escreva o projeto e dê o primeiro passo!
A nova geração de Israel começou a levantar altares para Deus. Firme alianças, como Jó que disse:
- Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?
- Que porção teria eu do Deus lá de cima, ou que herança do TodoPoderoso desde as alturas? Jó 31:1,2
Quais são os seus votos? Nazireus são pessoas que têm alianças secretas com Deus. Sanção foi quebrando cada um dos seus votos e isso o tornou fraco. Pessoas que tem segredos com Deus são pessoas poderosas, mas alguns estão fracos porque quebraram os seus votos. Tenha seus momentos de conversas nas recâmaras interiores, no santíssimo lugar.
Josué faz um altar no meio do rio Jordão. Ali ele coloca doze pedras. Depois, ao passar o Jordão, ele levanta mais um altar. Essa é a lei dos dois altares, um que todos veem e outro secreto. Assim nós, devemos ter dois altares: um lugar que ninguém vê e outro que deve ser construído com os nossos irmãos.
- Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. Mateus 6:6
Depois de passar o Jordão, Josué ordenou que todos os homens fossem circuncidados, em obediência à ordem de Deus. Nós fomos circuncidados, não na carne, mas no coração. Deus remove o opróbio do Egito. Ele diz: tirarei o coração de pedra e darei um coração de carne.
- O verdadeiro judeu é aquele que o é interiormente, como se fosse circuncidado no coração, isto é uma circuncisão que vem do Espírito e não da lei escrita. Esse tem a aprovação não tanto dos homens, mas de Deus. Romanos 2:29
Trata-se de uma aliança com Deus. Quando Davi olha para Golias ele percebe que era alguém desprotegido, sem aliança com Deus. Davi estava do lado de Deus e sabia que Deus estava do seu lado. Ele era o favorito do céu. Todos os gigantes já sabem que Deus está com você. Esse é a hora de subir e conquistar a sua montanha!
Quando Deus troca o nosso coração, Ele remove o opróbio do passado e nos coloca em Gigal, onde todos os erros e transgressões são removidos.
- Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
- Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Romanos 8:33,34
Ainda que os seus pecados sejam vermelhos como a escarlata, Deus os tornará mais brancos do que a neve. O resgate sempre é maior do que a vergonha. Acredite porque tudo é possível ao que crê.
Autoimagem
Eles entram na terra para desfrutar das novidades que haviam ali.
- Porque o SENHOR, teu Deus, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas. Deuteronômio 8:7
- As promessas feitas a Abraão são as mesmas repetidas a Isaque (Gênesis 26.2-5) e, mais tarde, a Jacó (Gênesis 28.13-15). Os três patriarcas estavam debaixo da mesma promessa: “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção” Gênesis 12.2.
O que tinha essa nova geração? Uma boa opinião acerca de si. Uma autoimagem positiva.
- Três eventos abalam as estruturas do mundo, quatro a terra não pode suportar: O escravo que se torna rei. Provérbios 30:22
A terra treme quando alguém com a mentalidade de escravo assume o poder. Trata-se de alguém que tem uma visão limitada de si e, por isso, domina de maneira cruel. Não foi isso que aconteceu com Saul? Ele reprovou no teste e perdeu a sua unção. A graça transitou de um homem para outro. Como Sebna perdeu para Eliaquim e Judas para Matias. Saul perdeu o seu governo para Davi. A bíblia fala que ele se enxergava pequeno aos seus olhos.
- E Samuel falou: “Por menor que sejas aos teus próprios olhos, não és o chefe das tribos de Israel? Yahweh ungiu-te rei sobre Israel. 1 Samuel 15:17
Saul se escondeu no momento em que foi feito rei, pois sentia-se o menor de todos. Ele não poderia ter sucesso, nem galgar posições, pois se autossabotava. Pessoas assim colocam minas em seu próprio caminho. Elas não são assassinadas, mas se implodem.
Sua autoimagem é o seu retrato interior. Como andas? Seu evangelho é do desmerecimento?
Um verme não pode reclamar de ser pisado, quando anda arrastando. Kant.
Mas, a nossa natureza nos chama a alçar altos voos.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:29-31
Percebemos reações diferentes entre Davi e Saul, quando confrontados. Samuel confrontou Saul e Natã confrontou Davi. Podes lembrar? Saul disse: tudo bem, mas honra-me perante o povo! Em outras palavras: resguarda a minha imagem. Mas, Davi se humilhou e se quebrantou, como podemos conferir no salmo 51.
Precisamos pisar no solo ideal, com a postura correta. Não se trata de nunca errar, mas trata-se de ser capaz de se apresentar diante de Deus da maneira correta. Como Jesus confrontou a hipocrisia dos fariseus!
Se sabemos quem somos, sabemos para onde devemos ir. Assim, negamos convites que não são condizentes com aquilo que cremos.
Antes de receber a sua montanha externa, conquiste a sua montanha interior. Arrependa-se, alinhe-se, corrija o seu caminho e chegue ao lugar do seu destino.
Alguns têm metas perdedoras e fazem projetos para quando tudo der errado. Outros se rejeitam e atraem a rejeição dos outros. Você pode planejar a sua vitória ou o seu fracasso.
- Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.
- Nunca estive tranquilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação. Jó 3:25,26
Seu maior poder é o de escolher. Você é dono das suas ações e dos seus resultados. Todos que perdem, perdem para si.
A vida é como jogar uma bola na parede. Como ela for jogada, voltará, então, nunca jogue o que não está preparado para receber de volta.
Somos uma sociedade de vítimas. Logo, sempre há um culpado pelo que deu errado. Não seja assim. Assuma a responsabilidade da sua colheita. Sua luta é o seu desafio.
A nova geração de Josué e Calebe nos ensina a olhar para os lugares altos. Há inimigos poderosos à sua frente? Depois de grandes dificuldades há grandes oportunidades. Aquilo que é valioso é bem guardado. Seus maiores tesouros habitam onde estão os seus maiores medos. Aceite o caminho mais difícil. Vá à luta e suba o seu monte porque Deus nos chamou para algo maior do que nós. O projeto de Deus sempre vai além da nossa segurança. Crie movimento para ter movimento. Mexa-se e faça com que as pessoas se mexam.
O que você precisa ativar? Deus diz: Siga-me para além dos seus confortos e comodidades. O desespero surge quando focamos em realizações impossíveis, mas a segurança surge quando estamos focados em Deus.
A SEQUÊNCIA CERTA É: DEUS, MEUS GIGANTES E A TERRA PROMETIDA
Conquiste sua Montanha – Mova-se
Ficar parado nos deixa para trás. Precisamos nos atualizar porque o tempo não espera. Se perdemos uma ou duas ondas tecnológicas, pensamos que está ocorrendo magia. Por vezes, olhamos a vida e percebemos que alguém ficou no passado. Você ficou para trás? Deus diz: eu lhe dei pés como os da corça para correres, ultrapassando muitos.
Para conquistar sua montanha é preciso largar os pesos extras. Leve apenas o suficiente. Não carregue o mal, o ódio, a mágoa. Dessa forma você não poderá avançar. Os anos podem passar, mas nós não desistiremos até que a justiça desça como a chuva e a retidão corra como um rio perene.
- Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15:13
Coloque alegria e paz na sua fé. Antes que aconteça, fique feliz!
Se as suas esperanças não foram cumpridas é porque Deus ainda não acabou. O domingo está chegando! Aquele que começou a boa obra, a completará. Há uma página em branco para ser escrita.
Muitos vivem no passado. Atualize-se! O melhor está à sua frente.
As promessas futuras de Deus estão no passado. Você já foi curado, você já foi abençoado.
Profético
A próxima geração tem uma linguagem certa. Se o Senhor se agradar de nós, os gigantes serão o nosso almoço.
O povo se considerava gafanhoto, mas João Batista comia gafanhotos. Alguns dentre os israelitas viviam reclamando e eram bem dramáticos. Haviam desanimados que contaminavam o ânimo dos outros, então, escolha cuidadosamente quem estará próximo de você. Deteste a rivalidade, os ciúmes, os conflitos e as fofocas. Gere a sua atmosfera social. Não ande com pessoas focadas em problemas, mas focadas em possibilidades.
A única pessoa para quem você pode perder é você. Pare de procurar culpados. Se você pagou para ver e perdeu, levante-se porque Deus está te dando uma nova oportunidade.
Diga: Deus, dá-me a minha montanha!
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo