A quebra do ciclo
Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.
E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu.
E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face.
E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.
Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. Gênesis 45:1-8
Enquanto nos prendemos às feridas do passado, não podemos avançar. A história de José é incrível e essa passagem mostra como ele se desvencilha de um ciclo. Seu choro foi tão alto, que a casa de Faraó inteira ouviu. Ele viveu as histórias de Deus.
Nós temos o poder de conceder significado a tudo o que nos acontece. Paulo não declarou carregar em seu corpo as marcas das chibatadas dos carrascos, mas as marcas de Cristo. Ele não concedeu protagonismo ao inimigo. Seu espinho na carne possuía um significado de conexão com Deus. Ele não negou o orgulho, mas mostrou como estava sendo tratado.
Hoje, precisamos terminar uma transição para o início de uma nova fase. A grande dor das pessoas é descobrir o seu propósito. José sofreu traição dos irmãos e sentiu que estava no lugar errado grande parte da sua jornada.
Quase todos os personagens bíblicos tiveram que lidar com traições: José, Daniel, Jeremias. Eles tiveram que superar as narrativas de vítimas. Mas, como fizeram isso?
Mantiveram um profundo relacionamento com Deus!
As suas experiências não te afetam tanto quanto as suas crenças sobre as suas experiências, pois essas crenças te conduzem às decisões, que proporcionarão resultados. Você está tomando decisões baseadas em ressentimentos, medos, raivas ou decepções?
Não deixe que suas experiências ruins construam as suas crenças, mas, que as suas boas crenças proporcionem resultados benéficos advindos das suas experiências ruins.
Apenas Daniel poderia proporcionar uma solução ao rei da época. Deus quer levantar seus filhos para propor soluções únicas. Daniel resolveu as questões de Nabucodonosor e este teve um encontro com Deus. O incrível se manifestou por causa de um homem determinado, que buscava a Deus em oração. Ele foi dez vezes mais sábio do que qualquer outro na Babilônia. Aqueles homens não temiam a morte mais do que temiam a Deus.
Hoje, Deus está derramando do Seu Espírito, enviando novos “Daniéis” às Babilônias, jovens treinados e enviados à mídia, ao entretenimento, à economia, às áreas do direito, ao jornalismo e ao engajamento político. Deus se manifestará derramando o orvalho da sua juventude.
- Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo, no dia do teu poder; com santos ornamentos, como o orvalho emergindo da aurora, serão os teus jovens. Salmos 110:3
Como o amanhecer da aurora, serão os jovens de Deus! O Reino de Cristo está chegando, pois os reinos desse mundo estão se tornando do nosso Senhor e do Seu Cristo. Em breve, Deus manifestará algo novo. O melhor está logo à sua frente.
Busque o Coração de Deus
Davi não foi a primeira escolha de Deus, mas ele foi a resposta da oração de alguém. Ele não foi a primeira escolha, mas foi a melhor escolha.
O papel de Davi muda, mas seu propósito não. Se a nossa paixão for Deus, a concentração na missão atual será uma preparação para a próxima missão, até o alcance do destino.
Sim, o seu próximo papel está pronto. A sua próxima unção, para o próximo tempo, está preparada. Ester não foi a primeira opção. Vasti era a rainha, mas Deus reposiciona quem busca Seu coração. Você pode estar se sentindo atrasado ou deixado para trás, mas, antes que a história termine, os últimos serão os primeiros. Não busque o que as mãos de Deus podem fazer, porque quem busca o coração tem tudo o que precisa.
Ninguém esperava que Moisés fosse o libertador. E José? Foi o último a entrar na sala. Pedro, Tiago e João haviam sido rejeitados para o serviço ministerial, mas entraram no radar de Jesus e mudaram a história.
Você está no radar de Jesus para mudar a história!
Incrível que Jesus não foi reconhecido, ao contrário, foi desqualificado pelas autoridades religiosas da época.
Ei, o desapontamento é Deus dizendo: O melhor está logo à sua frente.
Podas da Vida
Em jogos de futebol, sempre há uma revisão para reposicionamentos. Na vida também, todos sofremos podas.
- Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. João 15,1-8
Alguns são cortados e outros são tratados. Deus nos conduz de uma fase da jornada à outra, de um destino ao outro. Quando Deus deseja algo novo, Ele trabalha nos candidatos, pois seu interesse é a reprodução do DNA correto. A instabilidade se manifesta quando o mestre lapida a pedra para que ela se encaixe na nova estrutura, logo, ela é preparada antes do uso. Cada experiência nos prepara para o momento certo e encaixar-se com outras pedras é o grande desafio.
No processo, não temos certeza acerca do local onde deveremos estar, mas, não é o edifício que deve se adaptar à pedra, mas as pedras que precisam ser trabalhadas para cumprirem sua função no edifício. Sim, para que se encaixem em uma casa gloriosa, ajustes precisam ocorrer.
O conflito e a adversidade aumentam à medida em que somos ajustados em cinco áreas:
Interpessoal: relacionamentos
Pessoal interior: seus conflitos internos
Intrapessoal: a luta com aqueles que estão acima de nós
Pessoal-funcional: o papel em que estamos
Pessoal-organizacional: problema com a organização
Cinco é o número da GRAÇA e a graça é necessária para passar no teste.
Isso com o propósito de:
Manter a calma;
Aguardar o tempo;
Passar pelos canais adequados; e
Renunciar ao ego de “estar certo”.
Trabalho em Equipe
Trabalhar com outras pessoas nos proporciona diversos ajustes, como alinhamentos e motivações corretas. Como dito: Deus não vai adaptar a estrutura do seu grande edifício a uma única pedra. Egos inflados não funcionam em uma equipe.
Você tem um lugar para estar, mas precisa se encaixar. Esta é a hora de andar no roteiro planejado por Deus.
As pessoas são transformadas por meio de novas experiências (pessoas que você conhece) e dos sistemas de crenças que elas formam (livros que você lê).
A princípio, o que André fez de importante? Ele levou Pedro até Jesus. As novas experiências podem começar a acontecer através de você, em sua casa.
Destrua o Altar de Baal em sua Casa
Veja a história de Gideão, descrito em Juízes 6, 7 e 8. Deus propõe à Gideão o rompimento de um ciclo, mas ele precisava derrubar o altar de Baal. Ele fez isso, cumpriu sua tarefa, mas, os homens da cidade foram ao seu pai e pediram a sua vida. Contudo, a atitude de Gideão trouxe libertação ao seu pai, que respondeu assim:
- Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender ainda esta manhã será morto; se é deus, por si mesmo contenda; pois derrubaram o seu altar. Juízes 6:31
Por meio de Moisés, Deus envergonhou os egípcios. Cada praga descredibilizava um de seus deuses. Após as 10 pragas, eles estavam extremamente decepcionados. Apenas Deus tem todo o poder para proteger os homens.
O valente bem armado tem poder, até que chegue o mais valente para despojá-lo! Hoje, convidamos o mais valente para agir em nossas vidas e em nossas casas. Gideão destruiu a fortaleza da família. Nós somos ungidos para taparmos as brechas, que existem entre as gerações. Nós quebramos o acordo estabelecido com o inferno.
Você sente uma perseguição de roubo, de perda, de prejuízo, de divórcio? Era para ser um tempo de colheita e ela não ocorre? Seus relacionamentos são infrutíferos? Faça como Gideão. No local do pecado dos seus pais, construa um altar. Se você deseja fazer algo pela sua nação, levante um altar dentro da sua casa.
Seu ministério começa com a destruição do altar da rebelião, da bebedeira, da prostituição dentro de casa, ali onde não há máscara social. Nós temos autoridade para reverter qualquer situação.
Profético
Certamente, estarei com você. Te elevo a um novo nível. Acabaram-se as transições intermináveis. Aquilo que você reivindicou, Eu estou respondendo. Ao encontrarem-se com você, encontrar-se-ão comigo, diz o Senhor. Eu estou com você para o bem e não para o mal.
Estou construindo a minha igreja, como a habitação de Deus na terra. Em meio às batalhas, concedo acesso a projetos. Em meio à discórdia, você terá acesso ao meu conselho. Estou construindo a minha Eclésia. Eu mesmo a levantarei.
Você está abandonando a sua posição de vítima, saindo da posição de devedor para a abundância. O Senhor faz transbordar o seu cálice. Em Abraão são abençoadas todas as famílias da terra. Deus está te entregando força para vencer, esta é a hora de atropelar o ego, é hora de cicatrizar o corte, de fechar o ciclo da ferida. Este é o momento de perdoar e encerrar a conversa. Esta é a hora de vencer o inimigo de hoje, para sempre.
Prepare-se para uma nova estação de frutos, colheitas, pela ressignificação. As lembranças dolorosas estão ganhando novas perspectivas, como ocorreu com José. Há um propósito na sua dor e Deus fará com que todas as coisas cooperem para o seu bem.
Faça algo profético, que declare o fim de uma estação. Ofereça seu sacrifício. As perseguições cessam e os inimigos da etapa anterior são vencidos para sempre. Então, siga adiante.
Falamos sobre a novidade da terra, frutos que não plantamos, vinhas que não esperávamos. Hoje é um tempo de passagem para algo novo. Deus dará soluções únicas, sabedoria incomum, bens, produtos e ideias. Pontos cegos serão iluminados. A verdade será conhecida e te libertará. Você não está neste mundo largado e nem por conta própria. Deus está te entregando recursos. Ele promete estar com você para que vença os seus inimigos e possa avançar para o seu destino. Levante o seu olhar. Encerre os assuntos do passado e comece a escrever os novos capítulos da sua história.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo
Assista esta ministração no Youtube: