- Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros. Salmos 71:18
Um líder relevante é importante para a sua geração e para a geração seguinte. Suas ações transcendem e impactam aqueles que ainda não nasceram.
Quem serão os líderes que irão liderar a economia futura do Brasil? Quem serão os líderes, confirmados por Deus, para legislar segundos os seus princípios? Quem serão os influencers, que durarão? Quem será relevante para trazer as respostas mais difíceis, proporcionando soluções? Quem nos levará para o outro lado desse túnel escuro?
- Naquele Dia, o SENHOR defenderá os habitantes de Jerusalém, de modo que os mais fracos deles serão tão fortes como o rei Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o Anjo de Yahweh diante deles! Zacarias 12:8
No útero da madrugada, surgirão jovens para fazer o enfrentamento, até que o dia amanheça. Ao pôr do sol, começa a contagem de um novo dia. Tudo parece muito escuro, quando está prestes do dia amanhecer. Sim, estamos na hora mais escura da noite, mas, a boa nova é que o dia se aproxima e vai amanhecer!
Mas, o que caracteriza o líder da próxima geração? Essa geração que verá o novo renascimento, que irá cruzar o Jordão e chegar a Canaã?
Palavras que caracterizam os líderes da próxima geração:
Processo
Ninguém gosta de processos e protocolos. Queríamos chegar rápido e obter respostas instantâneas. Vivemos em uma sociedade viciada em felicidade e prazer imediato. Sucesso parece ter se tornado uma divindade, sob um aspecto. Mas, para outro alguém, sucesso é ter as pessoas que amamos perto de nós.
Essa palavra “processo” nos congela, nos amedronta. Quando as forças nos faltam, quando o fardo é pesado, precisamos dizer para nós mesmos: processo.
Os homens e mulheres relevantes para esta geração sabem o significado dessa palavra. Precisamos submeter a nossa visão e os nossos sonhos ao processo. Muitos se perdem pela pressa. Muitos jovens estão com pressa demais para cumprir protocolos. Mas, a juventude é um problema que o tempo resolve, pois, quanto mais velhos, mais pacientes somos para alcançar um objetivo.
Leva tempo para construir o que dura
Um time, uma fraternidade, um círculo íntimo, para conhecer as pessoas que estarão próximas de nós. Acesso irrestrito é importante para conhecermos as pessoas que devem permanecer e as que não podem ficar. Leva tempo para estarmos prontos e recebermos aquilo que Deus quer nos dar.
Joseph Campbell, escreveu: “A Jornada do Herói”. Trata-se do herói de mil faces, o mito do herói, aquele que é jovem, que aprende, que tem um mentor e sofre muito, até vencer. Vemos isso nos grandes filmes. O que nos toca e ativa é a superação, é a vivência em família. Algumas histórias acordam o nosso interior.
Viajante, não há caminho, mas o caminho se dá quando nos colocamos a andar. Nesta jornada, outros se juntarão. A nossa visão está em formação. Podemos ter a fotografia do nosso destino, mas a estrada fica mais nítida à medida em que andamos. Depois de termos uma visão do destino, passamos por processos de refinamento. Superestimamos o que podemos fazer em um ano e subestimamos o que podemos fazer em dez anos.
Faça planos de longo prazo
Nós precisamos de um plano bem definido e precisamos estar dispostos a nos lançarmos, para cumpri-lo. Se não temos uma razão para morrer, não temos um motivo para viver. Antes de escolher o caminho, escolha quem vai com você. Cumpra os protocolos e não queime nenhuma etapa, pois o atalho é a maior distância entre dois pontos.
Davi poderia ser rei anos antes
Ele poderia ter atropelado o protocolo. Sim, ele teve razão e oportunidade para matar o rei Saul, mas aquele foi o teste da autopromoção. Queimar etapas é chegar no futuro sem as habilidades necessárias para os enfrentamentos. Mas, Davi lembrou do processo e manteve o seu coração alinhado.
Da mesma forma, quando José estava na casa de Potifar, manteve uma palavra em sua mente: processo. Ele foi cancelado, esquecido e preso, mas as circunstâncias não poderiam prendê-lo. Ele estava preso ao processo.
Os líderes do futuro aprenderam a viver o seu processo de treinamento
Rotinas e obediência às pequenas ordens fazem parte. Quando não somos capazes de obedecer a ordens simples, não podemos avançar para a próxima estação.
JB Carvalho
Os lideres do futuro aprenderam a andar mais lentos do que sabem que podem ir. Eles aprenderam a honrar os que vieram antes dele. Quem tem um futuro promissor, aprendeu a honrar o passado. Respeito e honra garantem longevidade e sucesso na vida.
Esperança e Resiliência
A chave é a perseverança:
- Pois tendes necessidade da perseverança para que, tendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Hebreus 10:36
Perseverança significa dar o último passo. Se você não chegou lá, continue caminhando. Perseverança significa continuar, ainda que cansado.
Deus não nos pede nada que não possamos dar, mas Ele pede tudo o que podemos entregar.
A grande marca de um líder do futuro é a resiliência. É a capacidade de se esticar, sem se deformar. Muitas pessoas perderam a capacidade de se dobrar e voltar ao estado anterior.
Casamentos, por exemplo, tem fases. Precisamos apenas passar essas fases e chegar do outro lado.
Perseverar vem de: permanecer sob – capacidade de ficar como um soldado, em posição difícil, pressionando para avançar. Mantenha a sua posição em avanço. Não julgue o momento, mas o processo.
- Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Eclesiastes 11:1
- Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira. Cânticos 8:4
Existe um tempo apropriado para tudo, inclusive, para os prazeres sexuais. Nada destrói mais a personalidade de alguém do que a promiscuidade. Integridade significa: feito de uma peça só. Não podemos servir a dois senhores, pois duas lealdades não podem coexistir.
Esperança
- Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. Romanos 15:4
Nosso papel e nosso objetivo é manter a esperança acesa. Nós somos profetas da esperança e precisamos pregar o evangelho da esperança. Fazer um diagnóstico dos fatos, qualquer pessoa sensata faz, mas trazer vida à panela, apenas o profeta é capaz.
Investigue a vida de um crítico e você encontrará alguém ferido. Nós não vivemos por vista, mas por fé. Não são as conjunturas que nos orientam, mas a palavra de Deus, pois esta não pode falhar. Ela jamais cairá por terra, pois Deus zela pela sua Palavra, para a cumprir. Assim, vemos que Deus se empenha pelo cumprimento da Sua palavra e, agindo Deus, quem impedirá?
Profético
- Não saia da vossa boca nenhuma palavra que cause destruição, mas somente a que seja útil para a edificação, de acordo com a necessidade, a fim de que comunique graça aos que a ouvem. Efésios 4:29
Seus lábios estão repletos de louvor ou de crítica? Transmita graça, seja um mensageiro da graça, trate as pessoas melhor do que elas merecem porque Deus te trata melhor do que você merece.
- Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. Isaías 11:1
Alguém ungido nasceria de Jessé. O líder do futuro viverá no poder do Espírito Santo. Nós somos nazarenos, advindos do tronco de Jessé, temos o DNA do Leão e do Cordeiro. Sabemos ser fortes para combater o mal, mas, também, sabemos nos curvar e nos quebrantar. Somos ungidos e revestidos de poder.
Sim, existe um povo emergindo. Esse povo colocará o mundo em perspectiva.
- A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Romanos 8:19
Vimos uma igreja que cresceu e não pôde ser parada, mas veremos uma noiva, que se ornamenta para o grande encontro. Ela é madura e preparada.
Haverá um grande derramar do Espírito e os nazarenos se levantarão ungidos. O mínimo deles será como Davi.
- O menor virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu, o SENHOR, ao seu tempo o farei prontamente. Isaías 60:22
De fato, nós somos filhos dos profetas, pois fomos enxertados na oliveira!
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo