O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.
Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.
Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.
Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.
Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança.
Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.
Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’.
O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.
Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’
Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.
Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’. Lucas 15:21-32
Jesus usava parábolas para se comunicar conosco de forma mais simples e acessível. Embora a Bíblia tenha sido escrita há mais de 2.000 anos, embora muitos acreditem que ela está ultrapassada, podemos afirmar que ela ainda é relevante e atual, como disse Billy Graham: “ela é mais atual do que o jornal de amanhã”.
A história do filho pródigo nos mostra que ele tinha um irmão mais velho que nunca saiu de casa. Como o filho mais velho, todos nós temos acesso ao que é mais valioso: a casa do Pai, o Reino dos céus. Qualquer que seja a nossa necessidade, Deus já nos proveu tudo o que precisamos. A questão é saber como acessar.
Você foi liberado, legitimado para acessar os céus
Sandro de Paula
O filho mais velho, apesar de estar em um ambiente de abundância, se comportava como um servo e não como um filho. Quantas vezes estamos na casa do Pai e não acessamos o que Ele tem para nós? Deus é um Pai amoroso e deseja nos abençoar, mas Ele não é apenas um Pai, mas um bom Pai!
Precisamos entender que muitas vezes, a prioridade de Deus não é nos abençoar, mas nos moldar e nos transformar. Lembre-se, Tudo o que precisamos já existe, só precisamos aprender a ter acesso.
O filho mais velho limitava-se à dor e à comparação, e por isso, quando viu a recepção que seu irmão mais novo recebeu ao voltar para casa, se referiu a ele como “esse teu filho”. Se alegrar com a alegria do irmão, é maturidade, pois, não existe escassez na casa do Pai.
Muitas vezes buscamos a Deus por necessidade e não porque O amamos. O filho pródigo também fez dessa forma. Ele caiu, errou, se achou indigno de retornar a casa de seu pai como filho, e quantas vezes nos colocamos nesse mesmo lugar? Ele retornou pensando em se tornar servo, em busca apenas de comida e suprir suas necessidades.
Deus está o tempo todo sorrindo para mim e para você, mesmo não concordando com nossos erros. Somos seus filhos e quando o mundo espiritual nos vê, o que ele enxerga é o sangue do Cordeiro sobre nós.
Algumas vezes, algumas circunstâncias nos impedem de chegar além
Nós recebemos palavras proféticas, desejamos que se realizem, mas nada acontece, enquanto na verdade, deveríamos desfrutar de tudo o que Deus tem para nós. O filho que ficou em casa também não usufruía do que estava à disposição porque se via como servo, aquele que faz tudo certo e segue as ordens. A pior orfandade é a de um pai vivo. Aquele filho não via o pai, via apenas o senhor.
Se alegrar com os que se alegram exige maturidade. Aquilo que você celebra, você atrai. Celebre a conquista do outro, pois o seu Pai nunca te deixará em falta
Sandro de Paula
Deus dá aos seus amados enquanto dormem! Tudo o que você tem, e o que vai ser, vem Dele! Por isso, quando você coloca as coisas diante dele, Ele te honra em todas essas coisas. Ele não quer saber das suas habilidades, das suas ofertas, do seu rendimento. Ele quer o seu coração.
Antes de Deus fazer uma grande obra através de nós, ele fará em nós
John Wesley
“A quanto tempo eu te sirvo?” disse o filho mais velho. Em toda e qualquer circunstância, lembre-se de que você não é servo, mas filho amado de um pai amoroso.
O filho pródigo queria apenas pão, alimento para sobreviver, mas ele recebeu amor, afeto e teve suas vestes restauradas. Deus não tem compromisso com o seu passado, mas com o seu futuro. Há abundância à nossa disposição! Mais do que direitos, nós temos posse de tudo aquilo que pertence ao Pai.
Calebe e Josué tinham uma visão diferente dos demais espias que foram conferir como era a terra prometida. Os outros, ao chegarem lá, focaram nos gigantes, nos problemas e dificuldades que teriam.
Calebe e Josué tinham convicção nas promessas do Senhor e sabiam que, apesar de tudo que viram, Deus já tinha lhes dado aquele lugar. Eles simplesmente confiaram, creram e tomaram posse, mesmo antes de lutar e conquistar. É preciso tomar posse e mudar a postura.
Deleite-se no Senhor, descanse, entregue-se de forma proposital e incondicional, e Ele vai satisfazer os desejos do seu coração.
Aquele jovem mais velho estava cheio de si e vazio de Deus, enquanto Emanuel significa Deus conosco. Não se esvazie do Senhor, busque-O de todo o seu coração e tenha um relacionamento com Ele.
Herança antecipada é maldição
Aguarde o tempo e o modo de Deus! Tudo que você precisa, já existe. O processo é para impedir que você se deforme ao receber o que lhe é devido. Deus quer transformar seu coração, antes de te abençoar.
Profético
Você não é um órfão, você não pertence a um senhor, você pertence a um pai amoroso. Antes da obediência, vem o amor e a entrega. Tudo que Jesus conquistou na cruz, é direito nosso, é nossa herança.
Seu Pai está sorrindo para você. Recebe um anel de honra, sandália nos seus pés e novas vestes.
Há um olhar, uma graça, uma voz sobre você que vai além de você e da sua capacidade. Não fomos chamados para ter uma mente de escassez ou limitada, mas para a abundância. O que é de Jesus é nosso, pois conquistado na cruz, é nossa herança!
Muitas vezes você está buscando alimento, provisão, mas ele tem mais do que isso pra você.
por Thaline Sales/CNConteúdo