Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:24
A base da família é o casamento e casamento é a base do que Deus quer fazer na terra. Deus vive em família. Uma família veio do céu para nos resgatar.
Hoje existe uma glamourização do divórcio. Alguns até tentam apresentar pacificidade, mas a verdade é que não existe divórcio amigável.
Encontrar alguém para casar é fácil, mas, o sucesso do casamento está na permanência. A blindagem do casamento é o segredo.
Deus precisa ser o centro dos nossos casamentos e nós sabemos disso. Apesar dessa consciência, porque existem tantos divórcios?
Entenda que o desejo de Deus é que sejamos felizes e prósperos no nosso casamento, mas, quantos perderam o ânimo para lutar! A felicidade é uma conquista e a manutenção não acontece sem luta e persistência. No meu caso, diz Lucinho, minha esposa me ajudou a melhorar bastante.
Decisões Importantes, que os Solteiros Precisam Tomar
- Pare de querer casar e decida-se casar – Não é um passe de mágica, mas uma decisão;
- Ame-se, torne-se a pessoa que você quer encontrar – Dedique-se a você com todo amor que tem para dar. Você atrai o que você se torna. Quanto mais você subir, mais poderosa é a pessoa que Deus vai te dar. Esteja bem com você e boas pessoas serão atraídas à sua órbita;
- Procure alguém parecido com você, porque os opostos se atraem e se separam – Quantas vezes vemos que os homens não negociam nada na hora do amor, mas mulher negocia tudo: suas preferências, seus horários, suas vontades. Não deve ser assim.
- Aplique fé na constituição da família – Creia que Deus tem alguém para você.
Ingredientes para Permanecer Casado
- Respeitar a individualidade do outro – Você nunca vai deixar de ser um indivíduo com seus próprios sonhos. Assim como você tem os seus sonhos, também deve acreditar e investir no sonho do seu cônjuge. O casamento nunca vai fazer o que só Deus pode fazer por nós. Tenha um caso de amor com o noivo do céu para ser feliz com o noivo da terra.
- A felicidade da família é mais importante do que a sua felicidade pessoal – Não casamos para sermos felizes. Jesus é a alegria dos homens e a felicidade é da família. Pode ser que um indivíduo saia perdendo, para que todos possam ganhar. Se você não está feliz na relação, continue lutando, pois, casamento não é uma mera massagem de ego.
- É preciso suportar os maus momentos e eternizar os bons momentos – Destrua o arquivo de ofensas que você tem guardado. Deixe os erros do seu cônjuge no passado. Não há saque se primeiro não houver depósito. Somos diferentes. Por exemplo: O homem é puramente físico e a mulher é pura emoção. Coloque-se no lugar do outro e procure entender, satisfaça para depois se satisfazer. Faça do seu casamento um troféu para exibir às nações.
Mitos do casamento
- MITO 1 – O divórcio é a melhor maneira de resolver os conflitos. Não! Cuide da pessoa que está com você, lute por ela. Ocorre que é muito fácil desistir, mas não é a melhor maneira de resolver os conflitos, pois qualquer pessoa tem defeitos.
- MITO 2 – Os divórcios são causados por situações extremas. Isso é uma mentira porque a estatística diz que apenas 24% dos divórcios ocorrem por situações extremas. O resto é por pequenas questões que poderiam ser solucionadas. Não há manutenção do casamento sem luta.
- MITO 3 – A separação é terapêutica e necessária. Não! É um desgaste maior. Em raríssimos casos o divórcio deve ser recomendado. Você não pode se livrar de um problema arrumando outro. Será pior, pois terá que começar os ajustes do zero, com a nova pessoa carregada de novos problemas.
- MITO 4 – Casamento tem uma felicidade restrita por causa da relação sexual exclusiva. Não! Isso é um mito, pois a felicidade sexual só se dá nos limites do casamento seguro. Obs. União estável são dois solteiros que fazem sexo. Casamento é uma declaração de exclusividade. Eles dizem: vou lutar exclusivamente por você. Felicidade é chegar no fim da vida com quem você construiu uma história.
- MITO 5 – Filhos de divorciados sofrem apenas na infância. Não! Precisam ser tratados e curados, caso contrário, levarão as marcas da separação até o fim da vida.
- MITO 6 – Meu casamento não foi da vontade de Deus. Conselho: abra o olho antes de casar e feche depois de estar casado. Agora, lute para manter a sua escolha.
- MITO 7 – Meu cônjuge se revelou outra pessoa e eu casei enganado. Não é verdade. Ocorre que quem se apaixona passa panos nos erros do outro. Acha mesmo que o menino que grita com a mãe não irá gritar com a esposa? Deus dá sinais para que ninguém case enganado.
O divórcio é a maior tragédia evitável do mundo, pois causa muito estrago, dor e deixa muitos feridos na estrada. Deus quer fazer algo novo nos relacionamentos. Ele quer que você tenha um casamento lindo, concluiu.
O Pastor Filipe Otoni finalizou o culto contando um pouco da sua história:
Eu estabeleci valores para o meu casamento. Minha futura esposa teria que amar mais a Jesus do que a mim. Teria que ser alguém temente a Deus e que estivesse na mesma missão, com o coração na obra do Senhor.
Meu casamento não é perfeito, mas nós somos felizes.
Nem sempre é do meu jeito, mas aprendemos a abrir mão do pessoal em prol do todo.
Um dos maiores motivos do divórcio é o fato da pessoa não querer abrir de ter razão.
Precisamos aprender a consertar, ao invés de descartar. Precisamos dar atenção e satisfação.
O casamento é a coroa da criação de Deus, a célula master da sociedade.
Ande na mesma direção, olhando para Jesus.
Divórcio não é uma opção.
A melhor coisa que você pode fazer pelos seus filhos é amar a mãe deles.
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo