Neste segundo dia de Imersão de Páscoa, a cantora Aline Silva nos conduziu em incrível período de louvor, engrandecendo o nome daquele que vive para sempre. Declaramos que a nossa vida está nas mãos do Senhor Jesus.
O Pr. Filipe Otoni, no momento da ministração sobre oferta, baseou-se na experiência de Jacó em Betel. Apontou a aliança feita com Abraão e como essa aliança impactou a vida de Jacó, repercutindo em nossas vidas, até o dia de hoje. Iniciou lendo o texto:
- E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
- E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; Gênesis 28:12,13
Continuou apresentando o contexto do ocorrido:
Jacó foge de seu irmão Esaú, quando este estava jurado de morte. Mas, nesse encontro que o texto aborda, ocorre uma virada. Analisando, tive uma impressão: Jacó era filho de Isaque, no entanto, Deus se apresenta como o Deus de Abrão e, também, de Isaque. Percebi que Deus dá uma ênfase no pai Abraão. Sim, ele era o pai da aliança e quando Deus se apresenta a Jacó, Ele faz referência à bênção estabelecida com Abraão, em primeiro lugar.
Falamos sobre a bênção da aliança. Melquisedeque foi abençoado por ela. Deus honra as suas alianças.
Toda aliança exige uma resposta e a aliança garante a presença, garante proteção. Jacó está em um portal, um lugar de conexão
Filipe Otoni
Pessoas aliançadas se desenvolvem e são abençoadas pelas bençãos da aliança
Jacó enriqueceu na casa de Labão e depois foi protegido da morte (quando se encontrou com seu irmão, que havia prometido matá-lo). Mas, Jacó ofertou a partir da visão de futuro, que Deus mostrou, por causa da aliança.
Existe um pai espiritual nesta casa. O Bispo JB Carvalho completou 29 anos de exercício ministerial e nós estamos aqui aliançados. Qual a visão que Deus tem te apresentado? Honre ao Senhor, pois a sua oferta, neste ambiente de aliança, entregará seus frutos.
- Então, Jacó escolheu uma pedra e a colocou como coluna no lugar em que Deus lhe falara, e derramou vinho e azeite sobre ela como uma oferta de libação. E passou a chamar de Betel o lugar onde Deus tinha falado com ele. Gênesis 35:14, 15
O azeite tem algumas funções:
Curar as feridas. Assim como o sacerdote usava o azeite nas feridas, este azeite te sara;
É alimento. Deus suprirá suas necessidades, como supriu as de Jacó;
É usado para iluminação. Não te faltará discernimento para discernir entre o bem e o mal.
Sob o impacto da presença de Deus no ambiente, a Pastora Demetria iniciou entoando a canção “Agnus Dei”, o que elevou ainda mais a conexão com os céus.
Deus me entregou uma palavra para esta casa, disse. Esta é uma palavra profética. Deixe o Espírito Santo soprar sobre você.
Em oração acerca deste culto, vi um post no Instagram. Muitos relataram acerca da alegria deste lugar. Em oração, Deus me disse: Estou fazendo algo novo, inserindo este povo em novo patamar de aliança. Esta será a aliança extraída da minha morte, do meu sepultamento e da minha ressurreição.
Aliança pela morte de Jesus (Perdão)
Quando olhamos para a morte, vemos que Jesus entregou seu corpo e seu sangue. Não há remissão de pecados sem sacrifício:
- E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:22
Essa aliança é a compreensão do sacrifício e a consciência de que Deus perdoou os nossos pecados.
Erga a sua cabeça pela manhã e diga: por causa do sacrifico sou perdoado e posso andar com ousadia, na direção de uma graça maior.
Alianças são contratos e um testamento não entra em vigor sem que haja morte. O alcance dos efeitos desse contrato é validado pela morte. Por isso, a primeira aliança não ocorreu sem derramamento de sangue, como vemos:
- Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?
Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue;
Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,
Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.
E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério.
E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:17-22
Mas, na nova aliança, não houve apenas um simples derramamento de sangue, pois essa era uma aliança superior, estabelecida sob melhores promessas. Aqui temos, como Cordeiro, o Filho de Deus sendo sacrificado por nossos pecados.
Jesus se apresentou como sacerdote. Ele assume o posto de se colocar entre Deus e os homens, a favor de toda a humanidade. Apresentou, então, seu próprio sangue, para remir os pecados do mundo.
Logo, não apenas fomos purificados, mas temos um sacerdote para interceder por nós. Isso significa que Jesus é por nós (como nosso intercessor) e em nós (como nosso remidor).
Aliança pelo Sepultamento de Jesus (Descanso)
A morte e o sepultamento de Jesus ocorreram em um shabbat. Naquele período de preparação, o corpo de Jesus descansou. Então eu entendi algo, disse Demetria: essa foi uma preparação de descanso para que Ele trabalhasse por você e, assim, você pudesse descansar Nele.
Também, Jesus foi sepultado em um jardim. No princípio, Deus havia feito uma aliança com Adão no jardim e encontrava-se com ele ali, na viração do dia, para um momento de intimidade e comunhão.
Perceba: Jesus morreu e foi enterrado em um jardim, restaurando o caminho do encontro e da intimidade de Deus com o homem. Jesus desbravou o caminho e chegou ao ponto de encontro marcado no início da criação, para restaurar o estado inicial de comunhão perfeita.
Jesus é o sumo sacerdote, pela ordem de Melquisedeque. Ele é o sacerdote superior e tem um mandato permanente.
- E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
- Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
- Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 7:15-17
Ele é santo, separado. Quando seu sangue foi derramado, não apenas estabeleceu uma nova aliança, mas mostrou o que todas as alianças anteriores apontavam, pois a remissão permanente do pecado exigia um sacrifício perfeito.
Em sua morte, em seu sepultamento, Ele descansou, para que pudéssemos compreender perfeitamente quem Ele é.
Aliança pela Ressurreição (Justificação e novo fôlego, para obras maiores)
Jesus ressuscitou com todo poder. Quando penso no número “três”, penso no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Esta igreja está prestes a entrar na operação do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Você andará no poder da ressurreição de Cristo
Demetria Stallings
Ressurreição fala de justificação. Jesus morreu pelos nossos pecados, mas ressuscitou para a nossa justificação.
- Ele foi entregue à morte para pagar todos os nossos pecados e ressuscitado para nossa completa justificação. Romanos 4:25
O sacrifício ocorre para a remissão de pecados, mas, para que haja justificação, o sacerdote, que foi santificado para este ofício, precisa apresentar a Deus o sangue do sacrifício.
Jesus tanto foi o sacrifício (aquele que nos remiu do pecado com seu sangue), como é sacerdote que nos justifica (aquele que ressuscitou para se apresentar diante de Deus, justificando o povo pela apresentação do sangue do sacrifício). Precisamos do sacerdote para sermos justificados e foi por isso que Ele ressuscitou: para a nossa justificação.
Lembra o que dissemos: Jesus é em nós (como nosso remidor) e é por nós (como nosso intercessor). Ele nos redime e nos justifica.
Todos nós precisamos de um revestimento e esta aliança nos justificou
Jesus afirmou: Vocês fizeram a obra do ministério, agora, em aliança, por meio da morte, da sepultura e da ressurreição, vocês irão fazer obras ainda maiores.
Talvez você esteja cansado. Você tem clamado tanto! Hoje, receba um novo fôlego.
Há uns meses, tive um sonho. Havia uma colheita posta em uma mesa, onde estavam presentes Jesus e alguns outros. Eu fui chamada a sentar-se à mesa.
Deus está conduzindo esta igreja para se sentar à mesa com o próprio Jeová.
Mas, naquela ocasião, ouvi Jesus indagar: O que podemos fazer? Ele estava esperando ouvir minha voz, queria conhecer minhas propostas. Nós vamos escrever juntos com Jesus, por meio de novas digitais, uma poderosa história!
Então, o favor me encontrou e se assentou em meu colo. Deus está trazendo favor à sua vida, de forma individual. Esse favor virá sobre você.
Ali vi Elias como um bebê, sentado em uma grande cadeira. Jesus disse: Eu estou te trazendo a esta mesa, estou te conduzindo a um alto lugar e, se você permanecer como uma criança faminta, sem negar favor, então, derramarei o espírito de Elias. Sinais, milagres e maravilhas se manifestarão.
Deus está fazendo algo novo, conduzindo vocês para debaixo de uma nova aliança. Andando nesta aliança, o favor se sentará em seu colo e sobre ti virá o espírito de Elias. Favor e poder te alcançarão.
O avivamento já começou ao redor do mundo e nós somos parte dele. Permaneça humilde e sensível.
Será que você viria mais fundo? Peça ao Senhor: faz o meu coração mais tenro, pois estou pronto para esta nova aliança.
Assim, ela concluiu sua mensagem.
Oração e Profético – Bispo JB Carvalho
O Bispo JB Carvalho encerrou o período orando e profetizando:
Nenhuma das palavras do Senhor cairão por terra, mas Ele cumprirá o que lhe apraz. Ele corre velozmente, alcançando corações fechados e quebrados, almas cansadas, pessoas ricas e infelizes.
Visita, Senhor, os lares solitários, onde há pessoas se autodestruindo com bebidas e outros vícios. Cria pontes, Senhor, para alcançar esses corações. Nos dá acessos a lugares não pisados. Sim, que sejamos resposta aos que estão angustiados.
Pelos braços abertos, pelo sangue derramado, pelas gotas pingadas no chão, encontra esses que não encontram respostas, esses que estão sofrendo na alma. Supre as suas necessidades físicas, emocionais, financeiras. Encontra os casais que estão a ponto de romper, os filhos que foram abusados. Quebra o encanto da serpente, o encanto das vozes contrárias, daqueles que se aproveitam da dor para lucrar.
Levanta o exército do amanhecer, do dia novo, que está emergindo neste país tão entregue às forças de pessoas que legislam em causa própria!
Nós queremos ser aqueles que se importam, que sejamos esses pastores que cuidam das feridas, liberando o óleo fresco nas cabeças, aqueles que trazem o alimento, que sentenciam os lobos e destroem os inimigos, que liberam julgamento contra os maus.
Que sejamos tua voz, Senhor, para trazer a Sua vida aos homens. Que todos reconheçam: Emanuel está conosco! Este que tomou a forma de servo, que foi humilhado e exaltado para que todos os demônios se rendam, todos os joelhos se dobrem e toda língua confesse que Jesus é Senhor.
Receba a armadura, frutos, colheitas, novos vínculos, novas conexões. Abra-se ao novo, a nova aliança está aqui, com superiores promessas.
Mova-se, dê um forte brado!
por Vanessa Ribeiro/CNConteúdo