- Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15
Tudo tem a ver com essa descendência, a promessa original era sobre uma descendência, uma separação de dois tipos de atitudes, dois tipos de pessoas. Quando Deus fala para Abraão acerca dele e da promessa, era sobre uma promessa multigeracional.
- Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência. Dar-te-ei à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus. Gênesis 17:7 e 8
Se ligarmos os pontos na Bíblia, veremos que a promessa sempre tem a ver com essa descendência.
- E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Gálatas 3:39
O descendente de Abraão, segundo a Bíblia, é Cristo. E aqueles que se unem a Cristo fazem parte da aliança que foi feita à Abraão. Quando Jesus encontra os judeus que eram descendentes diretos na carne de Abraão, e diz:
- Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. João 8:44
O que Jesus está dizendo que é se eles forem conferir a genealogia de quem eles são filhos, eles não tem de fato a essência do que foi Abraão. Logo, a promessa não é para eles.
Tudo, então, é sobre uma linhagem, uma descendência, um DNA. Nós estamos aqui querendo reproduzir um DNA. Nas parábolas dos peixes, Jesus fala sobre os bons peixes e os maus peixes que foram todos pegos juntos na rede e na consumação dos séculos eles serão divididos.
Jesus também fala sobre o joio e o trigo
Ele diz que na época da colheita, irá aparecer a separação de quem carrega ou não o DNA. O que nós vimos nos últimos anos foi a manifestação do que estava escondido dentro das pessoas, dos sistemas. As coisas se acentuaram! E isso já havia sido previsto pelo apóstolo Paulo.
- Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles. 2 Timóteo 3:1 ~ 9
Paulo começa dizendo que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. A palavra usada para “tempos”. não é a palavra cronos de cronologia, mas a palavra kairos que significa um período específico estipulado para um propósito. Um período de tempo, como uma década que produz sua própria filosofia, que afeta todos os padrões de comportamento das pessoas. Cada época tem seu espírito; e veja como os dias estão em 2023.
No verso 2, o texto nos diz o porquê dos tempos difíceis. A lista de Paulo é uma espécie de causa de sucessão e efeito. Toda a tragédia humana começa com o olhar somente para si. Toda essa mudança começará em:
- pois os homens serão egoístas. 2 Timóteo 3:2
Hoje nós temos gente fixadas em si mesmas, voltadas para o seu apetite. Nós somos a geração do “eu” – egocêntricos, egoístas, ególatras, autocentrados. E, a partir daí, vem a sucessão de todas as outras características que Paulo diz, que são decorrentes dessa individualidade absoluta, essa autonomia radical do “eu”., a luciferização da existência. Esse amor anormal e exagerado por si mesmo virou uma epidemia.
O novo homem quer prazer sem nenhuma dor, sem nenhum desconforto, nós somos a geração do hedonismo exponencial, quando tudo gira em torno de mim e só farei aquilo que me trouxer retorno, só o que me deixar mais confortável.
Nós temos pessoas querendo ser felizes, ainda que façam outros serem infelizes
JB Carvalho
A partir do egoísmo, necessariamente os homens se tornam avarentos, amantes da prata.
Depois se tornam jactanciosos, que quer dizer que eles contam vantagem, vivem para o ego, exageram, mentem para tirar proveito, dizem qualquer coisa para se sobressair.
A consequência da jactância, é a arrogância, que é um espírito de superioridade. Arrogância é a mentalidade de alguém que se vê melhor do que os outros.
Na sequência – e como consequência disso – nós temos os blasfemadores. Hoje nós temos uma geração de pessoas que tem opiniões sobre tudo! É incrível ver que, mesmo quando existem dois doutores que estudaram sobre anos falando sobre um assunto, vem alguém que nunca estudou nada e quer emitir a sua opinião que não tem nenhum senso de realidade. É a geração da internet que querem comentar sobre tudo, vivem no modo “não temos mais perguntas, apenas respostas”.
A palavra que se refere à desobediente aos pais significa filhos que não se deixam persuadir. São desenfreados, descomedidos, indisciplinados, fora de controle e sem limites. Em razão disso, eles se tornam ingratos e irreverentes. Então, brinca-se com qualquer coisa, se faz piada com qualquer tema.
Irreverência é o contrário do reverente, é o lascivo, o imundo, o mal, o sujo. Daí vem o desafeiçoado, o sem afeto. Sem amor natural à família, sem amar os seus.
Paulo continua dizendo que os tempos serão difíceis porque os homens serão implacáveis. É quando as diferenças se tornam abismos intransponíveis e não existe mais possibilidade de reconciliação. E sem reconciliação começam as calúnias. A palavra usada para caluniadores é a mesma usada para diabo. Nos últimos dias as pessoas serão diabos! Aqueles que criam intriga.
Depois, eles se tornam sem domínio de si. É a imagem da pessoa com um poder fora de controle. Maridos fora de controle, esposas fora de controle, governos fora de controle, apetites fora de controle. Estamos em um mundo fora do controle! Essas pessoas estão em rola de colisão com o desastre.
Poder fora de controle faz as pessoas se tornarem cruéis. Pessoas que não tem protocolos cívicos. Inimigos do bem. E a lista segue:
Traidores – Gente disposta a quebrar o juramento para obter lucro.
Atrevidos – Alguém que tem uma mente temporal em busca de soluções rápidas. Pessoas que não pensam no longo prazo.
Enfatuados – Alguém que onde chega passa como um furacão, barulhento. Mas na velocidade como chegou, vai desmoronar.
Mais amigos dos prazeres que amigos de Deus – Gente que vive para o momento. O importante agora é o que eu sinto. Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Que tem aparência mas não é da mesma substância. Tem coisas que parecem piedade, mas não é!
- Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativas mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões. 2 Timóteo 3:6
Penetrar sorrateiramente é o mesmo que colocar uma nova muda de roupa. O inimigo quer entrar nas casas com uma nova embalagem.
- Que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles. 2 Timóteo 3:7 e 8
São exatamente, com os mesmos métodos, que Janes e Jambres. Mas, para entendermos, temos que voltar ao Egito por volta do ano 1.450 A.C. Janes e Jambres eram os feiticeiros do faraó.
- E fizeram os magos o mesmo com suas ciências ocultas para produzirem piolhos, porém não o puderam; e havia piolhos nos homens e no gado. Êxodo 8:18
Os magos conseguiram multiplicar as rãs, mas não conseguiram tirar as rãs. Eles só conseguiram aumentar o problema com as suas artes magias; e agora chegaram à um limite.
Deus está colocando um limite!
Na Bíblia, vemos que o faraó estava com o coração endurecido e, quando amoleceu o coração depois de tanta surra, Deus endureceu o coração de faraó. Por que isso? Porque Deus não queria somente tirar o Seu povo do cativeiro, Deus queria destruir toda a estrutura opressiva politica, econômica e militar do faraó. Deus estava pensando em gerações futuras! Se o Egito continuasse com essa estrutura, não teria ninguém páreo para o Egito. Se faraó deixasse apenas o povo de Israel ir, a opressão iria continuar.
Há um momento que Deus sentencia o mal! Deus está agora nos céus dizendo BASTA!
Estamos no mês da última praga. O mês onde Deus disse basta! Tantas pragas não fizeram o faraó amolecer, mas Deus tinha preparado a última praga. Naquela noite, um anjo da morte visitou todas as casas não marcadas com sangue e destruiu todos os primogênitos do Egito. Isso foi a interrupção da sucessão. A eliminação da descendência, da opressão.
A morte dos primogênitos foi a eliminação do DNA da opressão
Entenda que toda organização depende de sucessão e Deus estava ali colocando o dedo interrompendo a multiplicação de um determinado DNA, de uma determinada descendência. O Egito seria um povo sem herança e depois a abertura e fechamento do Mar Vermelho foi a destruição de toda a infraestrutura e aparato militar do Egito. O Egito havia acabado como potência.
- E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles. 2 Timóteo 3:8 e 9
Deus tem uma descendência que Ele quer fazer florescer! Filhos de Davi com o coração quebrantado e contrito! Esse é o mês em que você vai virar a chave, vai passar de fase, vai quebrar o ciclo. Deus está colocando um ponto final!
por Eduardo Favato/CNConteúdo
Assista essa mensagem no Youtube