A manhã dessa quarta-feira (8) começou abençoada, com pração do pastor Ivan Junio (pastor Insano) da CN Santa Maria e com louvor liderado pelo Marcley Ferreira chamando os presentes a participarem do avivamento da igreja. Logo em seguida, o bispo Joseph Mattera continuou a mensagem iniciada na noite de ontem (7), focada em liderança e discipulado dos nossos tempos:
Casamento é a fundação para todas as civilizações. Isso é porque o diabo ataca tanto o conceito de casamento e família
Joseph Mattera
Dois homens ou duas mulheres não conseguem fazer isso. Se unirem em uma só carne. É por isso que Jesus disse: no princípio Deus fez o homem e a mulher. Por isso, é importante entender isso antes de entender o fundamento da civilização.
Satanás não se importa com o pecado sexual em si, mas em distorcer a imagem de Deus para ter domínio sobre a terra. E a única forma que ele tem de atacar Deus é destruir o conceito de família e casamento. O bispo lembrou que o primeiro mandamento que Deus deu a Adão e Eva, em Gênesis 1:28, foi: tenham filhos.
Nações seculares estão tendo cada vez menos filhos
Ao mesmo tempo, o mandamento de Gênesis foi dado a toda a raça humana, e não apenas para cristãos e judeus. Essa é uma graça de Deus que é dada a todas as nações. Deus permite a humanidade cultivar a criação, mesmo aqueles que não conhecem a Deus.
Quando Jesus veio como o último Adão, ele quis encher a terra com os seus filhos. Ele quis reforçar a sua cultura: criar famílias e ter filhos. Mas muitas nações dão as costas para isso e não estão tendo filhos o suficiente e estão tendo que importar imigrantes para manter sua economia
Joseph Mattera
Mattera explicou que essas nações, pela falta de fé delas, eles estão prejudicando suas próprias culturas. E agora, sabendo das consequências disso, elas estão tentando reverter isso. Estão buscando estimular a natalidade. Até mesmo na China estão tentando fazer com que as famílias tenham mais de um filho. E isso significa que a China está reconhecendo que o sucesso da civilização Ocidental é essa herança cristã.
Estamos voltando para o mandato cultural de Gênesis 1:26-28.
1) Ter filhos
2) Pensar de forma geracional: ou seja, ensinar os filhos a terem filhos
O que significa que antes mesmo de Adão e Eva terem filhos, Deus estava preparando-os para isso e a pensar pelo menos três gerações à frente.
“Infelizmente, atualmente, as pessoas pensam no máximo em uma geração. Muitos se preocupam mais com a vida dos animais ou das árvores do que com a vida de bebês. Essa é uma herança maldita do pensamento de Margaret Sanger, que pregava o aborto como forma de supremacia racial”. Joseph Mattera
Da mesma forma, os globalistas querem depopular a terra para administrar o mundo de uma forma mais fácil. O espírito do anticristo é totalmente contra ter filhos e contra esse pensamento de pensar geracionalmente. Por isso que temos que voltar a Cristo e a reforçar o papel da família e do casamento.
O novo testamento tem um mindset multigeracional
Até mesmo em pentecostes, a primeira mensagem foi multigeracional. Pois quando as pessoas estavam sendo batizadas no Espírito Santo, com 3.000 pessoas sendo levadas a Jesus, em Atos 2:39, Pedro diz: essa promessa do Espírito Santo, que é o sinal da aliança, é dada a vocês e é para os seus filhos e para os que estão longe.
Por isso, como pentecostais, temos que pensar de forma multigeracional e cumprir o chamado do primeiro Adão. Isso implica que Deus quer que você e sua família biológica sejam salvos. A palavra diz que nós vamos receber o poder do Espírito Santo ao nos entregarmos a Jesus. Em grego, essa palavra “poder” é chamada “dínamo”, que é a origem também da palavra “dinastia”. Ou seja, o poder de Deus é para criarmos uma dinastia de seguidores de Cristo.
No livro de Atos, o pensamento comum era de que as famílias inteiras fossem salvas. Quando o primeiro judeu foi salvo, toda a sua família foi salva com ele. Quando Lídia foi salva, ela começou também uma igreja em sua casa e toda a sua família foi batizada. Quando perguntam a Paulo o que fazer para ser salvo, ele responde: acredite em Jesus Cristo para você e sua família serem salvos. Deus nos chama a perpetuar dinastias para ter igrejas fortes e remodelar toda a terra.
Pedro disse: essas promessas são para você e para seus filhos. Mas ele não parou ali. Ele disse: e para os que estiverem longe. Pode parecer que são para os que estão distantes geograficamente, mas o bispo diz que em seus estudos ele entendeu que Pedro estava falando de filhos em um futuro, em um tempo, distante. Ele diz: os que estão longe. Então provavelmente estava falando das gerações além das três próximas.
Timóteo foi trazido para Deus por meio da sua avó. Quando ela estava falando sobre as escrituras para ele, ela não estava pensando que aquele garoto seria lembrado dois mil anos depois. Pois quando pensamos em afetar um legado, não temos ideia de quantas gerações vamos afetar no futuro. Deus honra nossas orações e muitas vezes somos visitados por Ele porque algum antepassado orou por nós.
“A benção de um dizimista é tão grande que é espelhada para as próximas gerações, se tornando multigeracional“
É por isso que no capítulo 7 de Hebreus está escrito que Levi deu o seu dízimo quando Abraão deu o seu dízimo. É por isso que é importante pensar nas gerações: muitas vezes, apenas pelos números, somos capazes de influenciar uma civilização pela ocupação de posições na sociedade. Temos que acreditar que podemos criar descendência viciada em Deus. Temos que orar pela nossa família e nossa descendência.
O próximo ponto nesse mandato cultural, que Deus deu a Adão, é encher a terra, popular a terra. Em hebraico, a palavra popular tem uma semelhança com consagrar. Ou seja, Deus manda encher a terra com pessoas que temem a Deus e tragam a aliança de Deus. E ao fazer isso, a terra inteira será consagrada a Deus. O plano de Deus é consagrar a terra inteira, e não apenas alguns países.
Então Deus chama a igreja, o corpo de Cristo, a ocupar o mundo inteiro. Ele não chama apenas para consagrarmos a terra no domingo, em um templo, mas o mundo inteiro, o tempo inteiro. Não ensinem seus filhos apenas a terem um bom emprego ou uma vida confortável. Temos que ensinar os nossos filhos a subjugar a terra. Essa palavra, subjugar, implica que teremos inimigos que iremos vencer. Que vamos derrotar os inimigos e ocupar seus espaços.
Os dons do Espírito não são só para a igreja
Eles são também para a economia. Deus levanta pessoas que não vão apenas pregar no domingo, mas vão profetizar para reis e governantes. Que vão entender a economia para influenciar o globo. Deus está mais interessado no número de pessoas que vão para o mundo pregar a Palavra na segunda-feira do que no número que vai ao templo no domingo.
A igreja que se reúne no domingo deve ser a igreja que se espalha na segunda-feira e traz a palavra de Deus à sociedade e ao mundo dos negócios. O trabalho do ministério não é apenas o que acontece no domingo. Não é só pregação ou profecia. Não é só plantar igrejas. Cristo ascendeu aos céus para que ele pudesse preencher todas as coisas. O trabalho do ministério é equipar os fiéis no domingo para que possam levar a palavra de Deus para todos os lugares nos dias subsequentes
Joseph Mattera
Nós somos a luz do mundo. Jesus nos mandou orar para que seu Reino viesse. Não em um prédio por duas horas em um domingo, mas para que seu Reino viesse na terra, o tempo todo. A Bíblia não é um livro sobre o céu. Quando a gente é salvo, nós ganhamos a vida eterna. E isso não começa no céu, começa aqui. Quando nascemos de novo, não é apenas para finalmente irmos para o céu, mas para ver o Reino.
A primeira coisa que acontece é que seus olhos são abertos e você entra na Matrix de Deus. E você começa a enxergar que Jesus é o Senhor de todas as coisas. No primeiro capítulo de João, está escrito que depois de criar todas as coisas, Jesus era a vida e era a luz de todos os homens. Ele é a verdade. Sem Jesus, não temos luz. Fora da verdade das escrituras, nada de fato faz sentido. Até mesmo os ateus têm que pegar a visão cristã de mundo para provar o seu ateísmo.
Um mundo naturalista sem um Deus sobrenatural é matematicamente impossível pelo mero acaso. Então, a maior prova da Bíblia é a impossibilidade de descrever a vida sem ter vida. Quando a Bíblia diz que Jesus era a vida e a luz dos homens, significa que todos nós temos algum tipo de bom senso para entender a palavra e sermos salvos.
Quando Jesus nos manda orar para que o seu Reino venha à terra, está implícito que a terra é um lugar muito grande e que há muitos lugares para ocupar. Então, não importa qual a nossa profissão ou atividade, somos chamados a trazer o Reino onde Deus nos colocou
Joseph Mattera
Deus colocou Adão para arar a terra e Adão aprendeu a adorar a Deus pelo seu trabalho. Por isso que Paulo diz: aquele que não trabalha, não deve comer. É por isso que os governos hoje têm programas para premiar pessoas por serem preguiçosas. Que remuneram pessoas para não trabalhar. Porque hoje o mundo é inimigo da vontade de Deus.
O primeiro mover do Espírito Santo na terra não foi no dia de Pentecostes, mas em Gênesis 1:2. Ele já se movia sobre as águas no primeiro dia da criação. Então, a igreja precisa voltar a se mover, não apenas em um prédio no domingo, mas todos os dias, em todos os lugares.
A primeira evidência dos dons do Espírito não está em 1 Coríntios 12. Em Êxodo 34:35, está escrito que o Espírito veio a dois homens e os deu habilidade para construir a tenda de Deus. O Espírito quer se mover em nós para que nos tornemos os melhores profissionais, os melhores pais, os melhores resolvedores de problemas que o mundo já viu.
Depois de um curto intervalo, o pastor Filipe Otoni deu continuidade ao segundo tempo da ministração de Joseph Mattera. Ele orou pelas famílias dos participantes e deu lugar ao louvor da CN, que mais uma vez cantou louvores que prepararam os presentes para mais uma palavra poderosa.
Hoje celebramos uns aos outros e queremos exaltar a beleza da sua santidade. Pois o Senhor é digno de todo poder, toda honra e toda a glória
Filipe Otoni
Mattera continuou a falar dos seis pontos de influência cultural. Revisando: homem e mulher criados a imagem e semelhança de Deus, unidos em uma só carne, são a fundação da civilização. Deus os mandou popular e subjugar a terra.
Ele disse que existem algumas pessoas que ensinam de forma errada que deveríamos ter domínio sobre as pessoas. Mas os dois testamentos devem ser interpretados pelas três principais narrativas das escrituras: a primeira é cristológica, a segunda é o Reino de Deus e a terceira é pela história da redenção.
Temos que entender tudo por essas três lógicas. Em Gênesis, Deus disse a Adão e Eva para termos domínio sobre todos os animais e toda criação natural. Deus não nos chamou para ter domínio sobre pessoas, isso é escravidão. O mundo ainda não estava povoado. Se a igreja vai influenciar a sociedade, temos que servir as necessidades práticas da nossa sociedade. Temos que resolver os problemas da nossa sociedade.
Não devemos apenas pregar contra o pecado, mas oferecer soluções
E cada igreja deve demonstrar uma estrutura civilizada, construída em família, que é contra a cultura satânica que coloca o prazer na frente do sacrifício. Jesus não apenas pregou o evangelho: ele multiplicou o pão, ele curou os cegos, ele fez os paralíticos andarem.
Se formos construir o Reino aqui na terra, temos que amar os nossos próximos de forma incondicional. Temos que servir os nossos próximos e mostrar que os amamos para atraí-los
Joseph Mattera
Mattera contou como a comunidade homossexual nos EUA era uma minoria pequena há algumas décadas, mas agora eles são uma influentes porque não focaram apenas na política. Eles focaram em Hollywood, em filme, em entretenimento. E assim eles atingiram as próximas gerações.
A igreja parece ter feito o contrário. Parece que tentamos apenas impor nossas leis quando podemos mostrar o poder de Deus a partir de atos de bondade. A igreja foi capaz de transformar o império romano mesmo sendo uma minoria perseguida. Porque eles foram os primeiros a construir hospitais, a libertar os escravos, a resgatar crianças abandonadas nas ruas.
Mesmo não tendo as suas catedrais, eles enchiam suas casas com amor, sabedoria e graça de Deus. E em 300 anos, eles conseguiram se infiltrar em todos os aspectos da cultura. Então, não podemos apenas focar na política, mas educar nossos filhos. E para isso temos duas estratégias: no curto prazo, temos que alcançar os detentores do poder de nossa cultura, mesmo que eles não conheçam a Cristo, e; no longo prazo, temos que equipar nossos filhos para se manterem na fé e serem detentores dos portões de influência de nossa sociedade.
Vemos esse mandato cultural repetido quando Deus falou com Noé, dizendo a quase a mesma coisa que disse a Adão. Ele disse: frutifique e multiplique. Ele estava mais preocupado em abençoar a humanidade através da descendência de Noé. A palavra em hebraico para a paz é “shalom”, que não é apenas uma paz individual, mas uma paz social. Deus quis que Noé educasse seus filhos e criasse uma herança familiar que abençoasse o mundo inteiro.
Deus também disse a Abraão: em você e em sua semente vocês se multiplicarão e tomarão posse dos portões dos inimigos. Deus quer que seus filhos tenham influência em Brasília e dentro dos portões, para afetar a cultura e as políticas públicas.
Existem quatro passos sociais até chegar à política pública: o primeiro é a religião; o segundo é a filosofia; o terceiro é a teoria política, e; o quarto são as leis e as políticas públicas. Então, quanto mais o cristianismo influencia uma nação, mais a filosofia de vida mudará e influenciará a teoria política e as políticas públicas.
Isso pode demorar muitos anos. Você pode perder uma eleição e tentar novamente quatro anos depois. Nós temos uma missão de longo prazo de abençoar a sociedade com as melhores ideias que o mundo já viu, pois os dons do Espírito não ficam apenas na igreja.
Quando Paulo começou a pregar em Éfeso, ele multiplicou discípulos que ocuparam toda a cidade de tal forma que gerou uma grande transformação. E em apenas três anos, as pessoas começaram a queimar os livros de bruxaria, queimar seus ídolos e rejeitar o que era ruim. Então Paulo escreveu uma carta para o reino, sobre como eles devem fazer uma mudança na cultura.
Então, se a igreja pensar no longo prazo, vamos conseguir mudar a nossa economia e a cultura de nossa nação.
Nós temos que ter uma teologia tão grande quanto nossa cidade. Temos que ter uma teologia que influencie nossa nação. Temos que ter uma teologia que produza os maiores pensadores do mundo. Não podemos ter uma teologia que só vale por duas horas, no domingo
Joseph Mattera
Paulo disse que Cristo é a cabeça da igreja, mas que nós somos o corpo. Quer dizer que a igreja, como corpo de Cristo, é conectada à Mente Mestra do universo. O mesmo que criou o mundo é o mesmo que redimiu a igreja. E quando colocamos Jesus no centro de nossa cultura, estamos colocando-o como nosso criador e redentor.
A igreja é a manifestação visível do nosso Cristo invisível
E quando João estavam na ilha de Patmos e virou para ver qual voz falava com ele, antes de ver Jesus, ele viu a igreja: as sete lamparinas douradas, com Jesus no meio delas. Mas Jesus explica que aquelas lamparinas eram as sete igrejas da Ásia, e Éfeso era só uma delas. A igreja é a manifestação visível de um Deus invisível.
Nós somos o corpo de Cristo, a plenitude de Cristo na terra, que enche tudo de todas as formas. Então se Jesus quiser nos dar uma cura para o câncer, antes ele procurará um cristão. Mas porque os cristãos estão preocupados apenas neles mesmos, pensando apenas em ir para o céu e no arrebatamento, Deus acaba tendo que dar essa sabedoria para os ímpios.
Steve Jobs e Bill Gates, não são crentes, não estão conectados a Deus, mas porque Deus quis que a tecnologia entrasse no mundo e, sem encontrar um cristão naquelas posições, Ele os usou
Joseph Mattera
Deus te chamou para se engajar na terra. Eu creio no arrebatamento e na volta de Jesus em carne, mas a palavra nos manda ocupar a terra até que isso aconteça.
Muitas pessoas dizem: eu não vejo a hora de Jesus voltar. Eu digo que eu não quero que Ele volte agora porque tenho muita gente para salvar, muitas crianças para educar, muitos pastores para influenciar. Eu espero que ele demore bastante, porque ele virá para uma noiva sem mácula e agora nosso vestido está com muitas manchas nele.
Steve Jobs tinha uma criatividade incrível, que Deus colocou em cada ser humano para dominar sobre a terra. Imagine que um dia, aos 18 anos, ele estava com vontade de conhecer Deus, ele queria mudar o mundo. E ele foi a uma igreja típica pentecostal e só ouviu falar do arrebatamento, sobre ir para o céu, sobre outra vida. Então, em pouco tempo, ele desistiu.
Se a igreja começar a pregar sobre o Reino de Deus, nós iremos conseguir influenciar a próxima geração. Se a igreja parar de separar o evangelho do Reino, nós influenciaríamos o mundo. Quando combinamos o evangelho com o Reino, temos uma pressão de pensar em formas de influenciar e servir à sua comunidade
Joseph Mattera
A Bíblia não é só um livro sobre o céu
É o livro mais prático já escrito de como viver na terra. Gênesis não fala do céu, nem Êxodo, nem Levítico, nem Números. O céu só é mencionado em alguns lugares na bíblia. O céu é mencionado como uma esperança futura, pois o foco é saber como viver aqui na terra. Vamos ser práticos.
Os melhores livros de liderança do mundo são influenciados por princípios bíblicos, mesmo que os autores não sejam cristãos. A palavra diz que devemos ser a cabeça e não a cauda. Estar em cima e não de baixo. Toda noite eu colocava a minha mão sobre meus filhos e declarava essa palavra sobre eles. Nós temos essa oportunidade hoje, de pensar de forma geracional e ter uma geração inteira ganha para Cristo.
Nós perdemos Bill Gates, Steve Jobs e muitos outros
Mas quando nós combinarmos o evangelho com o Reino, teremos as maiores mentes das próximas gerações. Nós somos a cabeça e não a cauda. Somos abençoados e não amaldiçoados. Por nossa família, nós abençoaremos a terra. Nós criaremos uma dinastia geracional que se conectarão com outras dinastias geracionais que, na igreja, irão abençoar toda a terra.
Jesus como o último Adão nos deu um mandamento que alguns estudiosos acreditam que é a segunda parte do mandato cultural de Gênesis 1:28: toda a autoridade foi dada a mim nos céus e na terra. Vão e discipulem as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Vão e preguem tudo que ensinei e estarei com vocês até o fim dos tempos.
A palavra nação está se referindo aos gentios. Ele está dizendo que o evangelho não é apenas para os cristãos e para os judeus. É para todas as nações. A palavra “nações” não é apenas para focar em economia e política, mas para discipular os gentios além disso. Jesus não poderia falar apenas de sistemas geopolíticos, porque não dá para batizar um sistema geopolítico.
Ele estava mandando os cristãos irem a outras comunidades para trazê-las para o Reino de Deus e a entrada era o batismo através das águas. Mesmo que Jesus tenha se referido ao grupo de gentios, que nós chamamos de nações, a única forma de essas nações se transformarem seria trazer uma pessoa de cada vez para serem batizadas. Ou seja, não podemos fazer isso sem a igreja.
Jesus disse para discipular grupos de pessoas, uma pessoa de cada vez, conseguindo que eles venham segui-los na igreja. E se pegamos uma massa de pessoas batizadas dentro de um país, influenciaremos uma nação inteira. Mas o que ele estava dizendo é que quando começamos uma igreja dentro de uma nação, é assim que devemos conquistá-la.
Para fechar, Mattera disse que Jesus chamou a igreja para ser o sal da terra. Ele não chamou um partido político. Ele chamou a igreja de luz do mundo. Em Mateus 16, ele diz que os portões do inferno não prevalecerão contra a igreja.
Os portões do inferno podem prevalecer contra um candidato, contra uma empresa ou uma instituição. Nações vêm e vão, mas a igreja vai prevalecer
Joseph Mattera
Quando os bárbaros invadiram Roma, alguns acharam que era o fim, mas a igreja permaneceu e viu isso como uma oportunidade de converter os invasores à Cristo. Depois de alguns séculos, esses bárbaros, já convertidos, criaram nações cristãs que formaram os países da Europa. Não importa o que aconteça, Deus dará à igreja a oportunidade de ser a luz do mundo, mesmo que isso signifique reconstruir uma cidade. O último ponto do mandato cultural foi esse: o significado do domínio.
O bispo Mattera fechou com uma poderosa palavra, abençoando os presentes com uma palavra de sabedoria:
Vocês são a luz do mundo. Vocês são a esperança da terra. A igreja é o plano A da igreja. Não tem plano B. O diabo teme a igreja mais do que qualquer partido político, mais do que qualquer tecnologia. Muitos colocam a esperança na tecnologia, mas a esperança está na igreja. Então vão e façam grandes coisas para o Senhor
Joseph Mattera
O bispo JB Carvalho fechou a parte da manhã, conversando com os presentes. Ele falou que estamos em uma fase de investir em nossas formações. De equiparmo-nos com as ferramentas para ocupar a sociedade e que existe muito mais a fazer.
“Pai, muito obrigado por essa manhã. Obrigado pelo seu chamado, pelo seu propósito, pelo bispo Joseph Mattera. Oramos para que venha um grande desenvolvimento, uma abertura, um entendimento daquilo que o Senhor quer realizar, fazer e efetivar em nosso meio. Oramos em nome de Jesus. Amém”, orou JB Carvalho.
por Henrique Guilherme/CN Conteúdo